As Virgens Suicidas

As Virgens Suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

tulipthay 04/06/2024

A crise dos treze
As virgens suicidas fala sobre a visão masculina sobre o sofrimento feminino, fala sobre a falta de compreensão,a crise dos treze, a invisibilidade e ao mesmo tempo a exaltação (apenas sexual) de mulheres desde cedo.

"claro, doutor. você nunca foi uma garota de treze anos."

Milena490 04/06/2024

Cada um sabe a dor que carrega.
Eu gostei. Algumas partes são desnecessariamente lentas, mas no geral é um bom livro, com uma escrita envolvente.
É interessante a maneira como os vizinhos viam as Lisbon de um modo independente e tiravam conclusões a partir de pequenos fragmentos de suas vidas que nem sabiam se eram verdadeiros. Além de como criaram um misticismo em cima de suas dores e de suas decisões. A visão romantizada dos meninos referindo-se às meninas Lisbon quase como seres místicos, em contraponto com a visão de "amaldiçoadas", "pecadoras", "doentes", dos adultos, nos leva a perceber que ambos tentam encontrar lógica no sofrimento das meninas para explicar a situação (mesmo não fazendo sentido) e lidar com o próprio luto. Muito interessante.

Acho que no fim elas só queriam a liberdade.

(Todos os Lisbon precisavam de ajuda, mas a mãe dessas meninas me deu raiva)

Kami34 01/06/2024

As virgens suicidas
é bom, mas poderia ser melhor! acho que seria bem mais satisfatório de ler se fosse na visão das meninas, mas ainda assim não deixa de ser bom.

Mi locks 31/05/2024

Ribs- Lorde?
Tava muito ansiosa pra ler esse livro, e me impressionei com o final. Achei a história muito boa, mas o mais intrigante é que nós não sabemos o porquê do suicídio das meninas? Existem vários possíveis fatores no livro, mas a razão exata não é contada. Também, nós não sabemos como era o ponto de vista das meninas, e sim dos meninos que narram a história. Vemos tudo pela visão deles. É uma história bem pesada, afinal 5 meninas cometendo suicídio não seria leve.

As cinco são muito parceiras, muito próximas uma das outras. E todas tem o mesmo fim, e acabam se ajudando no final, para chegarem ao mesmo lugar.

Roberta Amaral 29/05/2024

Outro livro que fui bocó e esqueci de marcar.
Achei bem bom, mas as não fluía... me causou incômodo várias coisas como as meninas não poderem sair, comportamento a família. É estranho pq tudo que a gente sabe é baseado nos meninos

ray ray 28/05/2024

Male gaze
Não consigo esconder minha decepção com ?As virgens suicidas?. A narrativa masculina que insiste em romantizar e erotizar os traumas das meninas Lisbon é revoltante, até meio indigesto.
Agora falando um pouco sobre a leitura em si eu realmente entrei de cabeça na história mas ela fica TÃO monótona, cansativa e arrastada em certo ponto que eu até esqueço que o livro tem menos de 300 páginas? enfim.
Não achei a obra de todo ruim mas não era o que eu estava esperando de fato, obviamente como uma filha de pais protetores eu me identifiquei muito e claro que é tudo poético e etéreo mas essas coisas acabam perdendo o valor quando se chega ao final dessa narrativa sexista.

?-O que você está fazendo aqui, meu bem? Você nem tem idade para saber o quanto a vida pode se tornar ruim.(?)-É óbvio, doutor - ela disse - você nunca foi uma menina de treze anos.?

ManuelaMFernandes 28/05/2024

Achei bem fiel ao filme. Eu apaixonada pelo filme, amei muito o livro l.

Sempre me dói ver a história das irmãs Lisbon, como a dor delas foi ignorada por todos.

Dani dani 22/05/2024

"sozinhas no suicídio, que é mais profundo do que a morte"
O livro é tão bom quanto o filme! O fato de como o livro mostra de como os garotos enxergam as mulheres, esquecendo completamente de seus sentimentos, o fato deles não perceberem o óbvio acontecendo na frente deles: as meninas sendo rejeitadas pelos pais, rejeitadas na escola e etc. Esse livro mexeu comigo e me fez sofrer junto com as garotas de forma indireta.

maria 18/05/2024

Toda essa misticidade posto em torno das meninas por seus vizinhos deixa a história mais interessante, essa visão e foco deles nelas é interessante mas da mesma forma que da abertura para a partir do que eles contam vc cria suas próprias ?teorias? mas no fim pra mim tudo fica de certa forma claro
Luluh222 18/05/2024minha estante
Esse livro é muito bom,infelizmente não tem muito reconhecimento

fev 17/05/2024

Decepção define! A narrativa deixou muito a desejar. O primeiro capítulo te chama a atenção, mas o restante do livro não traz nada de muito instigante ou interessante. Talvez a expectativa tenha atrapalhado um pouco.

elen5 14/05/2024

Eu gostei. A história é narrada pelos fragmentos - que um grupo de amigos da vizinhança das Lisbon - se recordam, além dos que resgataram por meio de entrevistas de pessoas que vivenciaram com eles os suicídios na época.

Hoje em dia já são adultos. Vou expressar aqui uma opinião minha: nao acredito que eles sejam uma fonte confiável de fatos, já que na época em que eram adolescentes como as meninas, eram completamente obcecados por elas, de uma forma sexual mesmo, de não saber diferenciar quem era quem, só achavam elas atraentes e diferentes.

Cecília, Lux, Mary, Bonnie e Therese são cinco irmãs criadas por pais controladores e conservadores. Não podiam fazer nada, nem se expressar por meio de roupas e maquiagens. Reprimiam as personalidades das meninas, a adolescência e o amadurecimento. Therese, a mais velha, tinha 17 anos e Cecília, a mais nova, 13.

Cecília é descrita como esquisita e deslocada, comparada às outras irmãs. Foi nela que tudo se iniciou, a primeira tentativa de suicídio. A partir dai, uma história que já tinha um lado mais pesado por conta do abuso de poder dos pais, foi pra um lado sombrio, íntimo e de puro suspense.

O encontro final das 4 irmãs restantes com os meninos só prova um ponto pra mim: elas queriam que de alguma forma eles soubessem que elas sabiam que eram observadas por eles; sabiam que eles tinham algum tipo de fissura nelas, que achavam que as conheciam. O plano final delas mostra como ninguém as conhecia verdadeiramente.

Foi um livro que me trouxe um leve desconforto ao ler, mas desconforto de impotência, não em relação aos suicídios, mas às causas. E se os pais das meninas não fossem como eram? E se não fossem tratadas como objetos sexuais? E se pudessem ter sido elas mesmas, se expressado e vivido uma adolescência normal?

Acho que nunca vou saber, mas assim como os meninos, mesmo depois de homens, não conseguiram esquecer essa história, eu também não vou.

maria. 13/05/2024

Nota do
As virgens suicidas nao passa de um livro escrito por um homem adulto, sem nocao dos pensamentos de mulheres adolescentes tentando criar uma historia atras disso.

O livro todo nao foi do meu agrado, a comecar pelo estilo de narrativa ser todo descritivo, uma chatice. Ele passava 5 paginas descrevendo um personagem que nao acrescentava nada na historia, sem motivo algum. Isso estragou o livro, completamente.

Temos jovens narrados uma historia, que nem eles mesmo sabem oque aconteceu. Eles sao obcecados pelas meninas, e sexualizam toda a sua historia e seus suicidos.

Sao 200 e poucas paginas que parecem 500 de pura descrição de coisas que nao precisavam, e que so 50 devem ter sido sobre as personagens principais.

Eu entendo o objetivo do livro, trazer um misterio, uma melancolia, tentar entender a mente de adolescente depressivas e o que levou aos seus suicidos, mas ele executou isso tao mal.

O livro todo, onde as poucas partes temos sobre as meninas elas focam em sexualizar a lux e fazer citacoes sobre a cecilia, so isso. Nao sabemos nada sobre mary, theresse ou bonnie, é como se nao existissem.

Apos a minha leitura do livro, dou como o motivo dos suicidos vem de um lar repreensivo, onde ate os pais sao depressivos, nao ha conversava e nem compreensão. Apos o suicido de cecilia uma depressao assola toda a familia, onde as meninas apos meses sendo repreendidas e isoladas sucubem ao mesmo metodo da irma.

Suas mortes sao culpa dos seus pais, em principal a mae, onde isolou suas filhas, as trancou, nao as alimentou e deixou as cair em depressao. Culpa de toda a sociedade em sua volta, onde so sabiam sexualizar as meninas e nunca se aproximavam dela, tanto que ninguem sabia sobre o que falar das meninas.

A escrita do livro e por quem foi escrito estragou uma historia que poderia ter sido melancólica e com realmente algo de valor. Tenho certeza que se fosse uma mulher escrevendo o resultado seria melhor. Esse livro me deu tedio

C4nteiros 11/05/2024

Frustrante
Não posso nem dizer que fiz a leitura desse livro, porque depois de mais ou menos 64% eu simplesmente fiz leitura dinâmica, pulando partes e procurando algo interessante e não achei.
Fraquíssimo e não entrega nada que promete: bem profundidade, nem mistério, nem reflexões... absolutamente nada.
Só continuei pq queria saber como ocorreu os s*icidios, e até isso foi ruim.