O Violinista

O Violinista Luís Delgado

Resenhas - O Violinista

Vanessa Vieira 18/05/2014

O Violinista_Luís Delgado
O livro O Violinista, romance do carioca Luís Delgado, nos traz uma história bem interessante, que faz um apanhado de diversos gêneros literários, entre eles, fábula, romance, poesia, filosofia, alquimia, entre outros. Trata-se de um enredo bem criativo e até mesmo singular, porém senti falta de um aprofundamento maior entre os personagens e também no que concerne ao desenvolvimento da história.

Conhecemos Hélio, habitante da vila Áurea, um povoado místico e que conserva em suas entranhas uma lenda mágica e encantada. Uma fada, chamada Luna, trouxe para o vilarejo um exótico violino, fazendo com que assim, o povo do pacato local receba os milagres advindos deste instrumento. Há um porém: as cordas do objeto jamais deverão ser tocadas e, caso isso aconteça. o seu dono, intitulado O Violinista, surgirá repleto de fúria no encalço do responsável por tal ato.

Por um acaso do destino, enquanto tentava salvar um pássaro, Hélio se descuida e acaba fazendo com o que o mau agouro de Áurea se concretize. Com medo, não tanto por si, mas pela sua família, ele resolve partir do vilarejo, deixando em segurança seus habitantes e buscando uma forma de se sobressair do problema alcançado, iniciando assim, uma jornada épica rumo ao desconhecido...

Não vou me aprofundar tanto nesta resenha, visto que O Violinista é um livro curto, de 104 páginas, e qualquer detalhe que eu venha a revelar pode, por descuido, estragar a magia presente em seu enredo. A trama tecida por Luís Delgado é criativa e até mesmo exótica, e faz um passeio por diversos gêneros literários, mostrando a maestria e o vasto conhecimento do autor pela literatura. Porém, acredito que faltou uma abordagem maior acerca dos personagens, algo que tornaria a história ainda mais convidativa. Alguns detalhes da trama também poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos, como por exemplo, o desfecho final, que me deixou um pouco confusa. Narrado em terceira pessoa, com uma conotação um tanto poética, O Violinista é uma obra um tanto singular, aspecto este que a destaca e a qualifica.

Gostei da fábula presente no enredo, que soou tanto pueril quanto interessante, com diálogos reflexivos e explanações coesas a respeito da vida e da existência. O sacrifício de Hélio também se mostrou algo muito bonito, mostrando a anulação do seu ego e o respeito pela sua família e seus amigos.

Em suma, O Violinista é uma obra estratégica, interessante e até mesmo ousada. Pecou em alguns aspectos, mas no todo, é um bom livro. A capa é incrivelmente bonita e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2014/05/resenha-o-violinista-luis-delgado.html

Mari 01/06/2013

Resenha: O Violinista
Bom gente, "O Violinista" é uma mistura de estilos literários. Nele eu consegui perceber de tudo um pouco, é um romance poético, filosófico, alquímico ...

Enfim, teve vários pontos que me chamaram atenção. Um deles foi a capa, porque ela pessoalmente é maravilhosa. Outro ponto foi a narrativa do livro e como o Luís escreve bem, sem contar que eu não achei nenhum erro ortográfico e a diagramação estava perfeita.

A história é sobre Hélio, um garoto que mora na vila Áurea. E essa vila esconde um violino mágico, porém existe uma profecia que diz um dia o dono desse violino iria vir em busca dele e nada poderia impedi-lo.

E para proteger esse violino eles decidiram construir duas torres onde duas castas as protegeriam , uma que contia o violino e outra o arco. E é de um romance entre um casal, um jovem da torre do arco e uma jovem guardiã do violino, que nasce Hélio.

E é aí que começa a saga de Hélio para livrar a vila de uma grande ameaça.

Entendam que o livro é muito pequeno, e por isso falar sobre ele sem soltar spoilers é muito dificil, por isso eu paro por aqui. rsrs

A única coisa que eu não gostei foi justamente o fato do livro ser muito pequeno, acho que ele merecia um pouquinho a mais de páginas, até mesmo pelo fato do final ter sido bem confuso, porque os acontecimentos foram narrados rápido demais.

Mas tirando isso, eu gostei muito da história. Ela é muito criativa e a leitura é bem rápida.

Espero que tenham gostado da resenha !!
Beijos

Esta resenha pertence ao blog "Apaixonada por Livros".

Samy Rabelo 01/06/2013

Resenha Premiada: http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/2013/06/resenha-premiada-o-violinista-luis.html
Em O Violinista, conhecemos Hélio, um jovem morador da vila Áurea, onde os habitantes escondem o violino que a criatura encantada (fada) Luna trouxe à vila para que o povo receba o milagre que o objeto proporciona.
Ninguém poderá fazer com que as cordas do violino produzam algum som, caso isso aconteça, o dono do objeto, mais conhecido como Violinista, irá em busca do seu pertence com toda sua fúria, como se fosse correr atrás de seu coração.
Hélio por sua vez, se encontrará foragido para proteger Áurea.

Começo meu parecer sobre o livro comparando O Violinista com o filme A Vila, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. Logo no começo da minha leitura, me deparei com história meio semelhante ao filme. A premissa me fez perceber que o filme foi uma inspiração ao autor, o que me agradou bastante, pois gostei muito do filme. Fiquei muito empolgada no decorrer da leitura.
O começo da história me agradou demais, a forma com que Luís narra os detalhes é lindo, diria que até poética. Mesmo não nos apresentando totalmente aos personagens, o que senti falta, me senti à vontade com eles. Talvez se tivesse mais detalhes dos personagens, ou até mesmo mais acontecimentos na vila, ficaria mais satisfeita com a leitura. Achei que o livro teve poucas páginas para me contar uma ótima história como essa.
Em relação a erros, não achei nenhum! O livro foi muito bem revisado e trabalhado. Tem uma ótima diagramação e convenhamos, essa capa é belíssima, chique e muito chamativa!
O desfecho me deixou confusa, me perdi no contexto e com isso dou três estrelas para o livro.
Um bom livro para quem gosta de uma pitada de filosofia e uma leitura rápida. Recomendo pessoal!

(in)Pública 01/06/2013

Inspirador.
Pra começar devo dizer que essa resenha vai ser um pouco menor que as outras por dois motivos: Primeiro é que o livro, como já foi dito, é pequeno, então a história é curta. Segundo: qualquer coisa que eu fale pode ser um tipo de spoiler do livro, vou tomar cuidado e tentar não falar nada que não devo.
Resumindo, o livro é sobre Hélio, um garoto que vive em uma aldeia, que antes fora devastada e agora está erguida das cinzas. A aldeia tem como tarefa proteger um violino mágico, que acompanha uma profecia que diz que um dia O Violinista iria busca-lo e não adiantaria tentar impedi-lo. Tentando proteger a aldeia, seus moradores declaram que duas famílias, que se tornariam inimigas dali em diante, teriam que proteger esse violino a todo o custo. Entre essas famílias, um jovem e uma jovem, um de cada família, se apaixonam e desse amor Hélio nasce.
Ok, acho que a partir de agora, qualquer coisa que eu fale vai ser spoiler. O livro é sobre, principalmente, a evolução e auto-conhecimento de Hélio para com si mesmo. Acompanhamos o garoto na sua evolução durante todo o livro. O livro é cheio de parábolas, ou seja, fala sobre uma determinada cena, mas de outra forma. O Luís escreve super bem. A história dele nos faz refletir sobre a vida e nos ensina a tentar procurar o nosso eu interior. Não é um livro de auto-ajuda, mas em algumas partes pode ser. A capa do livro é super linda, tudo muito bem organizado. Não percebi nenhum erro de gramática e a diagramação é super bem feita.

Queria nascer de novo; não podendo rasgar seu corpo e sair com outro, como o faz a mágica serpente, resolveu renascer em seu caminho. Luna não estava mais na árvore, então decidiu seguir em frente. Duelar o acaso. - Página 50

Então, acho que é isso. Caso eu fale mais alguma coisa, acabarei falando demais. Agora vamos para a parte boa, o Luís nos cedeu mais um exemplar do seu livro para sortearmos pra vocês! Sim, isso mesmo, um de vocês ganhará um exemplar de "O Violinista" e poderá descobrir a incrível historia do Hélio. Pra concorrer é só preencher o formulário no link abaixo: http://www.inutilidadepublica.com/2013/06/resenha-o-violinista.html

Kelinha 29/05/2013

O Violinista Blog Livros e Marshmallows
Resenha: Pela primeira vez não consigo escrever a resenha de um livro. E este é o livro. Não vou começar fazendo um resumo da história por um simples motivo. O livro é bem pequeno e só tem 104 páginas, eu ia acabar deixando vazar spoiler (eu não gosto de spoiler nas minhas resenhas).
A história é bem interessante, e quando comecei a ler o livro fiquei um pouco assustada com a escrita, pois tinha muito tempo que não lia uma fábula. Sim! Fábula! Eu considero esse livro uma fábula. Que é bem envolvente com toda a sua narrativa, onde ele é um pouco poético, mas em si é um romance.

O autor foi bastante criativo em todos os personagens, fazendo você imaginar cada detalhe e tentar descobrir que mensagem vinha atrás de tudo aquilo que estava escrito. Li o livro em uma hora, e enquanto não terminei eu não parei de ler. A imaginação e a criatividade do autor foi algo que achei muito relevante, pois em uma fábula tem que ter criatividade e imaginação. A história tem que ter detalhes marcantes. E este livro conseguiu reunir todos esses ingredientes.
A diagramação é ótima. Não encontrei nenhum erro de português (isto já é muito bom). Os capítulos são curtinhos, tornando a leitura simples e agradável.
Acho que nunca escrevi tão pouco em uma resenha. rs...Mas eu procurei ser simples e objetiva da mesma forma que o livro foi.

Quotes que eu mais gostei:

"Tampouco acreditava com isso ser o menor dos homens ou ser sem importância tudo o que fazia, pois agora se incluía entre todos como um verdadeiro merecedor."

"Entre tudo que aprendeu, reluzia como ouro a sua decisão de não julgar mais a si próprio, ciente de sua ambição e arrogância anterior, não condenou a si mesmo como uma má pessoa por tê-las sentido, por ter exercido tal comportamento."

"Subitamente, algo em seu interior dizia que o arco era pensamento e as cordas o sentimento, o instrumento parecia atraí-lo para dentro de uma miragem onde ambos eram um só ser."

"Não esperariam menos de ti, és grande e os grandes estão reservadas as grandes coisas."