Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Leonardo 13/09/2022

Resenha
Um dos melhores livros q já li. A história é bem construída e te prende bastante. Não me arrependo nem um pouco de ter pago 40 reais nesse livro. A única coisa q me deixou frustrado foi a batalha final, eu esperava mais, principalmente de uma obra do King. Mas tirando isso o livro é incrível.
DurinhoDeMatar123 18/09/2022minha estante
é necessário ler O iluminado para ler doutor sono?

Leonardo 18/09/2022minha estante
Da pra vc ler ele se vc assistir o filme. Mas se vc n le o iluminado tu vão ficar confuso em algumas partes

Amanda.Cavalcanti 24/02/2021

Doutor Sono
Se tivesse como dar 6 estrelas, eu dava ?
O desenvolvimento da história, a escrita, relembrar o Overlook e seus fantasmas, tudo amarradinho, perfeito. Eu conseguia enxergar o Dan lá de O Iluminado já crescido, e criei um carinho enorme pelo personagem, tanto que já quase no fim, eu tive que fechar o livro de tanta angústia. Mas o final foi surpreendente, que final!

Dan, Abra e Billy só amor ??
Mands 25/02/2021minha estante
É mt bom!!!! Foi tudo perfeito, inclusive o final (MUITO diferente do filme)

Amanda.Cavalcanti 25/02/2021minha estante
Muito mesmo! Eu ainda não assisti o filme. Pretendo, espero não me decepcionar.

charlie 11/08/2022

o que que há, velhinho?
em resumo, isso foi como um episódio muito ruim de supernatural que você continua assistindo pq vc ama dean winchester (nesse caso, daniel torrance)

sendo muito honesto, já no começo do livro, eu não tinha comprado a ideia pq, tipo assim, quando o rolê se inicia parece que estamos falando de uma outra história que tem pouca ou nenhuma relação com o iluminado. então eu pensei: 🤬 #$%!& , o king ficou nostálgico queria falar um pouco mais sobre o overlook, mas também queria vender o livro daí ele juntou o útil ao agradável.

nesse sentido, acho que me precipitei um pouco já que, lá pro meio do livro, o king até arruma um jeito legal de fazer as histórias conversarem e poxa, eu amo mesmo o danny. daí lá pelas 300 páginas tudo começou a desandar muito.

enfim, partes boas: o desenvolvimento do Dan, Danny Torrance e ficar sabendo um pouco mais (quase nada) sobre a wendy.

partes ruins? todas.
(zoas, nem tanto vai)

- a execução é meia boca, muitas coisas que poderiam gerar conflitos interessantes pra trama são desperdiçadas
- algumas partes são escritas de maneira confusa
- o dan só fala do pai, sendo que a wendy criou ele sozinha e, falando sério, nem faz sentido já que o Danny foi criado só pela Wendy desde os fodendo sete anos do mlk. o cara era muito jovem pra lembrar e enaltecer tanto o próprio pai e nem sequer mencionar a mãe com quem ele conviveu a vida toda
- os vilões são bem burros, vc sabe desde o início que eles não tem a menor chance contra os "mocinhos"
- os diálogos são, por muitas vezes, pobres

então, fora o reencontro com personagens afáveis e o eco de uma trama massa (o iluminado), não vejo o pq desse livro sequer existir. inclusive, outro lado bom é que devido a ordem cronológica dos eventos o iluminado permanece intocado por essa chateação aqui.

e é isso, caras, amo o danny.
okkmaria 16/08/2022minha estante
preciso tanto ler esse pra falar mal dele com vc aaaaaaa ?

charlie 17/08/2022minha estante
amiga lê pfvr dá pra gente trocar áudios de 5min só falando mal (caso vc mude d ideia e queira pegar emprestado a proposta ainda tá d pé!

Edson 26/07/2015

EXPECTATIVA DEMAIS!
Sem sombra de dúvidas que, DOUTOR SONO, se trata de mais uma grande obra do Mestre Stephen King. Mesmo assim, algumas observações merecem ser feitas no que diz respeito, ao que este livro prometia, e, o que ele realmente é. Antes de ler, eu achava que esta seria uma leitura que superaria tudo que vi e vivi lendo O ILUMINADO. Ledo engano! Apesar de algumas citações deste grande clássico do Mestre, o que seria de certa forma, obrigatório, por conta do personagem principal, DOUTOR SONO, nem passa perto do espetáculo que é O ILUMINADO! Não estou aqui fazendo nenhum tipo de comparação. Não é isso. A questão é que, quando DOUTOR SONO foi lançado, muito se falou que esta obra superaria a história original, o que nem de longe acontece! Se o King queria dá uma satisfação aos fãs de O ILUMINADO, contando pra eles como estaria o pequeno Danny Torrance, hoje, 35 anos depois daquela tragédia do Hotel Overlook, ele conseguiu. Tarefa cumprida. Durante a leitura, percebe-se claramente que o autor, em nenhum momento quis ou tentou superar o que ele tinha feito em O ILUMINADO, mesmo porque, nem ele mesmo como autor desta obra espetacular, conseguiria se tentasse. DOUTOR SONO é um livro tranquilo, com personagens tranquilos, muitos até no fim de suas vidas. Mesmo os personagens que simbolizam o mal, não são tão maus assim. Tudo que fazem é por pura questão de sobrevivência, e não por maldade pura e simples. Quando você termina de ler e fecha o livro, fica uma sensação estranha de que você não leu Stephen King. Falta algo que é comum nos livros do Mestre, que é a tensão, o medo, o suspense, aquela sensação de algo real e sobrenatural ao mesmo tempo, que é território comum em seus livros. DOUTOR SONO, apesar de ser um bom livro, não figura entre os melhores do Mestre. Mesmo porque, acho que não era esta a sua intenção, e sim, mostrar aos fãs mais curiosos e saudosistas, como era a vida do pequeno Danny Torrance, 35 anos depois da tragédia do Overlook Hotel. E só! Infelizmente.
Wanrrala 18/05/2020minha estante
Também li Doutor Sono, apesar de gostar, esperava mais. E concordo novamente contigo, não tem comparação com O Iluminado...Não tive calafrios, mas no geral é um bom livro...

Edson 19/05/2020minha estante
Em breve vai aparecer algo em que a gente discorde, pois, até aqui, estamos muito alinhados em termos de opinião sobre os livros que lemos!
Doutor Sono! Taí um livro que eu acho que preciso reler. Como eu disse no título da resenha, eu esperava um LIVRAÇO, algo realmente fora de série, e num entanto...Ou eu o li de cabeça pra baixo, ou ele realmente não é lá tudo isso que prometia. Das Duas, Uma!

Guilherme.Maia 21/10/2020

Fantástico!!!
Logo após finalizar o livro o iluminado comecei doutor sono, fiquei com muito medo de me decepcionar por ser a continuação de um livro que gostei bastante.
Me surpreendi bastante com o livro, uma continuação perfeita, amei a maneira que o King preparou cada detalhe.
Simplesmente perfeitooooo ??
Joao.Vitor.P 21/10/2020minha estante
Estou doido pra ler. Li o Iluminado mês passado e já tenho esse em mão hehe

Guilherme.Maia 21/10/2020minha estante
Você vai se surpreender, confesso que gostei mais do que até mesmo do iluminado.

Isadora 10/01/2021

Continuação de respeito!
Mais de um mês que terminei essa leitura e ainda não a superei. Sempre me pego pensando na história e no quanto gostei. Agradecida por King ter escrito essa continuação, me tornei definitivamente sua fã depois desse livro.

É legal ressaltar que Doutor Sono tem uma "vibe" diferente de O Iluminado. O primeiro tem muito mais terror, e essa continuação se aproximou de um drama para mim (lógico que temos muito suspense aqui também). Encontramos um Dan, mais velho, totalmente afetado pelos acontecimentos passados na infância. A ponto de quase ser um reflexo do pai, já que tem problemas com bebida; e é atormentado pelos fantasmas do passado: "A mente era um quadro-negro. A bebida, o apagador.".

Da mesma forma que Danny encontra alguém parecido com ele em O Iluminado, Abra, uma menina de 12 anos, também vai descobrir que não é a única. Ela vai precisar de ajuda e Dan vai estar lá para ajudar. A trama gira em torno disso mas é muito mais grandiosa, vai muito além. Além de ser uma história de luta contra o bem e o mal, Doutor Sono é sobre arrependimentos, descobertas, ensinamentos, superação e muito amor.

Livro favoritado, totalmente recomendado!
Katia Rodrigues 10/01/2021minha estante
Ótima resenha! Também me tornei fã do King depois desse livro.

Isadora 10/01/2021minha estante
Obrigada Katia! Esse livro é tudo pra mim ??

Gleydson @juristageek 17/12/2019

Uma leitura quase que obrigatória para os fãs do Rei do Horror
Na primeira vez que li Doutor Sono, confesso que eu estava receoso. Apesar de Stephen King ser um dos meus autores favoritos, analiso suas obras sem qualquer parcialidade, pois, assim como qualquer autor (ainda mais com tantos livros lançados), é preciso admitir que ele tem seus "altos e baixos". Vale ressaltar que não a obra em questão não se trata de qualquer continuação, mas de um clássico que é O Iluminado. Logo após iniciar a leitura, meus receios se esvaneceram: Doutor Sono é uma continuação e tanto!

O nosso querido rei do horror acertou em cheio, ao meu ver, principalmente em dois quesitos: os personagens e o plano de fundo da história. Este, apesar de não ser o Hotel Overlook, nos causa tanta tensão quanto. Já os personagens, desde os protagonistas aos secundários, como Billy e Casey, são importantíssimos para a trama, tendo todos eles sido muito bem construídos, com suas particularidades e detalhes. Uma das coisas que mais se destacam em Doutor Sono é a luta de Dan contra o alcoolismo, que, ao contrário de seu pai, resolveu fazer de tudo para vencer o vício.

A leitura flui facilmente e a escrita do autor contribui bastante para isso. Sabemos que King costuma apostar bastante em descrições detalhadas de seus personagens e do ambiente no qual ele está inserido, e isso, ao meu ver, contribui muito para a história. Claro que há autores que o fazem de uma maneira que torna a leitura cansativa, mas aqui estamos falando do rei do horror, que não decepciona quanto a isso.

Em suma, Doutor Sono se consagra como uma das melhores obras consideravelmente recentes de Stephen King, sendo leitura obrigatória para seus fãs, bem como para os fãs de O Iluminado.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/2019/11/doutor-sono-stephen-king.html
Ju Ramos 18/01/2020minha estante
Gostei muito da sua escrita. Parabéns!

Gleydson @juristageek 25/02/2020minha estante
Muito obrigado, Ju! Fico feliz com um feedback assim :)

Ratinha da Biblioteca 12/04/2022

O que acontece depois? (Cuidado, essa resenha contém spoiler do livro "O Iluminado.")â£
Nesse livro temos a resposta que todo leitor se faz após concluir um livro, o que acontece depois? Que fim levou a personagem?

E Doutor Sono nos conta a história do menino Danny, anos depois de sobreviver ao Overlook, na sua vida adulta, lidando com suas decisões e monstros internos. Mas também nos conta sobre um pessoal sinistro, que anda bem camuflado fazendo maldades inomináveis. E conta sobre uma menina muito, muito iluminada.

Eu simplesmente amei o desenrolar da história, confesso que no início fiquei chateada com o Dan, com o rumo que ele se permitiu e tudo o que ocasionou, mas depois foi só aprendizado e reflexão, depois foi só admiração e amor.

Esse livro é sobrenatural sim, sobre seres "sobrenaturais", mas me deixou uma reflexão muito real, quantas pessoas no mundo andam por aí só se alimentando de "iluminação" alheia? Eu passei dias pensando nisso e quanto mais eu penso no livro, mas eu amo.
Mas preciso confessar uma coisa, na noite que eu finalizei a leitura, tive pesadelos a noite inteira! Meu marido não dormiu nada bem e teve que me acordar e resgatar dos pesadelos várias e várias vezes.

Ps: gatos e trailers ganharam uma nova perspectiva pra mim depois desse livro.
Carlos Adriano 21/04/2022minha estante
Terminei hoje esse livro e devo dizer que acordei noites seguidas com o peito encharcado de suor pelos pesadelos?

Ratinha da Biblioteca 21/04/2022minha estante
Eu entendo!!! Também tive pesadelos, mas amei esse livro!

belligna 06/06/2020

Me tirou o sono de tão bom. Eu AMEI esse livro. Sou muito fã de O iluminado e fiquei com bastante medo quando saiu a continuação, demorei muito tempo pra ter vontade de ler e me surpreendi DEMAIS. Indico.
Jeh New 30/07/2022minha estante
Eu apenas assisti o primeiro filme. Da para ler a continuação tranquilamente? Pois so estou vendo boas críticas aqui

belligna 31/07/2022minha estante
Os filmes são diferentes dos livros. Eu indicaria a leitura tanto de O iluminado quanto de Doutor Sono.

Rafa266 22/01/2022

Doutor Sono é uma continuação incrível de Iluminado
Esse é o 4° livro que leio do King, e todos estão competindo para ficar no 1° lugar do haking de favorito.

Uma continuação de tirar o fôlego e perceber o apego quase imperceptível que você tem pelos personagens de o Iluminado. Sempre terei um amor imensurável pelo Dan, ele é meu protegido, mesmo tendo passado por maus bocados por conta daquele ditado (tal pai, tal filho), amei que o King deixou tudo muito real (como sempre faz) ninguém passa por um trauma bem e feliz, as pessoas sofrem e por anos... Mas a esperança é a última que morre, e devemos confiar nisso.
Michelle.Gandolfi 06/02/2022minha estante
Dan e Abra

Rafa266 07/02/2022minha estante
facilmente os meus amores

Psychobooks 07/02/2015

Vocês já devem estar cansados de me ver dizer que 'O Iluminado' é meu livro de terror preferido, então devem imaginar o quanto eu fiquei ansiosa para ler Doutor Sono desde que King o anunciou. Meus sentimentos eram bem contraditórios, estava com muita vontade de ler, mas ao mesmo tempo com receio do que iria encontrar. Se alguém é capaz de me surpreender positivamente, SEMPRE, esse autor é o King.

Aviso aos navegantes, Doutor Sono é continuação de O Iluminado, portanto, é imprescindível que você o tenha lido antes de embarcar nesse novo livro e, nesse caso, não adianta ter assistido apenas o filme dirigido por Kubrick.

Enredo
Danny Torrance, agora conhecido como Dan, sobreviveu ao Hotel Overlook, com o passar dos anos, se entregou à bebida como forma de amenizar sua iluminação e fugir dos fantasmas. Depois de muito vadiar, Dan resolve que é hora de deixar o vício, entrar para os Alcoólicos Anônimos e levar uma vida mais tranquila. Morando e trabalhando em um lar para idosos, Dan usa os resquícios de sua iluminação para proporcionar conforto para aqueles que estão nos seus últimos momentos de vida.

Abra Stone é uma garotinha muito especial, desde bebê deixa seus pais intrigados e temerosos com seus poderes. Dona de uma iluminação poderosa, Abra se depara com um panfleto de crianças desaparecidas e reconhece um garoto de suas visões, ele estava sendo torturado e ao relembrar o momento, Abra que agora é uma adolescente, acaba se intrometendo nos negócios do Verdadeiro Nó.

O Verdadeiro Nó é composto por um grupo de 'vampiros' antigos que se alimentam do 'vapor' de crianças iluminadas, para obter tal substância, eles precisam torturar e matar os pequenos. Liderados por Rose, eles são bem organizados, ricos e sabem como se misturar com pessoas normais e passarem desapercebidos.

Desenvolvimento do Enredo e narrativa
A narrativa é feita sob o ponto de vista de diversos personagens, principalmente de Dan, Abra e Rose.

Logo no começo da leitura King traz de volta a mulher do quarto 217 e toda a sensação creepy que a acompanha. Quando o Verdadeiro Nó é apresentado, o ritmo de leitura cai um pouco e isso se repete por algumas vezes quando o grupo aparece até que coisas terríveis começam a acontecer.

King apresenta seus personagens separadamente e, aos poucos, faz com que todos se interliguem e deixa o leitor de boca aberta em vários momentos com seus plot twists.
Uma característica de seus novos livros é a presença do humor. Em "O Iluminado" o clima de tensão domina a leitura do começo ao fim, já em "Doutor Sono" o autor insere humor, muitas vezes sombrio, nos momentos certos e consegue arrancar gargalhadas do leitor para logo em seguida o conduzir por uma cena mais assustadora ou angustiante.

Aviso: comece a ler a segunda metade do livro apenas se estiver com tempo disponível, porque depois que você começar, não vai conseguir largar o livro antes de chegar ao final.

Personagens
Eles são o grande trunfo do autor, uma vez vi uma entrevista onde ele dizia que é preciso fazer o leitor se importar com os personagens para só então conseguir assustá-los e é exatamente isso o que ele faz. Mesmo quando a passagem de um personagem secundário pelo livro será curta, o autor faz questão de o apresentar de forma com que o leitor se afeiçoe a ele, para em seguida o matar de forma cruel.

Mesmo quando os personagens 'sobrenaturais' do Verdadeiro Nó são apresentados, o autor faz questão de colocar uma dose generosa de realidade e os deixar ainda mais assustadores. Depois desse livro, nunca mais verei caravanas de trailers da mesma forma, ainda que os integrantes sejam apenas senhores da terceira idade. Esqueça qualquer esteriótipo de vampiro sexy, sedutor e irresistível, os presentes nesse livro não passam de pessoas aparentemente comuns com uma vida nada glamorosa.

O destaque vai para Abra, que chega conquistando a todos e cresce exponencialmente conforme a leitura avança, é impossível ficar indiferente à ela.

Easter Egg
King adora fazer referências de outros livros em suas obras e sabe muito bem como inserir referências cotidianas em suas tramas. Logo na página 20 temos uma citação a Charles Manx, o grande vilão do livro Nosferatu de autoria do seu filho, Joe Hill. Abra diz que Dan tem um jeito desleixado como o de Jax Teller, do seriado de TV Sons of Anarchy, onde King fez uma participação no episódio 03 da 3ª Temporada. Para se proteger, Abra sonha que é Daener de Game of Thrones. Um personagem cita Shakespeare, passa por Hogwarts e fecha seus pensamentos com Gollum de Senhos dos Anéis. Há outras citações como Crepúsculo, Jogos Vorazes e Edgar Allan Poe.

Concluindo
"Doutor Sono" surpreende, conquista e entrou para minha lista de favoritos. Mais uma vez o mestre foi excepcional ao contar sua história, fez com que eu me perdesse no tempo e fosse transportada para outro mundo. Não fiquei tão assustada como quando li "O Iluminado", mas as cenas arrepiantes e grotescas também estão presentes nesse novo livro.

Leitura muito mais que recomendada e se você ainda não leu 'O Iluminado', corre!

"A mulher do quarto 217 estava lá, como ele sabia que estaria. Sentada nua na privada, com as pernas esticadas e as coxas pálidas e arqueadas. Seus seios verdes pendiam como balões vazios. O tufo de cabelos no baixo ventre era grisalho. Os olhos também eram cinzentos, como espelhos de aço. Ela o viu e seus lábios se contraíram em um sorriso."
Página 13

"Isso nunca vai parar, pensou Danny. O Overlook queimou e suas aparições mais terríveis foram trancadas nos cofres, mas não posso trancar a iluminação, porque não está só dentro de mim, lela sou eu. Sem a bebida para pelo menos amenizar, essas visões vão continuar até me levar à loucura."
Página 80

"-Para onde vamos?
- Hogwarts, para assistir ao Torneio Internacional de Quadribol. Vou lhe comprar um cachorro-quente e um algodão-doce encantados. Responda à minha pergunta. Você vai se comportar?"
Página 345

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-sorteio-doutor-sono.html
Clau 27/04/2015minha estante
Poderia colocar como spoiler

ShirleyStortLeite 21/06/2022

??????? Mais que cinco estrelas!
Que livro foda, do início ao fim, o meio então, putz, que viagem, que leitura, que momentos incríveis.
King conseguiu fazer eu gostar do livro do início ao fim, me deixou com olhos marejados e uma vibração intensa.
A continuação do O ILUMINADO, foi muito incrível.
O amadurecimento do King em sua escrita é nítida e o desenvolvimento da história não foi cansativa. O suspense a flor da pele e o desenrolar da história... MARAVILHOSOS!
Os personagens muito bem criados e desenvolvidos, sem muita enrolação, vc se envolve com cada um deles, inclusive com os vilões. Rose foi fodástica também.
Abra, menininha terrível, as vezes tinha mais medo dela do que da Vilã Rose. Danada essa menina. E a ligação dela com Dani foi muito importante pro desenvolvimento deles na história.
E a cereja do bolo no final, voltando ao lugar onde tudo começou, foi espetacular.
Enfim, só digerir a história pra partir pra próxima leitura, pq essa me deixou com coração acelerado.
Boa leitura!
Felippe Araujo 21/06/2022minha estante
Agora sim, tem o seu livro favorito do King!

Pedro 21/06/2022minha estante
Acho que esse foi o livro mais bem escrito que já li do King. Não tem barriga ou cenas desnecessárias. É certamente um dos melhores do autor. Livraço!!!

Sofia.Vitorino 19/08/2022

obra prima
estou completamente sem palavras pra esse livro. que experiência, que sabor
senti a mesma coisa de quando li o iluminado, como é bom rever esse universo
totalmente chocada e impressionada com a qualidade da história
Marlon Johnes 19/08/2022minha estante
Tio Stephen arrasa kkkkk

Sofia.Vitorino 19/08/2022minha estante
demaisss

Ramon 10/04/2022

Envolvente
Incrível como eu me senti tão envolvido nessa leitura. Revisitar e conceber uma continuação de uma das suas maiores obras deve ter sido um desafio enorme para o King, além de deixar seus leitores fiéis com certa desconfiança. Jack Torrance foi um personagem autobiográfico, King era alcoólatra quando o escreveu. Dan Torrance seguiu os passos do pai, mas nos eventos que seguem Doutor Sono, ele está sóbrio e frequentando reuniões do AA, assim como King nos dias atuais. Talvez seja esse um dos motivos de reencontrar esses personagens, uma atualização literária de si. E funcionou, o livro é uma ótimo suspense sobrenatural.
Junior.Dias 10/04/2022minha estante
E que final, um fechamento para a história de maneira espetacular, como só o King sabe fazer.

Ramon 10/04/2022minha estante
Verdade, o final foi muito bom.

Sequeira 04/05/2021

primeiro livro de terror e do king
a história é muito envolvente, a premissa é muito interessante
senti falta de romance mas as amizades e a ação sobrepuseram-se a isso
Lindinalva.Maria 04/11/2021minha estante
Bom dia!
Ele é uma continuação do " ILUMINADO". Ambos devem ser muito bons.??????

Sequeira 04/11/2021minha estante
bom dia, eu soube isso depois de ler o livro ??