A Falsa Princesa Eilis O'Neal

Resenhas - A Falsa Princesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ju 27/09/2013

A Falsa Princesa
Sinda é uma garota de dezesseis anos que, em um dia comum, é chamada com urgência por seus supostos pais, o rei e a rainha. Eles revelam que ela não é quem sempre pensou que fosse. No reino há um oráculo, e ele fez uma profecia bem sangrenta antes do nascimento da princesa: ela seria assassinada antes do 16º aniversário. Por isso, a verdadeira princesa foi levada para longe para que pudesse ser mantida em segurança, e uma plebeia foi colocada em seu lugar.

Sinda tem pouquíssimo tempo para digerir essa história, porque algumas servas separam alguns de seus pertences e ela é imediatamente enviada para longe do palácio, para uma pequena vila onde reside sua única parente viva, uma tia. A verdadeira Nalia precisa retomar seu lugar, e Sinda precisa se acostumar o mais rápido possível com seu novo nome e com sua nova vida.

"Saber o que você tem que fazer e fazer são duas coisas diferentes."

Pois é. A menina sempre teve tudo, até seus 16 anos. Até mais do que desejava. Nunca sentiu que se encaixava no papel de princesa. De uma hora para outra, tem que encarar uma vida super simples e, além de aprender a realizar todas as tarefas domésticas, precisa também começar a ganhar seu sustento. Sua tia é tintureira, e Sinda causa pequenas tragédias ao tentar aprender o ofício... rs... Mas o pior é que se sente absolutamente sozinha no novo lugar que precisa chamar de lar.

Um dia, ela começa a sentir algo querendo sair dentro de si. Pouco depois, começa a causar alguns "acidentes", tipo plantas queimando acidentalmente. Descobre que possui magia, e não vê outro caminho a não ser retornar para a cidade e aprender a lidar com isso, antes que machuque alguém. E é aí que sua vida começa a mudar de verdade.

"Por favor, me faça parar. Só quero ser eu, só quero ser útil e... contente. Quero parar de me perguntar se algum dia voltarei a me sentir inteira e simplesmente estar inteira. Quero ter um propósito, um objetivo para o qual eu possa olhar sem me sentir menos do que sou."

Eu amei a Sinda. Acho que ela se adaptou muito bem a todas as mudanças pelas quais passou. Teve que aprender a confiar em si mesma, a seguir seus instintos sem medo. Ela é dona de um poder imenso. Adoro livros que falem de magia, vocês sabem, e foi muito legal vê-la conseguindo entender como poderia lidar com tudo o que carregava dentro de si. Magia e sentimentos, inclusive. Porque o livro não seria completo sem um pouco de romance.

"- Você precisa trabalhar com a magia. (...) Está se esforçando muito para controlá-la. Deixe-a fluir através de você. (...) Confie na magia e confie em você. Relaxe um pouco."

Sinda é curiosa, inteligente, corajosa e bem altruísta. Completamente leal ao reino, faz algumas descobertas mais que surpreendentes. É a única pessoa capaz de desvendar um grande segredo e salvar Thorvaldor. Mas claro que não fará isso sozinha.

Ela tem o fofo do Kiernan para ajudá-la. O filho de um conde, seu amigo desde sempre. A única pessoa que se recusou a abandoná-la quando ela teve que deixar o castelo. Um garoto que sempre foi a alegria de qualquer ambiente, mas que sabe lidar com seriedade com tudo o que é realmente importante.

Mas minha personagem preferida foi a Philantha. Uma maga vista como muito excêntrica. Alguém que faz suas próprias regras, se acha que as normas vigentes são injustas. Sem ela, não sei o que seria da Sinda.

A história foi muito bem construída. Não previ em nenhum momento o que ia acontecer. Fui desvendando tudo junto com a Sinda, e todos os fatos fizeram sentido, não ficou nenhuma ponta solta. Li o livro bem rápido, mas no fim tentei ir mais devagar (sem sucesso) porque queria muito mais do que as 406 páginas. Pelo que pesquisei, é um livro único, então só me resta torcer por um tempinho para relê-lo algum dia.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-falsa-princesa.html
Juh 27/09/2013minha estante
Não sabia que a Sinda possuía mágica, rsrsr, mas que legal, isso só faz o livro ficar melhor ainda!!! Agora fico imaginado como deve ter sido triste ela descobrir que aquelas pessoas não eram sua família. E ainda ter que ir morar numa casinha simples, aaai tadinha dela!! Mas desde que eu vi a divulgação desse livro, eu já apostei que ele era perfeito!!! Vou ler com certeza!!

Narinha 28/09/2013minha estante
Parece ser uma história encantadora e espero ler em breve. Sinda não parece, pelo que você disse, ser mimada, apesar de ter vivido como uma princesa durante 16 anos, e espero que ela consiga um final feliz na história. Curiosa para saber como ela irá controlar o seu poder e qual será o seu papel na salvação do reino!

Lore 29/09/2013minha estante
Então Ju, lembro de ter lido os primeiros capítulos do livro quando você apresentou a parceria, e lembro de ter adorado a leitura. Adorei a escrita, o enredo, me prendeu até o final do capítulo que li, e fiquei com muita muita vontade de lê-lo, adicionando assim que terminei a leitura aos desejados no skoob. Lembro de ter ficado revoltada com a forma como Sinda foi avisada que não era a princesa de verdade, me coloquei no lugar da protagonista e simplesmente não sei o que eu faria, ficaria sem rumo, enlouqueceria talvez, ficaria completamente confusa. Enfim, fiquei triste por o livro ser única, adoraria que fosse uma trilogia ou uma série (olha aí minha teoria se confirmando alksjalkjad). Adorei a resenha Ju!!!! Espero ler o livro em breve :)

Cris 07/10/2013minha estante
Adorei a história, deve ser muito legal mesmo. Sempre gosto de histórias de reis e princesas também. E eu achei a capa bem legal também.

Thaís 07/10/2013minha estante
Adorei a história, também sou apaixonada por magia e reis e rainhas, lembro de você comentar que o leria, eu pensava que era uma serie, mas é bom e ruim ao mesmo tempo ele ser único, o bom é que não tem muitos gastos né rsrs e o ruim é porque a gente acaba se apegando pela personagem e ai o livro acaba.. enfim eu adorei o livro!

Leilane 07/10/2013minha estante
Amei a resenha! Se for um livro único mesmo, quero o quanto antes! Também amo livros que tem a magia como tema principal. Também achei a capa muito linda, então, quando eu achar em promoção, com certeza vou comprar.
Beijos

Sarah 12/10/2013minha estante
Gostei muito desse também. Histórias com temas históricos, medievais, de reis e rainhas, sempre me interessam. Mais um pra lista de desejados!

E preciso falar: estou adorando vir aqui quase diariamente Ju! Estou conhecendo vários livros diferentes!
beijos

DomDom 21/02/2014minha estante
Eu adoro livros de magia, então nem preciso falar que fiquei bem curioso pra ler esse. De cara, já gostei da Sinda por todas as situações que ela foi obrigada a passar. Outra coisa que gosto é quando as tramas são surpreendentes. Espero ler em breve.

Silvia bc 16/01/2015minha estante
Ótima resenha! E sim, é um livro único. Mas você pode encontrar um short feito pela autora após o sucesso do livro chamado A Royal Birthday, onde ela mostra a tentativa de Kiernan para encontrar um presente de aniversário para Sinda exatamente um ano antes da história do livro começar, quando ela ainda era uma princesa. Muito fofo!

Isa Books 18/07/2018

Tramas sobre falsidade ideológica sempre rendem boas histórias
Andava meio bloqueada, livro nenhum conseguia prender minha atenção até que essa belezinha conseguiu me tirar desse torpor. Engraçado quando você não espera nada de uma obra e ela acaba te surpreendendo. A Falsa Princesa é um desses, preferi não apostar minhas fichas mas a trama me cativou logo de cara.

Um livro de Fantasia que está longe de ser fantástico mas me rendeu uma boa leitura; caio de amores por enredos que envolvem tramas políticas, reinos, magia... e aqui encontrei tudo isso.
Sinda é uma personagem carismática apesar de não ter sido brilhantemente construída, a propósito, nenhum dos personagens infelizmente teve um destaque notório.

A autora constrói uma trama que requeria uma maior abordagem, abre diversas portas bem interessantes mas não desenvolve o que propõe. De certa forma conseguiu compactar todas as informações lançadas não deixando que o livro ficasse totalmente sem sentido.

O grande problema em A Falsa Princesa reside na ausência de um melhor desenvolvimento e profundidade. Tem-se personagens meigos (Kiernan é a coisa mais fofa *_*) mas que apenas são lançados de forma pré concebida, evitando assim que acompanhemos suas trajetórias de maturidade, há apenas pinceladas disso e daquilo para tentar disfarçar os rabiscos. Assim podemos falar da vilã, nem conseguimos conhecê-la de fato, nem tive tempo de odiá-la (ou amá-la pois adoro vilões hahaha), quando dei por mim as coisas já estavam acontecendo sem nem umas preliminares para podermos sentir o impacto.

Foi um bom livro em todo caso, fofinho, meigo, menções a magia e luta pelo bem prevalecer. Clichês interessantes, afinal até gosto. Foi uma grata surpresa!
Ana Isabel 18/07/2018minha estante
É engraçado como as percepções mudam de pessoa para pessoa. A falta de desenvolvimento desses personagens, que tinham tanto potencial, me irritou de uma maneira, que depois que terminei a leitura fiquei numa ressaca literária das sérias, enquanto pra vc esse livro tirou do impasse. Coisas de leitor (:

Isa Books 18/07/2018minha estante
Livrinho simples que me tirou de uma ressaca literária enorme.
É quase inexplicável tentar entender os motivos de uma determinada obra conquistar uns e outros não. Me faço essa pergunta quase todos os dias kkkk

Zilda Peixoto 10/06/2013

A Falsa Princesa
Fabuloso. Magnífico. Surpreendente. Como descrever a excelência de um livro sem ser redundante? Difícil tarefa quando nos referimos ao livro A Falsa Princesa, primeiro romance da autora Eilis O’Neal.

Gerente editorial da revista de literatura Nimrod International Journal, Eilis demonstra que a fantasia corre em suas veias. O livro foi nomeado pela YALSA (Young Adult Library Services Association) uma associação composta por várias bibliotecas para jovens leitores dos Estados Unidos sendo premiado como Top Teen para adolescentes no ano de 2011. Ou seja, há de se esperar que o livro faça jus a tal premiação. Com um enredo original, Eilis soube inserir elementos característicos do gênero que determinam seu bom desenvolvimento.

Confesso que não criei expectativas em relação à leitura e, isso até certo ponto não é ruim, pois ao iniciar a leitura podemos ser surpreendidos a qualquer momento. E foi exatamente isso que aconteceu.

Narrado em 1ª pessoa, o livro conta a história de Nalia, princesa e herdeira do trono de Thorvaldor. Ao completar 16 anos, Nalia descobre que fora enganada durante todo esse tempo. Ocupara o lugar da verdadeira princesa a fim de protegê-la após uma profecia do oráculo de Isidros. O oráculo profetizara que ao completar seu 16º aniversário Nalia seria morta. Sendo assim, os reis e seus conselheiros decidem trocar a verdadeira princesa por uma simples plebeia. Após a revelação de sua verdadeira identidade Sinda Azaway é obrigada a sair do reino para que a verdadeira Nalia pudesse ocupar o trono. Longe do reino Sinda não consegue se adaptar a nova vida. Além do choque inicial, Sinda pressente que algo está prestes a explodir; uma força incontrolável a domina.

Sinda era uma jovem muito introspectiva. Destacava-se por sua inteligência e por ser muito desastrada. Sinda não era uma jovem de muitos amigos, mas tinha em Kiernan, futuro Conde de Rithia, seu único e melhor amigo.

Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar ao descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Eu devia saber. Devia ter imaginado." (pág.30)

Sentindo-se completamente desamparada Sinda é enviada para a cidade de Treb para viver ao lado de sua única parente viva: tia Varil. Designada a viver como uma simples tintureira na companhia da tia , Sinda enfrentará muitos desafios para encontrar um novo sentido para sua vida e descobrirá segredos que afetarão o futuro do reino. Numa trama que envolve muito mistério, Sinda colocará sua própria vida em risco para desmembrar um esquema de corrupção que definirá o futuro do reino de Thorvaldor.

O começo do livro é um pouco lento, mas aos poucos vamos descobrindo os mistérios que envolvem a vida de Sinda. Até o terceiro capítulo a personagem principal não empolga. Apática e conformista ao extremo chega a se tornar irritante. A autora opta por um ritmo mais pausado para descrever os conflitos internos da personagem. E por isso, vai traçando paulatinamente o seu amadurecimento. Até porque não seria de uma hora para outra que uma pessoa que imagina ser uma princesa se habituaria facilmente a uma simples vida como plebeia.
Apesar da pouca idade a personagem surpreende com suas atitudes. Ao iniciar a apresentação dos personagens a autora lança mão de um mistério para ser desmembrado ao longo da narrativa, porém ele é pouco explorado e com isso, a tensão acompanha o leitor até o seu desfecho.

Como todo livro New Adult, A Falsa Princesa destaca-se por conter personagens fortes e que enfrentam situações adversas que afetam diretamente suas vidas. Nesse caso, a autora discorre sobre outros assuntos que colaboram para que a narrativa ganhe mais peso, como: a sede pelo poder, a corrupção, o favorecimento entre os que são mais abastados e fazem parte de famílias nobres, a dificuldade que jovens pobres encontravam para se qualificar, entre outros. E não menos importante o romance tem o seu espaço. Aqui, ele não é o foco principal. Contudo, os leitores mais afoitos irão se identificar com a abordagem e se derreterão diante de diálogos apaixonados.

A escrita de Eilis é muito agradável. Dessa forma, é possível que o leitor leia o livro em poucas horas. A diagramação e a fonte utilizada para iniciar os capítulos dão um ar de beleza e sofisticação ao livro. A capa é belíssima e condiz perfeitamente com o conteúdo apresentado.

Apesar de previsível, o final do livro é fascinante. Eilis O’Neal nos presenteia com uma história que tinha tudo para ser mais uma história de fantasia, mas se assim o fosse A Falsa Princesa não ocuparia a posição de destaque internacional.

Recomendo a leitura a todos que apreciem boas histórias repletas de magia e reviravoltas surpreendentes. Favorito e superindicado.
Silvana Barbosa 13/06/2013minha estante
Parece um bom livro , e sua resenha é animadora .

Mayhara 28/06/2017

Surpresa!
Que supresa ao ler esse livro, imaginei algo bem despretensioso, mas é muito bem construído.

Claro, achei que alguns acontecimentos foram rápidos, e não muito bem explicados. Ameeeei o romance incluso na estória, mas,poxa queria mais desenvolvimento. Todo amor construído de uma amizade é fofo.

Achei o livro curto para algo tão fascinante. Sem que séries/sagas estão em evidência e alguns autores querem fugir disso. Mas, esse livro tem uma pegada tão boa, que dá dó que sejam pouco mais que 300 páginas. Eu leria mais uns três ou quatro desses.
Gabrielly 29/06/2018minha estante
Eu tambem fiquei com vontade de ler mais da estoria. A autora escreve tao bem

Cris Paiva 08/02/2014

A Falsa Princesa é um conto de fadas ao contrário: Nalia era uma princesa, herdeira do reino de Thorvaldor e, ao fazer 16 anos, descobre na verdade ser uma plebeia chamada Sinda, sobrinha de uma tingidora de tecidos. Ela não é herdeira de nada e nem de coisa nenhuma. Na verdade, Sinda é mais pobre do que um rato de igreja. Ela foi colocada no lugar da princesa verdadeira, com um feitiço, por conta de uma profecia, e quando ela não se realizou, simplesmente se livraram da coitada e trouxeram a princesa verdadeira de volta!

Quero dizer, a menina levou uma vida privilegiada, teve tudo do bem e do melhor e, de repente, decidem que ela não serve mais e se livram da coitada, mandando ela pro casebre de uma tia que ela não conhece, para se tornar tingidora de tecidos, remendar roupas, passar fome, e trabalhar do momento em que acorda até a hora de ir dormir.

O pior é que ela não se revolta, Sinda sente que realmente não fazia parte daquele mundo, era muito tímida e comum para ser uma princesa, mas também não se encaixa naquele mundo novo. Ela sente falta de Kiernan, o único amigo que deixou no palácio, e para piorar tem alguma coisa estranha acontecendo dentro dela, seu corpo anda estranho e parece ter alguma coisa querendo sair de sua pele, o que descobre ser magia!!! E ela se utiliza dessa nova habilidade para dar um novo rumo na sua vida, sair daquele mundinho onde a enfiaram e se tornar alguém novo, nem a princesa falsa ou a pobre tingidora.

Ela parte para a capital atrás da escola de magia e de seu amigo Kiernan, que mora no palácio, junto com a princesa “verdadeira”. É aqui que realmente começa a história. Kiernan e Sinda descobrem que tem algo de muito errado com a troca das princesas. A profecia que ocasionou toda essa confusão pode estar errada, ou ser falsa, e uma intriga ameaça a família real e todo o reino. Parece que só os dois conseguem enxergar isso e ver a verdade embaixo das aparências.

Kiernan e Sinda sempre foram amigos, mas nunca puderam ser mais do que isso. Antes, ela era a princesa e ele era um nobre menor, que nunca poderia se aproximar dela de outra forma. E agora, é ela que é tão insignificante, que nem poderia ser amiga dele. Os dois parecem um caso perdido, mas são essas diferenças que fazem deles um casal tão fofo! A amizade deles sempre esteve lá, junto com mais alguma coisa... Agora Sinda está livre e poderia correr atrás dos seus sonhos, mas ela se sente atada à profecia e quer chegar ao fundo da história, e conta com a ajuda de Kiernan que é totalmente a favor de uma boa encrenca! Ele não parecer levar nada muito a sério, a única coisa importante nessa vida para ele, é Sinda e é capaz de fazer qualquer coisa por ela.

Adorei a leitura de A Falsa Princesa. Eu realmente estava sentindo falta de algo assim, leve, com uma história feita para sonhar e se divertir. E o melhor de tudo: dá para ler o livro e não sentir a necessidade de nenhuma continuação. Ele foi feito para ser filho único, sem sequências e nem agregados. A história toda é bem amarradinha e você chega no final com uma sensação de realmente ter o seu merecido “felizes para sempre”, que normalmente acompanham os melhores contos de fadas. No entanto, o sucesso do livro foi tanto que Eilis O´Neal escreveu um breve conto, “A Royal Birthday”, que se passa quando Sinda ainda era princesa, e Kiernan tenta encontrar um presente de aniversário perfeito para a amiga.

Resenha no blog Romances in Pink

site: branca neve 1
maya 09/02/2014minha estante
Cris to precisando de um livro desses na minha vida,que seja leve e unico,ja to acumulando series interminaveis pra ler.rsrsrs.PS:ADOREI O GIF.

@APassional 13/06/2013

A Falsa Princesa * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Fantasia, romance e mistério = encantamento, suspiros e surpresas!

Ao lermos a sinopse de A Falsa Princesa, entramos em contato com a premissa dessa história. Porém, mesmo sabendo o que vai acontecer, é chocante presenciar, logo no 1º capítulo, o momento em que a verdade é revelada a Sinda (que acreditava ser Nalia, a princesa de Thorvaldor). Toda a frieza, maquinação e manipulção necessárias para se manter uma monarquia estão presentes na postura do rei, com quem Sinda conviveu durante dezesseis anos e que agora a descarta, como uma peça de xadrez sacrificada pelo bem da partida.

Tudo é arrancado de Sinda de uma só vez: seu lar, seus pais, seu melhor amigo, sua posição social, sua verdade. Não há como não sentirmos algo pela personagem imediatamente, a conexão é instantânea, precisamos saber como ela irá lidar com essas perdas, qual será o rumo que sua vida irá tomar.

Sinda deixa as luzes da cidade de Vivaskari para viver no pequeno e humilde vilarejo de Treb, com a única parenta viva. A recepção seca e prática da tia Varil, a necessidade de ajudar nas tarefas domésticas e a rotina de trabalho como aprendiz de tintureira provocam um choque de realidade tão grande em Sinda, que ela não tem nem tempo para viver o luto do seu antigo eu.

A breve passagem de Sinda por Treb tem outra importância, além da curativa: mesmo que não tenha conseguido estabelecer um elo afetivo com a tia, Varil diz algo para a sobrinha que a fará refletir em sua jornada. Porque ela tinha se conformado tão rápido ao ser expulsa, aceitado a manipulação da sua vida sem lutar? E, ainda em Treb, após uma grande decepção com "certa pessoa" (não vou dizer quem é para não gerar spoiler), Sinda descobre que existe uma poderosa magia dentro de si, um tanto quanto desgovernada, concordo, mas isso lhe dá um novo objetivo na vida.

Mudanças de cenários, conflitos, verdades...

Ao retornar à Vivaskari no intuito de ingressar na Faculdade de Magia, Sinda torna-se escriba e aprendiz da maga Philantha e reencontra o melhor amigo Kiernan. Mas, quando o único problema dela parece ser aprender a controlar sua magia e lidar com o ciúmes que vem sentindo de Kiernan, eis que acontece outra grande reviravolta na trama!

Oráculos, profecias, traições,
passagens secretas, pergaminhos, escrita mágica...
A verdade deve vir à tona? Sinda será capaz de desvendá-la?

A Falsa Princesa é um livro que nos envolve, uma história de princesas ao contrário, e ao contrário, e ao contrário... voltas, reviravoltas e ficamos suspensos no ar de Thorvaldor, capturados pela narrativa mágica de Eilis O'Neal.

Dignidade, generosidade, amizade, fidelidade.
E um romance lindo e fofo pra aquecer nosso coração.

Conheci Mika, Orianne e Kiernan, personagens fortes que, ao lado de Sindra, compõem um elenco jovem e maduro ao mesmo tempo. A maga Philantha, considerada esquisita pelos outros magos, por não seguir as regras da Faculdade de Magia, é uma pessoa generosa, sábia e sensível. Quanto ao antagonista, vocês precisarão descobrir quem é juntamente com Sindra!

Amei fazer essa leitura, a ágil narrativa em 1ª pessoa não perde o ritmo, vemos tudo através dos olhos de Sindra, mas emprestamos nossos corações aos seus sentimentos, nossa respiração se retém ou acelera junto com a dela e a manifestação da sua inquieta magia até mexe com o nosso estômago. A trama é uma montanha-russa de acontecimentos e emoções. Um livro único que não faz parte de série e que possui o final fechadinho, redondinho e muito bem concluído.

A Falsa Princesa tornou-se um verdadeiro favorito!
Recomendo passionalmente ;)
Beijos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 13/06/2013:

Eri Guimarães 20/06/2013

Um Conto de Fadas Cheio de Conspirações e Magia
Bonjour Anges!!

Não sei se repararam, mas as últimas leituras da “Pilha do Anjo” tiveram um aspecto em comum. Além, é claro, de algumas fazerem parte da mesma série, todas tinham como tema príncipes e princesas, o que eu carinhosamente estava citando como Maratona da realeza. E hoje, não fugirei dessa maratona, aliás, foi depois de ganhar esse livro que decidi reunir tudo o que tinha do tema e ler.

A Falsa Princesa é o livro de estreia da autora americana Eilis O’Neal. E posso dizer que se seus próximos lançamentos forem como esse livro, logo teremos uma nova Best Seller. Sério, não é exagero, nem puxa-saquismo, mas com uma narrativa suave e um ritmo dinâmico, Eilis nos introduz com maestria ao mundo de Thorvaldor e nos apresenta a uma belíssima trama com muitas conspirações, magia e romance.

Nalia é uma garota quieta, estudiosa, extremamente treinada para assumir seu posto como princesa e futura rainha de Thorvaldor. E tem como melhor amigo Kiernan, o belo futuro Conde de Rithia. Os dois vivem o tempo todo juntos, sempre com ele conseguindo convencer a garota a aprontar alguma travessura e é assim que eles passam o tempo no palácio.

Mas, quando Nalia completa dezesseis anos ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para que a profecia sangrenta feita pelo oraculo antes que o bebê real nascesse não se realizasse.

Agora chamada de Sinda, a garota foi obrigada a deixar a única vida que conhecia para traz, levando apenas algumas roupas simples, tendo que abandonar a cidade e encarar seu único parente vivo, uma tia que aparentemente a detesta. E nesse meio tempo a garota começa a se questionar sobre qual é o seu verdadeiro lugar no mundo, pois já que não era a princesa e não conseguia fazer a mais simples tarefa que sua tia lhe ordenava o que restava para que ela continuasse a viver.

E nessa revolução emocional, quando se sentia mais usada e traída, Sinda descobre ser possuidora de um talento que poucos possuem. Uma enorme e perigosa magia percorre por suas veias e isso transforma sua vida completamente, pois a garota percebe que com isso nunca poderia se tornar uma simples e humilde camponesa.

Criando coragem, a garota volta para a cidade que teve que deixar para trás em busca de respostas. Acaba se reencontrando com Kiernan, que nunca quis abandoná-la e acaba por sem querer descobrir segredos que trazem novas reviravoltas para sua vida. E é assim que a aventura começa, com muitas conspirações, aulas de magia e o toque leve de um amor que existe desde a infância.

A Falsa Princesa é um livro de tirar o fôlego, muito bem estruturado, mas sem ser complexo demais. É lindo em sua própria simplicidade. A trama não deixa nós soltos e o final chega tão rápido que nem sentimos.

Escrito em primeira pessoa, tendo Sinda como narradora, podemos acompanhar passo a passo a evolução que a protagonista passa e como isso gera uma maturidade e uma força inabalável. Sem muitos dramas, a garota passa de uma pessoa extremamente conformista para uma pessoa forte e decidida, que por mais medo que sinta escolhe por lutar e isso deixa no ar uma boa lição de moral.

Um conto de fadas fofo e dinâmico, uma leitura pra lá de gostosa e um final que nos faz desejar que esse fosse um daqueles livros que viram série ao invés de ser um “filho único”.

Giovanna 19/07/2013

A Falsa Princesa
A falsa Princesa era um dos livros que eu estava muito ansiosa para ler por conta da história de princesa, misturada com romance e aventura. Quando comecei a ler A Falsa princesa descobri que no primeiro capitulo já descobríamos que Nalia (seu nome verdadeiro é Sinda) não é a verdadeira princesa. Com a previsão do oráculo, o Rei e a Rainha descobriram que ao completar 16 anos a princesa morreria assassinada no castelo, assim resolveram pegar uma plebeia e a colocar no trono até estarem seguros de que a princesa esta segura. Sinda descobrindo que estava sendo enganada sai do castelo e vai morar com sua Tia e única parente viva. Lá ela trabalha com tintas e outras coisas e Sinda aprende a lidar com tudo por lá. Com o passar do tempo, Sinda descobre que tem magia em suas veias e vai atrás da faculdade para magia. Chegando lá descobre que não tem dinheiro o suficiente para pagar e conhece uma mulher que á ajuda.

Primeiro achei que o livro giraria em torno de Sinda e seus novos poderes, mas não, no decorrer do livro, nós descobrimos que o livro tem um objetivo que antes não havia. Algo acontece e Sinda sai em busca de respostas. Achei que a autora soube misturar muito bem as histórias o livro tem a dose certa de romance, aventura e um pouco vamos dizer de “detetive”. O livro me lembrou bastante os filmes e desenhos da Disney, ou aqueles romances Juvenis. O livro me agradou bastante apesar de ser bem juvenil e para quem gosta deste tipo de aventura recomendo este livro.

site: http://livrosemovies.blogspot.com.br/

Taylor 24/07/2013

Perfeito!
Ok gente, comprei esse livro porque fiquei apaixonada pela capa e pela sinopse. Que parecia conter uma história bem interessante... Não deu outra. Acabei trazendo pra casa essa belezura e não me arrependi por um momento sequer (diferente do que aconteceu ao "Inverno das Fadas", livro que adquiri no mesmo dia). Mas vamos a sinopse:
...
"Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de 16 anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protege-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a unica vida que ela conhecia.
Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e poderosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa.
Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandona-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre."
...
Bem, um dos pontos de que mais gostei nessa história é o fato de não termos um triângulo amoroso...
Outro ponto: envolver uma história antiga, da época de reis e rainhas e ainda colocar magia no meio! Isso talvez seja o motivo que me conquistou de vez.
Com narração dos fatos em 1º pessoa (outro ponto que gosto muito), esse livro realmente foi uma leitura prazerosa e leve. Devorei ele em menos de três dias, e sabe quando você termina um livro e sente falta dos personagens? Bem... É por aí... Não posso falar muito porque vou acabar dando spoiler...
Mas preciso dizer que recomendo a todos? *-*

Samantha 11/08/2013

Nalia era a princesa do reino de Thorvaldor e tinha 16 anos. Um certo dia quando estava no jardim, sua mãe a rainha, mandou chamá-la e lhe deu uma notícia que mudaria para sempre sua vida, ela disse que a menina não era a verdadeira princesa de Thorvaldor, e sim apenas uma isca que fazia parte de um plano. O Oráculo que fez a profecia para a verdadeira princesa antes dela nascer, disse que existia grande possibilidade dela morrer antes de fazer 16 anos, então trocaram os bebês no dia do nascimento e mandaram a princesa para um lugar mais seguro.

Naquele mesmo dia Nalia foi mandada embora do castelo sem consideração e com apenas algumas roupas. Ela iria para Treb, morar com sua tia Varil que até então não a conhecia nem era conhecida pela menina, que agora se chamava Sinda. Durante sua vida em Treb, Sinda acabou despertando certos poderes mágicos. Percebendo que não sabia controlá-los e que poderia matar alguém sem querer, a menina retorna a Thorvaldor com um pouco de dinheiro e a esperança de ser aceita numa faculdade de magia.

Sinda estaria prestes a encontrar seu lugar no mundo depois de tantas mentiras sobre ela?

Estava super ansiosa para ler esse livro, todos estavam falando bem e a temática era super a minha cara, realmente não me arrependi de ler. A história é cativante, fofa, empolgante, cheia de mistérios, aventuras e romance!

Os personagens são muito bem construídos e fazem a história se desenvolver repleta de surpresas e diferentes emoções para nós.

A narrativa é leve e divertida, é impossível parar de ler e somos obrigados a virar a noite com o livro. Com capítulos nem tão grandes, a leitura se desenvolve muito bem.

Amei acompanhar Sinda em sua jornada e nos seus sentimentos, ela é determinada, um pouco confusa, desastrada, vive caindo e derrubando coisas ao seu redor. Ela também nunca se achou uma boa princesa por diversos fatores: como seu cabelo, por ser um pouco tímida e por corar toda hora quando alguém falava com ela.

A história se passa no reino de Thorvaldor e conhecemos tanto o interior do castelo: a biblioteca, a sala do trono, os jardins; como também a vila de Treb e as cidades de Vivaskari e Saremarch. Entramos mesmo no dia a dia de Sinda.

Gostei de todos os personagens, principalmente Philantha que é a professora de magia de Sinda, ela é inteligente e não ensina como os outros professores, ela tem uma técnica especial para isso. Deu vontade de ter umas aulas com ela.

Recomendo para quem ama magia, mistério e romance, tudo junto com uma pitada de aventura!!!

site: http://sopramenores.blogspot.com.br/

Luísa 23/08/2023

Maravilhoso!
O livro une uma escrita muito boa, fantasia, romance e plots inesperados ! Um dos meus livros favoritos

Vanessa Vieira 16/09/2013

A Falsa Princesa_Eilis O'Neal
O livro A Falsa Princesa, de Eilis O'Neal, nos conta a história de Nalia, princesa e herdeira do trono de Thorvaldor. Ao completar dezesseis anos, a jovem tem uma surpresa nada agradável: ela não é a princesa verdadeira e sim uma substituta, que foi colocada no trono com o propósito de salvar a legítima que, devido a uma profecia, corria um imenso perigo de vida. Após a descoberta, seu nome real vem à tona - Sinda - e ela é obrigada a abandonar a cidade e tudo o que lhe pertencia até ali, inclusive seu melhor amigo, Kiernan.

Sinda é enviada para o interior, para viver com sua tia, a tintureira Varil. A jovem não consegue auxiliá-la em seu trabalho, por mais que tente. Com a vida pomposa e cercada de regalias de outrora, qualquer tarefa se torna completamente árdua e frustrante para a moça. Durante um acesso de raiva, Sinda descobre que possui um dom maravilhoso: a magia corre em suas veias, de uma forma impressionante e extremamente potente. O único porém é que ela não faz a menor ideia de como expandir essa força especial, ou ao menos controlá-la.

Em busca de respostas, ela decide retornar à Thorvaldor. Em sua antiga cidade, ela conta com a ajuda de seu único amigo Kiernan - futuro conde de Rithia - e acaba por descobrir inúmeros segredos, inclusive uma conspiração na corte que pode mudar o futuro de todos.

A Falsa Princesa é um livro encantador e incrivelmente surpreendente. A trama é cercada de mistérios e nos revela inúmeras aventuras, que conseguem fisgar a atenção do leitor. A história de Sinda é bem interessante, e a cada capítulo, vai se descortinando mais e mais. Os ares medievais misturados a magia tornam a obra ainda mais apetitosa. Narrado em primeira pessoa por Sinda, acompanhamos uma fantasia bem arquitetada e gostosa, que com certeza daria um bom roteiro de filme.

"Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar a descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Devia saber. Devia ter imaginado."

Sinda é uma protagonista que vai crescendo a medida que a história se desenrola. A principio, julgando pelos primeiros capítulos, temos a impressão de que ela está conformada com a sua situação mas, logo ao descobrir o seu poderoso dom, várias dúvidas e indagações permeiam a sua cabeça, e ela resolve esclarecer os fatos ao seu modo. Aos poucos, vemos a jovem se tornar impetuosa e forte, não fraquejando em meio aos inúmeros obstáculos e perigos que se colocam em sua jornada. É claro, que para isso, ela conta a ajuda do corajoso e atencioso Kiernan, e traços deste romance sublime e doce vão surgindo.

"Não faria diferença, para mim, se você fosse uma princesa, uma vendedora de peixe ou uma cigana itinerante. Não é por isso que sou seu amigo."

Finalizando, A Falsa Princesa é um conto de fadas às avessas, cheio de aventura, magia e romance. Um livro que surpreende e se revela uma ótima fonte de entretenimento, com cenas repletas de fantasia e emoção. A capa é a mesma que a original, e incrivelmente linda, esbanjando todo o teor da obra. A diagramação está ótima, com fonte em um tamanho agradável, ilustrações de uma pequena coroa no começo de cada capítulo e uma revisão impecável. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2013/09/resenha-falsa-princesa-eilis-oneal.html

Dressa Oficial 16/09/2013

Resenha - A Falsa Princesa
O livro A Falsa Princesa me surpreendeu muito pela capa, ela é muito linda e dentro dela o fundo é preto e liso e não branco como os convencionais, o livro se tornou gostoso de segurar enquanto eu lia devido ao material dele.

A história é bem diferente do que já li e esperava encontrar, apesar da sinopse dar uma noção do que iremos encontrar no livro os acontecimentos são bem diferentes.

O livro é narrado em primeira pessoa por Nalia a princesa da cidade de Thorvaldor e começa a narrativa no momento em que ela ao conversar com o seu melhor amigo Kiernam é chamada para conversar com seus pais, o Rei e a Rainha então lhe contam que agora que ela tem 16 anos ela não é a princesa e nem quem sempre pensou ser, devido a uma profecia do oráculo de Isidros que teve uma visão que a princesa morreria aos 16 anos os Reis resolvem trocar a Nalia verdadeira por outro bebê nascido na mesma época e contam isso para Nalia sem a menor cerimônia.

O nome verdadeiro de Nalia então é Sinda e ela precisa ir embora do reino pois não pertence mais a esse mundo e vai ao encontro de uma tia que mora em uma casa bem humilde e não consegue demonstrar nenhum tipo de sentimento pois sempre viveu sozinha.

Então Sinda descobre de uma hora para outra que não tem mais pai e nem mãe e o único parente próximo é uma tia que ela tenta agradar fazendo os serviços de casa para que sua tia comece a tratar ela melhor.

Aos poucos Sinda começa a fazer amizades na onde mora e começa a sentir uma angústia muito grande e não sabe identificar o motivo disso até acontecer algo inesperado com ela e todo esse sentimento que na verdade é magia vem a tona, ela se descobre com poderes e fica surpresa com isso.

Ao comentar com sua tia sobre tal poder a mesma não demonstra surpresa pois a mãe de Sinda também tinha esses poderes, Sinda então fica revoltada com essa descoberta e foge da casa de sua tia, voltando para Thovaldor para tentar ingressar na faculdade dos magos porém se depara com um problema de dinheiro, ela não tem mais o dinheiro que tinha antes e devido a isso ela é excluída da sociedade.

Sinda então encontra Philanta uma pessoa considerada louca pela cidade porém a única que se habilita a ensinar alguns poderes para Sinda conseguir usar da melhor maneira possível e assim Sinda segue com sua vida vazia e sem motivação para viver.

Página 127
Eu conhecia o motivo, embora tentasse ignorá-lo. Mas era como tentar ignorar um ferimento que não parava de sangrar, como tentar ignorar um coração partido. Mesmo aliviada por ter encontrado um lugar com Philanta, o mundo começava a parecer sem graça e sem vida, sem cores e som.

Sinda então volta a ter contato com o seu amigo Kiernam e começa a desvendar alguns mistérios do palácio e começa a perceber que a princesa atual pode também ser uma falsa princesa e então ela vai em busca de desvendar esse mistério com a ajuda de seu amigo Kiernam que é apaixonado por ela porém Sinda demora para se dar conta disso.

Página 172
Ainda assim, fechei os olhos e rezei. Por favor, me faça parar.
Só quero ser eu, só queria ser útil e... contente. Quero parar de me perguntar se algum dia voltarei a me sentir inteira e simplesmente estar inteira. Quero ter um propósito, um objetivo para o qual eu posso olhar sem me sentir menos do que sou.

A leitura flui fácil, a escrita é muito boa, os acontecimentos me deixaram curiosa para ler as páginas seguintes e o final é bem romântico porém senti falta de sentimentos mesmo que fosse de revolta porque Sinda ao descobrir que não é mais quem ela pensava que era ela não se opõe a isso e aceita ir para casa de sua tia na boa nem questiona nada para os Reis, eu no lugar dela ficaria muito revoltada e enfim acho que não aceitaria tudo numa boa como ela fez. :)

Conforme já tinha falado preciso registrar novamente minha satisfação com a capa do livro, tanto internamente como externamente.

É um livro diferente que vale a pena a leitura, imaginei muitas vezes o livro sendo um filme e seria bem legal se tivesse essa adaptação.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/

Yamille Bicharra 18/09/2013

Resenha A Falsa Princesa
O que eu posso dizer sobre esse livro?! Bem, eu não esperava uma trama desse estilo, isso posso garantir. Assim que lançou essa obra,eu amei a capa (sim,eu compro alguns livros pela capa *.*) e imaginei que fosse uma história de princesas e príncipes, bem bobinha, e me enganei profundamente. Eu nunca tinha lido uma história dessas, o que me deixa muito feliz porque eu adoro histórias sobre princesas e sobre a época medieval, e tudo que envolve o gênero.
Nalia, futura Rainha do reino de Thorvaldor, descobre que sua vida pelos últimos 16 anos foi uma mentira. O Rei e a Rainha a colocaram no lugar da real princesa de Thorvaldor devido a uma profecia que dizia que a princesa iria morrer assassinada aos 16 anos. Então, como filha e herdeira única ao trono, ela foi escondida para que ninguém soubesse o que realmente aconteceu. Nalia, cujo o nome verdadeiro é Sinda, é abandonada e “expulsa” do palácio e vai morar com sua única parente viva,sua tia. Não satisfeita com o rumo que a sua vida levou e após a recém descoberta de sua magia, ela vai embora da casa de sua tia em busca de respostas e acaba encontrando muito mais do que isso.

“A luz que entrava pelas janelas me oprimia, tão clara e brilhante quanto diamantes. Estou sozinha, pensei, olhando em volta pelo Salão. Tudo isso, toda a minha vida, tudo havia sido um sonho. E estava chegando ao fim.

- Qual é meu nome? - perguntei.

Pela primeira vez, a Rainha se moveu e levantou a cabeça para olhar pra mim.

- Sinda - ela falou com a voz fraca - Ele disse que seu nome era Sinda.

- Sinda - sussurrei. Esperei a palavra fazer algum sentido, preencher o espaço que ficou vazio quando a névoa dourada se dissipou.
Mas o nome apenas desapareceu, não preencheu nada, perdeu-se no amplo Salão de Thorvaldor." - Pág. 26

Gostei muitos das personagens, principalmente de como Sinda e Kiernan são descritos, das suas aventuras e de como eles se dão bem,são amigos de verdade não importa o que aconteça, com ou sem título de nobreza. O Rei e a Rainha não são muito citados durante a história, o que eu até gostei já que odiei a atitude deles quando mandaram a Sinda embora da Corte após de 16 anos de “serviços prestados” a Coroa (juro que fiquei com raiva deles). Philantha se tornou uma das minhas personagens favoritas, ela deu uma chance para que Sinda tivesse uma nova vida sem nem mesmo a conhecer.
Eu adorei a escrita da autora, a trama envolvente e cheia de mistérios, magias e encantamentos. Eu jamais imaginei que a história iria tomar o rumo que tomou,e pelo menos pra mim, é uma das coisas que fazem o livro ser maravilhoso. Cada página virada é uma nova surpresa o que torna a leitura impossível de parar. A verdadeira amizade é um ponto alto da história, e disso nasce o amor.
É aquele tipo de livro que você reza pra não ser único e esperar a continuação.
Amei!

Bruna 18/09/2013

Mistério, magia e romance

A Falsa Princesa conta a história de Sinda, na medieval e fictícia Thorvaldor. Nessa sociedade a magia era comum e fazia parte da vida cotidiana de todos, havendo faculdades de magia e tendo magos como conselheiros dos reis.

Sinda cresceu acreditando ser Nália, a princesa de Thorvaldor, mas sua vida desmorona pouco após seu aniversário de 16 anos, quando o Rei revela que ela na verdade era uma falsa princesa, uma medida de segurança para proteger a verdadeira. E tudo isso porque antes do nascimento da verdadeira Nalia, o Oráculo previu que esta seria assassinada antes de completar os dezesseis anos, e para evitar tal destino para a única herdeira do trono, seus pais decidiram escondê-la e trocaram-na por outro bebê, Sinda

Como o 16º aniversário da jovem chega e passa sem ameaças ou problemas, chega a hora de desfazer a troca. O encantamento que levou a todos (inclusive magos) a acreditarem que a garota era a princesa é quebrado, e ela é expulsa do palácio, tendo de ir viver com uma tia que nem sabia de sua existência, em um vilarejo pobre no fim do mundo.

Sinda, pensei na escuridão de olhos fechados. Soava duro dentro de minha cabeça, sem a fluidez do meu... do nome da princesa. Mas agora esse era meu nome, o único que eu tinha, lembrei antes de ranger os dentes e abrir os olhos.

Pág. 37

Sinda havia recebido uma completa educação real: dominava vários idiomas, sabia história, geografia e estratégia, conhecia de diplomacia e etiqueta, e também as artes femininas da nobreza como bordar e pintar. Mas não sabia nada sobre cuidar de si mesma, ou tarefas domésticas, ou qualquer tipo de trabalho remotamente manual como o simples ato de se vestir sozinha. Então dá pra imaginar como foi difícil a adaptação da jovem ex-princesa junto de sua tia, que era uma tintureira e morava num minúsculo casebre.

Depois de um tempo vivendo com a tia, sem nunca se adaptar realmente e se sentindo deslocada e infeliz, Sinda começa a sentir algo estranho em si, e se surpreende ao descobrir se tratar de magia, que havia sido reprimida pelo encantamento que a fez se passar pela princesa. Sem saber o que fazer, ela volta à capital, na esperança de se matricular na faculdade de magia, mas é recusada, já que não é nobre e nem tem dinheiro. Mas ela encontra apoio e ajuda em Philanta, uma maga que era considerada louca na faculdade, mas que se dispõe a ensinar e abrigar a garota.

Depois disso Sinda reencontra seu grande e querido amigo de infância, Kiernan, filho do Conde de Rithia, e os dois acabam embarcando numa grande aventura ao descobrirem segredos que podem comprometer a segurança de todo o reino.

Sinda é uma protagonista legal, inteligente e corajosa. Mas ela foi muito conformista na minha opinião. A forma como o rei e a rainha trataram a menina me deu uma raiva incrível, afinal, como pode alguém criar uma garota como filha por 16 anos e depois descartá-la assim, como um pano de chão velho? Bom, mas o que mais me irritou foi o conformismo de Sinda diante da situação, além da falta de diálogo em momentos cruciais, que poderiam evitar muitos problemas, coisa típica em YAs. Gostei muito da construção dos outros personagens também, em especial Kiernan, que é um fofo e foi de longe meu personagem favorito no livro.

O livro tem uma linguagem fácil e flui bem, tanto que li em três noites (praticamente duas, porque na primeira não li quase nada, rs). A tradução está muito bem feita e a diagramação da Farol está perfeita, com páginas amareladas, letras grandes e folhas espessas. Sem falar na capa que é linda, com o título em alto relevo, e a parte interna da capa é preta num material meio plastificado. O efeito final ficou ótimo.

O livro é uma gracinha, e a história rende boas aventuras, fugindo bastante da premissa que a sinopse sugere, já que não fica focado inteiramente na Sinda e seus dons mágicos, como eu imaginei à princípio. Embora a história é um pouco previsível, a trama prendeu e muito minha atenção.

Recomendo, principalmente para quem curte fantasia e um pouco de mistério.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/09/resenha-falsa-princesa-eilis-oneal.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5