Condenada

Condenada Chuck Palahniuk

Resenhas - Condenada

Trisha 03/07/2017

Condenada – Chuck Palahniuk
Seres humanos, eu li Condenada e confesso me apaixonei por Chuck novamente. Nessa historia vamos conhecer Madison Spencer, uma menina sagaz, inteligente, leitora das Brönte de 13 anos de idade, porém jaz em outra vida, sim nossa protagonista nos fala do pós morte.

Madison morre de uma overdose de maconha, vai diretamente para as garras de Satanás e linda mente nos descreve sua saga no inferno, conhecendo pessoas que mais parecem ter saído de “O Clube dos Cinco” e sendo torturada assistindo “O Paciente Inglês”.

site: https://reticenciasevirgulas.wordpress.com/2017/06/29/condenada-chuck-palahniuk/

Dani 13/10/2017

Condenada - Condenada # 01
Madison Spencer está morta e foi condenada ao inferno por, ao que tudo indica, fumar maconha demais. Ela é uma pré-adolescente perturbada, criada por pais estrelas do show business, e está condenada a passar o resto da eternidade assim. O inferno, logo não se mostra tão ruim para Madison e ela acaba fazendo amizades ali.
"Não, não é justo, mas o que faz a Terra se parecer com o inferno é a expectativa de que se pareça com o paraíso."
Condenada foi uma leitura que abandonei umas duas vezes, se não me engano, mas que sempre tive o ímpeto de continuar. A estória é intrigante, estórias assim cheias de humor negro são sempre divertidas, além do fato de eu gostar tanto da capa do segundo volume.
O que havia me deixado contrariada, nessas tentativas anteriores, era a narrativa. Essa é bem repetitiva e Madison é bem irritante, mas fui me acostumando. Me perguntava qual seria o conflito de Condenada, se seria apenas a personagem explorando o inferno dando liberdade às cenas para chocar o leitor ou se haveria algo mais.
"Se os vivos são assombrados pelos mortos, os mortos são assombrados pelos próprios erros."
Esse romance foca mesmo na personagem, revelando aos poucos detalhes sobre ela e sua vida e morte, trazendo até mesmo revelações surpreendente nos capítulos finais. Depois de me acostumado achei o ritmo da leitura realmente bom, e é de fato divertido todos os pontos que o autor aborda. Só não sei se gostei mesmo do rumo que a estória de Madison vai tomando.
É algo que não teria me ocorrido jamais ao iniciar a leitura e ainda não sei bem se funcionou para mim. Pretendo aguardar o final do próximo volume para formar uma opinião mais sólida sobre esse lado da estória.

site: https://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/08/condenada-condenada-01.html

Michele 28/02/2018

Sede ao pote d'água
Lembro que estava louca para ler este livro. Além da sinopse, a capa me encantou muito. Com dificuldades de achar esta capa. Comecei a lê - lo. Mas a Madison não conseguia me envolver. O modo como ela contava as coisas me irritava, além de ser uma personagem chata e sem carisma.. me decepcionei e muito.

Boo 10/05/2018

Não tão decepcionada assim, devo admitir!
Minha última experiência com um livro do Chuck Palahniuk não foi agradável, mas preciso reconhecer que esse foi um retorno confortante.
“Condenada” conta a estória de uma garotinha de 13 anos que morreu e foi enviada ao inferno. Sua vida era cheia de turbulências confusas para a idade dela além de alguns mimos característicos de uma família bem rica.
O livro se passa praticamente todo no inferno e mostra informações sobre o local de modo específico e criativo. Coisa que a mente insana do Chuck não precisa de esforço para criar.
O autor também é responsável por colocar sutis críticas sociais no meio de toda essa loucura. E nossa, isso é fantástico!
Recomendo a leitura deste, mas indico antes de tudo, abrir um pouco a mente e apagar a imagem “doce” de uma criança de 13 anos além de não esperar um conto fofo pois isso aqui, não será encontrado.

bobbie 11/03/2019

Subversivo
Neste "Condenada", Palahniuk exercita sua crítica ácida de uma sociedade que cospe regras e moralidade... para a vida alheia. Com sua protagonista de 13 anos, morta por overdose de maconha (!) e condenada ao Inferno, o narrador subverte valores e, corajosamente, é bem sucedido em fazer o leitor se questionar onde fica o verdadeiro inferno: no Inferno, ou na Terra. Também fica pungente e deslocada a linha que dividiria quem "deveria" e "não deveria" ser condenado ao inferno. Sem medo de ser politicamente incorreto, o autor termina por levantar a questão: alguém não deveria ser enviado ao inferno?

_julianapinho_ 09/05/2020

Perturbador, bom ou ruim?
Entrei no livro super ansiosa porque tinha assistido umas resenhas muito positivas de booktubers com um gosto relativamente parecido com o meu, contudo, foi MUITO decepcionante, o livro é legal, traz uma proposta super interessante e original mas acho que faltou. Maddison, uma garota de 13 anos, morre e vai para o inferno e o livro narra sua trajetória la e seus dramas familiares de quando estava viva.
O autor é conhecido justamente por agregar elementos a suas histórias com a intenção de chocar o leitor, e vamos dizer que ele fez isso bastanteeee neste livro, mas acho que não do jeito correto, ele trouxe elementos perturbadores para a história mas que até para mim que não me considero uma leitora muito sensível chegaram a ser DEMAIS. Não era um perturbador assustador e intrigante ou apenas chocante, mas nojento, houveram momentos em que eu me senti conversando com um garoto imbecil na puberdade (e sim eu sei que é basicamente a proposta da personagem principal, mas achei mal abordado), estes tais elementos perturbadores chegavam a ser infantis demais e tornavam a história irritante de certa forma.
Houveram diversos momentos divertidos e engraçados assim como momentos reflexivos também, como sobre a influência que os pais da garota tiveram em sua vida e o fim da mesma, o livro em sí é peculiar, original, mas houveram elementos que simplesmente me fizeram decidir NÃO ler a continuação de jeito nenhum, alguns pontos podem ser justificados pela proposta tanto da história como do personagem (como citado anteriormente) mas outros foram apenas exagero do autor e para mim uma forçação de barra desnecessária para deixar o livro engraçado, maluco, ousado ou sla, num geral tudo se resume a DEIXOU A DESEJAR.

Sobre a edição: a arte da capa é sensacional e tem um verniz localizado bem bonito, gosto das cores bem chamativas que remetem bastante a história, e a diagramação da editora Leya é super agradável.

Cristiana 22/05/2020

Sinceramente não gostei muito da história e não me interessei pelos personagens. A personagem principal é meio exagerada em suas falas e atitudes para uma menina de treze anos.

xôcams 12/07/2020

Eu já começo falando que é um tema de livro que não estava acostumada, mas eu gostei muito. É cheio de sarcasmo e beeem bizarro. Tem muitas criticas principalmente relacionada a religião. Mas é um livro interessante, comecei ele totalmente confusa e logo em seguida ja estava fazendo varias teorias ( que estavam certas hihi) e com tanto sarcasmos é impossível não rir ( eu no caso gargalhei). Também não posso deixar de falar dessa capa, a edição é realmente muito bonita, e na luz negra ela fica florescente.

vannybs 10/02/2021

Não gostei muito não. História narrada por uma menina de 13 anos morta que foi pro inferno. Tem partes pesadas e desnecessárias.

Bruno Cordeiro 15/02/2021

Eu preferia ter lido o livro do Pelé
Algo que vem da mente responsável pelo intrigante Clube da luta gera expectativa e nos faz imaginar um conteúdo com mais reflexões - no mínimo - e mais maturidade na escrita. No entanto as descrições do inferno não servem pra quem olha o cenário de forma madura e espera mais profundidade na temática sobre pecado e condenação (Dostoiévski se reviraria no túmulo se eu usasse Crime e castigo como comparação). O inferno aqui não lembra nem de longe um lugar de condenação, lembra mais uma colônia de férias em um lugar ruim e parece ter sido criado por um aluno de colegial de filme americano - onde unhas, caspa, insetos e até um mar de esperma desperdiçado parecem assustadores - e a literatura transgressora precisa transgredir mais do que usar símbolos de coisas nojentas que são um bicho papão na adolescência para retratar os horrores do inferno e de uma condenação eterna (masturbar um demônio é bastante transgressor mas no que diz respeito a retratar o horror do inferno, coisas nojentas nao funcionam).
O livro traz várias referências históricas de pessoas que todos imaginamos no inferno, mas todas mal aproveitadas trazidas apenas como alegoria pra preencher a jornada do herói que a protagonista trilha e ainda que essa jornada de descoberta não seja instigante para o leitor (pelo menos não pra mim) alegorias como Hitler e Calígula tem peso o bastante pra serem mais bem exploradas.
Em suma o livro serve como uma sátira, e até funciona bem assim; carregado de referências e metáforas sobre a adolescência, parece brincar com temas tabu como a morte e o pós vida, critica a futilidade do estrelato e da fama de adultos irresponsáveis (com um certo exagero, a bem da verdade) e até tem um bom tom de ironia mas não passa disso. Por ser a história de uma adolescente, o livro pode até ser atraente pra esse público em específico, mas parece profundo demais pra um adolescente e raso demais pra alguém mais maduro.

Fernanda2815 04/10/2021

Muito Bom
Eu tinha expectativas para esse livro, porque ele é do mesmo autor de "Clube da luta". No começo eu achei estranho, mas me acostumei com a forma como o livro corre e a partir daí foi só alegria. O livro é muito bom e também é muito engraçado e mesmo parecendo ser um pouco previsível consegue surpreender.
Recomendo muuito essa leitura.