Dezenove Luas

Dezenove Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezenove Luas

ammanda.hermelino 03/04/2024

Comecei a ler os livros em 2021 e desde esse ano fiquei cada vez mais sem vontade de ler os que passavam.
gosto bastante da ideia principal dos livros que é o dezesseis luas mas senti que com o decorrer do dezessete luas até o dezenove luas foi ficando tão maçante ler que só terminei pq não gosto de abandonar livros

eveesss 20/03/2024

O que mais me irrita em toda essa serie de livros é as autoras tomarem uma decisão e depois passarem um livro inteiro tentando "resolver" a situaçao

sem contar que todos os problemas que a serie traz durantes todos os livros sao resolvidos em um passe de magica e tudo muito jogado

givmoon 20/03/2024

Dezenove Luas
Contém spoilers dos livros anteriores.
Depois do encantamento inicial, de três livros, de muitas surpresas e reviravoltas, de muitos altos e baixos e de uma adaptação decepcionante, Beautiful Creatures chega ao fim. Não foi fácil dizer adeus e talvez vocês percebam isso com a resenha um tanto quanto emocional, mas o que posso dizer é que Dezenove Luas deu um final lindo e digno a série.

Ethan sacrificou a sua vida para restaurar a Ordem e salvar a vida de todos que ama. Agora ele está no Outro Mundo, preso em uma réplica exata da sua casa e junto da sua mãe, mas mesmo ele conhecendo seu destino e aceitando que está morto, Ethan não consegue deixar Gatlin e principalmente Lena para trás. Depois de descobrir que talvez não era para ele ter morrido e que talvez haja uma forma de desfazer sua morte, Ethan vai se aventurar pelo Outro Mundo e enfrentar novos inimigos para conseguir voltar para casa.

Depois do final desesperador de Dezoito Luas eu não sabia muito bem o que esperar, mas assim que comecei a leitura fui, novamente, conquistada por esse mundo incrível dos Conjuradores. Para mim, o maior mérito da série é a mitologia e o mundo criado pela Margaret Stohl e Kami Garcia. É incrível como a magia salta das páginas e envolve o leitor, como tudo é original, surpreendente e único. Um grande exemplo é a própria Gatlin, já que desde o primeiro livro a cidade se tornou muito mais do que o local em que tudo acontece, virando quase um personagem com todas suas peculiaridades. Mesmo depois de três livros, eu ainda fui pega de surpresa e fiquei fascinada com tudo que existe no Outro Mundo criado pelas autoras.

Desde o livro anterior que o Ethan de fato se tornou o protagonista da sua estória e aqui isso fica ainda mais evidente. Mesmo tendo um pouco de cada personagem, o Ethan rouba toda a nossa atenção com a sua força, determinação e amor incondicional para com aqueles que ama, principalmente, é claro, a Lena. Durante toda a série o personagem sofreu demais, perdeu muita gente e sacrificou muitas coisas (até a sua própria vida) e fica impossível não sentir pena por ele e ao mesmo admiração pela força que ele adquiriu com tudo isso. Nessa sua jornada para voltar pra casa ele enfrenta tudo de frente e não desiste nunca, ele se tornou o herói de sua própria estória, um mortal que se destacou muito mais do que todos Conjuradores e Incubus que conhecemos.

Sei que muita gente, como eu, acha todo o amor do Ethan e da Lena um pouco demais, até um pouco irreal, mas com o passar dos livros eu acabei considerando esse relacionamento absurdo parte intrínseca de toda a estória de Beautiful Creatures e parei de me incomodar tanto com isso. Em Dezenove Luas isso não incomoda tanto quanto nos outros livros e, sinceramente, essa intensidade de sentimentos entre os dois foi um elemento essencial para que o Ethan seguisse seu caminho.

Umas das coisas mais legais do livro é que as autoras fizeram vários paralelos com momentos importantes dos outros volumes, cenas que marcaram os leitores e que foram cruciais para o desenvolvimento da estória dos personagens. A vida do Ethan mudou de forma radical durante os seus últimos quatro anos e nós fazemos meio que uma retrospectiva de tudo isso de uma forma muito subentendida e interessante de se acompanhar.

A narrativa desse último livro está deliciosa, a partir do momento em que você começa a ler os primeiros parágrafos é simplesmente impossível de parar até chegar ao final. Mesmo tentando enrolar para que não acabasse tão cedo, eu li o livro todo em um dia.

As autoras fecharam muito bem a sua estória, não deixaram nenhuma ponta solta e nenhum ponto sem explicação. Todos os personagens que um dia foram importantes e/ou marcantes são lembrados, mostrados e recebem um final. Nem todos esses finais são os que esperamos que seriam e nem todos são bons, mas nenhum é esquecido ou deixado de lado. Sem dúvida foi difícil dizer adeus para personagens como Macon, Link, Amma, Ridley, Liv, Marian e, claro, Lena e Ethan. Mas mais difícil ainda foi aceitar o final.

Beautiful Creatures não é uma série que idealiza situações, as autoras são tão cruéis com seus personagens como a vida é muitas vezes cruel conosco e isso não muda nesse seu capítulo final. Acho que até agora eu estou em choque com o que aconteceu, nem por um segundo eu imaginei que aquilo iria acontecer. Olhando para trás faz todo o sentido, mas é impossível olhar para esse acontecimento de forma não emocional. Eu chorei, e muito. Esperei por alguma solução para aquilo, uma reviravolta que não veio e depois de tudo eu só queria abraçar o Ethan e todos os outros personagens e dizer que ficaria tudo bem, que finalmente tudo ficaria bem.

Dezenove Luas traz um lindo final para a série. Mais voltado para o lado emocional dos personagens, o livro fala sobre perda, dor e sacrifício, mas também sobre determinação, amor, fé, esperança, força, amizade e família. Tudo isso com toques magníficos dessa mitologia tão única que só Beautiful Creatures tem. Foi difícil dizer adeus para Gatlin, com todos os seus personagens, segredos e poderes, mas ficou infinitamente mais fácil tendo um fechamento tão incrível quanto esse.

Erika 06/03/2024

A vida nunca teve gosto tao doce
Gostei do livro, achei q concluiu mto bem a serie de um modo geral, principalmente no finalzinho.
Mas teve algumas partes q pareceu enrolar muito, e outras meio corridas. Tive um momento de ? q nao achei q teria, enfim? foi bom

Glayce 27/02/2024

Corrido,mas bom
Um final até que digno para uma saga incrível.Confesso que esperava o dobro de páginas, fora que alguns acontecimentos foram mais corridos do que deveriam,mas foi ótimo

Amels 26/02/2024

Dezenove Luas para eles se pegarem
Esse ultimo livro da quadrilogia Dezesseis Luas foi literalmente pra fechar todas as lacunas que as autoras criaram durante a saga, todas as perguntas em aberto foram solucionadas e os impecilios derrotados.
Dei 4 estrelas para o ultimo livro por que achei extremamente conveniente as coisas que aconteceram na trama, principalmente a Lena e o Ethan conseguirem se tocar agora sem explicação nenhuma, 4 livros de puro tesão e foi assim que elas resolveram o problema de eles não poderem se tocar. Tirando isso eu gostei muito e eu achava duvidoso mas passei a amar o cadal Liv e John.

Nandinhalmendes 06/02/2024

Josephine Duchannes
Um final digno pra essa coleção perfeita. Não vou mentir que gostaria muito de um final um pouco mais feliz mas seria utópico demais até pra essa história. "Os poemas estavam errados. É um estrondo, um estrondo bem grande. Não um choramingo". Sentirei saudades da Lena e do Ethan. ?

Manuela325 14/01/2024

Q saco
Ele perde definitivamente tudo pra ficar com a conjuradora mais chata do mundo, era melhor ter ficado do outro lado mesmo

Marcos.Detanico 11/01/2024

Depois  do final desesperador de Dezoito Luas eu não sabia muito bem o que esperar, mas esse foi uma belo desfecho para a história.

Gostei, as autoras fecharam muito bem a sua trama e não deixaram nenhuma ponta solta e nenhum ponto sem explicação. Todos os personagens tiveram seus desfecho, claro que todos esses finais são os que esperamos que seriam e nem todos são bons. Algo que me incomodou foi a facilidade em resolver as grandes batalhas com com dois principais antagonistas.

E ainda estou processando a morte do final, acho que fez sentido para a história,mas deixou o final com um gosto agridoce.

O livro fala sobre perda, dor e sacrifício, mas também sobre determinação, amor, fé, esperança, força, amizade e família. Tudo isso muito bem regados mitologia que elas desenvolveram na saga.

Morgs 17/12/2023

O Caminho do Obstinado.
"Acho que essa é a questão na jornada de um herói. Você pode não começar como herói e pode nem voltar assim. Mas você muda, o que é a mesma coisa que tudo mudar. A jornada muda você, quer você saiba ou não, e quer você queira ou não. Eu tinha mudado."

É isso, o Ethan, sozinho, já faz valer a leitura da série. Foi muito bom acompanhar a jornada dele, vê-lo encontrar o Caminho do Obstinado.

Só me incomodou como algumas coisas ficaram rasas, e que a Lena (a essência, a importância da personagem) se perdeu no segundo livro e não conseguiram mais desenvolver ela, e por isso me decepcionei um pouco.

Enfim, aqui terminam as Crônicas Conjuradoras.