Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Júnior 06/07/2022

Embora seja eu um fã de King, por algum aspecto não respondido ainda. Talvez tenha, ficado preso a este livro como a definição de preguiça.

Isto mesmo, lembra muito o filme, tem um aspecto diferente ali ou aqui. Mas quase não o termino, e no filme (lembro vagamente que dei umas cochiladas)
Natalia.Neves 06/07/2022minha estante
Leu quantos livros dele?

Júnior 06/07/2022minha estante
2, mas os filmes deles me roubavam a curiosidade.

Amanda.Cavalcanti 24/02/2021

Doutor Sono
Se tivesse como dar 6 estrelas, eu dava ?
O desenvolvimento da história, a escrita, relembrar o Overlook e seus fantasmas, tudo amarradinho, perfeito. Eu conseguia enxergar o Dan lá de O Iluminado já crescido, e criei um carinho enorme pelo personagem, tanto que já quase no fim, eu tive que fechar o livro de tanta angústia. Mas o final foi surpreendente, que final!

Dan, Abra e Billy só amor ??
Mands 25/02/2021minha estante
É mt bom!!!! Foi tudo perfeito, inclusive o final (MUITO diferente do filme)

Amanda.Cavalcanti 25/02/2021minha estante
Muito mesmo! Eu ainda não assisti o filme. Pretendo, espero não me decepcionar.

Guilherme.Maia 21/10/2020

Fantástico!!!
Logo após finalizar o livro o iluminado comecei doutor sono, fiquei com muito medo de me decepcionar por ser a continuação de um livro que gostei bastante.
Me surpreendi bastante com o livro, uma continuação perfeita, amei a maneira que o King preparou cada detalhe.
Simplesmente perfeitooooo ??
Joao.Vitor.P 21/10/2020minha estante
Estou doido pra ler. Li o Iluminado mês passado e já tenho esse em mão hehe

Guilherme.Maia 21/10/2020minha estante
Você vai se surpreender, confesso que gostei mais do que até mesmo do iluminado.

Jean Silva 20/09/2023

É uma experiência peculiar ler Doutor Sono logo após de O Iluminado, apesar de ser uma continuação direta, Doutor Sono foi lançado muito tempo depois de O Iluminado, então é possível notar algumas diferenças no modo como o Stephen King conta as histórias. Sem falar que é muito boa ler em sequência, pois é possível perceber referências e aproximações com a primeira obra e que o autor não deixa tão explícito assim.

Além disso, uma coisa que deve ser dita é que a atmosfera desse livro é completamente diferente do anterior, enquanto o primeiro tem uma temática de suspense, horror e principalmente terror psicológico, esse aqui continua com o foco no terror mas de forma mais direta, os acontecimentos são mais reais e palpáveis, digamos que tem mais ação (em grande parte do livro).

Dito isso, eu gostei muito da história e da forma como o Stephen King resolveu continuar a vida do Danny, fiquei decepcionado no início por ele ter seguido um caminho semelhante ao do pai, mas durante o desenvolvimento as explicações para isso aparecem, e ele luta continuamente contra isso. Também adorei o arco envolvendo a Abra Stone e o Verdadeiro Nó, prendeu muito minha atenção. Os personagens que apareceram ao decorrer do livro também não deixaram a desejar, embora tenha sentido falta de mais explicações sobre eles no desfecho do livro.
Enfim, amei o livro, recomendo com certeza.
Dressa 22/09/2023minha estante
O final é o mesmo do filme?

Jean Silva 22/09/2023minha estante
Eu sei que o iluminado é completamente diferente do filme, inclusive o Stephen King odeia o filme. Mas Doutor Sono ainda não cheguei a assistir.

Ramon 10/04/2022

Envolvente
Incrível como eu me senti tão envolvido nessa leitura. Revisitar e conceber uma continuação de uma das suas maiores obras deve ter sido um desafio enorme para o King, além de deixar seus leitores fiéis com certa desconfiança. Jack Torrance foi um personagem autobiográfico, King era alcoólatra quando o escreveu. Dan Torrance seguiu os passos do pai, mas nos eventos que seguem Doutor Sono, ele está sóbrio e frequentando reuniões do AA, assim como King nos dias atuais. Talvez seja esse um dos motivos de reencontrar esses personagens, uma atualização literária de si. E funcionou, o livro é uma ótimo suspense sobrenatural.
Junior.Dias 10/04/2022minha estante
E que final, um fechamento para a história de maneira espetacular, como só o King sabe fazer.

Ramon 10/04/2022minha estante
Verdade, o final foi muito bom.

Juh 28/07/2020

Doutor Sono
Esse foi o segundo contato que eu tive com as obras do King e estou apaixonada, adoro O Iluminado e amei saber o que aconteceu com Danny depois do Hotel Overlook.
Recomendo demais esse livro pra quem gosta do gênero!
Lauv 28/07/2020minha estante
é perfeito

Juh 28/07/2020minha estante
simmm

Helder 07/11/2019

King com sol
Doutor Sono de Stephen King, lançado no Brasil pela Editora Suma de Letras é a continuação direta de O Iluminado, um dos livros mais famosos do chamado Mestre do Terror.
Os livros foram lançados com uma diferença de 36 anos e na época muitas pessoas se perguntaram: Será que Iluminado precisa de uma continuação?
Talvez não precisasse, e tenho certeza que se o autor fosse outro, este livro seria somente um livro caça níquel.
Mas estamos falando de Stephen King, cuja criatividade parece nunca acabar e que graças a Deus resolveu pegar a sua velha estória, dar uma reciclada e criar uma nova trama sensacional.
Doutor Sono inicia-se na sequencia de O Iluminado, mas o que temos aqui é uma historia completamente diferente.
O Iluminado era um livro de terror psicológico, quase claustrofóbico.
Doutor Sono expande esta estória e traz um livro que mistura fantasia e ação, em sequencias extremamente criativas e de tirar o folego do leitor , ficando difícil parar a leitura para fazer as coisas básicas da vida.
O livro começa nos contando o que aconteceu com o pequeno Danny e sua mãe após saírem do Hotel Overlook.
Mostra a dificuldade do garoto, depois adolescente e agora adulto Dan em conviver com a sua “ Iluminação”.
Infelizmente, parece que o ser humano adora repetir erros, então logo encontramos Dan, agora adulto e alcoólatra igual seu pai.
Há tempos ele não consegue se estabelecer em nenhum lugar, até que chega a um local onde é bem recebido.
Nesta cidade ele arruma amigos que o levam para o AA. Começa ali uma ressurreição do personagem, que com o tempo arruma um emprego como enfermeiro em um asilo de idosos, onde junto com Azzie, um gato Iluminado, usa seus “talentos” para ajudar os idosos a “descansarem” e acaba ganhando o apelido de Doutor Sono.
Mas aparentemente havia um motivo para ele escolher aquela cidade.
Este motivo é Abra, uma menina Iluminada que desde cedo passa a se comunicar com Dan de uma maneira extremamente inusitada, a La Stephen King.
King vai preparando a estória destes personagens de uma maneira sensacional. Aos poucos vamos conhecendo Abra, sua família e seus poderes.
Com o tempo, ela percebe que estes poderes podem lhe trazer problemas sociais, então decide fingir que não sente mais nada, e tudo vai bem até o dia em que ela tem uma visão de um garoto sendo assassinado por um grupo extremamente cruel.
Temos ai nossos deliciosos vilões: O Verdadeiro Nó.
Sim, eles são muito vilões! Mas é impossível não se identificar com Rose, sua Cartola e seus amigos. Eles são maus, mas são sexy, e extremamente vintage. O que eles fazem e porque, não vou contar para não estragar sua experiência com a leitura, mas só King para imaginar algo tão maluco e nos convencer que aquilo é possível.
Quando o Nó descobre a existência de Abra, ela passa a precisar de ajuda e somente alguém que saiba o que um Iluminado sente é que pode acreditar na sua estória.
Usando Telepatia ou email, ela vai buscar a ajuda de Dan, e a partir do encontro dos dois ninguém mais segura Stephen King.
Mais uma vez tendo uma criança como personagem principal, King solta sua imaginação e leva a gente junto, inclusive de volta ao Hotel Overlook , onde Dan precisa exorcizar seu passado.
Uma pena que seja necessário trabalhar e até comer durante o dia, pois minha vontade era seguir lendo este livro sem parar, pois King nos deixa extremamente ansiosos em saber como Abra e Dan conseguirão vencer o Verdadeiro Nó.
E haja viradas e surpresas nesta estória. Algumas dignas de novelas mexicanas, mas que quando acontecem você já está tão envolvido que é somente mais um detalhe que você aceita.
Em minha opinião este é um dos livros mais inventivos de Stephen King. Diferente do seu tom soturno das historias de terror, aqui me parece que ele quis escrever um livro divertido. Um roteiro de filme Blockbuster.
E para mim conseguiu realizar isso com louvor, criando uma estória divertida, bem amarrada e sem nenhum furo de roteiro.
Desta vez até o final é perfeito, além de emocionante.
Fãs podem ficar com um cisco no olho.
Que livro delicioso!
Leia, leia e leia.
De preferencia antes de ver o filme, pois essa obra é tão imaginativa, que a experiência de leitura deve ser vivida antes de ver o filme.
De este prazer a você mesmo.
Altamente recomendado!
Luz 16/11/2019minha estante
.... Gostei tanto do livro que estou relendo e o que derrubou a Turma do Nó foi um detalhe assim mero e insignificante que até espanta, não entendo como o filme não foi bem aceito e muitos nem se interessaram, todavia é óbvio que se vc nada sabe de O Iluminado e nada leu sobre Dr Sono fica complicado e até difícil amealhar alguma coisa sobre o assunto. Li o livro antes de ver o filme, depois que vi eu agora estou relendo e preenchendo de novo aquelas lacunas que o longa não teve como mostrar.

Helder 02/12/2019minha estante
Luz, assisti o filme também e achei ele um pouco moroso.Na verdade, o livro é tão bom e detalhado, que fica difícil fazer um filme. E o diretor do filme, pelo menos em 2/3 do filme, quis ser muito fiel ao livro Ai, quem não leu a obra, talvez se canse de esperar o filme juntar as estórias de Danny, Abra e Rose Cartola. Foi uma boa adaptação (Ainda gostei mais de livro e filme de Dr. Sono do que O Iluminado) , mas ainda prefiro o livro.

charlie 11/08/2022

o que que há, velhinho?
em resumo, isso foi como um episódio muito ruim de supernatural que você continua assistindo pq vc ama dean winchester (nesse caso, daniel torrance)

sendo muito honesto, já no começo do livro, eu não tinha comprado a ideia pq, tipo assim, quando o rolê se inicia parece que estamos falando de uma outra história que tem pouca ou nenhuma relação com o iluminado. então eu pensei: 🤬 #$%!& , o king ficou nostálgico queria falar um pouco mais sobre o overlook, mas também queria vender o livro daí ele juntou o útil ao agradável.

nesse sentido, acho que me precipitei um pouco já que, lá pro meio do livro, o king até arruma um jeito legal de fazer as histórias conversarem e poxa, eu amo mesmo o danny. daí lá pelas 300 páginas tudo começou a desandar muito.

enfim, partes boas: o desenvolvimento do Dan, Danny Torrance e ficar sabendo um pouco mais (quase nada) sobre a wendy.

partes ruins? todas.
(zoas, nem tanto vai)

- a execução é meia boca, muitas coisas que poderiam gerar conflitos interessantes pra trama são desperdiçadas
- algumas partes são escritas de maneira confusa
- o dan só fala do pai, sendo que a wendy criou ele sozinha e, falando sério, nem faz sentido já que o Danny foi criado só pela Wendy desde os fodendo sete anos do mlk. o cara era muito jovem pra lembrar e enaltecer tanto o próprio pai e nem sequer mencionar a mãe com quem ele conviveu a vida toda
- os vilões são bem burros, vc sabe desde o início que eles não tem a menor chance contra os "mocinhos"
- os diálogos são, por muitas vezes, pobres

então, fora o reencontro com personagens afáveis e o eco de uma trama massa (o iluminado), não vejo o pq desse livro sequer existir. inclusive, outro lado bom é que devido a ordem cronológica dos eventos o iluminado permanece intocado por essa chateação aqui.

e é isso, caras, amo o danny.
okkmaria 16/08/2022minha estante
preciso tanto ler esse pra falar mal dele com vc aaaaaaa ?

charlie 17/08/2022minha estante
amiga lê pfvr dá pra gente trocar áudios de 5min só falando mal (caso vc mude d ideia e queira pegar emprestado a proposta ainda tá d pé!

Isadora 10/01/2021

Continuação de respeito!
Mais de um mês que terminei essa leitura e ainda não a superei. Sempre me pego pensando na história e no quanto gostei. Agradecida por King ter escrito essa continuação, me tornei definitivamente sua fã depois desse livro.

É legal ressaltar que Doutor Sono tem uma "vibe" diferente de O Iluminado. O primeiro tem muito mais terror, e essa continuação se aproximou de um drama para mim (lógico que temos muito suspense aqui também). Encontramos um Dan, mais velho, totalmente afetado pelos acontecimentos passados na infância. A ponto de quase ser um reflexo do pai, já que tem problemas com bebida; e é atormentado pelos fantasmas do passado: "A mente era um quadro-negro. A bebida, o apagador.".

Da mesma forma que Danny encontra alguém parecido com ele em O Iluminado, Abra, uma menina de 12 anos, também vai descobrir que não é a única. Ela vai precisar de ajuda e Dan vai estar lá para ajudar. A trama gira em torno disso mas é muito mais grandiosa, vai muito além. Além de ser uma história de luta contra o bem e o mal, Doutor Sono é sobre arrependimentos, descobertas, ensinamentos, superação e muito amor.

Livro favoritado, totalmente recomendado!
Katia Rodrigues 10/01/2021minha estante
Ótima resenha! Também me tornei fã do King depois desse livro.

Isadora 10/01/2021minha estante
Obrigada Katia! Esse livro é tudo pra mim ??

Lennon Rangel 09/08/2023

Após a leitura de "O Iluminado" eu não podia deixar de ler a continuação, e Stephen King, o mestre do suspense e do sobrenatural, nos presenteou com uma sequência que não apenas honra o legado de seu antecessor, mas também amplia as fronteiras do horror psicológico. Não é apenas uma continuação, é uma evolução assombrosa da narrativa, uma exploração profunda do que significa crescer, enfrentar seus demônios e encontrar força nas partes mais sombrias da alma humana.

O livro não é apenas sobre sustos e horrores sobrenaturais; é uma exploração profunda da resiliência humana e do poder interior. A ameaça representada pelo misterioso grupo "Verdadeiro Nó" adiciona uma camada extra de tensão, levando a um clímax eletrizante e satisfatório.

"Doutor Sono" não é apenas um livro, é uma experiência arrebatadora que desafia nossos medos mais profundos e nos faz refletir sobre a natureza do poder, do sacrifício e da redenção. Se você está em busca de uma leitura que balanceie habilmente o medo com a emoção humana, não procure mais. Pegue sua coragem e mergulhe nessa continuação brilhante que certamente deixará uma marca duradoura.
Lucanideos 09/08/2023minha estante
Só fiquei com mais vontade ainda de ler depois dessa resenha

Taissa.Peregrino 11/08/2023minha estante
Nossaaa, amei

Gustavo616 12/03/2021

Sono
Será que O Iluminado realmente precisava de uma continuação? Bem, se precisava ou não, aqui temos Doutor Sono.

Vale lembrar que se você ainda não leu O Iluminado, talvez não deva ler isso aqui, então caia fora (ou não).

Passado alguns anos depois dos acontecimentos do Overlook Hotel, temos um Danny Torrance crescido (melhor chamá-lo de Dan) e cheio de problemas que antes lhe assombravam em sua infância, porém agora não são apenas problemas sobrenaturais.
Dan acaba cruzando o caminho de uma garota que, assim como ele, também é iluminada, mas o poder dela vai além de tudo o que Dan já viu. A garota se vê afundando em um problema gigantesco e perigoso e cabe a Dan, o único iluminado que essa garota conhece, ajudá-la a sair dessa situação.

A obra é bastante interessante, mas o ritmo dela é bastante lento. A minha leitura só começou a empolgar de verdade faltando umas 140 páginas para o livro terminar, e até chegar nisso foi passando por páginas (não todas, obviamente) muito descritivas, e algumas até mesmo desinteressantes para o entendimento da história.

A adaptação cinematográfica também não é tão empolgante, exceto pelo final que é diferente do livro, mas que não considerei bom. Vale lembrar que a adaptação de Doutor Sono continua da adaptação de O Iluminado e não do livro.
O diretor do filme acertou maravilhosamente bem em acrescentar uma coisa (não contarei o quê) que o King pecou muito em não por na hora de escrever o livro, mas isso não quer dizer que essa tal coisa foi colocada de forma esplêndida na adaptação, muito pelo contrário, pessoalmente achei tal coisa mal desenvolvida.
O filme é bem corrido, e isso acabou sendo um problema ao meu ver. Não que seja culpa do diretor, mas talvez Doutor Sono seja uma obra difícil de ser adaptada para a duração de um filme.

Não é o melhor livro do King, mas acaba empolgando os fãs de O Iluminado, e isso faz a leitura ser bem melhor.
Kenyafdn 13/03/2021minha estante
Vishiii.. É o que estou lendo! Pra ser bem sincera, não achei o ?O Iluminado? essa Coca Cola toda não.. É bom, mas achei meio confuso. Não explica as histórias dos fantasmas direito, enrola demais nos devaneios do Jack e acaba do nada.

Gustavo616 13/03/2021minha estante
Muita gente idolatra O Iluminado, mas também não achei tudo isso. Foi uma leitura que achei legal, mas pra mim acabou sendo 4 estrelas. Espero que você aproveite melhor a leitura de Doutor Sono, ainda que não seja um livro maravilhosíssimo, ainda é uma leitura bem legal.

Euflauzino 09/07/2015

Enchendo os pulmões de morte

Vou mexer num vespeiro sem tamanho, ferir a suscetibilidade dos fãs xiitas de plantão: pode até parecer um sacrilégio, mas “O iluminado” nunca foi um de meus livros favoritos – pronto falei e estou aliviado! Quando fiz tal leitura é provável que me faltasse maturidade suficiente para entender as verdadeiras implicações contidas. Eu era jovem e estava atrás de uma boa aventura e, se possível, muito horror. Não sei como seria hoje, mais maduro, se este entraria para meus “10 mais” do mestre. Fica aí a lacuna.

Por causa disso relutei muito em iniciar Doutor Sono (Suma de Letras, 475 páginas), pelo simples fato de este ser a continuação de “O iluminado”. Mas quanta perda de tempo, este livro é totalmente diferente. Tem uma pincelada aqui e outra ali de seu antecessor, mas são histórias distintas.

Subvertendo o que na maioria das vezes acontece, acho que este livro superou a origem. 5 estrelas pra ele! Stephen King continua com mão certeira.

Dan Torrance continua recebendo visitas esporádicas de seus fantasmas, mantendo o controle parcial das assombrações devido aos ensinamentos de seu amigo Dick (do primeiro livro), mas para bloqueá-los completamente o faz com álcool, muito álcool. Suas recaídas são constantes:
“O vício é uma disposição sempre disposta.”
King cita curiosamente e de passagem, Charlie Manx, e acaba por tornar verossímil o universo mágico de seu filho Joe Hill, no livro “Nosferatu”. Por coincidência tive a sorte e a felicidade de ler “Nosferatu” antes de Doutor Sono, e resenhá-lo aqui mesmo.
“Às vezes, ele falava que conhecia um sujeito mau chamado Charlie Manx, e que se eu não fizesse o que ele queria, bastava uma ligação interurbana para que Charlie viesse me buscar no seu carro luxuoso e me levasse para um lugar onde ficavam as crianças más. Depois vovô botava a mão entre minhas pernas e começava a apertar. ‘Você não vai abrir o bico, Sabiá. Se abrir, o velho Charlie vai vir pegar e prender você com as crianças que ele roubou, até você morrer. E quando você morrer, vai para o inferno, e seu corpo vai queimar para sempre’...”
Mas Manx é apenas um comentário maldoso na boca de uma personagem maléfica, porque aqui quem realmente assusta é Rose, a Cartola, chamada assim porque é vista sempre com uma cartola inacreditavelmente equilibrada em sua cabeça:
“Dan virou a esquina... Levada pelo vento, com uma porção de folhas secas do outono anterior, vinha uma cartola gasta, do tipo usado pelos mágicos... Olhar para ela provocou-lhe um calafrio, porque ela não estava lá. Não de verdade.”
Este início de “iluminação”, retomada de seu dom, vem acompanhada de outras nem sempre tão amenas. Porém, ele começa a entrar em contato com Abra Stone, uma garotinha com um dom tão forte, que faz Dan parecer um garoto do jardim da infância. Abra tem em sua avó a única a não querer sufocar este dom e sofre por isso.

Dan está conseguindo controlar seu vício, trabalha em uma Casa de Repouso e entre outras coisas, ajuda os hóspedes na “passagem”, tendo como seu assistente o gato Azreel (o nome é mesmo interessante, na tradição judaico-cristã quer dizer “Anjo da Morte”), vulgarmente chamado de Azzie. O gato nunca entra nos quartos dos hóspedes, a não ser que um deles esteja morrendo.

Pode até passar despercebido para alguns, porém King curiosamente ou não, trata com ênfase de um tema espinhoso: a vida após a morte – a “passagem”. E ele não fica em cima do muro, finca bandeira na terra dos que acreditam, assim com eu quero acreditar. Claro que o faz no estilo King de ver e escrever a vida, com muita criatividade e um bocado de sustos. Mas fiquemos de olhos abertos, vigilantes, porque com o amadurecimento do mestre este poderá ser um tema recorrente.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2015/07/doutor-sono-stephen-king.html
Craotchky 09/07/2015minha estante
Também não venero O iluminado tanto assim.....

Euflauzino 09/07/2015minha estante
huahauahu cuidado então. brincadeirinha! acho doutor sono superior... é o mestre sabendo bem o que quer, maduro e mais reflexivo!

Lismar 24/06/2017

Charopagem Paranormal.
A mais fraca obra de King que li até o momento. Ela já tinha a ingrata tarefa de ser continuação de O Iluminado, alia-se a isso um roteiro previsível e antagonistas fracos, e temos uma obra decepcionante.

Aqui, Daniel Torrance tornou-se alcoólatra após os eventos de O Iluminado, uma forma de tentar diminuir sua iluminação. Mais tarde, o sobrevivente do Hotel Overlook encontra uma outra iluminada, bem mais poderosa que ele, e descobre que ela está sendo caçada por um grupo de malfeitores matadores de crianças iluminadas.

O desenvolvimento de Dan de viciado a curado é bastante competente, King como sempre, um mestre em evoluir seus personagens, pena que apenas isso o livro tem de bom, porque o resto, é apenas desapontamento.

O Roteiro é bastante previsível. Logo nas primeiras 30-50 páginas, já dá para imaginar como que se dará o final, como que o protagonista irá conseguir vencer os vilões.

Por falar nos facínoras, O Verdadeiro Nó é patético: Um monte de tiozões pedófilos, que não andam armados e que vão atrás de crianças iluminadas para consumi-las, são facilmente obliterados pelo Dan e Abra. A Rose, que é a lider do grupo, é facilmente feita de trouxa por uma garotinha de 12 anos ao longo do livro.

FUJAM.
Erika 19/03/2018minha estante
Acheia mesma coisa. Amo king! Mas não achei que entra para o Hall de melhores do mestre.

Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Edson 26/07/2015

EXPECTATIVA DEMAIS!
Sem sombra de dúvidas que, DOUTOR SONO, se trata de mais uma grande obra do Mestre Stephen King. Mesmo assim, algumas observações merecem ser feitas no que diz respeito, ao que este livro prometia, e, o que ele realmente é. Antes de ler, eu achava que esta seria uma leitura que superaria tudo que vi e vivi lendo O ILUMINADO. Ledo engano! Apesar de algumas citações deste grande clássico do Mestre, o que seria de certa forma, obrigatório, por conta do personagem principal, DOUTOR SONO, nem passa perto do espetáculo que é O ILUMINADO! Não estou aqui fazendo nenhum tipo de comparação. Não é isso. A questão é que, quando DOUTOR SONO foi lançado, muito se falou que esta obra superaria a história original, o que nem de longe acontece! Se o King queria dá uma satisfação aos fãs de O ILUMINADO, contando pra eles como estaria o pequeno Danny Torrance, hoje, 35 anos depois daquela tragédia do Hotel Overlook, ele conseguiu. Tarefa cumprida. Durante a leitura, percebe-se claramente que o autor, em nenhum momento quis ou tentou superar o que ele tinha feito em O ILUMINADO, mesmo porque, nem ele mesmo como autor desta obra espetacular, conseguiria se tentasse. DOUTOR SONO é um livro tranquilo, com personagens tranquilos, muitos até no fim de suas vidas. Mesmo os personagens que simbolizam o mal, não são tão maus assim. Tudo que fazem é por pura questão de sobrevivência, e não por maldade pura e simples. Quando você termina de ler e fecha o livro, fica uma sensação estranha de que você não leu Stephen King. Falta algo que é comum nos livros do Mestre, que é a tensão, o medo, o suspense, aquela sensação de algo real e sobrenatural ao mesmo tempo, que é território comum em seus livros. DOUTOR SONO, apesar de ser um bom livro, não figura entre os melhores do Mestre. Mesmo porque, acho que não era esta a sua intenção, e sim, mostrar aos fãs mais curiosos e saudosistas, como era a vida do pequeno Danny Torrance, 35 anos depois da tragédia do Overlook Hotel. E só! Infelizmente.
Wanrrala 18/05/2020minha estante
Também li Doutor Sono, apesar de gostar, esperava mais. E concordo novamente contigo, não tem comparação com O Iluminado...Não tive calafrios, mas no geral é um bom livro...

Edson 19/05/2020minha estante
Em breve vai aparecer algo em que a gente discorde, pois, até aqui, estamos muito alinhados em termos de opinião sobre os livros que lemos!
Doutor Sono! Taí um livro que eu acho que preciso reler. Como eu disse no título da resenha, eu esperava um LIVRAÇO, algo realmente fora de série, e num entanto...Ou eu o li de cabeça pra baixo, ou ele realmente não é lá tudo isso que prometia. Das Duas, Uma!

Cinde.Costa 16/09/2021

Uma sequência mal sustentada
Tal como acorre em "O iluminado", Stephen King não tem pressa em contar essa história. O primeiro ato é narrado mais rapidamente: acompanhamos o crescimento de Danny até a idade adulta. O segundo ato, em sua interação com a Abra e com o perigo representado pelo Verdadeiro Nó, leva mais tempo para ser contado.

É aí que eu tive dois problemas com essa história: um referente à coerência da narrativa e outro relacionado ao conteúdo. Sobre o primeiro, eu notei que o Verdadeiro Nó nunca oferece um perigo verdadeiro à Abra Stone, mesmo que a narrativa se esforce muito para torná-los predatórios. As interações físicas e mentais entre ela e os algozes é desequilibrada, favorecendo-a. A explicação são os poderes que Abra possui. Se Danny é uma lanterna, Abra é um farol no quesito iluminação. Mas essa explicação simplifica e facilita demais o desfecho de vários arcos dramáticos a ponto de suspendermos nossa preocupação com ela.

No que tange ao conteúdo, há um plot que não faz diferença nenhuma à trama e que encurtaria suas 462 páginas. Ou seja: se determinada revelação não fosse feita, a história seguiria seu curso do mesmo jeito. Além disso, as atitudes dos membros do Verdadeiro Nó são incompatíveis com o horror que eles deveriam representar: são seres antigos, não humanos e com níveis de poder variado, mas que levam desvantagem por uma doença humana comum, por exemplo. A história explica essa vulnerabilidade? Sim. Mas não convence e nos força aceitar uma solução inverossímil.

Enfim. Eu gostei da história? Sim, e recomendo. Mas ela tem problemas narrativos e de conteúdo que exigirá a sua suspensão da descrença e paciência com mais força do que em "O Iluminado".
Louie 18/09/2021minha estante
Muito bem pontuado, concordo com você.
O Verdadeiro Nó parece que late, late mas não morde nunca.
E sobre o plot, eu achei a ideia interessante, mas ele só jogou a ideia ali e acabou. Acho que se era pra adicionar isso, ele poderia ter trabalhado melhor.

Caio 05/11/2021minha estante
Nossa concordo totalmente