Como organizar sua vida financeira

Como organizar sua vida financeira Gustavo Cerbasi
David Loades

Resenhas - Como Organizar sua Vida Financeira

Caio 05/12/2010

Gustavo "Didático" Cerbasi
Gustavo Cerbasi não foi o pioneiro no ramo dos guias de finanças pessoais, mas foi certamente um dos mais bem sucedidos na área, com várias publicações que tocam nesse assunto.

O volume em questão é estramente didático na exposição dos conteúdos, sempre coerente e acessível. Destina-se a todo aquele que deseja maximizar o poder do próprio e suado dinheiro, mas sem propor fórmulas mirabolantes e duvidosas - portanto se é isso que você busca, esse é o livro errado.

O projeto do Cerbasi se baseia em dois pilares básicos: consumir menos do que se ganha e investir o restante de maneira produtiva. Para isso, ele dá dicas de como sanear as despesas e elaborar relatórios de gastos pessoais com o intuito de diagnosticar os drenos que acabam com nosso dinheiro. Atendendo ao outro aspecto de sua proposta, ele também dá algumas dicas simplificadas sobre os investimentos mais seguros, os mais rentáveis, os mais simples, etc., fazendo também algumas considerações introdutórias sobre tributação.

Para quem acredita que um livro como esse se destina a quem ganha rios de dinheiro para investir, engana-se redondamente. É justamente esse mito que o autor busca desfazer, demonstrando que a partir de pequenas somas guardadas periodicamente e investidas com consciência, é possível alcançar a chamada independência financeira - situação em que os dividendos gerados pelos seus investimentos cobrem suas despesas cotidianas e ainda permite a perpetuação da massa de capital investida, cobrindo a inflação.

Deve-se reconhecer, contúdo, que é apenas um guia introdutório, portanto para informações mais profundas sobre cada tema será necessário recorrer a outras fontes de informação. Mas sempre vale a leitura, pois é um livro direto, bem escrito e sem aquele velho economês que assombra as colunas de nossos periódicos voltados aos assuntos financeiros.
Anderson 16/08/2013minha estante
Excelente resenha.

Juliana.Franz 29/01/2023

Gostei do livro, é uma leitura que flui, terminei em poucos dias. O autor dá várias dicas de como evitar compras desnecessárias, como sair do endividamento além de dar vários exemplos de como começar sua poupança. Gostei, fiquei com vontade de aprender mais sobre investimentos.
LOSK 29/01/2023minha estante
Resenha top

Vanessa 27/02/2020

Direciona ...
Gustavo Cerbasi mestre em Administração, consultor, planejador família e economia doméstica nos trás em Como organizar sua vida finaceira o básico que deveriamos apreder na escola o no mínimo com nossos pais em casa, metodos do bom uso do dinheiro, gastar, polpar, investir e da qualidade e equilíbrio financeiro.
Thales.Pereira 09/01/2022minha estante
Gente como faço pra ler esse livro

Daniloxhp 07/02/2020

Demasiado específico
Mesmo com certo conhecimento de educação financeira, fiquei meio perdido em ideias e conceitos utilizados pelo escritor. O modo em que os temas foram expostos, iniciando com definições técnicas logo após a introdução e passando por cada capítulo como temas independentes que às vezes pareciam ter caído de paraquedas naquele ponto do texto acabaram me deixando confuso e, principalmente, cético em relação à aplicabilidade total do sugerido para qualquer pessoa que queira organizar sua vida financeira, como deveria ser a proposta do livro. Meu ceticismo aumenta quando são lançados modelos padrão de porcentagens de alocação ou modos de agir, que claramente funcionam para o autor mas não necessariamente para todos os leitores.
Em outras palavras, a disposição, descontinuidade e especificidade do conteúdo pecam em atender o público-alvo total de maneira didática e eficiente.
Juliana Gomes 12/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha.
Me senti perdida no livro em diversos momentos, achei que seria somente comigo, pois vi tantas resenhas falando tão bem.

Foggia 18/04/2010

Só lucro!
Ótimas dicas de como tornar sua vida financeira mais equilibrada e produtiva. O autor possui ainda um site através do qual nos fornece alguns subsídeos como tabelas, simuladores e muitas outras informações complementares para que o leitor possa realmente obter um bom resultado. Leitura que vale (na perfeita acepção da palavra) a pena!

Laurinha 30/06/2010

Estou dando uma parada na leitura pq não estou tendo muito tempo pra ler ultimamente. Mas depois vou continuar.

Flavinha 20/07/2011

Como Organizar Sua Vida Financeira - www.chatadoslivros.blogspot.com
Como Organizar sua Vida Financeira segue quase a mesma linha de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. A diferença entre os dois é que o primeiro é mais voltado pra quem está no vermelho e quer sair dele e o segundo é direcionado para quem vai começar uma vida a dois.

Este livro nos trás muitas dicas sobre como controlar os gastos através de planilhas, identificando assim o que é um gasto básico, um gasto eventual e o que é desperdício.

Ele ajuda os leitores a terem mais consciência nas suas escolhas financeiras, a dar mais valor ao seu dinheiro e a se organizar melhor, com o objetivo de manter sua conta no azul.

Para pessoas ansiosas, agitadas e distraídas às vezes se torna muito complicado administrar seus gastos. Há quem pense que esse é um problema que se destina a mulheres, mas muito pelo contrário, nessa era de stress em que vivemos, várias pessoas de ambos os sexos encontram consolo nas compras e acabam adquirindo produtos que geralmente não precisam só por causa da sensação de poder que o gastar dinheiro trás.

Neste livro aprendemos a pensar com cuidado sobre as nossas escolhas, e aprendemos também a identificar o porquê de estarmos na condição financeira que estamos atualmente e nos dá sugestões para mudar essa situação de uma maneira segura, sem privações e com disciplina.

Recomendo este livro pra quem quer dar uma virada na sua conta bancária e começar a planejar uma vida futura mais estável, segura e com melhores rendimentos.

www.chatadoslivros.blogspot.com

renanlima 02/12/2013

Indispensável
Útil para quem tem nenhum ou pouco conhecimento em gestão financeira.

Mano 05/12/2014

Finanças pessoais
Nós que vivemos num país de tanta dificuldade para ter renda e constituir patrimônio, devemos estar atentos a ensinamentos básicos sobre finanças e formas de garantir uma vida mais sustentável. Cerbasi dá dicas de obter uma vida mais segura e mais consciente, mostrando formas de organizar-se, quer tenha dinheiro ou não, porque passa pelo crédito, pelas dívidas e pelos investimentos. Aborda com clareza e bons conceitos o que precisamos para o dia a dia. Gostei!

Pedro 21/05/2024

Como usar seu dinheiro
Esse livro é muito bom para quem está querendo aprender a usar da melhor forma o dinheiro que tem. Ele aborda diversas situações diferentes, e técnicas para qualquer um conseguir aplicar e ir melhorando aos poucos em seus objetivos. A metodologia de ensino que o autor usa é muito leve e de fácil entendimento.

Lucas Aranha 02/02/2017

Super didático e leitura fácil!
Mais uma vez Gustavo Cerbasi fazendo chegar até nos os entendimentos do mercado financeiro. Através de uma leitura boa e simples a gente sai do livro pronto para começar organização do nosso dinheiro. Sem jargões técnicos e linguagem difícil , Cerbasi nos ensina o caminho para a independência financeira!

site: http://leituraempreendedora.net/

Felipe.Tostes 27/03/2017

Saia do buraco...
O tema Finanças Pessoais é por boa parte dos brasileiros, desprezado. Poucos são os que acesso a um conhecimento mais específico sobre este assunto. O perfil do brasileiro é, em sua maioria, formado por tomadores de crédito, em vez de poupadores. Através de uma linguagem muito simples, o autor Gustavo Cerbasi estabelece maneiras assertivas de conduzir a organização da vida financeira, com a recomendação do uso de uma planilha de orçamento doméstico (base anual), que considere o efeito da inflação no cotidiano. Além disso, identifica o que deve ser feito conforme a situação em que o leitor se encontra em suas finanças. Leitura excelente, como boa parte da obra do autor, chamando todos nós para a ação rumo à independência financeira.

Cássia 10/08/2017

Ótimo livro de primeiro passo rumo ao controle de suas finanças
Ótimo livro para obter conceitos e fundamentos acerca do tema finanças pessoais, gestão financeira familiar. É um livro básico uma ótima opção para iniciar a tomar o controle da sua vida financeira.

Gnomot13 23/08/2017

É bom.... Mas bem básico.
Para quem já vem estudando e organizando a vida financeira o livro deixa um pouco a desejar e se torna entediante. Mas acredito que para quem está começando são lições básicas e muito importantes que podem mudar a vida de todo brasileiro.

Mitch 28/09/2017

Comece por aqui!
Excelente leitura para quem está se sentindo perdido na vida financeira. Com dicas e planejamentos simples de serem executados, o leitor pode pôr em prática tudo o que é ensinado ao final de cada capítulo. Leitura leve, com bastante referências sobre o que está sendo tratado. Recomendo a leitura.