Filho das Sombras

Filho das Sombras Juliet Marillier

Resenhas - Filho das Sombras

Gabyh 31/03/2019

Um livro com uma história tão incrível quanto o anterior, mais uma vez nos vemos levados até a Irlanda, mas dessa vez nós vamos acompanhar a história de Liadan, filha de Sorcha. Essa foi a primeira série que eu li que seguia essa linha de os livros terem relações um com o outro, mas ainda sim poderem ser lidos de forma independente já que cada um trata de uma geração.

Liadan é uma garota com muitas habilidades e por causa disso ela acaba sendo sequestrada por um grupo de mercenários, se ela fizer o que eles desejam pode ser que seja liberada, mas o que ninguém esperava é que com o passar do tempo ao lado deles ela acabaria se vendo cada vez mais envolvida e não pode ignorar o destino e as profecias ditas pelos seres da floresta.

Aos poucos vemos que a medida que Liadan não é uma garota fraca, muito pelo contrário, ela é muito mais forte do que parecia, e com o seu jeito único ela acaba conquistando o respeito de seus sequestradores.

A história é cheia de segredos, mas não de uma forma ruim, eles são importantes para a trama.

É o tipo de livro que eu recomendo para todos sem a menos sombra de dúvida.

Cátia 20/02/2019

Série Sevenwaters
Pra quem ficou curioso sobre a sequência da série Sevenwaters, os outros livros publicados no Brasil pela editora Butterfly são: Filho das Sombras, Filha da Profecia e Herdeiro de Sevenwaters. São tão envolventes quanto o primeiro!Basicamente cada um deles conta a história de uma geração de herdeiros de Sevenwaters.Por exemplo a protagonista do segundo livro "Filho das Sombras", vai contar a história de Liadan, filha de Sorcha a heroína do primeiro livro "Filha da Floresta", portanto é impossível lê-los separadamente. São todos incríveis e as capas seguem a linha do primeiro, lindíssimas! Então se você quer desenvolver o hábito da leitura e gosta de uma boa fantasia, esta série é perfeita pra começar e nunca mais parar!

Neny 2018 24/10/2018

Finalizei a leitura...lindo .. adorei a história de Liadan...filha de Sorcha e Iudbam....uma mistura dos dois... uma história de fantasias e realidade...que faz pensar em alguns fatos.. super recomendo para quem gosta desse tipo de leitura...

Aline 15/10/2018

De volta a sevenwaters
Gostei mais do que o primeiro.
Me identifiquei mais com a personagem e o romance foi apresentado de forma mais breve. Não achei os eventos previsíveis como vi algumas pessoas comentando.
Entrar num mundo familiar e visitar personagens que já conhecemos é um misto de sentimentos. É bom porque saceia a nossa curiosidade sobre o que aconteceu depois do "felizes para sempre". Mas é ruim porque vemos coisas que não gostamos e momentos que não gostaríamos de presenciar. Depois dos acontecimentos de Filha da floresta eu gostaria que o nosso casal vivesse em paz, tivesse seus filhos e vivesse sem preocupações, dado a grande provação que já enfrentaram. E não acompanhar o fim da vida de um deles, e as provações que caem sob seus filhos. É muito triste.
Existem momentos realmente angustiantes no livro mas nada que se compare ao sofrimento que Sorcha passou. Uma coisa que me marcou muito é que a relação entre os três irmãos é muito fria. O mais velho é uma cópia do tio Liam, portanto é prático, insensível e acha que o que pensa está certo e suas decisões são as melhores. Niamh é bonita mas insegura com sua beleza proveniente da linhagem bretã do seu pai, logo quando está em maus momentos fere com palavras sua irmã, dizendo coisas como "você não é tão bonita" "você deveria casar com ele porque é a melhor proposta que vai receber". E liadan é a pacifista, calma e paciente. Amortece todas as brigas da família. E isso é tão triste. A relação dos sete irmãos no primeiro livro era tão bonita que pensei que todos os herdeiros se dariam bem daquela forma.
Os segredos são o que mais destroem a família. Um segredo em especial acaba com a vida de alguém ao ponto de ser irreparável. Analisando friamente a situação, acho que o que mais prejudicou a família de Sorcha foi seus irmãos. Se não fosse por Liam, Sean não tão frio e machista. Se não fosse por Condor e seu segredo, a vida de alguém não teria sido prejudicada.
Sobre o casal principal, eu simplesmente amo os dois e seus dilemas. Consegui me conectar muito com ambos. O título do livro é bem ambíguo e nos leva a pensar que uma certa pessoa sera o causador da discórdia, quando na verdade se trata de outro indivíduo. Adorei o trocadilho e o suspense. A arte da capa também é linda e funciona muito bem pra história.
Espero continuar acompanhando a série e ver até onde a autora pensa em nos levar.

Arian 18/06/2018

Meu deus do céu que livro bom
É só isso mesmo. Melhor livro que já li. LEIAM!!!!!!!

Vickawaii 07/11/2017

Um livro tão impactante quanto Filha da Floresta
Filho das Sombras conta a história de Liadan, uma jovem de curandeira que, assim como sua mãe, tem habilidades que podem mudar o destino de Sevenwaters para sempre. Enquanto seu povo está em guerra para retomar as ilhas sagradas dos bretões, e sua irmã envolve-se em um perigoso romance, Liadan é sequestrada por um temido grupo de mercenários, liderado pelo Homem Corvo. Com a missão de cuidar de um enfermo para, só então, talvez ser liberada, Liadan acaba se envolvendo com o grupo e suas histórias, se encantando por cada um e encantando a todos, sentido-se cada vez mais atraída por aquele ser das sombras. Contudo, Liadan não pode ignorar seu destino e as profecias constantemente repetidas pelos Seres da Floresta, que a alertam sobre os perigos dessa improvável aliança.

Ao ler a sinopse, nosso primeiro pensamento é que se trata de uma romantização problemática, afinal, a protagonista acaba criando empatia pelos seus sequestradores. É uma interpretação possível, mas quem conhece o trabalho da escritora sabe que uma das principais características da Trilogia Sevenwaters é justamente ir além das aparências, demonstrar o outro lado da moeda. Enquanto o primeiro livro se foca no relacionamento de uma irlandesa e um bretão, ambos preconceituosos quanto ao povo do outro, neste volume acompanhamos um bando de mercenários que fizeram coisas horríveis por dinheiro, mas cada um tem sua história, suas motivações, cada um é um ser humano completo. Nesse sentido, é interessante notar que a autora se preocupa não apenas com os protagonistas, mas com todos as personagens ao redor: Dog, Snake e muitos outros fora da lei são muito bem explorados para coadjuvantes, e a trama não se foca apenas em Liadan, nos deixando curiosos sobre o destino das pessoas ao seu redor.

CONFIRA a resenha completa no blog Finding Neverland!

site: http://www.neverland.com.br/2017/07/sevenwaters-filho-das-sombras.html

Carol 02/10/2017

Continuo amando Sevenwaters
Esse é o segundo livro da trilogia Sevenwaters e, assim como o primeiro, traz uma história cheia de força feminina, segredos de família, antigos contos, amor e perdas. "A morte chega e não há como impedir. O movimento da roda não cessa. Tudo se modifica, tudo segue seu caminho." Dessa vez, conhecemos Liadan, filha da nossa querida Sorcha e que assim como a mãe, possui a habilidade de curar e descobrirá que também pode falar com os seres mágicos da floresta.

Para Liadan, sua vida seria tranquila, viveria para sempre em Sevenwaters, sem fortes emoções. Porém, um dia ela é sequestrada pelo grupo de mercenários que vinha atormentando os aliados de seu povo. E logo conhece o líder desse grupo. Um homem assustador, sombrio, com um passado misterioso e com uma forte ligação à Liadan. Ao mesmo tempo em que os seres da floresta querem a todo momento ditar as regras de sua vida.
...
Gente, eu sou apaixonada pelas histórias que envolvem Sevenwaters, amo a riqueza dos detalhes, amo a escrita dessa autora e como ela relata com delicadeza até a brutalidade. Não tenho dúvidas de que as próximas viagens literárias a esse mundo também serão lindas.

Super indico essa saga!

LT 09/08/2017

Quem lê as minhas resenhas, já sabe que não sou muito fã de livros que são morosos, o que foi o caso do primeiro volume dessa série, mas que ainda assim, consegui aproveitar aquela leitura muito, gostei muito da história, de verdade. Quando li a “Filha da Floresta”, conheci um pouco do mundo de Sorcha e Red, o que ela passou e o porquê dela passar por determinadas situações – confira a resenha do primeiro volume aqui no nosso persil.

O enredo se passa em Sevenwaters – um lugar fictício onde a magia predomina. Um lugar repleto de histórias de heróis, seres da floresta e de sereias, histórias que se mantém vivas e impulsionam o seu povo.

Neste segundo volume, conheceremos um pouco mais sobre a filha deles, Liadan. Ela é forte como a mãe, também herdou o dom de cura e de conversar com os seres da Floresta, ainda que sua mãe tenha tido apenas três filhos, Laidan segue seu posto. Com os acontecimentos do primeiro volume, os herdeiros de Sevenwaters foram se perdendo um a um, e os outros seguiram caminhos opostos. Depois da maldição que avassalou tudo – que ocorre no primeiro volume –, nem todos os irmãos voltaram iguais do que lhes aconteceu, Finbar não voltou o mesmo.

Para os seres da Floresta, ela deveria permanecer em Sevenwaters para sempre, mas ela também herdou a personalidade de seu pai e não gostava de receber ordens. Liadan, junto com seu irmão gêmeo Sean, e a irmã mais bela, Niamh, vivem em Sevenwaters – o lugar que Lady Oonagh quase destruiu no passado e que Sorcha salvou.

Contudo, após um grande acontecimento, com o fato de sua irmã ter se envolvido com um druida e ter tido que se casar as pressas com outro alguém, e logo a questão dela ser sequestrada pelo Homem Pintado para cuidar de um outro homem, a quem ela não conhecia, apenas nas lendas...

“Então não preciso informar meu nome também. Qual de vocês é o responsável por esta dor de cabeça que estou sentindo?” – Os dois olharam para o que usava garras de lobo no pescoço, Dog. Ele era mesmo bem grande. – “Não esperava que você lutasse” – respondeu de maneira ríspida. – “Tenho um trabalho pra você e tinha que trazê-la aqui, mas não podia me arriscar a deixá-la gritar. Mulheres sempre gritam.” – O gemido começou novamente. Vinha das pedras atrás de nós. – “Alguém está ferido” – eu disse, levantando-me com cuidado.

Quando nossa mocinha começa seu trabalho, se depara com Bran, ele é o líder dos Homens Pintados, e ela consegue ver uma alma amargurada por algo que aconteceu na infância. Bran odeia os pais de Liadan, mesmo sem saber de quem ela é filha. Aos poucos ela tenta conquistar a confiança dele, mas Bran não confia facilmente e acredita que as mulheres são inúteis.

“Então você sabe cavalgar?” – “Sim. E estava cavalgando muito bem até seus homens me trazerem para cá. Aos poucos você irá descobrir que eu não sou assim tão inútil.”

Ela é uma boa moça, digamos assim, e quando não consegue cumprir a tarefa para qual foi levada até ali, quando o seu paciente falece, ela fica muito triste e Bran a abraça. Esse abraço trás uma nova sensação para nossa mocinha, ela sente como se tivesse voltado para casa, como se ali nos braços dele, ela se sentisse realmente segura de tudo e de todos. Com a convivência uma atração surge e ao se entregarem a essa paixão, finalmente Bran descobre de quem ela é filha... E a manda de volta para casa e para longe dele.

Liadan não pode se afastar de Sevenwaters por causa da profecia e odeia isso. Mas, depois de tudo, ela finalmente conseguiu se descobrir. Junto com sua personalidade forte ela não é uma garota sonsa, é forte, decida e incrivelmente sensata.

Sorcha estava fraca e Liadan voltou para casa, porém ela não aguentou, ajudou Liadan e se foi. O momento foi triste, e assim mostrou um pouco de como ela viverá na Floresta.

Lá fora, uma brisa soprou e o ar fresco entrou pela janela, movendo os cabelos de Finbar e as penas de sua asa. Só então, nas árvores, os pássaros voltaram a cantar, cumprimentando e se despedindo, celebrando e lamentando. Era a voz da floresta saudando o momento da passagem de Sorcha.

Todavia, o que um amor pode fazer? O que uma pessoa obcecada pode afetar em sua vida? Liadan conseguirá viver seu grande amor?

Quando comecei a ler O filho das Sombras, tive receio de ficar entediada, porém esse foi o livro mais lindo que já li, da série, é claro – risos. Esse volume me encantou dê um jeito. Conquistou-me pela história do começo ao fim.

Sobre a edição: As páginas são amareladas, o livro conta com uma fonte simples e pequena, mas que não chega a atrapalhar a leitura. A edição conta com pequenos detalhes em suas páginas que deram um toque especial a ela. Não notei erros ortográficos.

A escrita da autora é agradável. Eu recomendo a leitura para quem gosta de fantasia e que não se importa com o fato de a história conter momentos muito tristes, algumas cenas irritantes – um pouco tediosas, mas são pouquíssimas, e o enredo compensa isso –. O final do livro pode lhe surpreender, a minha pessoa? Agradou e muito!!!!

Até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Rafa - @espaco_dos_livros 09/04/2017

Ótimo!
Bom... vamos la. Esse livro é Ótimo! Muito bom mesmo, como o 1o vc se envolve com a história logo nas primeiras páginas! Os personagens são ótimos e o desenvolvimento excelente! É realmente uma continuação do 1o, Juliet manteve sua história coerente duante todo o livro, porém sinto que ela se perdeu em algumas partes com um certo excesso de informação, nada prejudicial, mas tenho que ser crítica nesse aspecto. Não dou 5 estrelas pq o 1o livro foi bem melhor que o segundo. Mas esse tb tem uma excelente história e um ótimo desfecho! Que venha o 3o!

Mila F. @delivroemlivro_ 24/03/2017

Adorei.
Son of the Shadows, no Brasil: Filho das Sombras, da escritora neozelandesa Juliet Marillier, é o segundo livro da Trilogia/Série Sevenwaters, assim sendo, o livro foi precedido por Filha da Floresta. Filho das Sombras foi vendedor do Aurealis Award como melhor livro de fantasia.

Tal como no primeiro volume, encontrei em Filho das Sombras a mesma narrativa cativante como se fosse um conto de fadas que facilmente cativa o leitor, além disso temos toda a construção narrativa rica em detalhes históricos, fruto de muita pesquisa por parte da escritora. Percebe-se o trabalho incrível desde a primeira página até a última.

Filho das Sombras vai nos apresentar a novos personagens não deixando de lado os antigos, que conhecemos no primeiro volume (Filha da Floresta). Aqui, iremos acompanhar a história de Liadan, Sean e Niamh filhos de Sorcha que vivem em Sevenwaters. A personagem que mais se destaca é Liadan, pois herdou os dons de sua mãe e consegue falar com os espíritos da floresta, tem poderes para ler a mente e é uma curandeira.

Sevenwaters ainda precisa recuperar a ilha que perdeu para os bretões, mas há toda uma profecia que diz que existe uma criança coma marca do corvo que irá nascer e apenas ela poderá recuperar a ilha. Tudo é um verdadeiro mistério e fica ainda mais intrincando quando os espíritos da florestas passam a se envolverem na vida de Liadan, mas a garota não quer ser escrava das vontades dos espíritos, ela julga ser capaz de escrever seu próprio destino. É isso que vamos acompanhar durante todo o livro.

É claro que Liadan se apaixona por um dos principais e mais perigosos do bando dos homens pintados que são bandidos, mas além disso ela acaba engravidando do líder e se apaixonando com todas as forças, no entanto este relacionamento é perigoso e proibido.

Para completar Liadan sofre por sua irmã Niamh que foi obrigada a casar com alguém que não amava para firmar alianças políticas a fim de criar um exército para recuperar as ilhas. É tudo uma imensa dor, pois Niamh ama Ciarán que esconde um grande segredo tornando este amor impossível.

Devo admitir, no entanto, que mesmo tendo amado este livro, Filho das Sombras não foi tão bom quanto o primeiro, pois as coisas aqui acontecerem de forma mais lentas e com menos aventuras, no entanto, Juliet Marillier nos brindou com várias informações importantíssimas para o desenrolar e desfecho desta história, são informações realmente necessárias e esclarecedoras.

Creio que, livro chave são mais lentos e explicativos mesmo, por isso, a morosidade que encontrei em diversas páginas de Filho das Sombras não tornou o livro ruim, pelo contrário, o tornou especial e essencial. Já estou bastante curiosa em relação ao próximo volume: Filha da Profecia.

Para finalizar só tenho mais um ponto que vale a pena ressaltar: essa diagramação e qualidade do livro, ambas são incríveis, entretanto, consegui ver alguns erros nos pronomes e palavras juntas que me deixaram realmente triste, pois tirando isso eu não colocaria defeito em nada.

Será que indico Filho das Sombras? Absolutamente, sobretudo se você vem acompanhando a história de Sevenwaters desde o primeiro volume, não que a leitura do primeiro seja obrigatória, pois é perfeitamente possível se situar no enredo sem ter lido Filha da Floresta, mas creio que todo o livro adquire um significado melhor quando lemos na sequencia.

site: www.delivroemlivro.com.br

Carla Brandão 23/02/2017

Dezoito anos depois, estamos de volta a Sevenwaters. Sorcha agora é adulta, está casada e é mãe de três filhos: Niamh e os gêmeos Sean e Liadan. Enquanto Niamh, a mais velha, puxou as características físicas dos bretões, Liadan é quase uma cópia de sua mãe, pequenina e delicada. Ela tem com o irmão gêmeo a mesma ligação que sua mãe tinha com seu tio Finbar, o que permite que se falem sem emitir qualquer palavra, através da mente. Há muito mais de Sorcha em Liadan: as habilidades de curandeira, o amor pela floresta e a capacidade de ver e falar com os Seres que lá habitam.

Niamh é linda, chama a atenção de todos sem precisar fazer nada para isso, e todos vislumbram um bom casamento para ela em breve. Sean, apesar de jovem, é um líder nato e o futuro senhor de Sevenwaters. Liadan não pensa em casamento. Foi ensinada pelo pai a lutar, passa os dias colhendo ervas e ajudando a quem precisa e deixa clara a sua vontade de permanecer ali, ao lado de sua família.

Os Seres da Floresta, porém, parecem gostar de brincar com os humanos, mudar seus planos e direcionar seus passos para o futuro que eles querem, não importando o que aconteça pelo caminho. E se aprendemos algo com Filha da Floresta, é que eles não poupam ninguém de provações e sofrimentos. Muito se comenta sobre um grande mal que achava-se extinto, mas que parece estar prestes a retornar, e sobre uma antiga profecia. Liadan começa a ter visões e sensações de que algo ruim está prestes a acontecer, mas não entende bem nem consegue saber o que é.

As coisas não demoram muito a acontecer. A filha mais velha de Sorcha se vê obrigada a casar às pressas com alguém que não quer, e o motivo é um grande segredo muito bem guardado por seus pais e tios. Logo depois, Liadan é raptada por um bando estranho e perigoso, mercenários liderados pelo chamado Homem Pintado, a quem crimes brutais são atribuídos. Lutas por territórios continuam acontecendo e homens perdendo a vida. Em tudo há uma mistura de ganância dos homens com vontades dos Seres da Floresta.

Durante o período em que esteve com o Homem Pintado e seu bando, Liadan passou por muitas experiências e conheceu sentimentos novos. Mesmo com todos os alertas dados pelos Seres da Floresta, ela mostra ser filha de Sorcha: forte e determinada. Só que ao contrário de sua mãe, que seguiu o que eles mandaram, a jovem de 16 anos resolve desafiá-los. Apesar de saber de todos os riscos de cada decisão que toma ao longo da história, ela se recusa a se submeter a vontade dos Seres, desencadeando uma série de acontecimentos.

O título do livro me fez pensar que se tratava de uma história sobre um homem, mas para a minha feliz surpresa temos novamente uma trama narrada por uma personagem feminina, Liadan. Assim como Sorcha, sua filha se mostra uma personagem de muita força, que luta pelo que acredita e arrisca muita coisa para proteger quem é importante para ela, mesmo quando todos à sua volta acham absurdo. A menina doce e obediente se transforma em uma mulher obstinada quando a vida passa a exigir isso dela. Ela ganhou minha admiração da mesma forma que sua mãe no primeiro livro da série. Os personagens secundários são bem trabalhados e não estão no livro apenas para fazer número, suas histórias e suas ações importam e se ligam à trama principal.

Filho das sombras aborda mais o romance que seu antecessor. Enquanto Sorcha estava em uma difícil e dolorosa missão para salvar seus irmãos de uma maldição, a jornada de Liadan tem mais a ver com o amor romântico, embora não se restrinja a isso.

Como continuação de uma série, o livro funcionou muito bem. Apesar de ter sua própria história, personagens do volume anterior estão presentes aqui, sabemos o que aconteceu com os que não aparecem e são feitas referências a alguns acontecimentos passados, muitos deles determinantes para o que aconteceu depois. Passado e presente são muito bem costurados. Tão grande quanto o primeiro, este segundo livro não tem nenhuma linha desnecessária. Cada uma das mais de 600 páginas são bem aproveitadas e cheias de acontecimentos. Tédio e monotonia não têm espaço.

Juliet Marillier mais uma vez conseguiu fazer o leitor se sentir parte daquela família e daquele lugar. Me vi novamente envolvida e fisgada pela trama que ela criou. Referências aos deuses celtas e às celebrações do povo da floresta não faltam, resultando em uma aproximação maior com o universo de Sevenwaters. Neste volume, conhecemos também alguns contos e lendas narrados pelos próprios personagens, o que enriqueceu muito o enredo.

O final foi bem fechadinho, mas alguns pontos tocados ao longo da história certamente serão desenvolvidos nos livros seguintes. E eu mal posso esperar! Leitura recomendadíssima! ;)

site: http://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2017/02/resenha-filho-das-sombras-sevenwaters-2.html

Kamilla 08/11/2016

Segundo livro que li da autora e já a considero pacas! ♥
Primeiramente esse livro não é continuação dos acontecimentos de Filha da Floresta, na verdade se passa muitos anos depois. Quando a Sorcha, protagonista do livro anteriormente citado, já tem três filhos. Bom, esse é o único spoiler direto que terão sobre Filha da Floresta.

A Sorcha teve três filhos: Niamh, que é a filha mais velha e o Sean e Liadan que são gêmeos e tem uma ligação forte (que conseguem ler a mente um do outro, falarem pela mente, mostrar pensamentos e visões). A nossa protagonista é a Liadan, que segundo a própria entre ela e a irmã ninguém a escolheria, ela é curadeira (e sabe mexer tanto quanto a mãe com ervas, sabe curar e tudo mais), mas não pensem quem é uma personagem cheia de mimi, pelo contrário. É forte, determinada, sabe o que quer e quem ela é. Mas vamos a história... Tem alguns acontecimentos com a Niamh que ocultarei de vocês, porque é de suma importância pra história e eu não quero estragar isso. Em algumas resenhas que tem lá no skoob algumas pessoas contaram... é algo que choca a família e que faz ela se casar a força. Por trás dessa atitude dos pais (e tio, Liam, irmão da Sorcha) há um segredo que só descobrimos mais a frente.

Na volta de quando a Liadan foi levar a sua irmã até certo ponto da estrada (Niamh estava indo pra casa do seu marido), ela é sequestrada por alguns homens de um bando do Homem Pintado. Esse bando é conhecido por agir sorrateiramente, por terem aparências incomuns (rosto de homem com cara pintadas diferentes, cheios de tatuagem). Mas porque eles a sequestram? Ele é curadeira e eles estão com um homem morrendo. O Chefe, que é o mais conhecido por ser o líder do bando, não sabia que alguns dos seus homens traria a Liadan e fica P da vida, mas aceita a ajuda. E ela fica pra ajudar (esquecendo a parte que ela não tinha escolha, mas a vontade de ajudar e curar sempre fora maior).

No período que a Liadan passou com o bando muitas coisas aconteceu e até o mais improvável, que não irei falar mas que talvez vocês já imaginam :p E isso muda tudo na história, ela volta pra casa sem poder (sem querer, na verdade) compartilhar tudo que viu e vivenciou. Esses dias e esse acontecimento improvável acarretou em uma grande mudança na Liadan e para ela.

Vou parar por aí, pra não dá spoiler ou fazer perder o brilho dos acontecimentos. O livro é cheio de magia, seres sobrenaturais, visões, força, amor e tantas outras coisas. Eu sei que tudo parece um pouco confuso, mas entendam são mais de 600 páginas e eu sei que falho um pouco pra falar tudo que achei de um livro grande e ainda por cima que gostei tanto.

Como já mencionei a Liadan é uma guerreira, se mantém forte, determinada, obstinada quando quer uma coisa. Mas mais que isso, ela luta pela verdade que acredita, mesmo muitos dizendo que ela estava indo no rumo errado, tal como os Seres da Floresta (eles no primeiro livro, Filha da Floresta, foram bem mais presentes) e até os próprios familiares. O que me revoltou bastante, mas a Liadan sabia o que queria e não se deixou mudarem o que ela queria. O livro é repleto de magia, de fantasias, de visões, amores improváveis, força, determinação e tudo mais.

Eu tinha certo receio quanto a esse livro porque amei demais Filha da Floresta, mas devo admitir que esse livro é maravilhoso. Não esperava uma história assim, fascinante em que 615 páginas passam voando... é ótimo quando isso acontece né? Em nenhum momento a história ficou cansativa, monótona ou chata, pelo contrário. Mas não foi tão bom quanto o primeiro livro, achei que o final poderia ser melhor trabalhado, ou melhor era pra ter mais umas 20 páginas contando um pouco mais do desenrolar sabe?! Mas fiquem calmos, o livro teve o seu final, só queria mais.

Uma das coisas que quero ressaltar é que o título te faz pensar que é sobre algum personagem masculino em destaque, mas não, a protagonista é mulher. E forte mais que muitos homens por aí, assim como a mãe dela. Esse é um livro que te leva pra outro mundo sabe? que te trás reflexões, mas que te teletransporta de uma forma que parece que você está, de fato, inserido naquele mundo que a autora criou e pelo que percebi ela gosta de mostrar personagens femininas fortes, determinadas, que passam coisas pra cacete, mas que erguem a cabeça e luta até o fim. E isso me fascina demais.

O livro ele tem o seu desfecho, como já havia dito, mas fiquei com pulguinhas atrás da orelha pra saber sobre algumas coisas. No livro ele vem com um trecho do terceiro livro da série Sevenwaters, mas não li porque quero surpresas XD

Sobre os personagens: A protagonista, Liadan, já foi bem falada aqui né? mas ela é bem guerreira mesmo. Adorei a construção dela e da força que ela tem. Incrível.
Chefe/O homem pintado: Além de lindo (porque imagino que é), ele é guerreiro demais. Passou por muitas coisas que o tornaram isso que ele é, como citaram dentro do livro um mercenário.
Sean: Ele é o irmão gêmeo da Liadan, me irritou muito certas vezes, mas é um querido.
Niamh: No início ela me pareceu bem mimada, mas nem tudo é o que parece.
Sorcha e Red: Pais de Liadan, Sean e Niamh, eles continuam sendo o casal mais lindo do mundo.

Sobre os detalhes: A capa está linda, amei o corvo e ele tem uma importância pra história. ;) A diagramação interna está ótima, a fonte e o espaçamento são adequados. Encontrei alguns errinhos de digitação, creio eu, mas que não me incomodaram. Não foi nada gritante. Assim como o primeiro livro ele vem com o mapa da Bretanha e Irlanda, além da observações da autora sobre termos, pronúncias, deuses e celebrações celtas.

Comentário final: Eu sei que a minha resenha não saiu lá essas coisas todas, mas é difícil falar de algo que gostei tanto. Mas indico que leiam esse livro, porque vocês não irão se arrepender. Vale muito a pena!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2015/09/resenha-filho-das-sombras-juliet.html