O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Davi.Reis 18/10/2023

Uma grande propaganda cristã com um leve tom de preconceito religioso, mas a história é envolvente e eu gostei do final

Marijuh 17/10/2023

Devorei
Que delícia ler esse livro, passou rapidinho e me deixou completamente angustiada. Só não amei muito o final, pois achei corrido e bem aberto. De resto achei um terror sensacional

Bruno.Dellatorre 16/10/2023

Comecei-o na última sexta-feira 13, que ainda calhou de vir em outubro, mês do Halloween. Nunca acertei tanto o timing na vida.

Já tinha assistido o filme, que embora tenha algumas boas vantagens - Mia Farrow dedicada e a tenebrosa trilha sonora do Krzysztof Komeda - não supera o livro. Como é de praxe, aqui temos mais detalhes, uma construção mais rica.

A escrita é bastante descritiva. Sabemos tudo o que os personagens estão vestindo em praticamente todas as cenas. Mas isso não atrapalha em nada o ritmo da narrativa. Pra mim, não atrapalhou. Li super rápido, em dois dias só.

Amei ver como as pistas estavam TODAS ali, desde a hora em que Rosemary e Guy visitam o apartamento pela primeira vez. Pra quem não sabe nada do enredo, deve ser uma delícia ir pescando só uma coisa ou outra e se deparar com a surpresa ao final. Mas pra quem já sabia de tudo porque viu o filme - meu caso - ainda assim tem graça. Porque gente, tá TUDO ALI. Sério.

E o toque de mestre: tem coisas que não precisam ser propriamente explicadas e de fato não são, verbalmente, ao final. Mas você vai juntando as peças e imaginando o que pode estar por trás de tal e tal coisa mal explicada. E aí moram as partes mais "assustadoras" de fato do livro.

Vale mencionar: quando ela já tá descobrindo tudo e vai repassando tudo que estava debaixo do nariz dela e ela não tinha visto, também é muito empolgante.

O livro me lembrou (bem de leve, tá) em alguns momentos as histórias da Agatha Christie. Pela forma como as coisas são descritas, por conta de como começa a história, a construção do suspense, os vários personagens coadjuvantes, o mistério, construção do clímax bla bla bla

É realmente bem interessante.
Só não dou nota máxima porque eu acho que a segunda parte (a da gravidez) não teve seu potencial aproveitado. Nem aqui, nem no filme. Fica meio besta. A Minnie, que é peça chave na história e na primeira parte é muito mais utilizada, passa a ser só a véia que leva o suco com tânis pra Rosemary tomar. Aí tem os lance lá do Hutch, a dor dela.
E só.

Faltou algo, eu achei. Dava pra ter botado mais pressão nesse segmento.

Mas no geral é uma trama interessante, que usa o terror pra falar de maternidade e o abusivo tratamento que é dado à mulher na sociedade.

Layse20 16/10/2023

É esquisito... esquisitamente divertido
Esse livro me divertiu?
Tudo bem, é um livro sobre uma seita satânica e o nascimento do anticristo, mas foi tão legal.
Eu amei a escrita fluida, o toque de humor...
Acho que o que não me faz dar ainda mais estrelas é que considero que faltou algo mais na construção da personalidade de Rosemary. Por ser homem, talvez o autor tenha exagerado um pouco na construção de uma típica mãe com tendência a futilidade Acho que a Rosemary muitas vezes estrapola na ingenuidade, aceita muito as coisas e não se impõe como deveria.
Não vá com muitas expectativas, o livro é o que ele é. Ele não sera extremamente profundo e filosófico e tá tudo bem.
Sem brincadeira, acho que foi a melhor leitura de Halloween...

livrosmortificados 15/10/2023

Os dois extremos dos valores cristãos na vida de uma mulher
A figura do demônio e a figura de deus. Que na minha percepção, AMBAS são extremamente manipuladoras ? na mitologia cristã.
No livro temos Rosemary completamente sozinha, isolada, assombrada por uma culpa por conta de seu passado, e se vê perdendo o controle, o controle de si, do seu proprio corpo, de tudo.

"O que fazia ali, sozinha naquela cabana fria e miserável"

Muito se engana quem acha que esse livro enaltece e reforça a figura do bem e do mal, de satã e deus, não tem lado "certo", se notarmos bem o Papa também aparece nos "sonhos" da protagonista. Esse é o horror do livro. Rosemary não tem fuga, não tem suporte, não tem ninguem a não ser ela mesma ( e até mesmo isso ela quase perde)

Taís 15/10/2023

Pobre Rosemary
O final foi bem corrido, mesmo terminando de tal maneira podia ter sido mais rico em detalhes. Não gostei do fim, dá pra entender a decisão de Rosemary, o que se passou na cabeça dela, mas teria gostaria mais se a ideia da janela tivesse acontecido.
Achei que faltou detalhes na parte mística do livro.
Mesmo sendo previsível, a partir da parte dois do livro o leitor sente muita ansiedade na leitura em acompanhar o raciocínio de Rosemary.
Tirando a parte de terror, o livro é super atual em relação a relação do relacionamento de Guy e Rosemary, o Guy é um babaca.

brendkarla 15/10/2023

Angustiante
Ainda não sei como me sinto em relação a este livro? gente! não sei se gostei ou desgostei.

Mas sei de uma coisa: sentimento constante de angústia e impotência gigantesca depois que você percebe o que está acontecendo?

Geralmente não me importo muito com os finais dos livros. Creio que a experiência está na construção. Mas confesso que o desse, especificamente, achei muito? aberto, e corrido.

Enfim, em geral, foi uma experiência interessante! Devorei em poucas horas. Acho que vale a pena a leitura!

jordana109 13/10/2023

Diabos
O livro é uma delícia de ler, é muito fluido e dá pra ler em 1-2 dias, bem rapidinho mesmo.

Apesar da história ser conhecida e de entrar na leitura já sabendo o enredo básico, a cada passagem e cada acontecimento vai crescendo uma ansiedade e tensão, não pra saber exatamente o que está por vir e sim pra saber como as coisas vão se desenrolar pra chegar no ápice da história.

A Rosemary no começo é muito chata, acho que a vida fútil que ela vive da muita essa impressão, mas quando as coisas começam a pegar, a visão sobre ela muda muito rápido, sendo mulher então o negócio me pegou de jeito em como ela é desacreditada, traída e levada como louca por todos o redor dela me deixou muito triste e angustiada. O marido dela tbm é o maior pau 🤬 #$%!& , o final me entristece pois queria que coisas acontecessem de forma diferente mas eu entendo totalmente a conclusão do livro. Fico feliz? Não, mas compreendo.

Queria mesmo é que a faca fosse utilizada. Enfim, é um ótimo livro, se não fosse uma história tão conhecida o suspense pra saber se ela tava ficando doida ou não ia deixar tudo mais delicinha, nota 4 pq eu faria o final diferente (kkkkkkkk)

Moniquecristinaoficial 13/10/2023

Opinião honesta
É um bon livro, a parte 1 achei mais arrastada mas a partir 2 fui rápido e intensamente
Eu tenho uma sensação de q se tirar as partes "magicas" se torna uma história quase real. De um casal recém casado onde ele está focado em sua carreira e ela quer ser mãe e o custo disso eles pagam pois vale tudo.

Eduardo 13/10/2023

Um clássico do terror, mas que pode ser visto além disso. Creio que na obra seja possível ter uma interpretação muito de crítica social. Vemos como a sociedade cobra a mulher para ser mãe e como ser mãe, e como muitas vezes as pessoas dão mais significância para o status que para o íntimo e decisões mais pessoais, como vemos muito no jeito que Guy age.

Sob o aspecto do terror, dos rituais e bruxaria, vejo muito um sentido de ironizar a sociedade.

Além desse aspecto crítico, o mais óbvio - do terror - também é muito bem feito. O começo é mais lento, mas tudo que é dito é aproveitado, tudo. Não tem aqueles detalhes trabalhados que nunca mais são falados. Até coisas que você até esqueceu que tinha lido, por ser algo mínimo, depois demonstram algum peso narrativo. Ademais, a partir do momento que o livro engata (o que é rápido) engata mesmo, e você sente tanta ansiedade que precisa ler tudo de uma vez.

Achei a protagonista uma mulher fortíssima, que ainda sob toda a pressão humana/sobrenatural que sentia, soube agir e se equilibrar.

O ambiente é muito bem trabalhado mesmo, você consegue enxergar com perfeição os lugares e a claustrofobia, mesmo pra mim, que tenho dificuldade de me concentrar em descrições minuciosas de ambientes.

Não cheguei a sentir medo, como já vi alguns afirmarem ter sentido, mas dá bastante agonia o suspense e a ansiedade para ver logo o desenrolar das coisas.

O final foi muito bom sim, mas acho que a obra se torna mais relevante pela construção, por tudo que se passa, do que pelo final em si, que apesar de legal, também não foi o melhor do mundo, mas muito suficiente, de toda maneira.

Pretendo assistir o filme em breve.
Gabriel Albino 18/10/2023minha estante
Assiste, por favor.

Eduardo 18/10/2023minha estante
eu não consigo achar esse maldito filme, já tentei. tinha no prime vídeo mas retiraram em janeiro acho

beenary. 12/10/2023

Previsível, mas bom.
Já ouvi e vi tantas pessoas elogiarem esse livro quando o assunto é o terror ou o sobrenatural na literatura, mas felizmente não fui com as expectativas altas; li completamente de mente aberta.

Desde o começo é notável a pretensão com que o Guy trata a Rosemary. Ele nunca foi um bom marido e acredito que seja por isso que ela demorou mais do que deveria para notar os problemas que foram sendo introduzidos.

Foi uma leitura claustrofóbica, ansiosa e um pouco reflexiva, como um terror normalmente exige. E mesmo para quem for um estranho ao gênero, é uma boa pedida. Acho que gostei especialmente da sutileza com que o machismo é trazido; se Rosemary fosse um homem, as pessoas provavelmente acreditariam nela mesmo se ela afirmasse que o céu fosse roxo.

Izamara Ferreira 10/10/2023

A claustrofóbica e isolada vida de Rosemary!
"O Bebê de Rosemary" é uma obra-prima do gênero de horror psicológico que continua a ser uma leitura essencial para os amantes do gênero. A capacidade de Levin de criar uma sensação constante de inquietação e tensão, juntamente com uma protagonista cativante e perturbada, faz deste livro uma experiência literária que deixa uma marca duradoura. É uma obra que desafia o leitor a questionar a natureza do medo e da paranoia, e a refletir sobre os horrores que podem surgir do cotidiano.

thaynA148 08/10/2023

Acho que a seita satânica é a coisa menos assustadora desse livro, eu fiquei horrorizada com a atitude do marido dela e a forma que a rosemary foi tratada por todos. fiquei aflita o livro todo, querendo xingar todo mundo e quase chorando de raiva por ver a forma que a rosemary foi usada por todos.
o final me incomoda um pouco, mas acho que o autor quis mostrar como o amor de uma mãe pode ser tão intenso, realmente é um clássico que inspirou muitas obras de terror