O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Silmarillion


1156 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Murnyx 18/12/2022

Mais um livro que estava com muito medo de começar e mais um livro que amei demais.
A escrita foi feita de uma forma que chega a ser poética, é tão lindo e fiquei completamente encantada.
Há várias explicações pra algumas duvidas que podem ter ficado do Hobbit e Senhor dos Anéis.
O livro aborda os acontecimentos da primeira e segunda era, mostrando como o mundo foi criado e os primeiros povos surgiram. Apesar de ter muuuuuuuuuuitos nomes (o que pode tornar o livro confuso) é uma leitura incrível pra quem quer saber mais sobre a Terra-Média.
comentários(0)comente



Pablo Augusto 21/10/2021

4.5/5
A narrativa realmente prender, porém o cansaço mental resultante de uma série de explicações e línguas estranhas dificultam a leitura.
Entendo que é um universo paralelo e tals, mas ficou muito cansativo para mim.
comentários(0)comente



@_leandropaixao 25/04/2021

Escrita complexa
Esse livro é ótimo para quem quer aprofundar o estudo sobre a terra média, já para para aqueles amantes de fantasia mas sem interesse de ter um conhecimento tão analítico sobre o universo criado por Tolkien, não recomendo.
comentários(0)comente



Robin2 02/05/2021

Meu livro favorito? Com certeza.
O silmarillion é mais do que um simples livro de fantasia ? ele é toda a criação de um mundo. Não é a toa que chamam esse livro de a bíblia do Tolkien.

Para mim, ele é uma leitura fácil, porque você é consumido por aquele mundo todo e toda sua história. Você se envolve com os personagens, mesmo eles não sendo o foco desse livro. É tudo tão bem arrumado que é difícil pensar num ponto negativo desse livro. Até porque, quando você compreende que o desenvolvimento dos personagens aqui não é tão importante, você aproveita melhor a leitura.

Além disso, o fato de que diversas histórias possuem uma crítica ou verdade por trás nos dá a noção de que o silmarillion é um grande mito, na verdade.

O melhor dos livros de Tolkien, ums leitura obrigatória para todos que amaram senhor dos anéis, e um dos melhores livros de fantasia já feitos.
comentários(0)comente



Layziane 02/09/2020

Sou suspeita para falar, porque sou apaixonada por Tolkien. Para quem gosta do Senhor dos Aneis, é uma leitura indispensável para entender o universo melhor
comentários(0)comente



Matheus 11/03/2021

Diferente do Hobbit, ou do Senhor dos Anéis, o Silmarillion é quase um antigo testamento das obras de Tolkien, heróis dos quais a história apenas lembra, mas que já não são presentes. Confrontado com os outros livros, a cronologia da história - da criação de Ea até o fim da Terceira Era - faz perceber que o Senhor dos Anéis é mais uma história dentro da História! Talvez essa seja uma boa reflexão para o leitor, além dos exemplos virtuosos a serem imitados, da compreensão que se pode ter de verdades escritas na história, por maior que pudessem ser nossos feitos, somos pequenos dentro da História!
Por fim, o livro deixa um gosto de eternidade, de que a história não acabasse, e mesmo assim com o desejo de conhecer sempre o final!
comentários(0)comente



Fabricio.Campelo 18/09/2022

Tolkien foi um gênio que jamais se repetirá!
Eu pulei as genealogias? Pulei!
Eu pulei o crescimento demográfico, PIB e cadastro de moradores? Pulei!

Mas esse livro é maravilhoso. Saber que Tolkien CRIOU tudo isso, não copiou, passou anos fazendo bases para cada uma das suas histórias?. Eu só consigo admirar

Eu acho engraçado que Tolkien escreveu que os Hobbits podiam passar horas falando das árvores genealógicas sem nunca se cansar?. Acho que Tolkien era um Hobbit. Já eu com certeza não sou. Hahahahaha

Sério, conhecer a criação do mundo, e tudo mais que se desenrolou foi lindo. Me emocionei novamente

Indo pra Beren e Lúthien, pois se 20 páginas me tiraram o fôlego, imagina o livro inteiro?
comentários(0)comente



querobbtodashj 22/08/2023

"O SILMARILLION", um relato intenso da Terra-média.
"O Silmarillion" é oriundo de notas e textos escritos por J.R.R. Tolkien em muitos momentos de sua vida, e que, futuramente foram organizados e editados por seu filho, Christopher Tolkien e publicado originalmente em 1977, anos após a morte de seu criador.

E este sendo um relato em história, sobretudo, dos Dias Antigos ou a Primeira Era da Terra-média, narrando as guerras e batalhas travadas por Elfos, Homens e Anãos, mas também contando sobre os princípios dos dias no mundo, onde Eru Ilúvatar criou o mundo e após os Valar, os Sacros, que expandiram o mundo ainda mais com sua música divina, esta é um pequeno resumo do primeiro conto independente do livro: "Ainulindalë" ou "A Música dos Valar".

Recheados de personagens interessantíssimos e uma história cativante, "O Silmarillion" é um tipo de livro que você nunca igual em toda sua vida, tendo quatro contos independentes (Ainulindalë, dos princípios dos dias; Valaquenta, um relato dos Valar e Maiar; Akallabêth, da Queda de Númenor, e "Dos Anéis de Poder e da Terceira Era", que relatará sobre a terceira era do mundo e a forja e perdição dos Anéis de Poder) e a história em si: "Quenta Silmarillion", a história das Silmarils, que acompanhará desde a forja das Silmarils até os seus desamparos na Terra-média.

O livro conta-se mormente de Elfos e como se tornaram exilados do Reino Abençoado. Com uma narrativa eletrizante e que deixa o leitor pregado no livro, pois seus vilões são temíveis e seus "mocinhos" radicais. Uma forte presença do mal em sua ascensão e bem em seu derradeiro desamparo, com muitos reinos na Terra-média jazendo-se em seus fins e minguando.

Mas dois capítulos em questão fizeram-me perder o fôlego de tão bons: "De Beren e Lúthien" e "De Túrin Turambar" ambos capítulos eletrizantes e triste, uma experiência como nunca tinha visto.

Um dos melhores lidos desse ano por mim e uma grande obra deveras, não é atoa que é tão vangloriada.
comentários(0)comente



nando 27/03/2022

O genesis da terra-média de Tolkien
O silmarillion trata-se de um livro no qual conta-se como a terra-média se originou, e os antepassados dos personagens que conhecemos em O senhor dos Anéis. É um grande relato dos dias antigos, da genesis do mundo criado por Ilúvatar, de elfos, anãos e homens mortais. A primeira era.
Dividido em cinco partes, a historia trás contos de personagens diferentes que se interligam em torno do grande vilão: Melkor, o Morgoth. Em Ainulindale temos a criação da terra, precedida da criação dos Valar. Logo depois de Valaquenta, na Quenta Silmarillion, temos a criação das Silmarils, joias de grande poder e plano central do desenvolvimento da história.
ambicioso, Melkor se rebela contra seu povo e seu criador, tornando-se o senhor sombrio, tendo como principal objetivo a destruição dos demais. Ao roubar as silmarils, vários personagens tentam recuperá-las, mas sempre que elas aparecem, alguem acaba morrendo.
Um dos pontos que não gostei muito na história, é a falta de um personagem central ao qual se consiga estabelecer um vinculo durante toda a história. A não ser que você goste do vilão, pois ele perpassa por todo o enredo. Além disso, existem muitos personagens e muitas linhagens em um vasto território rico de detalhes, o que chega a confundir um pouco a cabeça do leitor que não é acostumado com Tolkien.
Não obstante, para quem leu O Senhor dos Anéis antes, assim como eu, é incrível ver as historias se interligando, e ver personagens já conhecidos, só que em outras eras.
Sobre Morgoth, ou Melkor achei um vilão meio fraco. promete muito e faz pouco. Sauron consegue tocar mais terror. Inclusive, minha parte favorita é Dos anéis de Poder e da Terceira Era. Gostei muito do inicio, só que no meio achei um pouco arrastado.
O que não tira o mérito e a beleza da experiência que tive com o livro.
E claro, tornou-se um favorito, cinco estrelas.
Leiturando Livros Paula 27/03/2022minha estante
Esse está na minha lista. Amo Tolkien




SamaraF 09/02/2024

Tão difícil quanto belo
Sim, é verdade o que dizem, O Silmarillion é um livro bastante difícil com uma quantidade imensa de nomes de personagens e lugares. Ao mesmo tempo é um livro incrível, portanto vale a pena!
As histórias contadas são envolventes, um prato cheio pra quem ama fantasia. A criatividade e a genialidade de Tolkien, para mim, são inquestionáveis.
O capítulo introdutório, chamado Ainulindalë, é o que eu já li de mais belo na vida. A criação da terra é conectada com a composição de uma música, e a maldade é criada quando um dos compositores resolve, digamos, sair do tom, entrando em desarmonia com os demais. É poético, é pura arte.
Ouvi dizer, e concordo, que esse livro é como se fosse a Bíblia do universo de O Senhor dos Anéis e de outras histórias sobre a Terra Média. Quem é fã certamente deve ler, pois mostra o início de algumas histórias e resume outras.
Eu só não recomendo a leitura para quem ainda não teve nenhum contato com a obra de Tolkien, pois a leitura é pesada e envolve empenho, portanto pode desestimular.
Livro adicionado aos favoritos com sucesso!
comentários(0)comente



Rafaela (@exlibris_sc) 11/06/2020

A bíblia de Arda
“Havia Eru, o Uno, que em Arda é chamado Ilúvatar; e ele fez primeiro os Ainur, os Sacros, que eram os rebentos de seu pensamento e estavam com ele antes que qualquer coisa fosse feita.”

Quando um livro começa numa prosa deliciosa que te remete aos céus através de um dedilhado primoroso contando o início de tudo o que veio a ser da Terra Média, em um tom bíblico e repleto de referências, gerando inspiração para várias outras obras que também estão guardadas do lado esquerdo do peito, como não favoritar para a vida?

O Silmarillion é sem dúvida, como muitos o afirmam, a Bíblia de Arda. E assim como na própria religião católica, Tolkien nos mostra como Ilúvatar criou tudo o que veio a ser; inclusive a própria semente maléfica que se rebela contra seus preceitos, espreitando nas sombras, articulando diversas formas para ver seu trabalho negro concluído.

Não vou nem tentar reproduzir todos os nomes presentes neste compêndio; é uma missão além das minhas capacidades, mas só acreditem quando lhes digo que cada um deles, Uno, Ainur, Valar, Maiar, Primogênitos, Atani, Naugrin e tudo o mais que passou a existir em Arda, tem sua importância extrema para o Legendarium de Tolkien. E que privilégio poder ler e degustar dessa obra!

Além dos relatos do início de tudo e das criações das raças e outros seres, O Silma também apresenta os Três Grandes Contos dos Dias Antigos: De Beren e Lúthien, De Túrin Turambar e De Tuor e da Queda de Gondolin, que leremos nesses próximos 3 meses na #lcterramedia ; bem como extras em formato de genealogia, apêndices, significados de alguns nomes em sindarin e quenya... Leiam Tolkien!

site: https://www.instagram.com/p/CBB7tNgjCdj/
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 03/03/2022

Lá vem mais uma resenha parcial sobre Tolkien.

A maneira como ele criou todo o universo que culmina nos clássicos acontecimentos de Senhor dos Anéis é algo brilhante.

Certo é que existe uma infinidade de nomes e personagens que torna a leitura um pouco complexa, mas nada que afaste do prazer da leitura.

Vamos seguindo para os próximos eventos...
comentários(0)comente



Julls 22/03/2022

Como uma grande viciada na série devo dizer que esse livro é perfeito , vale muitoooooo a pena ler ????
comentários(0)comente



Leonardo.H.Lopes 10/01/2021

Considerações breves
Quando se tem tantas resenhas de um mesmo livro em um mesmo lugar, como é o caso desse, acaba que outras resenhas contando a história acabam não fazendo tanta diferença para aqueles que batem aqui procurando referências se o enredo do livro pode ou não ser de seu agrado. Acaba, portanto, que não vou fazer uma resenha se O Silmarillion, mas apenas tecer umas considerações breves e pessoais.

Bom, o que dizer desse livro? Uma mistura de gosto, mas nem tanto. Existem histórias boas como a Música dos Ainur e a criação e o início de tudo; a saga das Silmarils; o Juramento de Fëanor; o Fratricídio de Auqualondë; Beren e Lúthien; a última parte que casa com os acontecimentos que gostamos em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas no geral o livro me cansou, extremamente pedante em vários pontos que me fizeram pular linhas e parágrafos, e quando isso ocorre é porque está ocorrendo algo muito grave na experiência de leitura. No fim, o todo é maior do que a soma das partes, embora muitas dessas partes isoladas não vão fazer diferença para sua vida de leitor ou de apreciador de O Senhor dos Anéis, salvo se for um estudioso ou amante assíduo, no sentido pornográfico do termo.
comentários(0)comente



Fabiano 22/07/2021

Acho que minhas análises sobre livros do Tolkien já estão comprometidas pelo grau de admiração que adquiri por ele. A sua mitologia é tão incrível e me empolga tanto que tudo que consigo fazer é elogiar.

O Silmarillion é o início de todas as coisas da Terra Média, e aqui tudo é contado com muita beleza e poesia. A canção dos Ainur é uma das coisas mais lindas que já li em minha vida. É muito claro a cosmovisão cristã usada por Tolkien, mesmo sem usar nenhuma alegoria que remeta diretamente ao cristianismo. É simplesmente genial.

Mas não se engane, não é uma leitura fácil, e certos momentos podem dificultar o entendimento e comprometer os acontecimentos futuros em sua mente. Por isso, é uma leitura que deve ser feita sem pressa. É também extremamente importante utilizar as árvores genealógicas, mapas e o glossário de nomes que estão no final do livro para não se perder nos muitos nomes de personagens e lugares.

Enfim, pra mim é mais uma obra prima desse autor genial. E não posso também deixar de reconhecer o trabalho incrível de compilação e edição do Christopher Tolkien, sem o qual essa e outras obras jamais estariam em nossas mãos hoje.
Grazzi.Beletato 16/08/2021minha estante
Uauuuu ????




1156 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |