Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Lucas 29/02/2024

Que livro magnífico
Todo mundo que já leu ou assistiu o iluminado tinha a curiosidade de saber... O que aconteceu com Dan Torrance e nessa obra prima do mestre King ele responde de forma magistral um livro sensível mostrando como o trauma pode levar alguém ao alcoolismo mesmo que o alcoolismo tenha sido a fonte desse trauma,personagens novos incríveis amei a Abra Stone e todos os antagonistas tbm esse é um livro ótimo sobre stranger danger sobre o sobrenatural e também sobre recuperação e redenção com certeza um dos melhores trabalhos de Stephen King.

Manuela 28/02/2024

Meio lento
Todas as histórias do King são boas, até agora não achei nenhuma ruim por um todo, mas SEMPRE são extremamente lentas e desinteressantes até a metade do livro. Já é o terceiro que leio dele e não tenho pressa nenhuma de ler mais justamente por isso.

Julia.Roloff 27/02/2024

Como em todos os livros de Stephen King, é notável o talento do autor em mesclar mistério e terror, criando histórias fantásticas que nos fazem sentir parte do universo que ele cria, tornando tudo vívido e real.

No entanto, Doutor Sono gerou uma expectativa diferente daquilo que foi entregue. Ao pensar em uma continuação de O Iluminado, ambientada 30 anos depois, imaginamos algo distinto do que o livro realmente apresenta.

Doutor Sono não segue a mesma linha de O Iluminado em termos de terror e mistério. Em vez disso, é um livro sobre superpoderes, com personagens fantásticos em um mundo cheio de esperança, e uma história repleta de reviravoltas que culminam em um desfecho positivo. Isso contrasta com a atmosfera desesperançosa de O Iluminado.

Embora Stephen King nunca tenha prometido que Doutor Sono seria semelhante ao clima de O Iluminado, muitos fãs esperavam isso, o que acabou por decepcioná-los, especialmente no início do livro, quando percebemos que a abordagem é outra.

A narrativa começa mostrando a vida adulta de Danny, revelando seus problemas com álcool e como sua vida se desviou do caminho, explorando temas como arrependimento, amadurecimento e superação de momentos difíceis, o que é uma habilidade incrível de King, integrando esses temas de forma coesa à trama.

Gostei do livro, especialmente das referências a O Iluminado. A única coisa que me deixou insatisfeita foi a expectativa de que Doutor Sono completaria a história do primeiro livro. Uma das partes mais cativantes de O Iluminado é que ele não conta toda a história, deixando mistérios sobre o Hotel. Esperava que o segundo livro revelasse esses segredos, mas Doutor Sono é uma história diferente, focada nos personagens, o que foi um pouco decepcionante, apesar de ter gostado.

Não sou fã da parte dos superpoderes, mas achei interessante, especialmente os plot twists no final. Uma das minhas partes favoritas foi o relato de Stephen King ao final do livro.

Se eu fosse recomendar este livro, alinharia as expectativas para que não seja visto como um complemento de O Iluminado, mas sim como a continuação da vida de Danny.

Valentim Joao 23/02/2024

Esse livro é simplesmente PERFEITO, muito bem amarrado, e toda a construção envolvendo os personagens é feita de maneira leve e instigante, quanto mais você lê mais você quer ler, com capítulos relativamente curtos e diferentes perspectivas que trazem muitos detalhes e o que torna a leitura tão boa, além de toda a contratualização que engrandeceu muito toda a narrativa.

reyywifi 23/02/2024

Detestar um livro com um monte de crítica positiva é engraçado. Talvez eu estivesse com expectativas demais quando comecei ele, mas acabou que Doutor Sono foi um porre para mim: a história dá muitas voltas no mesmo lugar, se estica muito e, na minha opinião, tem um final tosco (só não foi pior que o filme). Uma pena porque eu adorei O Iluminado.

Para não ser completamente hater, vou falar que eu adorei ver o desenvolvido do Dan e a relação dele com a Abra... e só! É isso.

Vitoria 21/02/2024

King eh um kingo mesmo
Eu adoro ler livros do king, ele sempre surpreende e entrega histórias muito boas e elaboradas, eu cresci assistindo o iluminado e é o meu clássico favorito de terror, e a continuação doutor sono nem se fala, é sobre o livro consegue ser ainda melhor q o primeiro, os personagens se desenvolvem de uma forma incrível durante o livro e vc se apega, cria uma conexão e simplesmente te prende como nenhum outro, em particular esse livro se tornou o meu favorito do king, dan continua sendo o melhor personagem na minha opinião e é incrível a trajetória do livro, tudo bem construído e amarradinho, um verdadeiro 5/5.

Ingrid 20/02/2024

Livro bom, com uma história que te prende, poucas coisas surpreendentes, mas despertou curiosidade para ler o iluminado

Danny 20/02/2024

Verdadeiro Nó
...Mas, como a própria Momo dissera: a natureza humana não tem culpa, e não havia nada de mais humano que a curiosidade..."

Arengueira.Guimara 20/02/2024

Conseguiu superar o primeiro.
É um livro muito, muito bom! O começo pode ser meio lento, mas eu de forma nenhuma vejo isso como um demérito. Foi muito importante esse começo lendo para que o King abordasse de maneira satisfatória a história do Dan Torrence, que agora é um homem adulto cheio de traumas. King não aborda de maneira satisfatória, ele aborda de maneira MARAVILHOSA, os traumas, medos, anseios e principalmente o alcoolismo de Dan. Esse personagem é de uma complexidade absurda, sem dúvidas muito bem escrito. E não apenas Dan é escrito muito bem, todos os demais personagens são. É claro que cada um com uma complexidade que lhe cabe e que importa no livro. Os vilões são carismáticos e a presença deles dá medo. Rose, a Cartola, roubava a cena toda vez que aparecia, gostava muito de ler as partes dela e me apavorar com isso. A narrativa é fluída e no decorrer da obra vai ficando cada vez mais dinâmica, sendo impossível largar o livro quando se chega perto do final. Recomendo demais!

Jotinha 18/02/2024

O mestre não decepciona!!
O que falar sobre esse livro? Talvez de romance do século, ou de melhor obra do King. Nesse livro ele conta o que aconteceu com a vida de Danny anos depois, com ele dessa vez dividindo o protagonismo com uma garotinha tão especial quanto ele. A jornada deles até o fim, vencendo o Verdadeiro Nó, foi cativante, emocionante, mas uma coisa a se perceber é que eles não tiveram dificuldade nenhuma, o que explícita o poder enorme que a Abra tem. Talvez a menina seja meio psicopata por sorrir em momentos de perigo, mas mesmo assim é muito bom ler esses momentos. Provavelmente esse é o meu livro do ano!
Iris.Reis 18/02/2024minha estante
Meu Deus... Eu amei o Iluminado, preciso ler esse

Rech_ 19/02/2024minha estante
Amo Doutor Sono, mais ainda do que o Iluminado, muito bomm

Jotinha 19/02/2024minha estante
Dr Sono é bem melhor que O Iluminado, com certeza

Iris.Reis 19/02/2024minha estante
Depois da panfletada de vocês, vou ter que colocar na TBR desse ano kkkkk

Pedro3635 21/02/2024minha estante
To adiando essa leitura a meses. Mas me deu uma baita vontade ler agora kkkkk.

Jotinha 22/02/2024minha estante
Leia amg

Bárbara 18/02/2024

Ótimo
Amo os livros do Stephen King e achei que ?Doutor Sono? apresenta de forma excelente a vida de Dan Torrance anos após os eventos de ?O Iluminado? (o livro, não o filme).

Lays 18/02/2024

A vida era uma roda que sempre voltava ao mesmo lugar
Admito que eu estava meio receosa, mas o King sabe entregar uma história completinha, que dá medo, intrigante, apego aos personagens e principalmente surpreendente.
Quando eu pensava no futuro de Dan, imaginava coisas completamente diferentes, mas vamos ser sinceros, alguém com os traumas que ele tinha dificilmente sairia ileso pra ter uma vida calma e tranquila. Mas amei acompanhar essa jornada dele, até realmente encontrar um propósito de vida, foi uma delícia visitar Dan Torrance.
Amei conhecer esses novos personagens, me apegar a todos eles. Amei ver a dinâmica do nó, como as coisas funcionavam e quão interessante é ver pessoas que viveram vários séculos, gostaria de um livro contando como o nó se formou, desde os primeiros tempos.
E amei até a nota do autor, King você é incrível.

Taci.Souza 17/02/2024

Duas vezes favorito!
Não há novidade no fato de Stephen King ser incrível na construção de narrativas assombrosas que destacam, acima de qualquer elemento sobrenatural, o fator psicológico. Então, essa experiência de releitura serviu apenas para reforçar todos os meus sentimentos e Impressões em relação a essa obra.

Um dos aspectos mais interessantes desse livro, é o próprio protagonista. Danny (O Iluminado) e Dan (Doutor Sono), embora sejam a mesma pessoa, são tão diferentes em pensamentos e ações, que parece que estamos acompanhando outro indivíduo, que evoca mais facilmente a lembrança do Torrence adulto de O Iluminado, que do garotinho inocente e resiliente demais para ser chamado de indefeso.

Entretanto, mesmo diante das notáveis mudanças de caráter, comportamento e personalidade, uma coisa segue inalterada: o amor que nutrimos por ele. Seja Danny ou Dan, o personagem conquista a nossa simpatia de forma natural e constante. Ainda que esse amor se manifeste de maneira diferente para a criança e o adulto, a essência do sentimento permanece imutável.