Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

lara 14/07/2021

O MELHOR DO KING
Eu nem sei como começar essa resenha. Não tenho palavras para descrever esse livro.
Sou uma pessoa que gosta de ler rápido, que anseia em terminar a história. Mas com esse calhamaço de quase 700 páginas, lutava diariamente entre ansiar pelo final e não querer me despedir dessa história incrível.

Novembro de 63 se tornou um dos meus livros favoritos da vida, sem dúvida alguma. A sinopse do livro sempre se resume a "Jake Epping tentando impedir o assassinato de JFK", mas Novembro de 63 é MUITO mais que isso. O protagonista volta ao ano de 1958, embora seu principal objetivo só possa ser concretizado 5 anos depois. É de se esperar que, durante a passagem desses 5 anos na história, e o já conhecido estilo de escrita prolixo de King, que esse tempo na narrativa seja arrastado ou entediante. Muito pelo contrário! Me prendeu do início ao fim, não se tornou enfadonho em momento algum.

Uma montanha-russa de emoções atravessa esse livro. Até em momentos que a narrativa se foca na vida interiorana de professor do Jake, você consegue se emocionar com uma apresentação de teatro de uma turma fictícia nos anos 60. Ou uma dança entre Jake e Sadie durante o baile em que eles se aproximaram. Ou a adrenalina que percorre seu corpo quando 22 de novembro de 63 se aproxima.

Ainda encontro dificuldades para descrever meus sentimentos com esse livro, mas já digo de antemão que esse eu recomendo a todos. Gostem de ficção histórica ou não, gostem de romance ou não, gostem de Stephen King ou não. Novembro de 63 superou todas e quaisquer expectativas que eu havia criado com ele. Excelente, cinco estrelas com toda força!!!
Gabriel.Martins 14/07/2021minha estante
Concordo totalmente. Um dos melhores livros que já li...

Mith 05/09/2021

Não tenho palavras o suficiente para descrever-ló.
Terminei ele a pelo menos umas 2 horas e acho que ainda nao caiu a ficha de que realmente terminei. Esse livro é TÃO bom que eu não sei nem por onde começar elogiando. Tenho que parabenizar o King por sua escrita exuberante, de fato ele é alguém muito detalhista e isso fica claro, talvez por isso eu diria que os livros dele não são para todos, o que já não foi o meu caso. O autor conseguiu criar um universo incrível e vasto, com suas complexidades e com um cenário minuciosamente detalhado, chega a ser muito louco o quanto eu consegui vizualizar 1958 tão bem. Em nenhum momento do livro me vi entediada, nem mesmo nos momentos mais "mornos" (os quais não tinham acontecimentos muito relevantes), pelo contrário, me vi presa a obra inteira. A passagem em "Derry" (cidade fictícia aonde se passa "It") é apenas brilhante. Também devo parabenizar ao autor pelo seu trabalho árduo em relação as pesquisas, tendo em vista que ele mexeu em uma história da qual realmente existe, com personalidades reais, e acontecimentos reais, King conseguiu trazer tudo muito bem para a história e adaptou tudo muito bem também. As personagens são outro ponto que gostaria de ressaltar, o quanto eu me apeguei a elas e ao nosso protagonista Jake Epping é surreal, não só ele mas todos ali são muito interessantes. Ah e ao romance, meu deus, o casal com mais química que eu ja li, isso porque o livro nem é de romance em si (apesar de ter um pouco de tudo, suspense, mistério, ação...). Sem dúvidas a melhor experiência de leitura que já tive, não tenho absolutamente nada pra reclamar aqui. É o meu livro favorito de toda a vida.
Ray_devonne_jauregui 05/09/2021minha estante
Concordo ,vdd disse tudo ???

gracireis 24/06/2021

Um dos favoritos da vida!
O que dizer sobre esse livro? Me faltam palavras para expressar o quão maravilhosa essa leitura foi pra mim.

Escrito de forma impecável, Novembro de 63 é um romance que vai contar a maior aventura vivida pelo professor de inglês Jake Epping. Após descobrir na despensa da lanchonete de Al um portal no tempo, ele sai do ano de 2011 e volta para o ano de 1958 com o objetivo de salvar o presidente Kennedy e impedir que ele seja assassinado.

Já esperava que essa leitura fosse ser muito boa por causa da nota alta e também por ser um livro bastante elogiado, o que eu não esperava é que se tornasse um dos livros mais incríveis que já li na vida. Para você que gosta de ler, esse livro é um grandessíssimo presente. Aqui podemos ver porque o Stephen King é um dos maiores autores da atualidade, ele simplesmente deu um espetáculo na sua escrita e na construção da história.

Nesse livro não somente encontrei cenas de tirar o fôlego, mas também cenas que deixaram meu coração quentinho. O romance entre Jake e Sadie foi maravilhoso de acompanhar e me tocou profundamente, eles se tornaram o maior, o melhor e o mais incrível casal da literatura para mim. Sabe aquele casal que você quer botar num potinho e proteger pra sempre? Pois é. Jake e Sadie.

Não li muitos livros do King, até agora esse é o 4ª livro que leio do autor, mas sem sombra de dúvidas esse foi o melhor de todos. Eu me senti em 1958, o contexto histórico da ambientação é tão perfeito que não tem como você não se sentir vivendo as coisas que o narrador descreve naquela época. O King é conhecido por ser prolixo, mas na minha opinião, nesse livro ele fez tudo na medida certa. O cara foi um verdadeiro mestre! Marquei muitas frases que me fizeram refletir e deixaram sua marca em mim.

?Na minha humilde opinião, tudo realmente acontece por alguma razão, mas gostamos da razão? Raramente.?

Recomendo demais a leitura, valeu muito a pena. Eu gostaria de esquecer só pra viver essa experiência de novo.
Cleber 24/06/2021minha estante
Obrigado pela ótima resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler também.

Paulo 31/01/2022

O passado se harmoniza
Uma história de viagem do tempo que tem como objetivo salvar o presidente Kennedy de ser assassinado, porém a volta ao passado se dá 5 anos antes do acontecido. Nesse meio tempo Jake(ou George) acaba conhecendo Sadie e se apaixona. Uma ótima história que mistura romance com ficção científica. Mais um acerto do grande Stephen King ????????
Ana Paula 31/01/2022minha estante
Show ?

Flavius.Barreto 06/04/2015minha estante
foi presente?

vicky 02/09/2022

sem palavras.
Uma das melhores histórias que já li.
Suspense, drama, romance e ficção científica tudo na medida certa. O livro não demora muito a engatar, umas 50 páginas talvez, e depois disso é dificílimo de largar.

Como é de se esperar de um livro que ultrapassa a margem de 300 e poucas páginas, é quase impossível não ter uma parte mais arrastada, e aqui é por volta das 400 a 500 mas não dura muito. A história mantém um ritmo necessário para que a gente sinta as coisas de acordo com o personagem, e consegue se manter interessante até assim.

Aliás, até quando a história não está focada no enredo central, novembro de 1963, ela é interessante. Tudo é tão bem feito, bem escrito, pensado e elaborado, e as coisas se desenrolam de um jeito que te instiga cada vez mais a continuar a leitura. Os personagens são bem desenvolvidos, assim como a trama e todas as harmonias que acontecem durante a história.

O final é um sufoco, não de ruim mas de tanta coisa acontecendo que dá um nervoso kkkkkkkkk Chorei demais, mil vezes mais do que achei que ia chorar num livro com essa premissa.

Resumindo, é emocionante de várias formas. Virou um dos favoritos da vida, com certeza.
Jardim de histórias 02/09/2022minha estante
Simplesmente incrível!

Janaina 28/10/2022

Sensacional
Este é um livro grande, em todos os sentidos. No Kindle deu 1056 páginas, mas parece que li umas 2000, graças a escrita densa do King. Porém não foi um livro cansativo em nenhum momento. A escrita é fluída e o tema foi muito bem trabalhado.

É muito difícil um tema como viagem no tempo ter uma história bem feita, sem pontas soltas e toda amarradinha.

A parte histórica do livro é um primor. A pesquisa feita por king sem dúvida demandou muito trabalho e a forma como foi inserida no livro, para mim, é sem precedentes em livros ficcionais. Vc se sente imerso no mundo das décadas de 50-60.

Uma história sobre conspiração, coragem, drama, romance, suspense e pq não dizer ação!

Um dos melhores livros que já li

Recomendo muitíssimo
Matheusvarraes 29/10/2022minha estante
Depois de uma resenha dessas, impossível não querer ler!!!
Concordei muito contigo sobre a sensação de ler mais páginas do que realmente existe. 10 páginas de King vale 50 de outros autores, isso é fato!

GioMAS 08/09/2022

Suspense, ficção, romance e uma pitada de política.
O tema central do livro é a viagem no tempo e o assassinato de Kennedy, porém vários outros cenários se unem para formar uma narrativa que, ao mesmo tempo, aborda questões cotidianas, romance, política e crimes (bem ao estilo King). O enredo, assim como os personagens, é instigante desde os primeiros parágrafos, o que torna a leitura fluida e agradável, mesmo nos capítulos em que o narrador (primeira pessoa) se estende em descrições triviais. A viagem no tempo não é nenhuma novidade para os leitores de ficção, porém a abordagem do livro é inovadora, com regras e características próprias. Além disto, King revela sua visão da década de 60 em altas doses de nostalgia e saudosismo, porém, não deixa de abordar o clima de neurose social do pós-guerra, o medo cego de um inimigo em comum (o tal do socialismo), o machismo e o racismo que dominavam a terra do Tio Sam.
Jardim de histórias 08/09/2022minha estante
????

karine 21/11/2022

Acho que a leitura de um livro nunca teve tantas reviravoltas pra mim e até o final eu não fazia ideia se eu estava gostando ou não.

O livro começa muito bem pra mim, ele é fluido, a viagem do tempo parece uma perspectiva muito interessante, as primeiras partes passam bem rápido. Eu confesso que fiquei com medo de o Jake ficar numa espiral de tentar de novo e de novo e ficar repetindo os mesmos passos por vários capítulos, mas acho que o King soube lidar muito bem com isso. Porém fiquei muito decepcionada ao longo da história em ver que a viagem do tempo em si não era algo muito relevante pra história: as coisas foram tão fáceis para o Jake, ele sabia onde ir, o que fazer, raramente desconfiavam dele, ele consegue fugir de um assassinato tranquilamente, e tudo foi extremamente conveniente pra ele. A conveniência disso tudo não me deixou acreditar na história (Eu sei que depois ele começa a reconhecer isso como harmonia, mas convenhamos né, até isso é conveniente).

Preciso comentar sobre a estrela do livro e o ponto positivo dele pra mim, que é a Sadie, foi a único personagem que eu me importei, que fez com que eu me emocionasse e o tempo todo eu torci pelo melhor final pra ela, a minha nota só não foi zero por ela.

Acho que uma das piores coisas no livro são as motivações, ele foi convencido pelo Al pra voltar à 63 e manter o JFK vivo, mas o Jake não conhecia o JFK (nem era vivo quando ele era presidente) e mesmo depois de ter sido ?convencido? nunca me pareceu que ele realmente se importava, mas ele continuou tentando impedir. Nesses momentos da história eu lembro e tenho certeza de que o King é o puro suco do estadunidense, não gosto de algumas falas que tem no livro sobre a guerra fria, sempre colocando os comunistas como malucos. Acho insana a entrevista que o King deu comparando a morte do JFK como o 9/11 da sua geração (como você compara o assassinato de uma pessoa com um desastre que ocasionou na morte de várias?). E ainda poderia citar outras frases que me deixaram com muita raiva, principalmente lá pro fim da história.

Mas o que eu realmente não entendo é o motivo de esse livro ter 728 páginas. Chegava a ser desanimador ler uma página inteira sobre o Jake dançando com uma moça uma variedade de músicas que eu não conheço, mas que o King fez questão de citar, e descobrir que ainda tinham 300 páginas pra terminar o livro. Eu sei que o King é conhecido por ser prolixo e realmente faz parte da forma que ele escreve, mas ele se superou bastante nesse livro. Eu quis, constantemente, pular pro final porque sentia que nunca ia chegar em lugar nenhum quando ele continuava a descrever sobre peças sem sentido ou sobre o Jake andando pela cidade.

Eu esperei muito desse livro, criei muitas expectativas por simplesmente nunca ver uma alma sequer falando mal dele, todos variavam entre dizer que esse é o melhor livro do King ou um dos melhores. Então foi um baque muito grande ler e me decepcionar repetidamente com ele. A nota baixa é por isso (E me faz até querer aumentar a nota de outros livros do King que eu li). Sei que literatura nunca vai ser consenso, mas realmente aqui as expectativas que os outros criaram me atropelaram, apesar de saber que eu não gostaria do livro mesmo sem as expectativas (mas pelo menos nunca teria comprado).
Jordana 23/12/2022minha estante
MEU DEUS SIM SIM SIMMM, concordo 100000% com você. tô em 60% do livro, fui com tanta expectativa e acabei me frustrando totalmente.

Naty 07/09/2022

Foi meu primeiro livro do King e confesso que demorou pra me prender, achei arrastado e tem capítulos que simplesmente podiam ser excluídos que não interfeririam na história, mas o final vale a leitura cansativa.
Essa viagem no tempo muito louca, o personagem é cativante e carismático e tudo que ele passa é surpreendente!!!
Nesse livro, o fim justifica os meios.
Grey.reads 07/09/2022minha estante
Não é o melhor do Stephen King, juro.

Lia Trajano 15/07/2021

Lido em 2018
Tive uma certa decepção com esse livro, foi um dos primeiros do autor que li e tinha altíssimas expectativas. Gostei mas não amei, começa bem mas no meio do livro se arrasta demais ( cheguei a abandonar e demorei nove meses para terminar), poderia ter 200 paginas a menos.
É um King para quem não gosta do King " tradicional". Considero um dos livros do King " sessão da tarde", foca muito no romance.
A parte em que o protagonista se instala no passado para levar uma vida " normal" achei que estendeu-se demais. O final não foi o que "eu queria" mas foi bem feito.
Mas entendo pq tantos gostam do livro pois ele é bem sentimental.
Agnaldo Alexandre 15/07/2021minha estante
Penso da mesma maneira. Passou tempo demais no romance, coisa que eu não gosto em livros, mas entendo. Não gostei do final, achei bem fraco, pois ficou baseado no romance ainda. É legal, mas não recomendo assim como as outras pessoas recomendam.

João 21/06/2021

Meu primeiro livro do Stephen king, não é atoa que o cara é mestre na literatura. Uma história muito empolgante e rica em detalhes. Talvez uma das leituras mais fáceis do ano, com a história te prendendo em vários momentos.
Tatiana 21/06/2021minha estante
Recomendo ler "IT a coisa"!É sensacional !

Gabriela3420 22/07/2021

Novembro de 63
"Novembro de 63" conta a história de Jake Epping, um pacato professor de inglês que é recrutado para voltar no tempo e impedir o assassinato do presidente dos Estados Unidos John Kennedy. Para isso ele atravessa um portal que o leva direto para 1958, onde além de sua missão principal ele pretende fazer mudanças cruciais na vida de dois amigos. No entanto, o passado é obstinado e não quer ser mudado e as consequências dessas interferências para o rumo da história mundial são imprevisíveis.

Nesse livro Stephen King entrega tudo : bom desenvolvimento de personagens; lições sobre vida, morte e comunidade; uma descrição perfeita de como era a vida nos anos 60; drama, romance, violência, amizades, teorias da conspiração... enfim um carrossel de emoções. Graças a essa história eletrizante o livro, apesar de ser um calhamaço não é nem um pouco cansativo, com desfecho bem amarrado e uma cena final simplesmente perfeita e emocionante!

Pra mim esse é o livro mais bem escrito que eu já li do autor. Apesar de viagem no tempo e suas consequências serem temas já batidos na literatura, acompanhar o dia a dia de Jake que saiu de 2011 para 1958, suas desventuras e choques de realidade foi muito envolvente. Recomendo muito esse livro pra quem gosta de calhamaços, quer começar a ler romances do autor e pra quem gostou da série "Dark".

"O passado é obstinado pela mesma razão que o casco da tartaruga é obstinado: porque a carne viva dentro dele é tenra e indefesa."
Vitor.Panin 24/07/2021minha estante
Esse livro é espetacular mesmo.
Recomendo assistir a série do HULU. James Franco pra mim manda bem demais como Jake Epping

Dani 18/05/2022

Novembro 63
Li esse livro por indicação, não tenho muita experiência com o King, li apenas um livro dele.
Vamos lá,
Achei o livro BEM detalhista, a ponto de me irritar e me fazer ler bem devagar pq senti que nada acontecia na história. Só não abandonei a leitura pq sou teimosa e não abandono livro.
Tudo começou a mudar e a leitura ficou muito boa a partir de 70% do livro, onde tudo aconteceu! Parece até que todos os acontecimentos do livro ficaram corridos por serem apresentados quase no final.
Depois de 70% ficou muito bom, história diferente e faz a gente querer ler logo para saber o final.
Mas? achei o final totalmente esperado, sem nenhuma novidade.

Vale a leitura! Mas não achei nada muito inovador - desculpa aos fãs de King ?
Caio 27/05/2022minha estante
Concordo com tudo.

Andre Souza 18/07/2016

Fenomenal
Livro te prende do começo ao fim e termina de maneira surpreendente. Leituta é fluída e muito agradável. Recomendado.
Arlete 05/08/2016minha estante
undefined