O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Luiza 07/08/2017

Vale a Pena???
A motivação para ler O Silêncio das Montanhas (com certeza absoluta) foi o ENORME impacto que o livro A Cidade do Sol, do mesmo autor, causou em mim. O Caçador de Pipas também fez um sucesso estrondoso, mas nem se compara a A Cidade do Sol (não sei nem descrever o quanto esse livro é MARAVILHOSO e merece ser lido e relido).

O Silêncio das Montanhas é o livro mais recente do autor lançado no Brasil. A carga emocional é tão forte quanto a de suas obras anteriores. Hosseini vai tratar de um assunto delicado: a separação. Pari e Abdullah são irmãos que moravam em uma aldeia próxima a Cabul. Pari era bem novinha quando foi vendida, não era capaz de compreender a crueldade e os sacrifícios dentro da sociedade a qual vivia. Foi um baque forte na vida de Abdullah, pois o irmão era muito apegado à caçula. É comum algo como tal ocorrer no oriente médio. À primeira vista, tudo o que conseguimos pensar é, no caso de Pari, por que isso? Mas não é difícil captar o que anda acontecendo por ali.

"Posso resumir numa palavra: guerra. Ou melhor, guerras. Não uma, nem duas, mas muitas guerras, tanto grandes como pequenas, justas e injustas, guerras entre diversas castas de supostos heróis e vilões, e cada herói nos fazendo sentir mais saudade do antigo vilão" (p. 110).

O livro tem a capacidade de nos mostrar o impacto que essa separação cria. Não só pela visão de Abdullah, mas também a partir de outros personagens e grande significância na trama. Ele vai fazer jogadas entre o passado e o presente, além de nos levar ao Afeganistão, França Grécia e Estados Unidos.

“... Não havia como esquecer. Pari insistia em pairar nos limites do campo visual de Abdullah onde quer que ele fosse. Era como o pó que se apegava à sua camisa. Estava nos silêncios que se tornaram tão frequentes na casa, silêncios que intumesciam entre as palavras trocadas, às vezes frios e vazios, às vezes prenhes de coisas que não eram ditas, como uma nuvem cheia de uma chuva que jamais caía...” (p. 52).

Khaled Hosseini me deixou despedaçada com essa história. Enquanto eu lia, torcia por tanta coisa... Não sei nem como explicar o quanto o desfecho me tocou. Não só isso, mas me deixou sem chão. Você treme e descabela, mas não tem para onde ir. Só a opção de virar as páginas, seguindo em frente. Não só por ele ter falado, mas a gente realmente sente o quanto o autor se coloca em seus livros, dá o máximo de si a fim de transpassar a dor e a esperança que viveu em seu país de origem.

site: http://estranhoscomoeu.com/2017/06/23/resenha-o-silencio-das-montanhas-khaled-hosseini/
Diego.Motta 09/09/2017minha estante
Teste

Lidia 28/09/2017minha estante
Eu chorei demais quando os irmãos finalmente se encontram , sem palavras.....

Priscilla 22/01/2017

Pra quem leu os outros dele nota que este não é tão bom. Só lendo pra entender.
Adriana.Molinari 02/03/2017minha estante
Verdade. Li esse achando que seria tão maravilhoso quanto os outros que li e amei, mas esse me deceocionou bastante.

Adriana.Molinari 02/03/2017minha estante
Verdade. Li esse achando que seria tão maravilhoso quanto os outros que li dele e amei, mas esse me decepcionou bastante.

Mayra 24/03/2023

Khaled sempre perfeito
Desde caçador de pipas, tenho tentado ler mais algum livro desse escritor. E realmente, ele é muito bom. Esse livro tem uma pegada mais leve se comparado a caçador de pipas, mas também traz questões interessantes. Cada capítulo traz uma história totalmente diferente, mas que de alguma forma possuem ligação. Recomendo a leitura.
Debi 24/03/2023minha estante
Mais leve? ?

Mayra 25/03/2023minha estante
Achei menos pesado, digamos assim, se comparado a caçador de pipas

José Augusto 21/07/2013minha estante
Muito próximo do que eu tinha pensado em escrever. O início começa muito bem, mas o autor se perde no meio do livro, com histórias desinteressantes e personagens totalmente à margem da história central, que foi completamente esquecida.

Felipe 22/07/2013minha estante
Concordo com vc Maria, as histórias independentes tornaram a leitura chata, não gostei do livro, não me impactou nem um pouco.

João 24/07/2013

O Silencio das Montanhas narra história de dois irmãos separados
cruelmente na infancia.Confesso que ja de inicio gostei do livro
com o pai de Pari e Abdullah contando uma história
pros dois dormirem.E tudo segue muito bem até que Pari é separada
do irmão.Ai na minha opinião a espinha dorsal do livro que era
história dos dois irmãos se perdeu completamente.A partir dai vão aparecendo outros personagens narrando sua vida.Todos se entrelaçando com a história de Pari e Abdullah.Só que pela quantia de personagens e a rapidez com que passam os anos(são seis decadas),eu não consegui
me prender a nenhum deles.Diferente dos outros livros do autor em que voce praticamente vive a vida dos personagens esse não dava tempo de voce criar laços com eles.Repito:o livro é ótimo,mas fiquei com aquela impressão de ter lido varios contos em vez de uma história só.
Alias cada narrativa daria um livro visto que todas tem enredos muito interessante.Destaque para a narrativa de Parwana.Só a narrativa dela ja daria um excelente livro.
O autor coloca aqui a mesma escrita excelente dos outros,mas acho que
a trama principal que poderia emocionar ficou meio de lado
só tendo destaque no começo e no final do livro.
Não deixa de ser uma excelente leitura mas que não deixou aquela vontade de ler de novo.

Sueli 27/07/2013minha estante
João, depois Cidade do Sol, eu fiquei com medo desse autor. E, a sua resenha serviu de desculpa para eu não sair desesperada e comprar esse livro.
Vou deixar para depois, ok?
Abraços

João 27/07/2013minha estante
A escrita dele continua excelente Sueli mas não curti o estilo dessa vez:muitos personagens pra pouco livro.Talvez se fosse um livro mais extenso em que desse pra se aprofundar mais na vida de tantos personagens.

Jenner Azevedo 05/06/2018

Bonzinho, mas não passa disso
Como quase todo mundo, li esse livro pela importancia que Khaled Hosseini ganhou por ter escrito o excelente cacador de pipas. Mas é como se ele tivesse perdido a mão. Tem seu merito por escrever numa formula diferente, mas não sei se consigo dizer que deu certo. O livro é composto por varias historias de personagens que se cruzam, mas com muita encheção de linguiça, alem de não seguir uma linha temporal bem definida. As historias ficam algo desinteressantes no miolo. Posso dizer que gostei bastante das 3 primeiras, principalemte a do tio Nabi. Não é um livro que você se sente bem ou tem empolgacao para ler, e não recomendo a leitura caso você esteja triste, melancólico ou deprimido. Não me diverti muito com a leitura
May vieira 20/06/2018minha estante
Concordo com a sua resenha.

Jenner Azevedo 20/06/2018minha estante

belle.1za 19/05/2019

Histórias
É um livro com 9 capítulos, que reunem histórias digamos de nove pessoas diferentes que interligam entre si, algumas pessoas são da mesma família. Principalmente de dois irmãos Abdullah e Pari.

É o segundo livro que leio do mesmo autor, (o outro foi A Cidade do Sol) e mais uma vez só ele tem esse jeito de contar histórias tristes relacionadas com Afeganistão. Me fez pensar muito sobre como a pobreza, guerra, e o preconceito afetam as nossas vidas, principalmente as pessoas mais pobres. Me fez pensar o quanto eu tenho sorte em morar em um país que não tem guerra como no Oriente Médio, e que também nós deveríamos ajudá-los.

- Mas o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina.
Fabiano133 08/10/2019minha estante
Experiente ler O caçador de pipas, é do mesmo autor. Excelente, envolvente, emocionante. Uma leitura impar

belle.1za 08/10/2019minha estante
Obrigada pela dica

cotonho72 20/10/2013

Excelente!!!
Nesse belíssimo livro acompanhamos a história de dois irmãos que perderam a mãe precocemente e que inesperadamente foram separados na infância, Abdullah é o filho mais velho que depois da morte da sua mãe, cuidava da sua irmã Pari, pois o seu pai Saboor trabalhava muito para manter o sustento de toda a família em um local tão pobre como a aldeia de Shadbagh, Pari é uma menininha que gosta de colecionar penas e de brincar com seu cachorro Shuja, além de ouvir as histórias que o pai contava.
A história se inicia com uma linda fábula contada por Saboor aos seus filhos durante uma longa viagem pelo deserto da aldeia de Shadbgh até Cabul, de uma maneira que pudesse prepará-los para o destino que os reservava, a triste separação, porque eles são super apegados e possuem um amor gigantesco entre eles, Abdullah é o que mais sofrerá com a separação, pois já consegue compreender mais as coisas, sua irmã por sua vez é muito pequena e durante sua vida não recordará da sua antiga família, mas sempre sentirá um grande vazio e uma ausência incompreendida.
A partir deste momento, muitas histórias paralelas acontecem, com personagens marcantes que de uma maneira ou de outra tem uma forte ligação com os irmãos Pari e Abdullah; atravessando seis décadas e quatro países, numa emocionante jornada, cheia de acontecimentos importantes e impactantes. Pari e Abdullah mesmos distantes vivendo em países diferentes e sem terem notícias entre eles, podiam sentir a ausência um do outro.
O autor khaled Hosseini, novamente consegue nos envolver de uma maneira surpreendente com o seu estilo de narrativa única. Como nos livros anteriores, conhecemos mais um pouco da cultura Afegã, a leitura flui muito bem apesar das diversas histórias que acontecem paralelamente, alguns detalhes incomodam, mas não interferem na leitura. O Silêncio das montanhas mostra como nossas escolhas podem afetar não só a nossa vida, como a vida de outras pessoas, também aborda assuntos importantes como a miséria, guerra, homosexualismo, amor e família, um livro emocionante que recomendo a todos.

“Dizia: Você tem sorte, Pari. Não vai precisar se esforçar muito para ser levada a sério pelos homens. Eles vão prestar atenção em você. Beleza demais corrompe as coisas. Página 165”

site: devoradordeletras.blogspot.com.br
Renata CCS 01/11/2013minha estante
Eu gostei do livro, mas achei que várias histórias paralelas foram contadas e a trama principal dos irmãos ficou secundária. Mas é uma bela leitura!

cotonho72 01/11/2013minha estante
Olá Renata,

Concordo com você e não achei esse livro melhor do que os anteriores, mas gostei bastante.

Gabrielle 12/02/2023

É basicamente uma história de amor fraternal.
O amor de irmãos pode transcender continentes, décadas, doenças...
Esse livro é de uma sensibilidade enorme, vou demorar a esquecer Pari e Abdullah.
Leandro 12/02/2023minha estante
Tô com esse livro aqui pra ler, vou colocá-lo na lista de leitura

Gabrielle 13/02/2023minha estante
Vale a pena, Leandro ?

Caroline 25/03/2020

Triste
É uma história triste de uma geração de uma família do Afeganistão,muito bem escrita.
Geany 25/03/2020minha estante
É excelente esse livro!

Caroline 27/03/2020minha estante

Mary 21/06/2017

Esperava mais
"O tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina."
A história fala sobre dois irmãos muito ligados, Pari e Abdullah, que foram separados ainda na infância. No início gira em torno da história deles, mas depois são contadas histórias sobre personagens secundários que têm pouca ligação com os irmãos, e eu fiquei o livro todo com esperanças de que no final todas as histórias se juntariam de verdade. Algumas dessas histórias foram pouco ou nada relevantes.
O primeiro livro que li do autor foi O caçador de pipas, que mexeu muito comigo. Quanto a este, digo que é diferente, não é bem o que eu esperava. Para quem leu O caçador de pipas e sabe toda a carga emocional que ele tem, O silêncio das montanhas nem chega perto.
Apesar disso, é um livro que recomendo, pois é sensível, tem uma boa história e deixa uma boa mensagem sobre a passagem do tempo. Entretanto, se você nunca leu nada do Hosseini, talvez seja melhor começar por outra obra do autor.
Lidia 28/09/2017minha estante
Se você gostou do Caçador de Pipas te recomendo A Cidade do Sol, você vai se emocionar ainda mais....

Mary 06/12/2017minha estante
Vou ler esse sim! Obrigada pela sugestão :)

Aline ig @escape.abacharel 27/11/2022

Livro muito bom, mas falaram algumas coisas
Esse é o terceiro livro que eu leio do autor e me surpreendo como ele consegue sempre escrever uma boa história.

Minha opinião geral sobre o livro é que é uma obra emocionante, como sempre as histórias de Khaled Hosseini o são. Porém, senti uma falta de conectividade com os personagens desse livro, o que não aconteceu no caso de O caçador de pipas e A Cidade do Sol.

O autor quis abordar uma gama de personagens e eu acho que faltou páginas para isso. Ele introduziu tantos personagens e tantas subtramas que, no final, começamos a perceber que faltou falar sobre o destino de vários personagens. Ficou muitos pontos abertos no livro (O que aconteceu com Adel, sobrinho de Pari e Abdullah?) e não precisava disso. Uma solução seria colocar mais páginas nesse livro ou então não abordar a história dessa maneira. Ele usou um estilo narrativo diferente de O caçador de pipas e A Cidade do Sol (que ganharam nota 5 na minha opinião, pois conquistaram meu coração). O Silêncio das Montanhas não foi assim, foi só nota 3 porque não convenceu. Queria não ter sido tão crítica porque amo esse autor, mas esse livro realmente me decepcionou.

site: https://www.instagram.com/p/CleXGgbuxyv/?igshid=YzdkMWQ2MWU=
judeaquino - @juentreestantes 28/11/2022minha estante
Aaamo esse!

Aline ig @escape.abacharel 28/11/2022minha estante
É maravilhoso né? Eu prefiro os outros do autor mas gostei desse também.

Douglas P Da Silva 30/03/2015

Recomendo!!
O Silêncio das Montanhas percorre o mundo ao contar a história de dois irmãos com uma forte ligação que são separados pela miséria e crueldade do mundo.Os capítulos são contados quase sempre por personagens diferentes, no passado ou no presente, dependendo de quem está nos mostrando sua história e sua visão da vida e fatos. Portanto viajamos através dos anos tanto quanto por países e culturas diferentes. E entre tantas vidas, anos e lugares, o que mais me emocionou é como tudo se encaixa e encontra seu devido lugar. Como a vida pode ser tão surpreendente! Este é um livro triste, mas muito belo!
Alcione13 30/03/2017minha estante
Sou super fã do autor.Escrita excelente!!!

Gersonita Paula 17/06/2014

Um pouco decepcionada... :(
"Um romance épico que atravessa seis décadas, quatro países (Afeganistão, França, Grécia e Estados Unidos) e conta a história de dois irmãos, Pari e Abdullah. Separados na infância, eles passam a vida sentindo a ausência um do outro. Uma trama de amor, traição, solidariedade, egoísmo, relações familiares e sobre como as escolhas de cada um influenciam gerações. Nesta jornada, como o autor diz através de um dos seus personagens, 'o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina".

Bem, o livro diz de cara para que veio, um épico. Mas, confesso que amei o início do livro. A história de Abdullah e Pari por si só bastariam. A separação dos dois, como sofreram com esse golpe do destino transvestido de Nabi (tio de ambos), e culminando num reencontro ou não, pois assim é a vida... Acho que seria o caminho perfeito.

Khaled Hosseini ousou mais, ele quis ir mais além, mas senti como se tivesse jogado pérolas às margem do caminho trilhado por ele para o livro. Ele quis transcorrer sobre 6 décadas. É muita história,são muitos personagens que fazem com que, os principais, fiquem de certa forma no segundo plano. Inserido neste contexto do SILÊNCIO DAS MONTANHAS está a história do médico Markus e Thalia na Grécia (personagens esses que teriam gerado um excelente livro para Khaled...)

Li três livros do Khaled (O CAÇADOR DE PIPAS, A CIDADE DO SOL e O SILÊNCIO DAS MONTANHAS), e nos três senti a mesma sensação. Ele nos prende no início como o próprio TEMPO que aqui, neste livro, sua personagem Pari descreve como que nos aprisiona em seu encantamento e só depois observamos que não o retemos. Assim são os livros de Khaled... encantadores no início... depois, a narrativa cansa, pequenos fragmentos dos personagens se perdem e fica essa sensação de 'vazio'... de que tinha algo mais,ou de que, não precisava de tanto.

O oriente é riquíssimo em cultura, cheiros, deuses, cores, amores... acredito que essa gama pesada e intensa do seu país Afeganistão o invada de tal maneira que ele queira retratar de uma só vez tudo o que o povo do oriente em seu silêncio vivencia... amo seus personagens. Ele é riquíssimo de personagens que marcam a vida da gente, mas, começei este livro com muita sede... me embebedei de cara... tudo é muito poético e dolorido mas, Khaled não precisava ter ido tão longe... não precisava esticar tanto a história ao ponto de perder seu encanto.

Gersonita Paula

Editora GLOBOLIVROS
Ano 2013 - 352 páginas
Ficção Norte-Americana
Eunice 30/06/2014minha estante
Concordo. Não consegui terminar.

Ricardo 01/07/2017

Livro reflexivo e emocionante...
Algumas histórias tem o dom de nos fazer ter esperanças mesmo que o mundo esteja desabando ao nosso redor. Outras tem o dom de nos divertir e ver que a vida pode ser levada de forma leve. Mas algumas parecem que foram feitas com o intuito de abrir nossos olhos para uma realidade onde nem sempre tudo é possível e mesmo a felicidade, quando chega, não é tão colorida e vem mesclada com um tempero agridoce. É o caso do ótimo “O Silêncio das Montanhas” de Khaled Hosseini. Chegar ao ponto final do livro e não sentir um aperto no peito, quase como uma facada, é como caminhar no deserto e não ter sede. Só é possível se você tem alguma parte do cérebro desligada que te impossibilite de se emocionar, de sentir empatia. De ver que o mundo, ainda que cheio de possibilidades maravilhosas, pode ser um lugar cruel e que a nossa vida nem sempre é guiada por aquilo queremos.

Quando lançou o ótimo "O Caçador de Pipas" no ano de 2003, Hosseini conseguiu emocionar milhares de leitores com sua escrita que penetra o fundo da alma humana. Não há como negar que ele é um ótimo contador de histórias. Em O Silêncio das Montanhas, o autor aplica uma narrativa um pouco distinta do que estamos habituados em suas obras, mas não esconde seu verdadeiro trunfo como escritor: nos emocionar.

No livro, acompanhamos a vida de Pari e Abdullah, duas crianças que tem um laço mais forte que o fraternal que as une. É como se pertencessem a faces diferentes da mesma moeda. Impossível dissociar um do outro. Porém, a vida nem sempre funciona como a gente quer e por motivos extremos, Pari e Abdullah são separados. Aí, temos a saga de duas almas que seguirão suas vidas com oceanos de distância mas o reflexo delas, uma na outra, sempre será uma presença constante.

A narrativa fragmentada que serve para mostrar diversos pontos de vista de uma história maior, pode afastar alguns leitores, haja vista a dificuldade de num primeiro momento, relacionar-se sentimentalmente com o enredo. Porém, se você se enquadrar nesse grupo, faça um esforço e dê uma chance a este livro. Mesmo parecendo uma coleção de contos que se entrelaçam, a narrativa é coesa e abre espaço para um alcance maior e serve o objetivo do autor que é nos mostrar as intrincadas relações da vida,

Apesar de ter como foco principal a vida de Pari e Abdullah, o livro é uma viagem por gerações e personagens onde atitudes tomadas por um, reflete-se de forma incomensurável na vida do outro. É uma gama gigante de personagens, vilas e países que de forma direta ou indireta aglutinam-se para rebater na vida de Pari e Abdullah. Claro, em se tratando de Kaled Housseini, a guerra não poderia ficar de fora.

É impossível fazer um panorama do Afeganistão retratando o modo de vida e de pensar de seu povo sem mencionar este mal que independente dos avanços tecnológicos e humanistas que nossa espécie tenha alcançado, consegue parecer etéreo ao homo sapiens. Mas de forma sábia o autor não foca no conflito em si. Ele prefere focar-se na vida de gente comum que não pediu pra que a guerra acontecesse mas que vê sua vida jogada num carrossel de acontecimentos quase inverossímeis.

Uma parte muito reflexiva da narrativa é o modo que o autor descreve como os afegãos que permaneceram no país no decorrer do conflito enxergam aqueles que se evadiram. É como se não fossem dignos de chamar aquela terra de sua, e independentemente de estarem corretos ou não, quem pode censurá-los? Ainda há uma crítica leve, porém marcante, àqueles nativos que decidiram lucrar em cima das pessoas e organizações que se dispuseram a ajudar na amenização do sofrimento do povo. São momentos que valem a reflexão sobre nós como seres sociais, éticos e religiosos. E vale ressaltar que o autor faz isso não forma didática mostrando onde e como devemos pensar. Isso é feito de forma orgânica e de mansinho. Quando você se dá conta já está pensando sobre você como um ser social e em suas atitudes e se questionando se realmente tem sido alguém digno de nota.

Apesar de toda tristeza que permeia a obra e um final que parece caminhar para um fim melancólico e injusto, Kaled Housseini faz questão de deixar uma chama acesa de esperança na tentativa de mostrar que por mais infeliz, trágica e injusta que seja a vida, ainda é possível vislumbrar coisas boas para um futuro que mesmo assustador, pode ser incrível, belo e cheio de surpresas boas.

site: http://ricardobernardo.blogspot.com.br/
Grampola 12/07/2018minha estante