Livre Cheryl Strayed

Resenhas - Livre

Lucas.Lauro 29/01/2016

Livre
Incrível este livro, primeiramente me apaixonei pelo filme, logo após que o assisti no cinema fui correndo ver se o livro existia, e se estava presente na livraria!
Comprei, deixei ele jogado, e o li finalmente.

Esse livro é uma forma doce que te leva a se encontrar com você mesmo, apesar de tudo que já vivemos, de todas as dificuldades que enfrentamos.
É a história de uma mulher que conseguiu se reencontrar.. E ser livre novamente para viver a vida!

Flá Costa 21/01/2016

Quem com muita sede bebe, com sede ainda fica
Gostaria de dizer que este livro foi incrível. Assisti o filme e fiquei imediatamente apaixonada pela história dessa incrível mulher em busca de reconstrução emocional, corri para as lojas e acabei ganhando essa edição linda neste Natal. A capa é primorosa e a história é de fato muito boa, mas, talvez pela quantidade de indicações positivas e até por ter assistido ao filme antes do livro (nunca faço isso!) tenho que admitir que fiquei um tanto decepcionada.
Cheryl passa muito tempo descrevendo paisagens desconhecidas e dando detalhamentos geográficos sobre os Estados Unidos que não apeteceram esta leitora voraz brasileira. Cansei rapidamente das descrições topográficas e de seu sofrimento físico. Queria mais de seus problemas emocionais, que para mim é o ponto alto do livro. Cheryl descreve a mãe com um amor tão pungente que terminamos a leitura querendo que todos os filhos sintam exatamente a mesma coisa por suas mães. É delicado e lindo.
Por fim, acho que é um livro que vale a leitura, mas recomendo que o façam antes de assistir o filme, que pulem alguma partes que falem de Oregon ou da California (por Deus!) e que preparem os lencinhos para o drama dessa menina que virou mulher caminhando.
Soraya 10/02/2016minha estante
Amei tua resenha! Pretendo ler em breve! Bjs flor!

Matheus Caixeta 21/02/2016minha estante
Minha vontade de ler o livro era justamente buscar o lado mais espiritual da história da protagonista (já vi o filme e gostei bastante), mas depois que li sua resenha e a de outra pessoa dizendo quase a mesma coisa estou reconsiderando a ideia... talvez eu só reveja o filme mesmo.

julittera 26/11/2018minha estante
Engraçado que embarquei nessa leitura exatamente pelo motivo oposto: fui em busca da aventura, da trilha, das paisagens, da natureza e acabei abandonando porque achei muito dramático rsrs não consegui simpatizar com algumas escolhas da Cheryl, acabei desanimando e abandonei a leitura. Achei o filme até interessante.

rafacipullo 13/01/2016

Inspiradora!!!
A leitura flui muito facilmente e a dinâmica com que a Cheryl escreve nos transporta para junto dela e faz sentirmos tudo que ela passou (medo, frio, calor, fome, sede, saudades...) durante seu percurso na trilha. Uma leitura muito recomendada e inspiradora!!

Augusta Saraiva 31/12/2015

O livro conta a história de Cheryl Strayed, uma mulher que aos 22 anos perde sua mãe devido a um câncer precoce e depois disso sua vida se torna uma bola de neve que vai aumentando gradualmente: seu casamento desmorona, ela abandona a faculdade e sua família parece fugir de qualquer tipo de contato com ela. Para piorar, chega a um ponto em que ela se vê flertando com o vício em heroína. É aí que aos 26 anos Cheryl resolve deixar tudo para trás e caminhar pela PCT - Pacific Crest Trail -, uma trilha que atravessa os Estados Unidos da fronteira do México à do Canadá.

"Livre" não foi uma leitura rápida, pelo contrário. Eu li a história com muita calma, prestando atenção em cada detalhe, e confesso que por vezes tive que parar e reler alguns trechos porque acabava esquecendo de que se tratava de uma história real (as vezes não dava para acreditar).

Não é à toa que esse livro foi eleito um dos melhores com a temática feminista da atualidade. Cheryl Strayed é uma guerreira, e a cada página ela se reinventa. Ela passou por situações que eu nunca seria capaz de lidar. Confesso que cada vez que Cheryl dizia que não iria chorar eu queria gritar para ela: chore, você pode, isso não vai te fazer menos mulher!

A história é quase um monólogo, levando em consideração que Cheryl quase nunca encontra outros trilheiros, e quando isso acontece é sempre brevemente. Mas a maioria dessas pessoas têm algo que te faz querer saber um pouco mais de suas histórias, em especial Doug, que foi uma pessoal essencial para que a autora transformasse sua jornada em um livro.

Se você, assim como eu, está passando por uma fase de autoconhecimento ou gosta de livros de autoajuda, a leitura é mais do que indicada. Em alguns momentos quis ser louca que nem a Cheryl e me jogar em uma aventura dessas, mas depois lembrei que eu não sobreviveria à primeira noite na trilha. Mas quem sabe um dia, né?

site: http://www.opinada.com/2015/12/resenha-livre-cheryl-strayed.html

Thiago Valença 29/12/2015

Do outro lado do rio
Em raras ocasiões li um livro tão sedento de conhecimento, conhecimento sobre mim mesmo. E embora ele não tenha sido escrito por mim eu o vivencio, não literalmente mas emocionalmente.
A metáfora que eu construí, implicitamente escrita, de que a vida é uma trilha, repleta de dias cansados, bolhas nos pés ao longo do percurso, pessoas maravilhosas que vêm e vão e depois retornam ou não, mas nos marcam para sempre.
O quanto você está disposto a levar de peso na sua vida? São itens necessários na sua mochila? São! Eles te farão fraquejar nos primeiros quilômetros mas você saberá a importância ou não deles ao longo do caminho. Maravilhoso, me sinto privilegiado de ter me simpatizado com este livro, ele foi escrito pra mim.
Sou muito feliz de tê-lo lido, como um mês de férias entre amigos em torno de uma fogueira, rindo, brincando, nos emocionando, nos fazendo pensar...sempre nos fazendo pensar. Agradecendo a todos que cruzaram a nossa vida e tendo fé de que outros amigos, amores virão, que nada é estático quando se está caminhando, evoluindo. E nos reencontraremos um dia do outro lado do rio, independente do caminho que percorremos na vida, lá nos reencontraremos mais fortes e felizes de termos concluído mais uma etapa de aprendizado constante. Vou sentir saudade.
ItsCarlosJunior 01/04/2017minha estante
Que lindo! Fiquei ainda mais com vontade de ver ?

Dani Moraes 31/10/2015

Redenção, recomeço, autoconhecimento e perdão (a si mesmo e ao universo).
Um relato muito sincero de uma mulher que perdeu tudo, incluindo a si mesma e volta a se encontrar em uma trilha.
Se quiser saber minha opinião completa, clique no link abaixo:

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/10/livre.html?m=1

Juliana Ribeiro 24/10/2015

Relato de uma viagem
Esse livro me instigou da primeira à última página. Não conseguia parar de ler.

"Livre" conta a história real da travessia de Cheryl ao longo de três meses pela Pacific Crest Trail (PCT), que percorre a costa do Pacífico dos Estados Unidos. Ao longo da narrativa acompanhamos os mais de 1700 km percorridos pela autora.

Sem ter nenhuma experiência anterior em trilhas, Cheryl decide fazer a PCT em uma tentativa de reencontrar o seu lugar no mundo . Assim, o livro nos conta duas viagens. A primeira é a travessia solitária pela costa do Pacífico. Com riqueza de detalhes acompanhamos a autora por desertos, serras cobertas de neve e florestas. Cheryl se depara com animais selvagens e condições adversas.

Mas há uma outra viagem. Uma trajetória interior, onde revisita sua vida, procurando forças para recomeçar. Ela precisa reinventar sua vida. E para isso, corajosamente escolhe se confrontar consigo mesma, seus medos e fantasmas.

Um livro belíssimo.

Fabio Martins 20/08/2015

Livre
Há diversas formas de inspirar as pessoas. Nos alimentamos diariamente de histórias de sucesso, dificuldades e superação, contadas com diferentes intuitos. Recentemente, li um livro que contava uma dessas histórias extremas de problemas e dificuldades e como ela foi superada de forma peculiar.

Ao me deparar inicialmente com a história de Livre, de Cheryl Strayed, pensei que fosse um livro mais voltado ao público feminino, mas li uma crítica bem positiva do escritor Nicky Hornby (autor de Febre de bola) e decidi adquiri-lo.

É um relato autobiográfico da autora, uma jornalista norte-americana de 22 anos que após a morte precoce da mãe, aos 45, vítima de câncer, perde a sua referência e toma rumos destrutivos em sua vida. Começa a trair o marido frequentemente e a usar heroína, uma das drogas mais pesadas e viciantes que existe. Junto a isso, não se mantem em nenhum emprego e vê sua vida se afundar cada vez mais. Ela mesma classifica essa fase como o fundo do poço.

Após o inevitável divórcio e a falta de emprego e perspectiva, Cheryl toma a decisão de caminhar sozinha por 1.770 quilômetros pela Pacific Crest Trail (PCT), que vai do deserto de Mojave, na Califórnia, passando pelo Oregon, até o estado de Washington.

A enorme inexperiência dela neste tipo de aventura é um dos fatores mais preocupantes de sua jornada. Por causa disso, tem vários percalços no caminho, como o peso enorme de sua mochila graças a itens desnecessários, o combustível errado para esquentar suas refeições e a bota de caminhada no tamanho errado que arrebenta o seu pé.

Entretanto, a questão principal do livro é o que essa árdua viagem de três meses representou internamente para a autora. A caminhada ajudou-a a refletir sobre como vivia, o peso da morte de sua mãe, o que ela esperava para o futuro e serviu de uma vez por todas para virar uma página e iniciar um novo ciclo em sua vida.

É uma leitura extremamente agradável, além de profunda, com diversas reflexões e descrições de lugares lindos e inóspitos. Curiosamente, o relato toca profundamente as pessoas que o leem e muitas pessoas se identificam de alguma forma com diversas passagens. Sem dúvidas, uma boa fonte de inspiração.

site: lisobreisso.wordpress.com

Marisa Aziliero 04/07/2015

O livro é recomendado para quem precisa se reencontrar, para que já se achou e até mesmo para quem nunca se perdeu. Uma história de superação, de ser guerreira, de recomeçar e de se redescobrir. Uma história incrível e inspiradora. Vale muito a pena conhecer.

Resenha completa do livro no blog:

Marcus.Correa 17/06/2015

Lindo
A história mistura a dor da perda, a descoberta da sua própria história e um guia por uma trilha de beleza impar. Uma narrativa empolgante, que da vontade de fazer, de viver..

25/05/2015

Depois da morte da mãe e de um divórcio, a autora resolve fazer a Pacific Crest Trail, uma rota complicada feita através de florestas e montanhas que se inicia na fronteira dos EUA com o México e segue até lá em cima com o Canadá.

A narrativa é entrelaçada entre as longas caminhadas, as lembranças de sua mãe, seu ex-marido, sua infância, seu pai ausente e suas sessões de terapia, ajudando a entender melhor a personalidade da autora e quebrando um pouco aquela monotonia de ler sobre paisagens e sobre nada acontecendo.

O que achei espantoso é ela ter decidido fazer essa trilha sem ao menos ter uma noção básica do que iria encarar. Ela nem ao menos chega a testar o peso da mochila ou lê o guia antes da partida. Ela comete vários erros (o que não é para menos), mas também umas coisas absurdas, tipo deitar num tronco de madeira enorme que estava caído no meio do caminho e ser atacada por formigas (poxa, dava para ser evitado, não?). Mas ao mesmo tempo você entende o desespero dela em fazer algo para mudar sua vida, não importa o que.

Ela encontra algumas pessoas pelo caminho fazendo a trilha também, umas incríveis e outras nem tanto, mas em sua maioria generosas e prontas a ajuda-la, o que faz com que ganhe o apelido “Rainha do PCT”.

É uma história de transformação física e mental de uma pessoa que precisava sair de sua própria vida, que estava completamente perdida e a caminhada acabou sendo a forma que ela escolheu para se encontrar.
appolination 10/12/2015minha estante
Não sei se o filme retrata a história como realmente ocorreu, mas me agradou muito. Creio que o livro traga mais detalhes.

Gabriela 23/04/2015

Resenha em vídeo
Resenha em vídeo

site: https://www.youtube.com/watch?v=6mvil9SAIHA

Raquel Lima 08/03/2015

Inveja
Adorei ! A descrição da viagem feita pela PCT , uma trilha nos EUA.
Toda a luta para percorrer a trilha e o motivos que a fizeram fazê-la transforma-se em um rito de passagem , uma busca pelo sentido da vida, uma reflexão do que fazemos com a nossa vida.
Nesta terapia que foi o caminho da trilha , suas reflexões , passagem de sua vida , antes da trilha , faz-nos refletir sobre em que momentos faremos o mesmo ... Daremos um tempo no que passamos e que não desejamos , iniciando um novo caminho... quase literalmente