O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Marcianeysa 03/09/2023

Assustador
Já havia assistido o filme há muito tempo, mas o livro é bem mais assustador.
Adorei a escrita do autor e como há uma escala crescente de desconfiança e medo.
Desnorteada 06/09/2023minha estante
Eu achei o filme bem fiel ao livro. Não sei se existe outras versões do filme, mas eu assisti um bem antigo na Amazon Prime. Deve ser dos anos 70
Eu gostei também do livro.

Marcianeysa 06/09/2023minha estante
O filme é o do Polanski, quero assistir novamente.

AMANDA3038 01/09/2023

Primeiramente: QUE MALUQUICE.

?O Bebê de Rosemary? é um clássico do terror e do drama dos anos 60, sendo assim, eu cresci vendo esse filme, no entanto, me despertou muita curiosidade de saber como era o livro e eu estou embasbacada em como 95% do roteiro está no livro, as adaptações normalmente são bem precárias em prevalecer as falas do autor original, mas cada passo, cada narrativa é excelente.

Esse livro tem uma mistura boa de estranheza e nervosismo, passei a leitura toda angustiada, principalmente quando Rosemary foi desacreditada e descredibilizada por algo que ela tinha razão.

Eu adorei essa leitura, realmente um grande clássico da literatura!!

winchesterdudab 27/08/2023

Bomm
Gostei da história mas achei um pouco estranha, não me parece um terror e não chega nem perto de me assustar, achei engraçado, não sei muito o que falar sobre a história, o fim principalmente, esquisitissimo, ri demais

nnsamara 27/08/2023

A leitura me viciou do começo ao fim, mas confesso que muitas vezes ficava agoniada com a personagem principal ser tão besta e não se ligar nas coisas... o final não me atraiu tanto, poderia ter terminado com milhões de possibilidades

Lady Addams 25/08/2023

Salve os clássicos do terror
Maravilhoso, Ira Levin fez um livro curto, mas é histórico e um clássico no gênero do terror com sua escrita perfeita, envolvente e precisa !!Indico para amantes de clássicos, amantes do terror, amantes do cinema e também para quem precisa retornar o ritmo de leitura.
O livro nos faz refletir sobre os sinais estavam ali, mas você decidiu ignorar. Ainda mais que o leitor levantará a questão sobre o quanto conhecemos alguém e onde está depositada nossa confiança. Essas questões surgiram em minha cabeça já enquanto devorava as páginas dos últimos capítulos.
O enredo é narrado por Rosemary Woodhouse, uma jovem mulher e dona de casa que antes era católica convicta e com uma grande família, agora se considera "agnóstica" e que reside distante de seus familiares que desaprovam o seu casamento com Guy Woodhouse pelo fato do próprio não ser tão religioso e tirar, por algumas vezes, durante o livro sarcasmo com a fé adormecida da esposa.
O casal, por até onde se entende, vivem felizes e com uma vida sadia. Guy é ator de comerciais de tv e deseja a ascensão de sua carreira, enquanto Rosemary é responsável pelo lar. Fato é que ambos divergem em relação a chegada de filhos, maior desejo de Rosemary.
A história do casal segue quando resolvem morar no Edfício Bramford. Rosemary, de imediato, encantou-se com o apartamento 7E e convenceu o marido que ali era o lugar deles. A notícia não foi bem recebida pelo velho amigo do casal Hutch, um homem sábio e bem informado, que revelou ao casal tragédias, a mística e as histórias horrendas e sobrenaturais envolvendo o Edifício, o velho ditado: "quem avisa, amigo é"... No entanto, como todo clássico do terror, os novos locatários resolvem ignorar os "avisos sobrenaturais" e resolvem morar no Bramford.
Foram bem recebidos pela vizinhança, sobretudo por um casal que desde inicio achamos bem suspeito, o Casal Castevet. De início, sentiam-se sufocados com a "boa vizinhança", mas Guy acabou se envolvendo com a amizade, já Rosemary sempre os achou estranhos, porém ignorava a intuição (grande erro!!) e acabava cedendo às investidas.
Rosemary só não esperava, como em um passe de mágica, o marido conseguisse o papel que tanto queria e ainda decide ter o que sempre negou a ela: um bebê. A concepção do mesmo é uma situação de gatilho e horrenda, daqui a senhora Woodhouse já devia suspeitar que boa gente seu marido não era.
A Gravidez era estranha, Rosemary não era validada quando reclamava de incômodos, recebia atenção especial e bastante estranha. Em certo momento, chegou a ligar pontos e procurar o "porquê" dos fatos. Se viu sozinha, abandona e sem uma pessoa se quer para confiar.
O grande êxtase do livro cabe a Parte III. É onde o oculto é escancarado; é também onde Rosemary descobre tudo o que fizeram e arquitetaram com ela. É de exímia excelência do autor a forma como associa o sobrenatural e o satanismo com elementos do catolicismo, fé adormecida daquela mulher que gerou o fruto que tanto repudia e que, ao mesmo tempo, aflora seus sonhados sentimentos maternais. Saudações são feitas ao maldito fruto do ventre e à quem o gerou! É iniciado a nova era, o ano um para os adeptos, através de uma mulher que rejeita a todo momento ter sido "a escolhida".
Salve os clássicos do terror!!

Louise Rodrigues 20/08/2023

Os vizinhos mais irritantes da história da literatura kkk
Que livro,meus amigos!
Um clássico pra quem ama terror/suspense.
Já era fã do filme,agora fã do livro também.
Um dos poucos casos em que a adaptação é tão boa quanto o livro.

lailaoliv. 19/08/2023

O Bebê de Rosemary
Um clássico é um clássico não é mesmo?!

Em ?O Bebê de Rosemary? acompanhamos Rosemary, uma jovem recém casada com Guy Woodhouse, procurando com o marido uma casa para começarem a sua vida de casal. Um dia, encontram o apartamento dos seus sonhos e depressa mudam-se para lá. Numa questão de tempo o casal instala-se, Guy avança com a sua carreira de ator e Rosemary engravida como eles desejavam.
Porém as coisas mudam quando um casal de idosos começam a se envolver estranhamente em suas vidas e dar sugestões sobre a gravidez da jovem.
Cada vez mais Rosemary perde o controle da situação e quando ela percebe a verdade já é tarde demais!

Como um clássico já esperei ser extremamente clichê e previsível!
O início do livro não me puxou muito e senti a leitura muito arrastada, mas no final da segunda parte as coisas ficaram mais cativantes. Achei muito desnecessário o uso do sexo sem consentimento dessa forma desleixada apenas para ?entreter o leitor? embora essa cena sendo necessária para o desencaminhar da história.

Os personagens foram bem desenvolvidos e a história é realmente cativante, previsível mas cativante!
Odiei o Guy e toda a falsidade da parte dele com a mulher que ele dizia amar, um verdadeiro babaca.
A inocência da Rosemary era tão explícita e tocante que muitas vezes senti pena de tudo que ela não conseguia perceber (e as vezes achava ele extremamente burra)

Foi uma leitura ótima
O terror presente nele não é assustador, mas é cativante
Adorei como o livro plantava mistério sem dizer explicitamente que eram mistérios e aos poucos deixava a gente perceber que as coisas estão foram do lugar.

Realmente só não vou dar 5 estrelas pelo final totalmente inacreditável que esse livro teve.

Quero muito assistir a adaptação!!

?? O que fizeram com os olhos dele?
Todos olharam para Roman, que respondeu:
? Ele tem os olhos do Seu Pai.?

Klebia.Silva 18/08/2023

????? ??? ??? ???? ????? ????? ? ?????... ????? ?????... ? ????????????.. ??? ??? ????? ????? ???????????? ..

RChicago 12/08/2023

Só não dei 5 estrelas pelo final
O livro é muito bom, traz um suspense psicológico bem construído que nos faz duvidar da nossa própria percepção e julgamento o tempo todo. Gostei muito também da ambientação, da forma como o sonho de casamento e maternidade da nossa sociedade patriarcal foi explorado, todo o zelo com a casa nova e empolgação com a maternidade, como mulher me identifiquei com a personagem em diversos aspectos e pude sentir a tensão nos seus anseios para com o lar e sua família.
Infelizmente, o final me desagradou profundamente, esperava uma ação mais ativa da protagonista, porém, dá para entender sua posição como mãe.
Recomendo demais o livro, agora vou assistir o filme e minissérie!
RChicago 13/08/2023minha estante
Update: filme muito bom e correspondente ao enredo!

Sabrina 10/08/2023

Muito bom e agoniante
Amei o livro e o suspense, da uma agonia gigante e uma curiosidade pra saber o que realmente está acontecendo, me senti na pele da rosemary

Ananda Books 07/08/2023

Introdução ao terror
Primeira vez lendo um livro de terror, estava ansiosa pra saber como seria a experiência, gosto de filmes de terror pela sensação de frio na barriga e pra tentar adivinhar de onde vêm o susto.

O livro começa introduzindo Rosemary e Guy e mostrando a vida de recém-casados deles, a procura pelo apartamento e as expectativas para o futuro.

Não tem como falar muito da construção do livro sem dar spoilers importantes, já que são uns pequenos momentos que acontecem durante a leitura que levam a construção do plot principal do livro.

Não senti medo algum durante a leitura, mas sofri com empatia e ansiedade por Rosemary ao longo de sua gravidez, os sentimentos dela e o medo são facilmente trazidos para os leitores e é muito difícil não se comover com ela, principalmente nos últimos dias de gravidez.

A escrita não é ruim, mas também não é nada demais, uma leitura fluída durante o livro inteiro.

O livro apresenta gatilhos de estupro e falas desconfortáveis e ao meu ver ao se dirigir a pessoas negras. Lembrando que o livro de passa lá pelos anos 60 nos Estados Unidos.

É uma leitura boa e introdutória ao mundo do terror literário. O que mais causou arrepios foi me imaginar no lugar de Rosemary, sem ninguém próximo para se apoiar e ser salva.

j.oao 04/08/2023

Aqui começa minha luta com o pdf
Li uma versão antiga com uma tradução cheia de erros, mas como eu amava o filme do Polanski foi natural gostar do livro. o filme segue igualzinho o livro em cada detalhe que chega dá raiva de tão bom.

asisoynara 01/08/2023

Bárbaro!
Sabe aquele tipo de livro onde a tensão é palpável e o terror psicológico é completamente imersivo? Este é o caso deste livro. Já havia assistido ao filme há alguns anos e me surpreendi com o quão perturbador, denso e claustrofóbico ele é - uma experiência muito mais aterrorizante do que qualquer filme de terror com jumpscare e figuras malignas escancaradas.

O filme, brilhantemente dirigido por Roman Polanski, é uma representação fidedigna da genialidade por trás do livro - e não me refiro ao aspecto religioso, pois inclusive, como cristã, me sinto desconfortável com o teor blasfemo da obra e apenas por isso não consigo avaliar com cinco estrelas; mas o impacto dessa história é a metáfora implícita sobre maternidade compulsória e misoginia.

Aqui vemos um claro exemplo de como a figura da mulher é subjugada, e de como tratar mulheres com engano, apropriar-se de seus corpos e de suas escolhas não é apenas errado, é satânico. Essa obra abre um leque sobre a psique humana, sobre fanatismo e suas consequências, além de revolucionar não apenas na construção do suspense ao longo da trama, mas por abordar um terror tão real e tão lamentavelmente ainda presente no mundo de hoje que violenta tantas mulheres e seus corpos e mentes.