Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Lys 21/11/2013

Livro devorado em três dias - Leitura tocante e perfeita!
Eu já li um bocado de livros, mas nenhum deles me tocou tanto quanto "Como Eu Era Antes de Você". Os personagens Lou e Will, principais da série, são cativantes e fazem com que a cada capítulo, você sinta necessidade de ler o próximo e que ao chegar ao final do livro, você se sinta um pouco triste pela história ter acabado. Também faz você pensar sobre as atitudes das pessoas que convivem com deficientes físicos e como deve ser viver (ou sobreviver - acho que seria assim que falaria o Will) com a deficiência.
O que mais me surpreendeu foi o fato de a história não ser clichê. Existem alguns livros que você começa a ler e já sabe exatamente o que esperar no final. Esse foi diferente. Eu achava que seria uma coisa e no final das contas foi outra. Tenho que tirar o chapéu para a autora Jojo Moyes. Fico imaginando o trabalho de pesquisa que ela deve ter tido para criar um personagem tão convincente quanto Will Traynor.
Recomendo à todos que gostam de ler que parem para ler esse livro. Com certeza não irão se arrepender. Também gostaria de ver um filme desse livro. É fato que o incluiria no meu repertório de filmes favoritos!
Obs: Fiz uma resenha pequena e simples pois a vontade de dar spoiler é gigantesca!
Obs2: Uma dica que me deram e que repasso: Preparem os lencinhos de papel porque tem umas partes emocionantes demais. Não tem como não chorar lendo esse livro!

Vi 23/11/2013

Uma história para se emocionar
No começo, você apenas deseja ver o Will do começo do livro e fica lá esperando que Lou consiga isso. Contudo, a medida que você vai lendo e conhecendo um pouco mais sobre a história dos dois, você começa a desejar mais do que isso. A força de vontade de Lou, para mostrar a Will que ainda tem lugar no mundo para ele, é encantadora. A forma como ela aprende a conviver com ele e ele vai se tornando menos amargurado é perfeita. Sou suspeita de falar alguma coisa (já que passei horas chorando após terminar de ler), mas a história inspira a gente a ser uma pessoa melhor, a cobrar menos de nós mesmos, de ter esperança e força de vontade e, o mais importante, nunca se afastar das pessoas que realmente se importam com a gente.

Isabel 23/11/2013

Apaixonante
Demorei quase 2 semanas para sair da depressão pós livro, precisei de mais de um mês pra conseguir parar de falar sobre ele, tive que mandar um e-mail pra escritora parabenizando e agradecendo por essa perfeição e preciso dizer isso à vocês : LEIAM!

Se você é fã de amores impossíveis e vidas transformadas pela convivência desses amores (como eu), Como eu era antes de você é o seu livro dos sonhos.

Além de mostrar que no amor não existe barreiras e preconceitos, o livro fala sobre aceitar tanto as diferenças do outro, como a si mesmo. A autora faz com que nossos sentimentos se misturem aos dos personagens, nos aproximando ainda mais da história e fazendo-a parecer cada vez mais real.

A história não é só perfeita pelo fato de Louisa se apaixonar pelo seu chefe, que está preso em uma cadeira de rodas, mas é perfeita pelo fato de mesmo com todo amor que um sente pelo outro, Will não desiste da decisão que tomou antes de conhecê-la e isso faz com que a história fique ainda mais apaixonante.

Um livro perfeito, tanto para o público feminino, quanto masculino. Super recomendo.

Estela 24/11/2013

Existe vida após "como eu era antes de você"?
Repito: Existe vida após "como eu era antes de você"?
Envolvente, instigante, viciante... Sedutor! Um homem rico, poderoso, lindo e charmoso, numa cadeira de rodas vivendo com a ajuda dos outros para tudo, sem encontrar sentido em sua vida, sem encontrar motivos para acordar todas as manhãs. Uma moça jovem, inteligente, bem humorada condenada a viver o resto da vida em função de sua família e do seu namorado que não a valoriza, quando se vê desempregada Louisa começa a procurar trabalhar e consegue um emprego enigmático de cuidadora do charmoso e mau humorado Will. Ao longo de seis meses ambos mudam o percurso de suas vidas em busca de um destino melhor, em busca de uma razão para viverem, um busca de saber o quanto vale a vida. Ao entrar na mansão deste homem poderoso, o destino desta jovem simples, moradora de uma pacata cidade da Inglaterra está sendo lapidado para que uma nova vida, de ambição, sonhos e para o que ela nunca encontrou nos braços de seu namorado: o amor verdadeiro de um homem com suas limitações, inseguranças e frustrações, por nunca poder fazer parte da vida dela. Não nego, chorona que sou naturalmente, me derreti em lágrimas. Quanto vale a vida?

*Rô Bernas 30/11/2013minha estante
Comprei este livro pra dar de presente de amigo secreto, mas por sua culpa, vou ter que comprar um pra mim...como ficar sem ler este livro depois que li esta singela e linda resenha? Amei!

Patrícia 26/11/2013

Não haveria de ser de forma diferente, mas assim como terminei de ler as últimas linhas... em prantos! Uma história mais que incrível e que não haveria de ter sentido se terminasse da forma pela qual esperamos e torcemos até o fim! a "ambiguidade" de seu próprio título se resume "na vida" de seus principais personagens, afinal, após tal entrelace realmente há de se comparar um antes e depois de "como eu era antes de você"
#Perfeito!

Paloma 28/11/2013

Lindo
Confesso que a tempos não me emocionava tanto com um livro como aconteceu com esse.
Ele é completamente lindo, emocionante.
Me prendeu de tal forma a historia que eu queria apenas terminar, saber o final.
É um livro onde você começa a pensar no valor da vida e dos momentos vividos.

Eu não consigo escrever muito mais sobre o livro, pois meus olhos ainda estão embaçados...

Gabi 29/11/2013

INSPIRADOR
Esse é o tipo de livro que ensina a viver e refletir sobre a vida. É muito mais que um romance, é uma avaliação de como se leva o ritmo de vida e como lidar com os problemas. Livro leve, mas ao mesmo tempo com uma temática meio "macraba", o suicídio. Mas não pense que é uma leitura pessimista que te deixa pra baixo. "C.E.E.A.D.V" é apaixonante e muito bem escrito. Vai te fazer pensar, amar, rir e chorar.
*Rô Bernas 30/11/2013minha estante
Ai ai ai...comprei o livro pra dar de presente de Amigo Secreto, mas já vi que vou ter que comprar um pra mim também rssss

Gabi 01/12/2013minha estante
vc nao vai se arrepender ;)

Leila 02/12/2013minha estante
Disse tudo!!! Concordo com você!!!

Katia 01/12/2013

Emocionante !
Lindo e triste ...é apenas o que posso dizer ! Me emocionou... terminei o livro em prantos..... O tempo todo sabia do fim, mas me peguei torcendo para que eu estivesse errada e fosse surpreendida positivamente. No entanto isso não tira o encanto que o livro exerce sobre nós.
Leila 02/12/2013minha estante
Você escreveu tudo o que senti, mesmo imaginando o fim eu torcia pra estar errada! Nunca chorei tanto com um livro!

Leh 03/12/2013

Livro simplesmente maravilhoso, incrível, me fez ver a vida por uma perspectiva diferente, encantador.

Liliane Damico 06/12/2013

Rosa, mas...
Não gosto muito da cor rosa e isso geralmente me afasta de livros com capa rosa e de perfumes rosas. Porque o rosa lembra coisas doces ao extremos. Mas um dia, passando por algum blog que não me lembro, vi este título: Como eu era antes de você. O título me tocou. Fiquei pensando como eu era antes de muita gente. Pensando mesmo e dando suspirinhos, tipo suspirinhos rosas. Achei o enredo um lugar comum, inclusive lembrava alguns filmes e títulos que já fizeram este tipo de casamento: mulher + homem doente. Mas... Li o livro e a Lou é uma moça simpática, a família dela rouba a cena em alguns momentos e o Will é o que se pode esperar de um cara amargo. O livro tem muitas cenas tocantes, a dança na cadeira de rodas faz o coração da gente bater acelerado. Mas... A autora quis nos fazer chorar. E conseguiu. Nem tudo é tão rosa que não fique um pouco cinza, né?

Sonambulismo Li 11/12/2013

Não sei dizer exatamente o que me fez comprar e ler como eu era antes de você. Eu sei que muitas pessoas falavam bem, mas em geral, isso não me afeta quando se trata de um livro sobre romance. O que importa é que eu comprei, li e amei. Amei de uma forma até difícil de explicar.

O enredo gira em torno de Louisa Clark e Will Traynor. Ele é um tetraplégico mal humorado, rico, jovem e sem vontade de viver. O que é justificável, pois no passado, Will era um empresário bem sucedido, que gostava de aventura, de viajar e de curtir a vida. Ela é uma mulher de 26 anos sem a menor perspectiva de vida, sem um pingo de ambição, completamente acomodada com a vida e muito satisfeita em trabalhar em um café. Até que esse café fecha e Lou, apesar de chateada, precisa arranjar um novo emprego para ajudar nas despesas de casa. Assim, acaba indo trabalhar de cuidadora de Will.

A vida de cuidadora de um cara rabugento não é fácil. Louisa pensa em desistir do emprego diversas vezes, mas por necessidade e por pressão da família, continua trabalhando. E por falar em família, a autora dá bastante ênfase aos laços, relações e conflitos familiares. Coisa que eu adoro! Tanto a família da Lou quanto a do Will são bem realistas.

“Exceto pelo gosto por roupas exóticas e pelo fato de ser um pouco baixa, não sou muito diferente de qualquer pessoa com que se possa cruzar na rua. Provavelmente, ninguém olharia para mim duas vezes. Uma garota comum, levando uma vida comum. Para mim, estava ótimo desse jeito.”

Durante muito tempo, eu fiquei na duvida se a mãe do Will era chata ou não. Mas no final das contas, ela era simplesmente mãe. Com seus erros e acertos, ela era uma boa mãe e uma mulher admirável. O pai do Will, que embora não aparecesse tanto, eu simpatizei muito facilmente e depois descobri que ele não era assim tão bonzinho. A autora nos mostra que todos possuem qualidades e defeitos. Que ninguém é vilão e ninguém é mocinho. Que pais também erram. Que às vezes um pai faz o que acha que é melhor para um filho e isso não significa que o melhor seja uma coisa boa.

A família da Louisa era simplesmente acolhedora, mesmo com seus conflitos e loucuras. Me apaixonei pelos pais dela e pelo relacionamento deles. Tão real e tão lindo! E o relacionamento da Lou com a irmã? Eu que tenho três, me vi na pele da Lou em vários momentos. As duas juntas me arrancaram até lágrimas dos olhos. Porque, embora elas se amassem, às vezes elas se ofendiam pra valer. Eu tive ódio da irmã mais nova dela em alguns momentos e depois eu lembrava o quanto o comportamento dela é comum entre irmãos. Acredito que todo relacionamento fraternal é de amor e ódio e a autora me fez sentir ambos os sentimentos com nas cenas entre as irmãs.

No entanto, o que mais me marcou e o que mais me fez amar o livro foi justamente o que eu costumo não gostar na maioria das histórias: o romance. Na minha opinião, fugiu dos clichês. A relação de Will e Louisa foi construída aos poucos e de um jeito muito bonito e singelo. Eu acreditava, antes de ler, que era ela quem ia dar sentido a vida de Will após o acidente. Que nada! Era ele quem sabia o que queria o tempo inteiro. Ele sabia o que gostava e o que não gostava. Ela aprendeu a querer mais da vida, a ter sonhos e ir atrás. E eu... Ah, eu aprendi com esse casal que há muito que conhecer, muito que experimentar, muito que aprender. Descobri que sou quase uma Louisa, pois me sinto acomodada no mundo e que isso não é uma coisa boa. Eu posso ser e ter mais.

"Se você tivesse se preocupado em me perguntar, Clark. Se, por uma vez, tivesse me consultado sobre esse tal passeio ao ar livre, eu teria dito a você. Detesto cavalos e corrida de cavalos. Sempre detestei. Mas você não se preocupou em perguntar. Decidiu o que gostaria que eu fizesse e foi frente. Fez o que todo mundo faz. Decidiu por mim."
Não tem aquela frase que o Nando Reis já dizia, sabiamente “estranho seria se eu não me apaixonasse por você”? Pois é, meu sentimento por essa história é basicamente o mesmo; estranho seria se eu não amasse esse livro. Só teve um detalhe que me incomodou, que perto da perfeição que foi o desenrolar de tudo, sumiu da minha memória. Como eu era antes de você foi um dos melhores livros que já li na vida. Quando terminei a leitura, senti um vazio como poucas histórias conseguem me fazer sentir. Você se sente perdida, desorientada, sem querer ler mais nada por um tempo, pois deseja que tudo que acabou de ler fique gravado em você.

(...) Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto tão claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim. (...).

E sobre o final... Espetacular em vários aspectos. Arrancou-me lágrimas, me fez ficar sem ação e tocou meu coração. A autora é maravilhosa na hora de descrever emoções e sentimentos. Ela realmente, através das palavras que usa, consegue fazer você sentir todas as emoções de uma forma genuína. Sem exageros, sem forçar a barra, sem drama desnecessário. Você sente tudo como se fosse real e não ficção. Pelo menos, foi essa percepção que tive.

No mais, a capa é linda! A diagramação é ótima, as folhas também.

Para ler mais, visite o blog:

site: http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

Mih Alves 11/12/2013

Sem contos de fadas, uma realidade.
Comecei o livro do nada, porque achei a capa bonita, porque estava lá, até que há dois dias atrás ele meio que 'me convidou' para lê-lo.
Virou algo incontrolável, eu queria o final, queria saber, queria ler tudo, absorver o máximo.
Diferente da maioria dos livros Jojo nos oferece um livro baseado na realidade, na vida como ela realmente é, com suas dores, problemas, dúvidas, de um modo real, sem aqueles contos de fadas, sem a ideia de 'felizes para sempre'.
Confesso que no começo eu fiquei extremamente irritada com o Will, ele era grosso demais, cínico, acabava por me irritar também, mas com o passar do livro eu entendi o lado dele, a dor dele, o drama todo da vida dele, é difícil você querer envolver mais pessoas, ainda mais uma completa estranha que supostamente seria sua babá.
Quanto ao Pat, eu sempre o achei um tremendo babaca, sempre correndo, e cheio de dietas, e não me parecia carinhoso, parecia uma disputa no fim das contas, enfim... não posso cometer um spoiler, certo?
Me emocionei demais com o livro, me fez pensar demais na vida. e senti meio Lou, as vezes parece que o tempo vai passando e a gente realmente deixa de viver, prezo a rotinas, costumes.
Lindo o livro, uma lição de vida, emocionante, altamente recomendável.