Condenada

Condenada Chuck Palahniuk

Resenhas - Condenada

gbarreiros 11/02/2020

Condenada - Chuck Palahniuk
A história seria trágica se não fosse cômica. Ou seria o contrário? Em alguns momentos do livro, você tem a expectativa de estar sendo enganado, de aquilo que estão contando pra você é mentira. Não há outra opção além de descartar tudo aquilo que estão te dizendo e esperar que digam que tudo não passou de uma grande piada de mal gosto. Mas não é assim que a banda toca. Maddy Spencer nos encanta desde o primeiro momento, com seus comentários ácidos e percepção afiada do mundo ao redor. É difícil de acreditar que ela tenha sido condenada ao Inferno, mesmo depois de ter se tornado a manda-chuva do submundo. Mas essa é a verdade, e precisamos nos conformar com ela. A narrativa do autor ajuda. O livro é gostoso de ler, envolvente. As descrições são tão detalhadas que chegam a causar náuseas e asco. E a história é interessantíssima ao ponto de você não conseguir parar de ler apenas pra saber o que acontece em seguida. Talvez não seja um livro que agrade a todos, mas eu recomendo da mesma forma. Nada o impede de interromper a leitura no meio do caminho.

_julianapinho_ 09/05/2020

Perturbador, bom ou ruim?
Entrei no livro super ansiosa porque tinha assistido umas resenhas muito positivas de booktubers com um gosto relativamente parecido com o meu, contudo, foi MUITO decepcionante, o livro é legal, traz uma proposta super interessante e original mas acho que faltou. Maddison, uma garota de 13 anos, morre e vai para o inferno e o livro narra sua trajetória la e seus dramas familiares de quando estava viva.
O autor é conhecido justamente por agregar elementos a suas histórias com a intenção de chocar o leitor, e vamos dizer que ele fez isso bastanteeee neste livro, mas acho que não do jeito correto, ele trouxe elementos perturbadores para a história mas que até para mim que não me considero uma leitora muito sensível chegaram a ser DEMAIS. Não era um perturbador assustador e intrigante ou apenas chocante, mas nojento, houveram momentos em que eu me senti conversando com um garoto imbecil na puberdade (e sim eu sei que é basicamente a proposta da personagem principal, mas achei mal abordado), estes tais elementos perturbadores chegavam a ser infantis demais e tornavam a história irritante de certa forma.
Houveram diversos momentos divertidos e engraçados assim como momentos reflexivos também, como sobre a influência que os pais da garota tiveram em sua vida e o fim da mesma, o livro em sí é peculiar, original, mas houveram elementos que simplesmente me fizeram decidir NÃO ler a continuação de jeito nenhum, alguns pontos podem ser justificados pela proposta tanto da história como do personagem (como citado anteriormente) mas outros foram apenas exagero do autor e para mim uma forçação de barra desnecessária para deixar o livro engraçado, maluco, ousado ou sla, num geral tudo se resume a DEIXOU A DESEJAR.

Sobre a edição: a arte da capa é sensacional e tem um verniz localizado bem bonito, gosto das cores bem chamativas que remetem bastante a história, e a diagramação da editora Leya é super agradável.

Cristiana 22/05/2020

Sinceramente não gostei muito da história e não me interessei pelos personagens. A personagem principal é meio exagerada em suas falas e atitudes para uma menina de treze anos.

xôcams 12/07/2020

Eu já começo falando que é um tema de livro que não estava acostumada, mas eu gostei muito. É cheio de sarcasmo e beeem bizarro. Tem muitas criticas principalmente relacionada a religião. Mas é um livro interessante, comecei ele totalmente confusa e logo em seguida ja estava fazendo varias teorias ( que estavam certas hihi) e com tanto sarcasmos é impossível não rir ( eu no caso gargalhei). Também não posso deixar de falar dessa capa, a edição é realmente muito bonita, e na luz negra ela fica florescente.

vannybs 10/02/2021

Não gostei muito não. História narrada por uma menina de 13 anos morta que foi pro inferno. Tem partes pesadas e desnecessárias.

Pedro Almeida Prado Castro 11/02/2021

Uma reflexão ao longo do Inferno.
A criatividade de Chuck Palahniuk parace não ter limites. A visão dele sobre o inferno, é divertidíssima e esquisita. Apesar de ser um inferno da visão Cristã, é cheio de demônios de diversas culturas, o que enriqueceu a mitologia criada neste livro.
As várias reflexões que Madison (personagem principal) faz sobre sua vida antes da morte, é muito rica. Especialmente as críticas que ela faz às pessoas que vivem de demonstração da virtude.
É um livro divertidíssimo, com momentos hilários e cheio de reflexões filosóficas ainda que discretamente. Vale a leitura.

Bruno Cordeiro 15/02/2021

Eu preferia ter lido o livro do Pelé
Algo que vem da mente responsável pelo intrigante Clube da luta gera expectativa e nos faz imaginar um conteúdo com mais reflexões - no mínimo - e mais maturidade na escrita. No entanto as descrições do inferno não servem pra quem olha o cenário de forma madura e espera mais profundidade na temática sobre pecado e condenação (Dostoiévski se reviraria no túmulo se eu usasse Crime e castigo como comparação). O inferno aqui não lembra nem de longe um lugar de condenação, lembra mais uma colônia de férias em um lugar ruim e parece ter sido criado por um aluno de colegial de filme americano - onde unhas, caspa, insetos e até um mar de esperma desperdiçado parecem assustadores - e a literatura transgressora precisa transgredir mais do que usar símbolos de coisas nojentas que são um bicho papão na adolescência para retratar os horrores do inferno e de uma condenação eterna (masturbar um demônio é bastante transgressor mas no que diz respeito a retratar o horror do inferno, coisas nojentas nao funcionam).
O livro traz várias referências históricas de pessoas que todos imaginamos no inferno, mas todas mal aproveitadas trazidas apenas como alegoria pra preencher a jornada do herói que a protagonista trilha e ainda que essa jornada de descoberta não seja instigante para o leitor (pelo menos não pra mim) alegorias como Hitler e Calígula tem peso o bastante pra serem mais bem exploradas.
Em suma o livro serve como uma sátira, e até funciona bem assim; carregado de referências e metáforas sobre a adolescência, parece brincar com temas tabu como a morte e o pós vida, critica a futilidade do estrelato e da fama de adultos irresponsáveis (com um certo exagero, a bem da verdade) e até tem um bom tom de ironia mas não passa disso. Por ser a história de uma adolescente, o livro pode até ser atraente pra esse público em específico, mas parece profundo demais pra um adolescente e raso demais pra alguém mais maduro.

Fernanda2815 04/10/2021

Muito Bom
Eu tinha expectativas para esse livro, porque ele é do mesmo autor de "Clube da luta". No começo eu achei estranho, mas me acostumei com a forma como o livro corre e a partir daí foi só alegria. O livro é muito bom e também é muito engraçado e mesmo parecendo ser um pouco previsível consegue surpreender.
Recomendo muuito essa leitura.

Ana:) 25/01/2022

Nhaaa esperava mais, gostei bastante da capa e da sinopse, no fim achei que focou muito no inferno inventado ali, queria que falasse mais sobre a vida dela mesmo e como ela se sentia depois de morta?

Mion 17/03/2022

O livro começa interessante, dá uma cansada e termina com uma vontade de "bem que poderia contar a próxima historia (que se desenolve no livro seguinte) agora". Rs

Acho que as imagens de inferno (muito proximas das nossas experiências como seres vivos) sao bem.interessantes. nada de fogo e um sata q fica torturando pessoas. O inferno é um lugar entediante. Interessante essa leitura.

Gostei bastante das referencias literarias e cinematográficas. Na parte do meio sinto falta delas, já que no comeco (e no.final) elas ficam bem.interessantes.

E surgem umas frases em alguns
momentos...de pura inspiração.

Em resumo,é um passeio bem interessante por uma outra leitura e imagem de inferno,em partes melhor que o que ja temos, em parte pior,em parte mais humano -o que pode ser bem monstruoso- . Vale o passeio pelo mundo das ideias.

Vitoria.Tanaka 31/10/2022

Uma perda do meu tempo, que é valiosíssimo
Que 🤬 #$%!& foi que esse cara fumou mano? Uma das piores experiências da minha vida. Se tinha alguma crítica, sinto muito mas não tive intelecto para entender tal.

Vivian24 08/11/2022

Envelhecendo como vinho
Li condenada pela primeira vez há três anos atrás e virou um dos meus favoritos da vida. Resolvi reler para ver se o livro ainda me agradaria tanto quanto da primeira vez e, felizmente, agradou. Amo essas viagens loucas que o Palaniuk da em seus livros, nesse em especial, mas também entendo os que não se agradam da história. Não é um livro que agrade qualquer um. Melhor que esse, só Maldita, o qual irei reler em breve também.