A Falsa Princesa

A Falsa Princesa Eilis O'Neal

Resenhas - A Falsa Princesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luara Cardoso 01/10/2013

Um reino, magia e muitos mistérios!
Antes de ler A falsa princesa, eu não sabia absolutamente nada sobre ele. Só tinha lido a sinopse, logo estava sem nenhuma expectativa, pois até então não tinha visto ninguém falando se era bom ou ruim. Quando comecei a ler, percebi que essa falta de expectativa foi boa, já que fui surpreendida em todos os aspectos possíveis. O enredo que para mim parecia clichê pela sinopse, me encheu os olhos pela originalidade e isso que fez o livro ser uma delícia de ser lido.

Nalia é a princesa de Thorvaldor. Sua vida seguia o rumo que lhe era destinado: um dia, ela viria a ser a Rainha. Tudo vai por água abaixo quando ela descobre que não é a verdadeira princesa. Ela fora colocada naquele posto porque a verdadeira princesa corria perigo de vida, como foi profetizado por um oráculo. Depois desta revelação, ela tem que conviver com a sua vida real: agora ela é Sinda Azaway, uma simples plebeia que não tem direito a nada. Porém, com o decorrer do tempo, Sinda descobre que existem segredos que podem colocar a vida de todo o reino em perigo. Agora ela terá que correr contra o tempo para que as coisas fiquem em seu devido lugar.

Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar ao descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Eu devia saber. Devia ter imaginado. p. 29/30

Se eu dissesse que o livro me encantou desde o princípio, estaria mentindo. A trama não me prendeu logo de cara e a Sinda não me parecia uma personagem que iria me agradar. Apesar de não ter aquela famosa embromação que eu tanto detesto – o livro já dá o baque inicial fazendo a tal revelação sobre a falsa princesa no primeiro capítulo –, essa foi a minha primeira impressão. Porém, com o decorrer dos primeiros dois capítulos, o envolvimento já se tornou um pouco maior, até que me vi completamente imersa na história de Thorvaldor e na de Sinda Azaway.

Cheguei a pensar a princípio que A falsa princesa giraria somente em torno de Sinda, uma vez que ele é narrado em primeira pessoa pela mesma e o próprio começo dá a entender isso. Essa foi uma das minhas maiores surpresas: o enredo vai muito além das experiências pessoais dela. Foi nessa hora que eu notei a excelente capacidade da autora Eilis O’neal em conseguir ir além dos limites dessa narrativa sem se perder nela, pois ela dá uma visão muito abrangente de tudo que está envolvido e a desenvoltura dela na temática é fantástica.

O enredo que envolve um reino, magia e muitos mistérios, fica ainda melhor com personagens tão cativantes. Como já disse, no começo a Sinda não me agradou tanto, até porque eu a achei um tanto conformada demais. Porém, a Sinda que encontramos no final do livro é totalmente diferente. O crescimento dela é visível. Não sei quanto a vocês, mas sou eu adoro quando isso acontece, pois mostra que o livro teve um propósito secundário, além do enredo em si. Também temos o Kiernan, melhor amigo de Sinda e que te um papel super importante. E vou contar uma coisa para vocês: ele é um fofo (suspiros!)! Também contamos com Philanta, uma maga excêntrica e que, a meu ver, poderia ter tido muito mais destaque. Ia ser muito legal se a autora fizesse um spin-off focado nela. Ia ficar incrível!

Outra coisa que iria ficar muito legal seria saber mais sobre a história de Thorvaldor. A autora dá uma pincelada em toda a história desse reino e sobre as coisas que o cercam, é claro, mas sabe aquela curiosidade que fica de saber mais? É isso que estou sentindo. A narrativa fluida da autora é a grande culpada disso. Eu a achei tão agradável que nem os capítulos grandes – que eu não gosto muito, pra mim atrapalha a dinâmica do enredo – foram grandes empecilhos.

Sinda, pensei na escuridão de olhos fechados. Soava duro dentro de minha cabeça, sem a fluidez do meu... do nome da princesa. Mas agora esse era meu nome, o único que eu tinha, lembrei antes de ranger os dentes e abrir os olhos. p. 37

Um livro super indicado para aqueles que estão fugindo de séries! A falsa princesa é um livro único, com um final muito bem definido. Não que não dê aquele gostinho de quero mais, é claro. Esse livro agrada a todos os gostos: romance, magia, surpresas e aventura, então qualquer um que lê-lo vai gostar. É aquele tipo de história te envolve tanto que, depois de começar a leitura, é difícil de largar do livro. Super indicado!

site: Blog Estante Vertical - http://www.estantevertical.com.br/

Priscila Yume 01/11/2013

Minhas impressões...
Oi Pessoal,

Hoje tem mais uma resenha, em parceria com a Farol Literário!
Escrito em primeira pessoa, o livro conta a história de Sinda Azaway, que até os dezesseis anos achava que era a Princesa Nalia e herdeira do reino de Thorvaldor. Apesar de um tanto quanto desastrada, ela sempre buscou cumprir todas as regras existentes, por achar que era isso o que se esperava de uma futura rainha.
Mas, seu mundo ruiu em uma tarde, após ficar horas procurando pela Porta do Rei Kelman, no seu jardim real, com seu melhor amigo Kiernan, ela foi chamada à Sala do Trono, onde o Rei e a Rainha, juntamente com Neomar Ostralus (Diretor da Faculdade de Magia e Conselheiro-Chefe do Rei) e Melaina Harandron (Baronesa de Saremarch e também mestre da magia).
Para proteger a verdadeira Princesa da profecia do Oráculo de Isidros, que afirmava que esta morreria antes de completar dezesseis anos assassinada no salão do Trono, o Rei e a Rainha optaram por trocar os bebês, mandando a verdadeira herdeira para o convento e trazer, para o reino, um outro bebê que seria encantado para se parecer com a verdadeira Princesa Nalia.

- Não podíamos simplesmente mandar a princesa para longe, porque, se assim fosse, o mal previsto simplesmente a encontraria. Tínhamos que fazer parecer que ela estava aqui, morando no palácio. Foi feito um encantamento - ele explicou -, para fazer você parecer a princesa a quaisquer olhos, mágicos ou não. Você foi escolhida porque parecia provável que ficaria parecida com ela quando crescesse. Mas o encantamento deu a você o sinal de nascença que era dela, e um glamour que faria qualquer mago bisbilhoteiro acreditar que seu sangue era real. Nossa filha. Era magia forte, criada pelos mais fortes magos que viviam naquele tempo. Mas agora é hora de removê-la. (p. 22)

E com a remoção do feitiço, que dava parte da essência da verdadeira princesa a Sinda, ela volta a sua forma original e perde o sinal de nascença, três pontos no antebraço. Após ser escorraçada - isso mesmo, mandam ela embora, com os vestidos mais simples que tinha e poucas moedas de ouro, nem olham para trás ou falam com ela - Sinda é enviada para a casa de sua única parente viva, a tia Varil, na vila de Treb. Lá Sinda tenta se adequar a uma vida simples, como tintureira - profissão de sua tia - e a viver a partir de seu trabalho. Deslocada, insatisfeita e sem compreender ainda quem ela é, Sinda meio que se afasta de todos da vila (ela é tímida e não gosta de chamar a atenção), quando Kiernan vai visitá-la, ela despeja todo o ressentimento que está sentindo nele, afastando-o, e quando pensa ter feito um amigo, mas Tyr queria apenas enganá-la.
Nesse mio tempo ela descobre possuir uma magia muito forte dentro dela e volta para a capital, tentando ingressar na Faculdade de Magia, mas acaba tendo seus sonhos frustados, pois lá ou você é filho de nobre ou paga uma quantia exorbitante para poder estudar. Mas, quando sem querer lança um feitiço na fonte da faculdade, ela é vista por Philantha, que a toma por aprendiz e permite que ela more em sua residência.
A vida de Sinda parece estar entrando nos eixos, ela tem um trabalho, amigos (volta a falar com Kiernan), está aprendendo magia, quando numa noite, ao visitar Kiernan no palácio, ela vê a princesa Nalia sendo enfeitiçada, e não um feitiço qualquer, o mesmo feitiço que foi usado nela para reverter sua aparência ao normal, só que nesse caso, estava reavivando a marca de nascença na princesa. E a partir desse ponto que Nalia começa a desconfiar que na verdade ela não era a única falsa princesa existente e parte em busca de desvendar esse mistério.
O livro apresenta uma leitura leve, envolvente, emocionante (cara, eu quase chorei no início do livro enquanto lia o que os reis tinham feito com ela, o pouco valor que deram a vida dela e mesmo a ela, após dezesseis anos sendo criada como filha). Repleto de mistérios, faz o leitor tentar descobrir o que está acontecendo e quem está por trás de tudo. Tenho que admitir que foi muito bem escrito, e nas minhas conjecturas, nunca cheguei a imaginar a possibilidade que se descortina ao longo da narrativa. Quem gosta de livros com aventura, romance (tem romance sim) e magia não pode deixar de acompanhar. Só senti falta de explicar mais sobre a mãe de Sinda, acho que merecia uma aparição ou uma explicação melhor.
No mais o livro é perfeito, sem falar na capa, ela é linda!!! Li em dois dias, devorando cada passagem, cada momento nas desventuras de Sinda - sentia tanta pena dela, tudo dava errado em sua vida.
Enquanto lia, comentava com minha irmã, até o momento em que ela me pediu para não falar mais nada e que eu terminasse logo de ler para que ela fosse a próxima!!! Bom, então estarei passando o livro para ela agora!
"A Falsa Princesa" é leitura mais que indicada.
Boa leitura!

Devoradora de Livros 01/06/2024

Não tinha expectativas e me surpreendi.
Não é uma super Fantasia, mas entrega bem.
Tem a jornada da Protagonista, Friends to Lovers, Magia...
Melhor que muito livro 'hypados'.
A Protagonista comete erros, mas tudo dá certo, tem fundamentos, tem aquele momento sorte hahah
A Profecia dada funcionou.

Lelê 26/09/2013

Resenha:
Um conto de fadas meio as avessas. Uma história muito boa e muito bem narrada. Vamos conhecer hoje "A Falsa Princesa".

" - Escondemos a princesa, de forma que ela
permanecesse segura até depois do décimo
sexto aniversário. E a substituímos por
outro bebê, uma princesa falsa. Você."
Pag. 22

E é nesse clima que a história começa.
Logo depois que a princesa de Thorvaldor completa dezesseis anos, ela recebe a triste notícia que toda sua vida é uma mentira, uma terrível farsa. A princesa Nalia na verdade não é ela. Ela é Sinda, uma substituta.
A maldição do oráculo dizia que a verdadeira princesa Nalia morreria ao completar o décimo sexto aniversário, por isso foi tomada a decisão de colocarem outro bebê no lugar. E por todo este tempo Sinda foi criada como Princesa.
E agora descartada da sua função, ela é mandada para a casa de uma tia em uma cidade bem distante do Reino.
A tia é tintureira, e Sinda apesar de toda a força de vontade, tem grande dificuldade para se adequar a sua nova realidade.
Durante a estadia na casa da tia, Sinda descobre que uma imensa magia corre por suas veias, e vivendo no meio do nada, ela jamais descobrirá o que está acontecendo, muito menos o motivo.
Por isso Sinda decide voltar para a cidade atrás de respostas.
Seu antigo amigo da época da corte, Kiernan, que não se conformou com o que fizeram com sua amiga e que não está nada disposto a abandonar Sinda, se joga com ela nesta aventura de descobertas e de buscas.

"Afinal, de que adiantava fugir, quando o que eu
realmente queria era fugir de mim mesma?"
Pag. 48

É narrado em primeira pessoa, por Sinda.
Sinda é doce e ao mesmo tempo forte. É muito inteligente, e ao mesmo tempo cega. Definitivamente ela é o oito e o oitenta, passando por todos os outros setenta e dois números entre eles, rs.

"Era como ser beijada pela luz do
sol, pela alegria."
Pag. 284

Sim, tem romance! Claro! E é ótimo!

A capa é um primor, delicada e linda. A diagramação está ótima, páginas levemente amareladas e com fonte grande, muito agradável aos olhos.

Leitura rápida, leve e envolvente.

Recomendo para quem adora um leve e lindo conto de fadas!

site: http://topensandoemler.blogspot.com.br/2013/09/titulo-falsa-princesa-autora-eilis.html

Ju Zanotti 24/09/2013

Um conto de fadas às avessas
Nalia é a princesa herdeira de Thorvaldor, quando nasceu uma profecia foi feita em seu nome, algo cruel iria acontecer com ela no palácio antes que completasse 16 anos. Para protege-la seus pais, o Rei e a Rainha, decidem que trocar a princesa por um bebê qualquer seria uma boa ideia. Nalia é mandada para longe e Sinda é trazida ao palácio e cresce sem saber de nada. Pouco tempo depois de completar 16 anos a jovem é chamada a comparecer em uma audiência com o Rei e a Rainha e ali eles lhe contam que ela não é a verdadeira princesa e que é hora de partir para que Nalia possa finalmente assumir o lugar que lhe é de direito. Perdida e abandonada pelas pessoas que achava serem sua família Sinda é obrigada a enfrentar uma nova realidade na qual ela não tem habilidade nenhuma, mas pior que tudo isso foi deixar Kiernan seu melhor amigo e filho de um conde para trás. Agora ela precisa se redescobrir, afinal de contas quem é Sinda e do que ela é capaz?

Quando anunciei o lançamento deste livro pela editora Farol Literário ele já havia me chamado a atenção, era justamente o tipo de história que me fazia mergulhar algumas horas em um novo universo, me sentir parte de algo diferente. Então quando tive a oportunidade de solicitá-lo não pensei muito, tinha certeza que iria gostar. Eu não estava errada, no entanto algo que eu não esperava encontrar no livro saltou aos meus olhos, este seria um livro clichê, tanto na questão personagens quanto em romance. Sinda é a típica personagem perdida, desengonçada e que faz coisas sem pensar, mas ao mesmo tempo ela é cativante e determinada o que fez com que eu gostasse um pouco mais dela. Ri algumas vezes com sua falta de coordenação, é verdade, mas a personagem parecia perder todo o senso de direção e equilíbrio quando estava distraída. Já Kiernan é um bom amigo, que tem estado ao lado de Sinda desde sempre e que não irá abandoná-la mesmo quando resolve faze-lo. Ele, claro, é apaixonante.
Sinda sobre si: "Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar ao descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Eu devia saber. Devia ter imaginado."
O que me chamou bastante atenção é que durante a leitura você irá criar várias teorias para o mistério que envolve a trama. Ainda mais quando descobre que depois que foi liberada do feitiço que fazia com que Sinda parecesse a princesa, um poder contido por 16 anos começa aflorar e está completamente descontrolado. Quem é a mãe de Sinda? Essa é uma das perguntas que você irá se fazer. O livro envolve muito mistério e a autora conseguiu com maestria manter o foco e deixar o leitor curioso pelo próximo passo. Em alguns momentos é claro tive um certo receio, cheguei a comparar esta leitura com outras séries que envolvem bruxos e escolas de Magia, uma delas é a Trilogia do Mago Negro, de alguma forma o universo de O'Neal me fez pensar constantemente nesta outra obra, e vários elementos são idênticos, apesar de não ter me parecido original gostei da forma como a autora conduziu sua narrativa.

A realeza alheia as necessidades de seu povo foi algo bem abordado também, uma escola de magia que aceita apenas nobres em detrimento dos menos abastados, que no caso teriam que pagar um alto valor para poder aprender a controlar a magia. Acho que tem algo parecido com isso na Trilogia do Mago Negro, não é mesmo? Apesar disso, ao mesmo tempo que é igual é diferente, não sei bem explicar. Diria que a autora conseguiu trazer originalidade para algo um tanto quanto clichê. A narrativa tem um ritmo fluído, apesar disso quando estava chegando ao final comecei a pensar que talvez a autora não iria conseguir concluir tudo de forma coesa, que esse ritmo pudesse acelerar e acabar com o charme da história, e no entanto ela nos dá um desfecho em poucas páginas que não soou nem um pouco corrido.

Quanto a diagramação e revisão eu confesso que me surpreendi com a editora, o trabalho é muito bem feito, eles tem o cuidado que muitas outras grandes editoras não tem e isso com certeza ganha pontos comigo. Falando da capa eu diria que achei ela bonita em um primeiro momento, mas assim que reparei no colar e na foto achei que é um pouco macabro, sei lá rs, mas isso sou eu, sei que muita gente gostou e ela tem tudo a ver com a história. Para encerrar vou dizer que recomendo a leitura para todos que gostam de fantasia envolvendo romance e muito mistério, vale apena e a leitura é super rápida, sabe aquela leitura envolvente que te transporta para uma outra realidade? Esta é A Falsa Princesa. Pena que é livro único, pois tem potencial para ser uma série.

Bruna 18/09/2013

Mistério, magia e romance

A Falsa Princesa conta a história de Sinda, na medieval e fictícia Thorvaldor. Nessa sociedade a magia era comum e fazia parte da vida cotidiana de todos, havendo faculdades de magia e tendo magos como conselheiros dos reis.

Sinda cresceu acreditando ser Nália, a princesa de Thorvaldor, mas sua vida desmorona pouco após seu aniversário de 16 anos, quando o Rei revela que ela na verdade era uma falsa princesa, uma medida de segurança para proteger a verdadeira. E tudo isso porque antes do nascimento da verdadeira Nalia, o Oráculo previu que esta seria assassinada antes de completar os dezesseis anos, e para evitar tal destino para a única herdeira do trono, seus pais decidiram escondê-la e trocaram-na por outro bebê, Sinda

Como o 16º aniversário da jovem chega e passa sem ameaças ou problemas, chega a hora de desfazer a troca. O encantamento que levou a todos (inclusive magos) a acreditarem que a garota era a princesa é quebrado, e ela é expulsa do palácio, tendo de ir viver com uma tia que nem sabia de sua existência, em um vilarejo pobre no fim do mundo.

Pág. 37

Sinda havia recebido uma completa educação real: dominava vários idiomas, sabia história, geografia e estratégia, conhecia de diplomacia e etiqueta, e também as artes femininas da nobreza como bordar e pintar. Mas não sabia nada sobre cuidar de si mesma, ou tarefas domésticas, ou qualquer tipo de trabalho remotamente manual como o simples ato de se vestir sozinha. Então dá pra imaginar como foi difícil a adaptação da jovem ex-princesa junto de sua tia, que era uma tintureira e morava num minúsculo casebre.

Depois de um tempo vivendo com a tia, sem nunca se adaptar realmente e se sentindo deslocada e infeliz, Sinda começa a sentir algo estranho em si, e se surpreende ao descobrir se tratar de magia, que havia sido reprimida pelo encantamento que a fez se passar pela princesa. Sem saber o que fazer, ela volta à capital, na esperança de se matricular na faculdade de magia, mas é recusada, já que não é nobre e nem tem dinheiro. Mas ela encontra apoio e ajuda em Philanta, uma maga que era considerada louca na faculdade, mas que se dispõe a ensinar e abrigar a garota.

Depois disso Sinda reencontra seu grande e querido amigo de infância, Kiernan, filho do Conde de Rithia, e os dois acabam embarcando numa grande aventura ao descobrirem segredos que podem comprometer a segurança de todo o reino.

Sinda é uma protagonista legal, inteligente e corajosa. Mas ela foi muito conformista na minha opinião. A forma como o rei e a rainha trataram a menina me deu uma raiva incrível, afinal, como pode alguém criar uma garota como filha por 16 anos e depois descartá-la assim, como um pano de chão velho? Bom, mas o que mais me irritou foi o conformismo de Sinda diante da situação, além da falta de diálogo em momentos cruciais, que poderiam evitar muitos problemas, coisa típica em YAs. Gostei muito da construção dos outros personagens também, em especial Kiernan, que é um fofo e foi de longe meu personagem favorito no livro.

O livro tem uma linguagem fácil e flui bem, tanto que li em três noites (praticamente duas, porque na primeira não li quase nada, rs). A tradução está muito bem feita e a diagramação da Farol está perfeita, com páginas amareladas, letras grandes e folhas espessas. Sem falar na capa que é linda, com o título em alto relevo, e a parte interna da capa é preta num material meio plastificado. O efeito final ficou ótimo.

O livro é uma gracinha, e a história rende boas aventuras, fugindo bastante da premissa que a sinopse sugere, já que não fica focado inteiramente na Sinda e seus dons mágicos, como eu imaginei à princípio. Embora a história é um pouco previsível, a trama prendeu e muito minha atenção.

Recomendo, principalmente para quem curte fantasia e um pouco de mistério.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/09/resenha-falsa-princesa-eilis-oneal.html

Yamille Bicharra 18/09/2013

Resenha A Falsa Princesa
O que eu posso dizer sobre esse livro?! Bem, eu não esperava uma trama desse estilo, isso posso garantir. Assim que lançou essa obra,eu amei a capa (sim,eu compro alguns livros pela capa *.*) e imaginei que fosse uma história de princesas e príncipes, bem bobinha, e me enganei profundamente. Eu nunca tinha lido uma história dessas, o que me deixa muito feliz porque eu adoro histórias sobre princesas e sobre a época medieval, e tudo que envolve o gênero.
Nalia, futura Rainha do reino de Thorvaldor, descobre que sua vida pelos últimos 16 anos foi uma mentira. O Rei e a Rainha a colocaram no lugar da real princesa de Thorvaldor devido a uma profecia que dizia que a princesa iria morrer assassinada aos 16 anos. Então, como filha e herdeira única ao trono, ela foi escondida para que ninguém soubesse o que realmente aconteceu. Nalia, cujo o nome verdadeiro é Sinda, é abandonada e “expulsa” do palácio e vai morar com sua única parente viva,sua tia. Não satisfeita com o rumo que a sua vida levou e após a recém descoberta de sua magia, ela vai embora da casa de sua tia em busca de respostas e acaba encontrando muito mais do que isso.

“A luz que entrava pelas janelas me oprimia, tão clara e brilhante quanto diamantes. Estou sozinha, pensei, olhando em volta pelo Salão. Tudo isso, toda a minha vida, tudo havia sido um sonho. E estava chegando ao fim.

- Qual é meu nome? - perguntei.

Pela primeira vez, a Rainha se moveu e levantou a cabeça para olhar pra mim.

- Sinda - ela falou com a voz fraca - Ele disse que seu nome era Sinda.

- Sinda - sussurrei. Esperei a palavra fazer algum sentido, preencher o espaço que ficou vazio quando a névoa dourada se dissipou.
Mas o nome apenas desapareceu, não preencheu nada, perdeu-se no amplo Salão de Thorvaldor." - Pág. 26

Gostei muitos das personagens, principalmente de como Sinda e Kiernan são descritos, das suas aventuras e de como eles se dão bem,são amigos de verdade não importa o que aconteça, com ou sem título de nobreza. O Rei e a Rainha não são muito citados durante a história, o que eu até gostei já que odiei a atitude deles quando mandaram a Sinda embora da Corte após de 16 anos de “serviços prestados” a Coroa (juro que fiquei com raiva deles). Philantha se tornou uma das minhas personagens favoritas, ela deu uma chance para que Sinda tivesse uma nova vida sem nem mesmo a conhecer.
Eu adorei a escrita da autora, a trama envolvente e cheia de mistérios, magias e encantamentos. Eu jamais imaginei que a história iria tomar o rumo que tomou,e pelo menos pra mim, é uma das coisas que fazem o livro ser maravilhoso. Cada página virada é uma nova surpresa o que torna a leitura impossível de parar. A verdadeira amizade é um ponto alto da história, e disso nasce o amor.
É aquele tipo de livro que você reza pra não ser único e esperar a continuação.
Amei!

Dressa Oficial 16/09/2013

Resenha - A Falsa Princesa
O livro A Falsa Princesa me surpreendeu muito pela capa, ela é muito linda e dentro dela o fundo é preto e liso e não branco como os convencionais, o livro se tornou gostoso de segurar enquanto eu lia devido ao material dele.

A história é bem diferente do que já li e esperava encontrar, apesar da sinopse dar uma noção do que iremos encontrar no livro os acontecimentos são bem diferentes.

O livro é narrado em primeira pessoa por Nalia a princesa da cidade de Thorvaldor e começa a narrativa no momento em que ela ao conversar com o seu melhor amigo Kiernam é chamada para conversar com seus pais, o Rei e a Rainha então lhe contam que agora que ela tem 16 anos ela não é a princesa e nem quem sempre pensou ser, devido a uma profecia do oráculo de Isidros que teve uma visão que a princesa morreria aos 16 anos os Reis resolvem trocar a Nalia verdadeira por outro bebê nascido na mesma época e contam isso para Nalia sem a menor cerimônia.

O nome verdadeiro de Nalia então é Sinda e ela precisa ir embora do reino pois não pertence mais a esse mundo e vai ao encontro de uma tia que mora em uma casa bem humilde e não consegue demonstrar nenhum tipo de sentimento pois sempre viveu sozinha.

Então Sinda descobre de uma hora para outra que não tem mais pai e nem mãe e o único parente próximo é uma tia que ela tenta agradar fazendo os serviços de casa para que sua tia comece a tratar ela melhor.

Aos poucos Sinda começa a fazer amizades na onde mora e começa a sentir uma angústia muito grande e não sabe identificar o motivo disso até acontecer algo inesperado com ela e todo esse sentimento que na verdade é magia vem a tona, ela se descobre com poderes e fica surpresa com isso.

Ao comentar com sua tia sobre tal poder a mesma não demonstra surpresa pois a mãe de Sinda também tinha esses poderes, Sinda então fica revoltada com essa descoberta e foge da casa de sua tia, voltando para Thovaldor para tentar ingressar na faculdade dos magos porém se depara com um problema de dinheiro, ela não tem mais o dinheiro que tinha antes e devido a isso ela é excluída da sociedade.

Sinda então encontra Philanta uma pessoa considerada louca pela cidade porém a única que se habilita a ensinar alguns poderes para Sinda conseguir usar da melhor maneira possível e assim Sinda segue com sua vida vazia e sem motivação para viver.

Página 127
Eu conhecia o motivo, embora tentasse ignorá-lo. Mas era como tentar ignorar um ferimento que não parava de sangrar, como tentar ignorar um coração partido. Mesmo aliviada por ter encontrado um lugar com Philanta, o mundo começava a parecer sem graça e sem vida, sem cores e som.

Sinda então volta a ter contato com o seu amigo Kiernam e começa a desvendar alguns mistérios do palácio e começa a perceber que a princesa atual pode também ser uma falsa princesa e então ela vai em busca de desvendar esse mistério com a ajuda de seu amigo Kiernam que é apaixonado por ela porém Sinda demora para se dar conta disso.

Página 172
Ainda assim, fechei os olhos e rezei. Por favor, me faça parar.
Só quero ser eu, só queria ser útil e... contente. Quero parar de me perguntar se algum dia voltarei a me sentir inteira e simplesmente estar inteira. Quero ter um propósito, um objetivo para o qual eu posso olhar sem me sentir menos do que sou.

A leitura flui fácil, a escrita é muito boa, os acontecimentos me deixaram curiosa para ler as páginas seguintes e o final é bem romântico porém senti falta de sentimentos mesmo que fosse de revolta porque Sinda ao descobrir que não é mais quem ela pensava que era ela não se opõe a isso e aceita ir para casa de sua tia na boa nem questiona nada para os Reis, eu no lugar dela ficaria muito revoltada e enfim acho que não aceitaria tudo numa boa como ela fez. :)

Conforme já tinha falado preciso registrar novamente minha satisfação com a capa do livro, tanto internamente como externamente.

É um livro diferente que vale a pena a leitura, imaginei muitas vezes o livro sendo um filme e seria bem legal se tivesse essa adaptação.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/

Vanessa Vieira 16/09/2013

A Falsa Princesa_Eilis O'Neal
O livro A Falsa Princesa, de Eilis O'Neal, nos conta a história de Nalia, princesa e herdeira do trono de Thorvaldor. Ao completar dezesseis anos, a jovem tem uma surpresa nada agradável: ela não é a princesa verdadeira e sim uma substituta, que foi colocada no trono com o propósito de salvar a legítima que, devido a uma profecia, corria um imenso perigo de vida. Após a descoberta, seu nome real vem à tona - Sinda - e ela é obrigada a abandonar a cidade e tudo o que lhe pertencia até ali, inclusive seu melhor amigo, Kiernan.

Sinda é enviada para o interior, para viver com sua tia, a tintureira Varil. A jovem não consegue auxiliá-la em seu trabalho, por mais que tente. Com a vida pomposa e cercada de regalias de outrora, qualquer tarefa se torna completamente árdua e frustrante para a moça. Durante um acesso de raiva, Sinda descobre que possui um dom maravilhoso: a magia corre em suas veias, de uma forma impressionante e extremamente potente. O único porém é que ela não faz a menor ideia de como expandir essa força especial, ou ao menos controlá-la.

Em busca de respostas, ela decide retornar à Thorvaldor. Em sua antiga cidade, ela conta com a ajuda de seu único amigo Kiernan - futuro conde de Rithia - e acaba por descobrir inúmeros segredos, inclusive uma conspiração na corte que pode mudar o futuro de todos.

A Falsa Princesa é um livro encantador e incrivelmente surpreendente. A trama é cercada de mistérios e nos revela inúmeras aventuras, que conseguem fisgar a atenção do leitor. A história de Sinda é bem interessante, e a cada capítulo, vai se descortinando mais e mais. Os ares medievais misturados a magia tornam a obra ainda mais apetitosa. Narrado em primeira pessoa por Sinda, acompanhamos uma fantasia bem arquitetada e gostosa, que com certeza daria um bom roteiro de filme.

"Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar a descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Devia saber. Devia ter imaginado."

Sinda é uma protagonista que vai crescendo a medida que a história se desenrola. A principio, julgando pelos primeiros capítulos, temos a impressão de que ela está conformada com a sua situação mas, logo ao descobrir o seu poderoso dom, várias dúvidas e indagações permeiam a sua cabeça, e ela resolve esclarecer os fatos ao seu modo. Aos poucos, vemos a jovem se tornar impetuosa e forte, não fraquejando em meio aos inúmeros obstáculos e perigos que se colocam em sua jornada. É claro, que para isso, ela conta a ajuda do corajoso e atencioso Kiernan, e traços deste romance sublime e doce vão surgindo.

"Não faria diferença, para mim, se você fosse uma princesa, uma vendedora de peixe ou uma cigana itinerante. Não é por isso que sou seu amigo."

Finalizando, A Falsa Princesa é um conto de fadas às avessas, cheio de aventura, magia e romance. Um livro que surpreende e se revela uma ótima fonte de entretenimento, com cenas repletas de fantasia e emoção. A capa é a mesma que a original, e incrivelmente linda, esbanjando todo o teor da obra. A diagramação está ótima, com fonte em um tamanho agradável, ilustrações de uma pequena coroa no começo de cada capítulo e uma revisão impecável. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2013/09/resenha-falsa-princesa-eilis-oneal.html

RenataSara 09/09/2013

Minha Opinião:
Acabei ontem de madrugada a leitura de A Falsa Princesa e confesso que ainda estou encantada. Ultimamente estou tendo muita sorte em minhas leituras, pois elas estão me surpreendendo muito e com esse livro não foi diferente.

A Falsa princesa conta a história de Sinda, até então conhecida como Nalia, ela sempre viveu na corte, rodeada de mimos e cuidados, afinal ela era uma princesa e em breve assumiria o trono como a futura rainha. Ela mantinha sempre ao seu lado seu melhor amigo Kiernan, que cresceu com ela e sempre aprontou todas quando eles eram crianças. Com uma vida perfeita, apesar de ser muito desastrada, Sinda é treinada para ser uma boa governante e espera ansiosa seu aniversário de 16 anos. Quando essa data chega, algo terrível lhe é revelado. Na verdade ela não é Nalia, a princesa do reino e sim uma falsa princesa. Nalia foi trocada quando era um bebê por Sinda, pois o rei e a rainha, assim que sua filha nasceu, consultou um oráculo que viu a princesa sendo morta aos 16 anos de idade, para quebrar a maldição, os reis optaram por trocar a verdadeira princesa por uma falsa, assim a plebeia morreria no lugar da verdadeira princesa.

Quando descobre que sua vida sempre foi uma farsa, Sinda é mandada embora do castelo, para casa de sua tia pobre, para viver em situação precária e sem ter mais nenhum contato com o reino, mesmo depois de ter arriscado sua vida pela da verdadeira princesa.

" A luz que entrava pelas janelas me oprimia, tão clara e brilhante quanto diamantes. Estou sozinha, pensei, olhando em volta pelo Salão. Tudo isso, toda a minha vida, tudo havia sido um sonho. E estava chegando ao fim.

- Qual é meu nome? - perguntei.

Pela primeira vez, a Rainha se moveu e levantou a cabeça para olhar pra mim.

- Sinda - ela falou com a voz fraca - Ele disse que seu nome era Sinda.

Mas o nome apenas desapareceu, não preencheu nada, perdeu-se no amplo Salão de Thorvaldor." Pág. 26

E é assim, após esses acontecimentos que o livro engrena, na verdade desde sua primeira parte ele é empolgante, pois a narrativa da autora é excelente, ela te insere no livro e parece que você esta vivendo ao lado de Sinda em sua nova vida.

Na primeira parte, após ter sido expulsa do castelo, Sinda vive com a tia e através disso, começamos a descobrir vários fatores novos sobre sua vida e o que levou seu pai a da-la para o rei, fora isso, também acompanhamos o desenvolvimento de sua magia, até então inexistente. Esse dom tão incrível, vai mudar radicalmente a vida de Sinda, principalmente pela força que ela tem e o medo de não conseguir controlar sua magia e fazer mal a alguém.

O livro é de leitura rápida, pois ele é cheio de aventura, a cada página algo novo acontece, o que prende a atenção do leitor de tal forma, que é difícil larga-lo até que a leitura acabe.

Outro ponto forte do livro é a questão da verdadeira amizade, de como precisamos ter alguém com quem contar e como o amor verdadeiro nasce, pois sim, esse livro tem muito romance, o que me fez suspirar e ficar completamente apaixonada por um certo personagem masculino.

O enredo é muito bem amarrado, a autora soube explicar e convencer sobre tudo que escreveu, desde a troca das princesas ao porque da profecia ter sido feita e não ter sido concretizada.

A Farol está de parabéns pela edição do livro, quase não encontrei erros gramaticais, a diagramação é muito boa e a capa é simplesmente linda.

Nem preciso comentar que sou fã de fantasia e de princesas, então me realizei ao ler esse livro tão empolgante, que soube tratar com maestria esse tema que tando adoro. Se eu recomendo esse livro? MUITO! Se você quer ler um livro apaixonante, repleto de magia, fantasia, com um humor inteligente e uma aventura sem igual, A Falsa Princesa é a pedida certa.

site: http://amordelivros.blogspot.com.br/

Samantha 11/08/2013

Nalia era a princesa do reino de Thorvaldor e tinha 16 anos. Um certo dia quando estava no jardim, sua mãe a rainha, mandou chamá-la e lhe deu uma notícia que mudaria para sempre sua vida, ela disse que a menina não era a verdadeira princesa de Thorvaldor, e sim apenas uma isca que fazia parte de um plano. O Oráculo que fez a profecia para a verdadeira princesa antes dela nascer, disse que existia grande possibilidade dela morrer antes de fazer 16 anos, então trocaram os bebês no dia do nascimento e mandaram a princesa para um lugar mais seguro.

Naquele mesmo dia Nalia foi mandada embora do castelo sem consideração e com apenas algumas roupas. Ela iria para Treb, morar com sua tia Varil que até então não a conhecia nem era conhecida pela menina, que agora se chamava Sinda. Durante sua vida em Treb, Sinda acabou despertando certos poderes mágicos. Percebendo que não sabia controlá-los e que poderia matar alguém sem querer, a menina retorna a Thorvaldor com um pouco de dinheiro e a esperança de ser aceita numa faculdade de magia.

Sinda estaria prestes a encontrar seu lugar no mundo depois de tantas mentiras sobre ela?

Estava super ansiosa para ler esse livro, todos estavam falando bem e a temática era super a minha cara, realmente não me arrependi de ler. A história é cativante, fofa, empolgante, cheia de mistérios, aventuras e romance!

Os personagens são muito bem construídos e fazem a história se desenvolver repleta de surpresas e diferentes emoções para nós.

A narrativa é leve e divertida, é impossível parar de ler e somos obrigados a virar a noite com o livro. Com capítulos nem tão grandes, a leitura se desenvolve muito bem.

Amei acompanhar Sinda em sua jornada e nos seus sentimentos, ela é determinada, um pouco confusa, desastrada, vive caindo e derrubando coisas ao seu redor. Ela também nunca se achou uma boa princesa por diversos fatores: como seu cabelo, por ser um pouco tímida e por corar toda hora quando alguém falava com ela.

A história se passa no reino de Thorvaldor e conhecemos tanto o interior do castelo: a biblioteca, a sala do trono, os jardins; como também a vila de Treb e as cidades de Vivaskari e Saremarch. Entramos mesmo no dia a dia de Sinda.

Gostei de todos os personagens, principalmente Philantha que é a professora de magia de Sinda, ela é inteligente e não ensina como os outros professores, ela tem uma técnica especial para isso. Deu vontade de ter umas aulas com ela.

Recomendo para quem ama magia, mistério e romance, tudo junto com uma pitada de aventura!!!

site: http://sopramenores.blogspot.com.br/

Taylor 24/07/2013

Perfeito!
Ok gente, comprei esse livro porque fiquei apaixonada pela capa e pela sinopse. Que parecia conter uma história bem interessante... Não deu outra. Acabei trazendo pra casa essa belezura e não me arrependi por um momento sequer (diferente do que aconteceu ao "Inverno das Fadas", livro que adquiri no mesmo dia). Mas vamos a sinopse:
...
"Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de 16 anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protege-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a unica vida que ela conhecia.
Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e poderosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa.
Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandona-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre."
...
Bem, um dos pontos de que mais gostei nessa história é o fato de não termos um triângulo amoroso...
Outro ponto: envolver uma história antiga, da época de reis e rainhas e ainda colocar magia no meio! Isso talvez seja o motivo que me conquistou de vez.
Com narração dos fatos em 1º pessoa (outro ponto que gosto muito), esse livro realmente foi uma leitura prazerosa e leve. Devorei ele em menos de três dias, e sabe quando você termina um livro e sente falta dos personagens? Bem... É por aí... Não posso falar muito porque vou acabar dando spoiler...
Mas preciso dizer que recomendo a todos? *-*

Giovanna 19/07/2013

A Falsa Princesa
A falsa Princesa era um dos livros que eu estava muito ansiosa para ler por conta da história de princesa, misturada com romance e aventura. Quando comecei a ler A Falsa princesa descobri que no primeiro capitulo já descobríamos que Nalia (seu nome verdadeiro é Sinda) não é a verdadeira princesa. Com a previsão do oráculo, o Rei e a Rainha descobriram que ao completar 16 anos a princesa morreria assassinada no castelo, assim resolveram pegar uma plebeia e a colocar no trono até estarem seguros de que a princesa esta segura. Sinda descobrindo que estava sendo enganada sai do castelo e vai morar com sua Tia e única parente viva. Lá ela trabalha com tintas e outras coisas e Sinda aprende a lidar com tudo por lá. Com o passar do tempo, Sinda descobre que tem magia em suas veias e vai atrás da faculdade para magia. Chegando lá descobre que não tem dinheiro o suficiente para pagar e conhece uma mulher que á ajuda.

Primeiro achei que o livro giraria em torno de Sinda e seus novos poderes, mas não, no decorrer do livro, nós descobrimos que o livro tem um objetivo que antes não havia. Algo acontece e Sinda sai em busca de respostas. Achei que a autora soube misturar muito bem as histórias o livro tem a dose certa de romance, aventura e um pouco vamos dizer de “detetive”. O livro me lembrou bastante os filmes e desenhos da Disney, ou aqueles romances Juvenis. O livro me agradou bastante apesar de ser bem juvenil e para quem gosta deste tipo de aventura recomendo este livro.

site: http://livrosemovies.blogspot.com.br/

Eri Guimarães 20/06/2013

Um Conto de Fadas Cheio de Conspirações e Magia
Bonjour Anges!!

Não sei se repararam, mas as últimas leituras da “Pilha do Anjo” tiveram um aspecto em comum. Além, é claro, de algumas fazerem parte da mesma série, todas tinham como tema príncipes e princesas, o que eu carinhosamente estava citando como Maratona da realeza. E hoje, não fugirei dessa maratona, aliás, foi depois de ganhar esse livro que decidi reunir tudo o que tinha do tema e ler.

A Falsa Princesa é o livro de estreia da autora americana Eilis O’Neal. E posso dizer que se seus próximos lançamentos forem como esse livro, logo teremos uma nova Best Seller. Sério, não é exagero, nem puxa-saquismo, mas com uma narrativa suave e um ritmo dinâmico, Eilis nos introduz com maestria ao mundo de Thorvaldor e nos apresenta a uma belíssima trama com muitas conspirações, magia e romance.

Nalia é uma garota quieta, estudiosa, extremamente treinada para assumir seu posto como princesa e futura rainha de Thorvaldor. E tem como melhor amigo Kiernan, o belo futuro Conde de Rithia. Os dois vivem o tempo todo juntos, sempre com ele conseguindo convencer a garota a aprontar alguma travessura e é assim que eles passam o tempo no palácio.

Mas, quando Nalia completa dezesseis anos ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para que a profecia sangrenta feita pelo oraculo antes que o bebê real nascesse não se realizasse.

Agora chamada de Sinda, a garota foi obrigada a deixar a única vida que conhecia para traz, levando apenas algumas roupas simples, tendo que abandonar a cidade e encarar seu único parente vivo, uma tia que aparentemente a detesta. E nesse meio tempo a garota começa a se questionar sobre qual é o seu verdadeiro lugar no mundo, pois já que não era a princesa e não conseguia fazer a mais simples tarefa que sua tia lhe ordenava o que restava para que ela continuasse a viver.

E nessa revolução emocional, quando se sentia mais usada e traída, Sinda descobre ser possuidora de um talento que poucos possuem. Uma enorme e perigosa magia percorre por suas veias e isso transforma sua vida completamente, pois a garota percebe que com isso nunca poderia se tornar uma simples e humilde camponesa.

Criando coragem, a garota volta para a cidade que teve que deixar para trás em busca de respostas. Acaba se reencontrando com Kiernan, que nunca quis abandoná-la e acaba por sem querer descobrir segredos que trazem novas reviravoltas para sua vida. E é assim que a aventura começa, com muitas conspirações, aulas de magia e o toque leve de um amor que existe desde a infância.

A Falsa Princesa é um livro de tirar o fôlego, muito bem estruturado, mas sem ser complexo demais. É lindo em sua própria simplicidade. A trama não deixa nós soltos e o final chega tão rápido que nem sentimos.

Escrito em primeira pessoa, tendo Sinda como narradora, podemos acompanhar passo a passo a evolução que a protagonista passa e como isso gera uma maturidade e uma força inabalável. Sem muitos dramas, a garota passa de uma pessoa extremamente conformista para uma pessoa forte e decidida, que por mais medo que sinta escolhe por lutar e isso deixa no ar uma boa lição de moral.

Um conto de fadas fofo e dinâmico, uma leitura pra lá de gostosa e um final que nos faz desejar que esse fosse um daqueles livros que viram série ao invés de ser um “filho único”.

1 | 2 | 3 | 4 | 5