O Pistoleiro

Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Pablo jan 26/12/2009

Não vale a pena
Tentei ler com imparcialidade para ver aonde essa história iria me levar. Confiei na reputação de Stephen King. Encurtando, esse livro foi uma decepção total, o pior que li esse ano.

A história é confusa e por vezes você se sente lendo algo que, se não estivesse ali, não faria qualquer diferença. Não tem como se interessar pelo que está impresso nas páginas. O livro não chegou a mim e eu me encontrei lendo uma coisa sem nexo e cansativa. Só terminei porque comecei.

Os diálogos são esquisitos e difíceis de acreditar. Há muitos flashbacks (não menos esquisitos) e quando eu sentia que um entraria em cena eu já fechava o livro e respirava fundo. A escrita não é pobre, mas é confusa.

Dei 1 estrela somente por duas mínimas partes que me interessaram lá pelo final. Queria ter gostado do livro, mas não deu. Varia de pessoa para pessoa, contudo, esse "clássico" não desceu.

Tenho curiosidade de saber como acaba, mas não me animei mesmo para continuar.
Pablo jan 23/06/2011minha estante
Rodrigo,

Eu desconhecia o fato de ser necessário prestar um exame para comprovar a habilidade de alguém para expressar sua opinião sobre um livro que não gostou. Se esta obra do "escritor mais popular do mundo" visasse somente ao público que dá 5 estrelas para ela e a aplaude de pé, então seria mais conveniente que Stephen King a tivesse deixado dentro da gaveta de sua escrivaninha, afinal, cada um se comporta de maneira diferente ao apreciar um livro, ou música ou qualquer outra forma de manifestação de pensamento.

Quanto à minha descrição que, segundo você, seria merecedora do Prêmio Nobel, agradeço, embora eu não tenha submetido minha opinião à apreciação de uma banca como à do referido prêmio.

Por fim, em vez de ressaltar os pontos de minha opinião que te desagradaram, seria mais conveniente e produtivo para nós dois que você ressaltasse os motivos que fazem de O Pistoleiro uma obra tão prima para você.

Abraço.

G. Pedro 25/07/2011minha estante
Sem querer arrumar confusões, todos erram, mas isso foi uma pérola. Só terminei porque comecei.

Mas como a escrita e opinião variam de pessoa á pessoa, não lhe condeno por isso, até porque, não tenho esse poder.

Ghuyer 03/08/2011minha estante
Teimoso que sou, às vezes me ponho a terminar alguma coisa apenas por já ter começado, e por isso acho que entendo o Pablo Jan. Por outro lado, essa situação não se aplicou comigo durante a leitura de O Pistoleiro. Não achei um grande livro, fato. É um pouco arrastado (não achei confuso; complexo sim, devido à estrutura utilizada). Mas tem seus momentos, e funcionou para me deixar intrigado com a continuidade da história. É o que bastou para mim. Quero ler o restante d'A Torre Negra. Se O Pistoleiro fez isso, cumpriu seu papel, na minha opinião. Uma pena que o mesmo não tenha acontecido com você, Pablo.

Naldinh o/ 07/11/2011minha estante
É isso ai Pablo, todos temos direito de gostar ou não gostar de algo, e é claro se vc começou a ler a história tinha que ler todo para saber se gostava ou não, vc poderia começar a gostar so no final, vai saber. Todos temos o direito de expressar nossas opiniões a respeito de tudo.

Aline Ramos 24/01/2012minha estante
Eu concordo com vc Pablo! Podemos escrever uma resenha e nossa opinião da forma quisermos e acho que todos tem que respeitar a opinião do outro. Eu tb ja li muitos livros, apenas pq comecei, mesmo achando chato, pois nao gosto de "largar" um livro no meio.

Pablo jan 30/01/2012minha estante
Nunca pensei que essa simples resenha renderia tantos comentários, haha. Obrigado a todos. Bom, reconheço que fui infeliz ao escrever aquela frase, que o G. Pedro sabiamente classificou como "pérola". A ideia que eu quis passar, como apontaram o Ghuyer, a glorinha e a Alline, foi a de quê eu me esforcei muito pra terminar o livro para não abandoná-lo pela metade. Existem livros que se arrastam por páginas e páginas e só no finalzinho surgem coisas que acabam por agradar imensamente, eclipsando, assim, os aspectos negativos da obra. E, como vocês podem ver, a resenha é bem rasa mesmo; destaquei superficialmente os pontos que me desagradaram e fim. Sintetizando o que disseram a Alline e a glorinha: só expressei minha opinião à minha maneira (e, novamente, sei que não fiz isso da melhor forma aqui - vivendo e aprendendo). Enfim, obrigado Ghuyer e Venice por mostrarem por que valeria a pena continuar lendo os livros da série. Vou reler O Pistoleiro e ver se me "uno em matrimônio" com a obra, como disse a Venice, afinal, faz anos que li esse livro e vá que ele seja do tipo que "grow on you". :)

miranda 17/02/2012minha estante
dá-lhe pablo jan!gostei da forma 'classuda'' com a qual vc aparou as ''alfinetadas''...

Alisson 14/05/2012minha estante
Gostei não pela resenha, mas pela forma com que vc respondeu aos comentários. Você abriu uma opinião sobre o livro no espaço da resenha e buscou um aprimoramento dessa opinião nos comentários. A maioria das pessoas não busca saber o por que de um livro ser bom para os outros, se ele não foi uma boa leitura para elas mesmas.

Mauro 19/09/2012minha estante
A verdade é que, quando eu li O Pistoleiro pela primeira vez, também achei o livro arrastado e confuso. Todavia, me confiando no mestre King, comecei a ler o segundo livro, A Escolha dos Três e, como o proprio King fala na introdução do Pistoleiro - o primeiro livro é realmente complicado e dificil, mas se vc conseguir perseverar para o segundo, verá que aquilo realmente valerá a pena. E posso te dizer, Pablo Jan, a partir do segundo, com certeza vale a pena!

Gabriela 30/09/2012minha estante
Também achei confuso e complexo o primeiro livro da série, li uma vez e deixei de ler lá pelo finalzinho. Depois peguei pra ler de novo, dessa vez do começo, e fui até o final. É um livro pequeno, 200 e tantas páginas, mas que dá mais trabalho que muitos de 400 páginas. Apenas na segunda vez que eu li que eu "saquei" que aquele era um livro para não levar ao pé da letra, um livro para "sentir" e não tentar entender tudo denotativamente, é realmente um livro que as vezes não tem nexo.

bardo 07/02/2014minha estante
Não vou te apedrejar Pablo, mas dando uma lida em alguns comentários e em algumas respostas suas, e dando uma olhada na sua estante, se eu entendi bem vc nunca leu nada do King?? Se for o caso leia outros livros dele, alias leia muitos outros livros dele antes de se aventurar pela Torre. Primeiro pq existem muitas referencias ali de livros anteriores, segundo para vc se acostumar com o estilo dele, que para muitos sim é cansativo.Não entenda como uma crítica mas eu acredito que vc ainda não estivesse pronto para a Torre quando começou a ler. E se leu o prefácio vai perceber também que muitos fãs do King tb não conseguiram ler.Te recomendo ler os livros de contos dele, Carrie, O Iluminado, Zona Morta, Os Estranhos, A Coisa e a Dança da morte, se conseguir achar o Trocas Macabras leia, é muito bom!!!

vsc bibliotecária 21/05/2014minha estante
Eu pensei que o problema era comigo, pq já tentei ler duas vezes e tbm tive a mesma impressão que vc, Pablo.
Mas não desisti de ler a série, só dei um tempo para me sentir preparada para tentar novamente.

André 09/09/2014minha estante
Concordo plenamente. Além de um discurso vazio em diversos momentos ("se não estivesse ali, não faria qualquer diferença"), o cenário descrito é muito pobre. Estou no segundo livro (e ainda não desisti), mas, diferentemente de muitas outras leituras, não me traz aquele interesse de saber o que está para ocorrer nas próximas 5 páginas.

Aliás, o prazer da leitura é instantâneo e não retroativo. Se a história apara suas arestas no último livro, penso que somente este passa a ser interessante. A avaliação dos anteriores não se altera.

Rowaminha 17/11/2014minha estante
Você vai entender, quando ler o próximo, garanto :3

Durulão 17/01/2015minha estante
Dizia a minha vó: Se ainda não deu certo é porque não chegou ao fim. King mesmo disse que se perseverasse no livro jamais se arrependeria. O motivo dessa bagunça toda ele justifica na idade, mas quem aos 19 anos escreve um bom livro?

Rascunho 30/01/2015minha estante
Respondendo a Durulão.
Creio que Susan E. Hinton, entre os 15 e 17 escreveu The Outsiders. E é um bom livro.

Guilherme Aura 13/02/2017minha estante
Pior livro que li também, fiquei perdidaço, fui, voltei, fui, voltei, bem qualquer nota

Eduardo 14/11/2018

"Vá então. Há outros mundos além deste."
"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás." É assim que começa A Torre Negra, uma saga de mais de 4000 páginas dividida em sete livros e um spin-off.
A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre O Pistoleiro é, na realidade, um apelo àqueles que, por ventura, acabam desistindo da série justamente por conta desse primeiro livro: não façam isso. O livro deixa o leitor com mais dúvidas do que explicações, é uma obra cheia de detalhes, histórias entrecortadas, referências não completamente explanadas, mistérios que continuam sendo mistérios, e, para o leitor que é mais acostumado com uma narrativa linear e um conteúdo mastigado, isso pode ser um grande incômodo. Eu gosto de livros que não me dão a história mastigada, mas me fazem ficar na expectativa, criando elos e suposições, portanto não encontrei incômodo algum nesse livro. Todavia, me deixou sim com a cabeça cheia de dúvidas, e foi por isso que esperei ler pelo menos mais dois volumes de A Torre Negra para me certificar de dar um tratamento justo à resenha de O Pistoleiro. Cogitado e atestado: Stephen King é simplesmente genial!
Roland Deschain é o último pistoleiro de um clã de pistoleiros de sua terra, que por enquanto permanece uma incógnita, tanto quanto o tempo em que as narrativas acontecem. A saga inicia-se em um deserto, também desconhecido, mas em meio à uma terra aparentemente desolada, onde Roland persegue incessantemente o "homem de preto", uma figura misteriosa (talvez um mago, um padre, um pastor) que pode ajudar o pistoleiro a chegar à Torre Negra, sua grande obsessão. Por algum motivo até então não revelado, o único propósito de Roland em sua vida é alcançar esse objetivo. A Torre aparentemente representa uma força responsável pelo tempo, pelo espaço e pelo destino, e, de alguma maneira, está sofrendo uma alteração substancial, algo que o pistoleiro considera como causa de "o mundo ter seguido adiante". O homem de preto provavelmente tem respostas para isso.
Durante essa caminhada, Roland conhece um agricultor e seu misterioso corvo e chega, posteriormente, à pequena cidade de Tull, onde consegue mais pistas sobre o homem de preto. A chegada de Roland talvez seja um dos pontos mais curiosos do livro. Até então, não se sabe se o cenário desértico da narrativa é realmente uma representação pós-apocalíptica ou retrata um passado distante. Até que "Hey Jude" começa a ser tocada em um piano de um bar. Ora, que época é essa? Como podem coexistir um mundo de clãs e pistoleiros e um mundo onde se toca Beatles em um bar com cara de faroeste? Esta é a primeira das várias "experiências musicais" da saga. E elas não estão ali à toa. Absolutamente nada está ali à toa.
Saindo de Tull, onde Roland vive uma verdadeira experiência de filme de faroeste, e continuando a seguir pelo deserto, o pistoleiro se depara com um posto de diligências. Ele encontra então Jake Chambers, um menino de onze anos, vindo da Nova York dos anos 1970, e que não fazia ideia de como havia chegado até aquele local. Tudo o que ele soube dizer, posteriormente, foi que havia sido atropelado e, que nos momentos finais de sua morte, havia visto o homem de preto a seu lado. E de novo o viu naquele mundo de Roland.
Nasce então uma relação singular entre os dois. Roland, até então aparentemente um homem durão, vê-se afeiçoado imensamente pelo menino que acabara de conhecer, enxergando nele talvez a figura de um filho. O perigo começa então neste momento: ao continuar sua perseguição ao homem de preto com Jake de companhia, o pistoleiro começa a perceber que o menino "sabe de coisas sem saber porque sabe". Julga também que sua afeição por Jake, por alguma razão, pode ser um truque do homem de preto. As aventuras pelo caminho e as cogitações de Roland mudarão o rumo da história. Ou será que essa história já estava escrita?
Baseada no poema de Robert Browning, "Childe Roland to the Dark Tower Came", em narrativas arturianas, no universo de Tolkien e em diversas referências culturais do mundo contemporâneo, A Torre Negra começa de forma magistral com O Pistoleiro. Por mais que o livro lembre muito um universo de faroeste, isso não é nem a ponta da ponta da ponta do iceberg.
Como eu já havia mencionado, muitos mistérios continuarão obscuros após o fim do livro. Entre eles, os que mais me chamaram a atenção foram o misticismo presente no número 19; a relação dos nomes com locais bíblicos; a presença de certas modernidades como representação de resquícios, e não de evolução; a "língua superior"; e, claro, o passado de Roland.
Provavelmente o ponto mais avassalador de O Pistoleiro está nas cenas finais, passadas em uma gólgota (e isso não é spoiler). O diálogo que se passa nas últimas páginas é o tipo de coisa que vai martelar a minha cabeça por todo o sempre. A Torre Negra fala, acima de tudo, sobre destino, sobre o tempo, sobre a relatividade do espaço. É possível que o destino seja algo escrito, mesmo com o livre-arbítrio? É possível que um conjunto de pessoas viva destinos diferentes simultaneamente? É possível que a ligação entre o tempo, o espaço e o universo seja fruto de uma força controladora? Se o universo é controlado por um ser superior, é possível que ele tenha "assumido" o controle do universo, e não o criado?
Para enfatizar a aura de mistério com que O Pistoleiro é finalizado, termino essa resenha com uma das frases mais célebres dessa série (que se repetirá em volumes seguintes, mas que aparece pela primeira vez aqui), dita por Jake, um dos personagens pelos quais me apaguei mais rapidamente em minha experiência literária: "Vá então. Há outros mundos além deste." E não apenas mundos, Jake.
Rog. 15/11/2018minha estante
:O

F.H. Carvalho 15/11/2018minha estante
Sinceramente eu tenho preguiça de ler alguns livros do Stephen King. Até hoje nunca terminei Saco de Ossos. Mas a sua resenha é incrível (E não sei como mas, me fez querer ler) Parabéns!

Nath 15/11/2018minha estante
Se antes eu tinha alguma dúvida sobre iniciar ou não a leitura dessa série, agora não mais! Lerei sem dúvida!! (E Hey Jude, é uma das minhas músicas da diva *-*) Resenha incrível, Eduardo!

Eduardo 15/11/2018minha estante
Alguns livros do King são meio arrastados, Fernando. Mas eu gosto desse estilo, porque eu gosto de narrativas longas (desde que elas não sejam um tempo perdido kkkk - e as do King não são, pelo menos no meu ponto de vista). Até agora, durante esses quatro livros da série, não senti esse incômodo.
E muito obrigado :D Fico lisonjeado com o "me fez querer ler" [emoji de face corada] kkkkk

Eduardo 15/11/2018minha estante
Eitchaaaa, Nath! Agora fiquei lisonjeado e acanhado kkkk. Muito obrigado *--* O Pistoleiro é um livro considerado meio "avoado" por boa parte dos leitores, e muitos desistem aí. Mas, assim que a série segue, você começa a entender os "porquês sim" e "porquês não" do primeiro livro hahaha.
Quanto a Hey Jude, gosto muito também! Foi a primeira cena em que eu fiquei "eita, o que tá acontecendo aqui?" kkkkk

Márcia Almeida 17/11/2018minha estante
Adoro resenhas como a sua, que nos deixa uma vontade de começar a ler o livro agora! Parabéns Eduardo!

Eduardo 17/11/2018minha estante
Márcia, fico muito lisonjeado e acanhado kkkk. Muito obrigado :D Às vezes eu me empolgo mesmo hahaha

Barão 05/01/2019minha estante
Termo eu de ler agora e sua resenha me ajudou muito a entender mais desse livro, com certeza irei continuar a ler a série!

Eduardo 06/01/2019minha estante
Fico muito feliz, Alisson :) Continue sim! Até esse momento li os quatro primeiros e meu preferido até agora é o quarto. Muita coisa será explicada durante os próximos livros. A série é muito boa. Tô bem curioso pelo restante.

Barão 11/01/2019minha estante
Menino, eu estou quase terminando o segundo e estou amando muito, está sendo bem mais fácil a leitura que o primeiro livro!!!

Eduardo 11/01/2019minha estante
Parece até que foi outra pessoa que escreveu, né? Kkkk. O texto é realmente mais fácil e você já começa a ficar situado em relação a várias coisas de O Pistoleiro. Ainda assim, mesmo tendo lido metade dos livros, algumas coisas do primeiro continuam obscuras haha. O terceiro esclarece mais pontos ainda e o quarto é incrível, porque a partir dele você conhece o passado do Roland.

Vanessa 16/01/2010

Receita para uma fábula moderna em 7 lições.
Pegue um pouco de future-pop, tire Childe Roland das mãos de Robert Browning e o jogue nas terras devastadas de T.S Eliot, dê-lhe pistolas, chame Clint Eastwood para lhe dar umas aulinhas de sobrevivência no velho oeste e a ética dos bons companheiros. Não se esqueça de colocar uma pitada de távola redonda.

Esqueça de Deus e suas mal traçadas linhas e siga o ka (ou deixe que ele faça o que tem que fazer), mas acredite em demonios que são rubros, e que são reis. Ignore o tempo dos relógios e dos calendários, dê razão a toda e qualquer tipo de inteligência artificial (não exclua jamais trens que brincam de advinhações, mesmo que isso seja tão improvável como lagostas gigantes e famintas por dedos.)

Ponha o romantismo dos grandes heroís a favor de um ideal mas também coloque as dúvidas que os assombram e quase todos se esquecem que existem. Casais devem fazer parte, mas não é necessário que sejam felizes para sempre. Coloque obstáculos, tais como poços fundos, trilhos de trens, pratos voadores,portas e portais atemporais. Não se esqueça dos vilões básicos, como bruxas, magos, demônios, reis enlouquecidos, lobos famintos e psicopatas que ignoram a noção de tempo e espaço.

E o principal, Uma Torre, e que seja negra.
E uma rosa, que seja de sangue.
Resende 06/07/2012minha estante
Parabéns. Resenha bem ao estilo do livro msm!!

Lucy 10/11/2012minha estante
Brilhante resenha! Não resisti, começo o livro agora. ;-)

Wini 08/02/2013minha estante
Resenha perfeita.

Myla 15/01/2015minha estante
Comecei a ler a coleção agora e com sua resenha só tive mais vontade!

"Uma Torre, e que seja negra.
E uma rosa, que seja de sangue."

Não vejo a hora de chegar ao fim, mesmo sabendo que quando chegar eu terei vontade de voltar pros mundos de A Torre Negra.

Mayol 21/03/2015minha estante
Adorei, vou ler novamente.

loma 08/06/2018minha estante
Ótima analise

João Victor 12/10/2018minha estante
Que análise magnífica. Mas só dei 4 estrelas devido a muitas questões em aberto que, com certeza, serão esclarecidas nos próximos volumes da série.

Diego 23/02/2020minha estante
Deu vontade de começar a ler a saga de novo.. Só pra vê se termina diferente dessa vez.

Abrahan 06/09/2020minha estante
Deu vontade de ler agora

Daniel.Freitas 25/01/2021minha estante
Achei esse livro cansativo. O filme é melhor.

Tori 10/12/2021minha estante
Agora é uma obrigação, eu preciso ler....

Resenha impecável!

Gabriel 26/08/2017

Chato e superficial
Não vou me estender mais por que nem quero falar sobre esse livro. Um erro. Felizmente é consenso geral que esse é o pior livro da saga. Muito ruim mesmo, não dou menos por que o final foi bom.
Daniel 26/08/2017minha estante
estou lendo ele e dormindo em algumas partes...
vai continuar a ler a saga?

Gabriel 26/08/2017minha estante
Vou sim, por que sei que esse primeiro é uma anomalia

Daniel 26/08/2017minha estante
o que vc acha da gente começar uma leitura conjunta? se gostar da ideia me passa uma maneira de termos contato

Gabriel 27/08/2017minha estante
Oi Daniel, eu estou lendo os livros do Stephen em ordem de lançamento, então não sei quando vou ler o segundo. Se quiser vou te mandar o meu Whats

Cláudia 31/08/2017minha estante
Eu li, acho que em 2009, e não me empolguei de continuar a série de tão blé que foi.
Quando o box estiver num preço acessível, vou comprar, mas vou direto pro 2o livro. No mais, posso até ler a HQ pra relembrar a história do Pistoleiro.

edi 24/09/2017minha estante
Também não gostei desse livro... Terminei porque não costumo deixar livros pela metade ainda que a leitura seja arrastada. Conseguiu ler os outros?

Gabriel 25/09/2017minha estante
Ainda não li os próximos, Edi. Mas vou ler acho que mês que vem o próximo!

Daniel 23/10/2017minha estante
Vamos ler né Edi, dizem que ainda tem esperanças...

edi 29/10/2017minha estante
Então... Dizem que o primeiro é o pior mesmo, acho que vale mais uma tentativa...

Taisa 28/07/2016

Poucas coisas na vida são certas,uma delas é que eu teria adorado esse livro.....se eu tivesse entendido.

Normalmente não vou atrás de resenhas de livros assim que os termino pois não gosto de "interferências" de outras pessoas, mas neste me senti na obrigação de ir. Porque apesar de ter gostado muito, não sei o que falar, uma vez que muitas coisas acontecem mas poucas explicações foram dadas.

As resenhas que falaram um pouco mais sobre a história me contaram coisas que o livro não contou, nomes e palavras que definitivamente não estavam ali. Das duas uma, ou eu li uma edição especial e banguela que está faltando partes, ou essas pessoas estão fazendo a resenhas depois de já ter lido os outros livros da série. Acredito que a segunda opção.😁

Normalmente esperamos do primeiro livro da série uma apresentação, aquele em que o autor nos explica o universo em que a história se passa, onde estamos, para onde vamos, quem é quem. Esse não foi o objetivo aqui, a narrativa é daquele tipo que você já pega o bonde andando, e está todo muito preocupado na caçada ao Homem de Preto que ninguém nem se dá ao trabalho de perceber você ali boiando geral.

Basicamente é isso. A busca dele, O Pistoleiro (Roland para os chegados), ao Homem de Preto. Durante essa viagem vimos que para alguns esse Homem faz papel de Deus e para o outro de Diabo, há alguns flashbacks e acontecimentos insanos que te ajudam, ou não, a se orientar mas nada que faça você entender quem está em que lado.

Os personagens são incríveis, meu preferido é claro o possível vilão Homem de Preto, adorei seu humor, mas não sei, a história é tão alienada que tudo pode acontecer, difícil saber o que nos aguarda.

Sem dúvida continuarei a série, mesmo porque eu PRECISO entender o que está acontecendo. Ele ainda tem uma pegada de fantasia, sobrenatural, acho que deve ter, pelo menos me pareceu que tinha....
E também parece uma distopia, mas não tenho certeza...
Mas as vezes eu acho que parece dois mundos distintos que em algum ponto vão se conectar, mas também não estou muito certa.....

Deu para entender? =/

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Giovani 12/08/2016minha estante
Pense num episodio de serie de TV que começa no meio da história e depois te conta o que aconteceu até aquele ponto. É mais ou menos isso com a série A Torre Negra.
Ela começa no meio da busca do Pistoleiro e, ao longo dos demais livros, o Autor vai contando os detalhes. Vale a leitura, apesar dos altos e baixos (mais altos que baixos).

LLana396 22/08/2016minha estante
Vc teve exatamente a mesma experiência que eu tive!! Me senti péssima, pq não consegui entender quase nada... Mas diferente de vc, eu abandonei, mesmo amando o King, essa saga eu vou deixar passar...

Taisa 24/08/2016minha estante
Lana que bom em saber que eu não fui a única....kkkkkk
A impressão que eu tive quando vi todo mundo falando dele nas resenhas é que eu tinha lido uma versão diferente ou puado páginas...hehehhehe

Taisa 24/08/2016minha estante
Giovane, entendi obrigada!
Apesar de boiar bastante, eu pretendo sim continuar, estou bem curiosa com o desenrolar das coisas...!

Jefson 12/11/2016minha estante
Lana, não abandone. Os livros seguintes são ótimos. ?

Taisa 12/11/2016minha estante
Então, pelo que o Jefson e outros amigos falam as coisas só melhoram Lana, confesso que não me sinto super animada mas vou confiar e ler os outros da série.
Bjus
;)

Henrique 06/12/2016minha estante
Excelente. Eu tive exatamente a mesma sensação que você descreveu. Ao terminar o primeiro volume, achei que tinha algo de errado - as pessoas só poderiam estar resenhando a serie completa.
Continuarei a ler os outros por pura curiosidade.
Tomara que a sensação de ter caído do caminhão de mudanças não me acompanhe pelos próximos livros.

Taisa 10/12/2016minha estante
Henrique sim! Vamos na fé! Kkkkkkkkkk

Fernando Lafaiete 23/06/2018

O Pistoleiro: Uma leitura estranha que poderia ter sido melhor!
***NÃO possui spoiler***

O Pistoleiro inicia a série A Torre Negra que é considerada pelo próprio Stephen King sua obra mais ambiciosa, assim como é considerada por muitos leitores sua grande obra-prima. Inspirada nos romances de J. R. R. Tolkien, no poema “Childe Roland To The Dark Tower” de Robert Browling e em filmes de faroeste, o autor cria uma narrativa focada em uma jornada cheia de perigos e aventuras.

A trama se inicia com o protagonista perseguindo no deserto um homem de preto que tudo indica estar indo para a famigerada Torre Negra. Tal perseguição é repleta de mistérios e de encontros estranhos que o personagem central passa a ter com pessoas no mínimo suspeitas. King levanta milhares de perguntas e não se preocupa em explicar nada. A sensação inicial que tive ao começar a leitura, foi a mesmo que tive quando comecei a ler Jardins da Lua de Steven Erikson. Me senti completamente perdido!

A jornada apresentada é repleta de backgrounds que vão se misturando com eventos atuais em uma mistura de coisas interessantes com coisas enfadonhas. A narrativa expõe uma jornada morna que tem grandes chances de deixar o leitor confuso e cansado da estória; além de transparecer que é uma jornada sem propósito algum. Mostrar que o grande objetivo do pistoleiro que dá nome ao livro é chegar à Torre Negra, não me soou como algo que traga de fato peso narrativo.

A trama apresenta aspectos fantásticos e questionamento acerca do universo, que foram o que me instigaram não só a terminar a leitura deste primeiro volume, como me deixou curioso para ler as continuações. O homem de preto é um antagonista bacana, mas que na minha opinião foi mal aproveitado. Os diálogos finais me pareceram fracos demais para o que eu estava esperando e a sucessão de coisas esquisitas entregadas no desfecho não me satisfizeram.

Ser uma leitura confusa, cheia de coisas estranhas e uma narrativa morna fazem de O Pistoleiro um livro ruim?

Sinceramente, por ser o primeiro livro de uma série de 8 livros, não esperava que o autor me entregasse todas as respostas..., Isso é óbvio! Se ele entregasse tudo no primeiro, não faria sentido existir outros 7 para serem lidos. A questão é que sendo Stephen King, esperava um livro melhor. Melhor estruturado e melhor desenvolvido. Li sem expectativas graças a amigos que já haviam me alertado que na opinião deles este começo não me agradaria. Mas ainda assim, não considero uma leitura ruim, apenas foi uma leitura morna demais para o meu gosto.

Queria ter visto mais ação, a apresentação de um vilão mais palpável e uma narrativa mais fácil de ser compreendida e que me fizesse pelo menos me importar com os personagens. Não encontrei nada disso aqui, mas ainda espero que os demais livros me surpreendam ao invés de me desanimarem.
Maria 23/06/2018minha estante
Me senti muito representada nessa resenha! Rsrs

Fernando Lafaiete 23/06/2018minha estante
Que bom Maria. Não posso classificar como uma decepção porque fui alertado antes dos possíveis problemas que encontraria. Mas ainda assim espera algo superior ao que encontrei. Esperanças agora estão nos próximos volumes. Rsrs

Fernando Lafaiete 23/06/2018minha estante
Errata: [...] esperava algo...

Maria 23/06/2018minha estante
Eu fui com grandes expectativas! Não gosto de ler muito sobre esses livros, pra ir de cabeça leve hahah!

Lucfaricarv 23/06/2018minha estante
Oi! Se não me engano ele começou a escrever essa série aos 19 anos, quando ainda era um autor iniciante, por isso não é de se esperar tanto desse primeiro vol. Mas a sequência vai melhorando consideravelmente, e o segundo vol. é um dos melhores da série.

Fernando Lafaiete 23/06/2018minha estante
Então Maria, ler com expectativas é horrível. O melhor é ler eem esperar nada mesmo. E L... É isso mesmo; ele iniciou este livro com 19, mas a gente sempre espera muito dele mesmo sabendo de informações como essa (rsrs). Lerei os próximos muito em breve!

Errata: [...] sem...

Helder 24/08/2017

VIagem sem rumo
“Só iguais falam a verdade, é assim que penso. Amigos e amantes mentem sem parar, presos na teia do respeito”

Esta frase foi o único ponto positivo que encontrei neste livro. Como já disseram abaixo, Stephen King devia estar bem cheirado quando resolveu escrever este livro e hoje tenho certeza que ele é um cara de muita sorte, pois depois de uma estreia fraca e sem nexo como essa, não sei como os editores acreditaram nele e investiram em editar qualquer outra obra sua e principalmente continuar a série.
Não existe nenhum estofo ali para existir uma série. O livro começa, roda e não chega a lugar nenhum.
O fiapo de estória já é conhecido. O Pistoleiro está atrás do Homem de Preto. Porque? Não sei. Quem é o Homem de Preto? Não sei. Quem é o Pistoleiro? Não sei.
No meio do caminho ele para numa cidade. Ali encontra personagens interessantes, mas de repente um numero é falado e o caldo entorna para nosso mocinho. O que é este número? Não sei.
Ele continua seu caminho e encontra um homem. King ficou com preguiça e não quis desenvolver este personagem, então ele entra e sai sem função. E ai aparece o menino Jake. Vindo do futuro? Vindo do passado? Vindo de outro mundo? Não sei, não sei, não sei.
E de repente nossos “mocinhos” (?) se encontram com nosso “vilão” (?) e esperamos que vá haver um duelo, mas existe uma grande conversa filosófica que só traz mais perguntas sem respostas.
E tem ainda os flashbacks, que deviam nos trazer informação, mas só trazem mais confusão.
E duvido que Stephen King com sua erva do deserto soubesse alguma destas respostas em seus 17 anos.
No fim, fico até curioso em ler o resto da série, para saber como uma obra tão disforme, se tornou uma grande saga. Mas com certeza não será agora, pois estas 200 páginas já me consumiram. No inicio do livro, no prologo, King nos conta que escreveu este livro com 17 anos e depois quando a serie já tinha tomado um corpo, voltou para dar uma revisada neste texto. Na minha humilde opinião devia ter jogado fora e escrito de novo. Existe uma idéia ali com certeza, mas está pessimamente trabalhada,
E o mais frustrante: Resolvi ler o livro rápido para ver o filme, mas ao acabar e perceber que ali não existe material para um filme e 80% do que vejo no trailer não tem nada a ver com o que li, fui pesquisar na net. Descobri que o filme é como se fosse uma continuação do 7º livro. Surgem então novas perguntas: Como King deixou este filme ser feito? Se ele for muito bom em seu processo de resumo, pode ser tão suficiente que mais ninguém queira ler os outros livros. Ou também pode ser só para quem já leu todos os livros, ai corre um grande risco de naufragar em bilheteria.
Resumindo, não sei, não sei, não sei.
Esdras 24/08/2017minha estante
MDS.kkkk.
Apesar de sempre ouvir falar bem dessa série, são os únicos livros do King que eu não tenho curiosidade de ler. Nunca quis comprar, nem nada. rs.
Parece, então, que todo(s) o(s) problema(s) está(ão) no primeiro livro.kkkk

Erika 25/08/2017minha estante
#aplausos
Me senti perdida no deserto..kkkk
Primeira leitura frustrada do king. Amo o autor mas não posso dizer que esse lvro é o máximo, porque não é. Foi dificil concluir uma história onde eu não entendia o enredo, seus personagens nem seus propósitos. Ele cita muito uma erva. Será que ele usou pra escrever isso ? Só pode. Kkkk
Vou levar um tempo para dar continuidade. Preciso respirar....

Helder 25/08/2017minha estante
Esdras, mais pra frente vou me vestir de paciência e tentar continuar a série. Tenho eles digitais. Pelo menos não gastei dinheiro. Aí quem sabe eu consiga responder as minhas e as suas perguntas.

Helder 25/08/2017minha estante
Erika. Estamos juntos. E espero não precisar da erva do deserto pra acompanhar esta estória. Respiremos. Vou ler It enquanto isso. Espero não me arrepender.

Erika 25/08/2017minha estante
Ai gente. Pois eu comprei o Box. Kkkkk...estou rindo mas estou preocupada! Já pensou, investir uma grana em livros que não vou curtir?
Mas bem... darei continuidade depois quando esquecer a frustração com o Pistoleiro.
It a coisa eu já li! Muito bom. Confuso no início porque ele introduz muitos personagens e tem flashback o tempo todo. Mas quando conhecemos cada um deles flui de uma maneira legal.
Já li vários do king e virei fã. O pistoleiro é até agora o mais "fraco ".
Boa leitura!

Amanda 19/09/2017minha estante
kkkkkk
Foi exatamente assim que me senti. Detalhe: não consegui terminar. O jeito é ir arrastando até o final e esperar que os próximos sejam melhores

Giulipédia 04/12/2020

Só continuo a leitura pela Torre...
O Pistoleiro foi uma releitura feita por causa da menção da torre negra em um outro livro do Mestre King, chamado A Casa Negra, por isso me despertou a curiosidade de reencarar essa série que havia sido abandonada anteriormente.

A história se passa em uma realidade similar a um faroeste, onde temos um homem, o pistoleiro, perseguindo um inimigo antigo, o homem de preto, incansavelmente através de uma espécie de deserto. Um encontro desse pistoleiro com um morador do deserto trás um pouco mais de clareza sobre o passado e o porquê da busca incessante desse, atrás de seu inimigo tão odiado. Até que o pistoleiro se depara com um menino estranho, murmurando coisas desconexas dessa realidade da qual ambos sem encontram, sem passado e sem saber como chegou até ali, ambos se unem na caçada ao homem de preto.

Não vou mentir, e me dói muito dizer isso, pois eu sou fanática pelo tio King, porém de todos os livros dele, esse é o mais difícil de se ler e entender, e principalmente de desenvolver qualquer tipo de empatia para com o pistoleiro, pelo menos na minha humilde opinião.

O livro tem uma série de acontecimentos desconexos, onde um personagem sem moral ou empatia só busca uma coisa, vingança por algo. Porém a medida que a narrativa se aprofunda nos deparamos com a misteriosa Torre Negra. E é justamente esse mistério do que é essa torre e porque ela é tão importante que nos faz talvez querer continuar a ler a série.

Como havia dito antes, minha atenção foi novamente despertada pela menção da torre no livro citado a cima, e também agora, com uma releitura mais atenciosa, uma ideia muito interessante e intrigante introduzida quase ao término do livro sobre a criação, o universo e a torre, que quem quiser saber mais terá de ler.

No mais, não é um livro tão aprazível de ser ler, porém é pequeno e sendo tio King, aqueles que conhecem já estão familiarizados com sua narrativa, o livro possui ação, tensão e muito mistério, porém não recomendo para todas as idades, meus queridos pré adolescente e crianças abaixo de 16 anos, essa leitura não será interessante para vocês, escutem a tia Giulipédia, ela sabe o que diz, boa leitura para quase todos!
Gilberto Alves 05/12/2020minha estante
Vai na fé que vale muito a pena! Gostei do "boa leitura a quase todos!" haha

Giulipédia 06/12/2020minha estante
Eu vi bastante elogio nos próximos livros, isso me dá esperanças????

Manezera 16/12/2020minha estante
Vale a pena, se pudesse dar um conselho, é ja pega A escolha dos três pra ler.
Não vai se arrepender.
O próprio King admite que O Pistoleiro é um livro problemático. Escreveu muito jovem.

Giulipédia 16/12/2020minha estante
Adoro os comentários de incentivo!!! Mt Obgda, anotado, vou voltar p livro esquecido agora msm!! ????
PS: Não sabia desse comentário do King, obgda pela informação adicional ???

Manezera 16/12/2020minha estante
Sim. Inclusive, essa versão, foi revisada e teve partes reescritas por duas vezes.
Ele trata desse assunto no prefácio de um dos livros.
Do segundo em diante, a serie só melhora, ai no livro 6 da uma segurada, pra concluir magistralmente. Já li duas vezes, e pretendo ler a terceira.

Fred 20/04/2021

Frases mais usadas nesse livro: "fulano dormiu" e "abanou a cabeça" rsrs

Brincadeira a parte, não achei um livro ruim como dizem por aí, só foi escrito na juventude e pouco mexido décadas depois antes de ser publicado pelo King. Eu o vejo mais como um "volume 0", um piloto (se fosse uma série de tv), algo feito só pra apresentar o protagonista e dar um vislumbre do que vai ser a história.
Achei regular, mas com um final que instiga a ler o próximo
Cleber 20/04/2021minha estante
Depois desse não tive vontade de continuar a série da torre negra, esse primeiro livro desanimou

Fred 20/04/2021minha estante
Eu te entendo, Cleber. Eu mesmo nunca tive vontade de iniciar essa série, mas uma amiga me pilhou tanto que resolvi arriscar.
Esse primeiro eu já sabia que não era lá essas coisa, então não me senti frustrado, mas dizem que no segundo já melhora muito.
Vamos ver o que acontece

Cleber 21/04/2021minha estante
Talvez eu volte para ler p os outros, mas acho que vou ler a adaptação em hqs primeiro, parece que ficou bem legal

xali 22/04/2022minha estante
A escolha dos três é perfeito, espero que vc leia, e continue toda a saga...

Fred 24/04/2022minha estante
Alisson, eu quero muito terminar, mas vai ser algo que vai demorar um pouco. Talvez esse ano eu leia mais.

Victor 26/01/2018

Bom, mas...
O livro nos apresenta a um mundo bem diferente e nos mostra uma história bem complexa e cheia de detalhes.
Mas são esses excessos de detalhes que o tornam um pouco massante demais.
Eu esperava mais dessa obra e ela se tornou bem arrastada.
Mas ainda assim algo nos prende nesse universo diferente e que venha o segundo livro.
Essa série é ótima
Depois engata.
Tem que ter força,eu gostei pacas.

Victor 28/01/2018minha estante
Terei forças kkkkk eu soube que os outros melhoram muito

Melhora sim
Meu favorito é o quinto,os lobos de Calla

Victor 28/01/2018minha estante
Show

Espero mesmo que goste

Taíla 26/05/2020

Me ajudem
Então, posso falar a verdade verdadeira?

Acho que li Stephen King errado. Porque, gente, não é possível. A expectativa que eu tinha com esse livro era bem alta. Há muito tempo quero ler uma obra do autor e ainda não tinha caído nenhuma nas minhas mãos para me fazer começar. Um dos motivos é porque muitas das obras mais populares são de terror e suspense e essa não é muito a minha vibe (ainda não assisti Iluminado, acreditem).

Todo mundo fala bem dessa saga e eu peguei emprestado de um amigo que tinha pego emprestado de outro amigo (agora você sabe porque é perigoso emprestar livros e porque nem sempre eles voltam. Depois da quarentena eu juro que devolvo!).

Enfim, resumindo bem resumidinha a minha resenha e sendo bem sincera, acho que não entendi muito bem a história. Ou entendi e não consegui me conectar de verdade.

Tem a criança, tem o pistoleiro, tem o homem de preto e tem morte e um mundo paralelo. Eu realmente fiquei envolvida com a história e agoniada com essa perseguição sem fim e querendo muito saber onde tudo isso ia dar, porém não sei o que perdi no caminho, e não quero dar spoilers para quem ainda não leu, mas gente. O que aconteceu ali? Que final foi aquele?

Penso que é uma história muito mais psicológica do que uma aventura propriamente dita. E isso me prendeu muito mesmo, mas de alguma forma eu me perdi no caminho, acho que a falta de respostas me deixou mais irritada do que curiosa. Eu quero saber o que acontece nos próximos livros e acredito que isso vai deixar as coisas muito mais interessantes do que acabei de ler, mas sabe quando a empolgação de ir atrás da sequência não é tão grande assim? Pois bem, foi o que senti.

Sei que a obra foi adaptada para o cinema e as críticas não foram muito positivas também. Eu acabei não assistindo também na época, pois queria ler o livro antes, mas depois de ter me perdido toda, não sei se o filme não vai atrapalhar ainda mais a minha percepção.

Para quem ainda não assistiu o filme, aqui vai o trailer. Para mim ele foi mais explicativo do que toda a obra. Desculpem aí, galera.

Se fiquei curiosa para ler outras obras do autor? Com certeza.

Se quero continuar essa saga? Tenho minhas dúvidas.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-a-torre-negra-a-o-pistoleiro
Luciano.Filho 27/05/2020minha estante
Engraçado que senti vontade de continuar com a sequência. Apesar das minhas críticas ao livro. Leia os comentários sobre o segundo livro da série, que são muito bons. Talvez te anime.

Macartiney 31/05/2020minha estante
Acabei de ler. Pessoas proximas me disseram que só o volume 1 é assim meio sem sentido. Já no vol.2 a coisa deslancha, até na forma de escrever (afinal o pistoleiro ele começou a escrever com 19 anos e o volume 2 ele já tinha mais de 30). Então vou dar sequencia, sem empolgação tambem, mas é complicado não dar essa chance rs

Taíla 08/06/2020minha estante
É, acho que a saga merece mais uma chance. :D Obrigada, gente! :)

Rainy Rangel 06/09/2020minha estante
Se você começou a ler King por esse livro, acho que começou errado mesmo! Mas me diz aí se gostou dos outros ou já leu algum outro do autor ?

Taíla 08/09/2020minha estante
Oi Rainy, esse foi o primeiro livro dele que eu li mesmo. A expectativa estava alta hehehe mas estou bem a fim de seguir com a saga ou de ler outras obras do autor mesmo. Acho que vai valer a pena o esforço hehe :D

M@g@ 30/08/2019

Neste livro você conhece os trejeitos de Roland, sim, é um livro lento e um pouco maçante, más se conseguir ler por completo vai valer muito a pena
Wanrrala 16/09/2019minha estante
Eu comecei a ler e estou com dificuldade de continuar, eu Amo os livros do SK, mas ele tem um ritmo bem chato...Espero que melhore...

M@g@ 17/09/2019minha estante
Menina, esse é de longe o mais "chato" de ler mesmo, mais cansativo mesmo e olha que o King editou para dar uma melhorada na leitura, vale a pena continuar. Me ajudou muito ler mais rápido para conseguir sair do pistoleiro, más te aconselho marcar pontos importantes para conectar com os outros livros da série, como não fiz isso vou ter de voltar e marcar para entender todos os detalhes.

Wanrrala 21/09/2019minha estante
Nem me fala. Acho que farei o mesmo. Larguei o livro já tem 3 semanas, rs.

M@g@ 22/09/2019minha estante
Experimente e me conte se ajudou, se não conseguir continuar baixe um audio livro, vai ajudar tmb ?.

Wanrrala 28/09/2019minha estante
Não havia pensado nisso, embora não goste muito. Mas deve ajudar...Na verdade, tô lendo Férias Infernais, vou tentar voltar pro Pistoleiro...Obrigada pela dica...?

Lya 23/05/2021

Começo difícil
Segunda vez que leio esse livro e ele simplesmente não flui pra mim. Não da vontade de ler, não da curiosidade de saber o que vai acontecer, é uma narrativa muito confusa. Um livro curto que sempre me faz demorar uma eternidade pra concluir.
Eu ja tinha tentado reler uma outra vez e desistido no meio do caminho. Dessa vez estou com planos de chegar ao fim da Torre Negra, mas só por isso me aventurei por esse livro novamente.
O livro até tem algumas partes interessantes, mas elas se perdem na narrativa confusa e os acontecimentos são bem desconexos entre si.
Pensei em desistir da série de novo, mas se eu desistir pela 3ª vez, sei que nunca vou chegar ao fim. Espero que fique realmente tão boa quanto dizem.
Eu, Nick 23/05/2021minha estante
O primeiro livro é bem maçante em termos de escrita, mas é uma referência pro restante da saga. Eu, particularmente adorei, porém os próximos livros ficam mais fluidos. Me atrevo a dizer que o primeiro é bem mais completo, apesar do tamanho.

Lya 23/05/2021minha estante
Sim, ja ouvi dizer que depois de ler a saga ele faz bem mais sentido

Eu, Nick 23/05/2021minha estante
Sim, com certeza

Nathan @nathan.deus 30/05/2021minha estante
Comecei a ler ele hoje e não senti isso, tô achando a leitura bem legal, bizarro como livros são subjetivos kkkkkkk

Lya 10/06/2021minha estante
sim kkkk sem dúvidas