Condenada

Condenada Chuck Palahniuk

Resenhas - Condenada

Beth_lol 23/09/2015

Esse foi o primeiro livro do Palahniuk que li e confesso que criei uma certa expectativa e, no final, foi um pouco decepcionante. Não é de todo ruim, tem até algumas partes divertidas, mas é bem repetitivo, o que torna meio maçante. Eu esperava uma "fundição" de cérebro, bombardeada por criticas sociais, mas foi só uma garotinha repetitiva, hora conversando com Satã, hora conversando com você. Não vou dizer que não tem critica social, tem sim, mas ela se mescla em meio ao "Clube dos Cinco". Mas, repetindo (como a Madison), não é de todo ruim. Dá pra tirar umas criticas sobre a vida, do tipo "não adianta se esforçar demais, gastando seu tempo em prolongar a vida com coisas chatas...você vai morrer e há grandes chances de ir para o inferno (se existir um)". Resumindo, um bom divertimento, apenas, não leia esperando mais do que isso.

Cristiane 06/04/2016

"A vida é curta. A morte é eterna."

Madison Spencer, uma garota gorda igual uma porca (segundo ela), com 13 anos de idade, que para a sua infelicidade, está morta e no Inferno. Ela acredita que sua morte foi simplesmente por overdose de maconha, o que é estranho, porque para alguém morrer de overdose de maconha é quase impossível. Ela está presa dentro de uma cela e não sabe exatamente o que vai acontecer com ela dali para frente. Ao lado da sua cela está Babette, uma garota muito bonita, líder de torcida que usa uma bolsa falsa da marca Coach e uma sandália branca também falsa da marca Manolo Blahnik.

Detalhe interessante no livro: todo inicio de capítulo, Madison sempre fala: Está ai, Satã? Sou eu, Madison. ela quer muito conhecer o famoso Satã, chamar sua atenção e sempre que toma alguma atitude que acha que possa interessar a ele, ela descreve no início do capítulo às vezes se desculpando por alguma coisa, o que no inferno não faz diferença, outras vezes demonstrando esperança, um sentimento que no Inferno não adianta nada você ter e às vezes, se sente orgulhosa por suas atitudes que faz questão de confidenciar sua alegria para Satã, mesmo ainda não conhecendo ele.

Quando era viva, Madison era filha de uma atriz hollywoodiana e seu pai era um bilionário. Sua família tinha mansões em vários lugares do mundo e sua mãe, controlava todas elas pelo computador, para passar o tempo e também para pregar peças em suas empregadas. A mãe de Madison trancava-as dentro do banheiro, mexia nas luzes, no ar condicionado só por diversão. Seus pais não tinham religião, ora eram Hippies, ora Rasta, antigos anarquistas e eram liberais, tanto é que, a maconha que Madison afirma ter a matado, foi dada pelo seu pai.

Para manter a fama de serem pessoas boas, sempre que ia sair um filme novo da atriz hollywoodiana, eles adotavam uma criança para chamar atenção. Mas eles não cuidavam dessas crianças, era apenas marketing. Depois de um tempo após apresentar a mídia sua nova filha ou filho adotado, eles eram enviados para colégios internos e não tinham o menor acesso a vida pessoal deles. Inclusive Madison, ela vivia em um colégio interno e chegou até a passar um Natal no local sozinha.

Madison é bem clara sobre como o inferno é horrível. O cheiro de coco, a sujeira por todo lado, onde é principalmente notável nas grades das celas uma gosma preta na qual Madison evita tocar depois da orientação de Babette e muitos doces jogados pelo chão, fora que, vamos aos poucos descobrindo que muitas coisas que os seres humanos descartam aqui vão parar no inferno.

Por um momento Madison acha que avista Satã. Ela simplesmente começa a gritar, tentando de todas as formas chamar sua atenção para a sua cela, mas o suposto Satã está mais preocupado em escolher sua vítima. Isso mesmo, vítima! Todos que estão no inferno ficam a disposição dos demônios que de vez em quando decidem comer todos os seus membros, mas não se preocupe, depois da dor horrível que você vai sentir, seu corpo vai se recompor novamente, para que em breve, seja devorado de novo por algum demônio. Em uma cela próxima Leonard, explica a Madison que na verdade aquele não era Satã e sim outro demônio. Como um bom nerd, ele começa a dar uma bela explicação sobre o demônio que estava ali e é cortado por Patterson, o jogador de futebol que foi comido pelo demônio há pouco. Os três ficam conversando e depois de já estar com seu corpo todo reconstituído de pele novamente, Patterson repara em Babette e não tira os olhos dela, mas ela não está nem ai, só liga para continuar se olhando no espelho e para retocar sua maquiagem, que, aliás, ela usa AVON, meu bem! Enquanto os dois ficam tentando chamar a atenção de Babette, Madison tenta se distrair com outras coisas e é nesse momento que vê em outra cela um adolescente com uma jaqueta de couro, com um alfinete espetado na bochecha e com um moicano azul.

A morte é um longo processo. Seu corpo é só a primeira parte de você que acaba.

O jovem punk chamado Archer começa a usar o alfinete que estava preso na sua bochecha para tentar abrir sua cela até que, enfim consegue e se dirige até a cela de Madison e dos outros. Neste momento Madison, que já não está aguentando mais olhar para Babette e para os outros dois que estão vidrados nela, fica surpresa ao ver o menino punk abrindo sua cela. Patterson, Archer e Babette decidem sair de suas celas e ir explorar o Inferno. Leonard recua por ter medo de ser pego por algum demônio e é lógico, todos zoam muito o nosso querido CDF, já Madison nem se manifesta, apenas corre atrás deles quando percebe que vai acabar ficando ali sozinha.

Os cinco partem de suas celas em direção ao desconhecido Inferno, pelo menos para Madison é. Eles passam por lugares com descrições bem engraças, nas quais a maioria das vezes são restos de partes humanas, como por exemplo: O deserto de Caspa, O grande oceano de esperma desperdiçado (isso mesmo), O mar de insetos, o Deserto de unhas. Eis que surge a primeira batalha, digamos assim, do grupo e Leonnard grita a todos para mergulhar e escavar um esconderijo no meio das montanhas de unhas mortas. Mesmo tentando se esconder no meio das unhas mortas, Madison é pega pelo demônio fêmea cujo nome é Psezpolnica a mulher tornado do meio-dia segundo os sérvios -, mas nossa heroína da história, para conseguir vencer a batalha e ainda conseguir uma aliada mesmo que por pouco tempo, encontra uma forma bem diferente de agradar o demônio fêmea sem causar tantos problemas ao grupo.

O confronto termina e todos pegam uma carona na mão da diaba e chegam até o prédio onde todos os que estão no inferno têm suas documentações guardadas. Aparentemente, os documentos de Madison foram perdidos e a menina vai ter que passar por uma entrevista para saber se realmente era para ela estar no inferno. O mais engraçado, é que para você conseguir comprar um demônio, basta você dar a ele muitos chocolates que você vai conseguir o que você quer bem mais rápido.

Madison começa a lembrar-se de seu último irmão adotado chamado Goran. Ela ficou extremamente impressionada com o garoto e apaixonada para completar. E foi no dia que sua mãe e seu pai foram participar de uma belíssima entrega de prêmios de cinema, que o grande desastre na vida de Madison acontece. Ela tinha feito grandes planos para aquela noite que ia ficar sozinha com seu novo irmão. Antes de seus pais saírem, o pai de Madison dá para ela um pacote com maconha e várias camisinhas da Hello Kitty para que ela aproveite sua noite. Depois de ficarem finalmente sozinhos, os dois começam a assistir o evento que sua mãe e seu pai estão participando. Como uma distração, Madison propõe que os dois brinquem do Jogo do Malho que aprendeu com suas supostas amigas no colégio interno. Goran aceita a brincadeira sem saber ao certo o que deve fazer é então que Madison explica exatamente o que fazer.

Aos poucos, Madison vai lembrando o que realmente aconteceu no dia da sua morte. Sua inocência, apesar de saber de muitas coisas, é grande demais. Ela é incentivada a se tornar algo que ela não era e com isso consegue arrumar muitos seguidores no inferno. Algo engraçado que o autor expõe no livro, é que quem vai para o Inferno tem duas opções: trabalhar com telemarketing ou trabalhar no ramo pornô. Madison com seu humor incrível, afirma que a maioria das ligações de telemarketing que recebemos aqui na terra, certeza que a maioria delas são feitas diretamente do inferno.

Acredite em mim, a maioria do povo de telemarketing que liga para você está morta. Como grande parte de todos os modelos pornôs da internet.

A história tem muitos detalhes e situações engraçadas, Madison cada dia que passa se sente mais a vontade no inferno e encontra pessoas famosas, como por exemplo, Hitler. Como Madison morre de vontade encontrar Satã e saber quem ele é, ela acaba descobrindo sem querer que na verdade ela já o conhece e que, por causa dele, muitas coisas aconteceram. Foi um dos finais de livro mais engraçados e diferentes que eu já li na vida. Você nunca espera algo do tipo, você pensa em qualquer coisa, mas nunca em algo parecido. Fiquei bem surpresa e intrigada e quero muito ler Maldita que é a continuação da história de Madison e ver o que mais essa garota de 13 anos é capaz de fazer.

É uma história com um humor bem ácido, mas para quem gosta de histórias que saem bem do padrão, tenho certeza que vai gostar e muito de Condenada.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/04/resenha-condenada.html#.VwUmr_krJdg

Ana 31/05/2017minha estante
undefined

Na Literatura Selvagem 10/07/2016

Condenada, de Chuck Palahniuk [#MLI2016]
E mais uma vez escrevo com a sensação de ter sido socada no estômago. A leitura que me desconforta me atrai demais. Mas não esperava ver num livro aparentemente sobre uma guria que morre aos 13 anos por overdose de maconha e vai para o Inferno, as críticas tecidas de maneira tão inteligente e mordaz escritas pelo autor, Chuck Palahniuk [conhecido aqui no Brasil por Clube da Luta]...

Madison se encontra morta e no Inferno, mesmo sendo uma adolescente que tinha tudo pra viver ainda... Ela narra sua estadia por lá e encontra figuras bem distintas, de padrões bem familiares encontrados aqui na Terra, tais como o nerd, o punk de moicano azul, a líder de torcida 'cocotinha' e o valentão esportista. Ao fazer amizades, ela já vai se habituando e explorando o lugar além de sua cela mal-cheirosa, em que não seria legal encostar nas grades... E nesses passeios pelo reino de Hades, ela se depara com uma perseguição que quase lhe custa ser comida por um demônio, naquele ritual que fazemos ao comer tortuguita...

Digamos que a partir dessa cena B-I-Z-A-R-R-A EXTREME, ela ganha 'alguns pontos' por lá... Madison narra como era sua vida antes de ir parar ali. Filha de um casal de ricos famosos, extremamente narcisistas e desleixados com a atenção que deveriam dar a filha, são do tipo de ricos que adotam crianças esfomeadas do Nepal, da África ou Índia para fazer pose de bons samaritanos. A mãe é uma das personagens mais detestáveis que já vi na literatura, fútil e egoísta, com ares 'apavoneados' [isso existe?] de quem se importa [e acha] que faz algum bem a filha.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/07/condenada-de-chuck-palahniuk-mli2016.html

Juliana Alves 10/11/2016

Chuck Palahniuk é único em seu estilo
Já havia lido O clube da luta, Sobrevivente, Snuff, Guts (conto) e ler Condenada só me fez concluir que a mente desse homem é realmente perturbada (no bom sentido). Cada obra segue em contextos bem diferentes e Chuck mantêm a acidez muito forte em ambos os livros. A cada capítulo no inferno me senti presa naquele ambiente fétido, escroto, podre e louco, em que só a cabeça desse autor pode nos levar. Que imaginação e maestria pra contar estórias que vão nas entranhas mais profundas do nosso ser!!

CultEcléticos 11/01/2017

Madison, garota de 13 anos, morre e vai para o Inferno.

Segundo a própria Madison, ela está condenada ao Inferno por morte de overdose de maconha, mas como ela própria ressalta, sempre um condenado ao Inferno justificará sua estada eterna por lá por um delito sem importância, então, começa-se sabendo que será preciso avançar na leitura para que o leitor realmente conheça o motivo de sua condenação infernal.

Madison é uma adolescente envolta em crises de identidade e sufocada pela ditadura da beleza, já que, segundo ela, sendo gorda, não se encaixa nos padrões ditados pela sociedade terrena. Filha de pai bilionário e mãe atriz famosa, Madison, apresenta sua vida em família de forma crítica, apresentando, portanto, para o leitor a futilidade de seus pais e ausência.

Aos fãs do filme “Clube dos Cinco” (The Breakfast Club), fica claro que Maddison associa o Inferno ao ambiente do filme, já que ao longo da narrativa, ela se depara com elementos que remontam em nossa memória cada uma das personagens do filme dos anos 80. Não, não é uma cópia, ou um plágio, apenas para que o leitor (a0 meu ver) possa observar e entender a posição social da garota quando era viva e agora morta.

O Foco narrativo em primeira pessoa aproxima o leitor da personagem-narradora para que possa, de alguma maneira, ter noção da estada desta adolescente no Inferno.

A cada capítulo, Satã é citado, chamado por Madison; afinal, já que está no Inferno, quem melhor para se conhecer senão o dono do lugar? – Sim, ela vai em busca disso.

Talvez, falando assim, parece se tratar de uma leitura densa, deprimente… Não. Definitivamente, não. Trata-se de narrativa bem construída e com uma tônica de humor bem interessante. A descrição do Inferno feita por Madison é peculiar e longe do óbvio.

Vale lembrar: se o leitor é cheio de nojinhos, para seguir a narrativa, deverá superá-los, do contrário estará condenado a não atravessar por essa aventura infernal.

(Liz Frizzine)
Resenha publicada no site CultEcléticos.

site: http://www.cultecleticos.com.br/condenada-chuck-palahniuk/

Paola 05/02/2017

Ah Chuck.....
Esse livro é uma poluição de ideais, até mesmo causa uma confusão mental, mas é simplesmente genial, adorei, Chuck é simplesmente o rei de maluquicesmaluquices como essa.

Trisha 03/07/2017

Condenada – Chuck Palahniuk
Seres humanos, eu li Condenada e confesso me apaixonei por Chuck novamente. Nessa historia vamos conhecer Madison Spencer, uma menina sagaz, inteligente, leitora das Brönte de 13 anos de idade, porém jaz em outra vida, sim nossa protagonista nos fala do pós morte.

Madison morre de uma overdose de maconha, vai diretamente para as garras de Satanás e linda mente nos descreve sua saga no inferno, conhecendo pessoas que mais parecem ter saído de “O Clube dos Cinco” e sendo torturada assistindo “O Paciente Inglês”.

site: https://reticenciasevirgulas.wordpress.com/2017/06/29/condenada-chuck-palahniuk/

Dani 13/10/2017

Condenada - Condenada # 01
Madison Spencer está morta e foi condenada ao inferno por, ao que tudo indica, fumar maconha demais. Ela é uma pré-adolescente perturbada, criada por pais estrelas do show business, e está condenada a passar o resto da eternidade assim. O inferno, logo não se mostra tão ruim para Madison e ela acaba fazendo amizades ali.
"Não, não é justo, mas o que faz a Terra se parecer com o inferno é a expectativa de que se pareça com o paraíso."
Condenada foi uma leitura que abandonei umas duas vezes, se não me engano, mas que sempre tive o ímpeto de continuar. A estória é intrigante, estórias assim cheias de humor negro são sempre divertidas, além do fato de eu gostar tanto da capa do segundo volume.
O que havia me deixado contrariada, nessas tentativas anteriores, era a narrativa. Essa é bem repetitiva e Madison é bem irritante, mas fui me acostumando. Me perguntava qual seria o conflito de Condenada, se seria apenas a personagem explorando o inferno dando liberdade às cenas para chocar o leitor ou se haveria algo mais.
"Se os vivos são assombrados pelos mortos, os mortos são assombrados pelos próprios erros."
Esse romance foca mesmo na personagem, revelando aos poucos detalhes sobre ela e sua vida e morte, trazendo até mesmo revelações surpreendente nos capítulos finais. Depois de me acostumado achei o ritmo da leitura realmente bom, e é de fato divertido todos os pontos que o autor aborda. Só não sei se gostei mesmo do rumo que a estória de Madison vai tomando.
É algo que não teria me ocorrido jamais ao iniciar a leitura e ainda não sei bem se funcionou para mim. Pretendo aguardar o final do próximo volume para formar uma opinião mais sólida sobre esse lado da estória.

site: https://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/08/condenada-condenada-01.html

Michele 28/02/2018

Sede ao pote d'água
Lembro que estava louca para ler este livro. Além da sinopse, a capa me encantou muito. Com dificuldades de achar esta capa. Comecei a lê - lo. Mas a Madison não conseguia me envolver. O modo como ela contava as coisas me irritava, além de ser uma personagem chata e sem carisma.. me decepcionei e muito.

Boo 10/05/2018

Não tão decepcionada assim, devo admitir!
Minha última experiência com um livro do Chuck Palahniuk não foi agradável, mas preciso reconhecer que esse foi um retorno confortante.
“Condenada” conta a estória de uma garotinha de 13 anos que morreu e foi enviada ao inferno. Sua vida era cheia de turbulências confusas para a idade dela além de alguns mimos característicos de uma família bem rica.
O livro se passa praticamente todo no inferno e mostra informações sobre o local de modo específico e criativo. Coisa que a mente insana do Chuck não precisa de esforço para criar.
O autor também é responsável por colocar sutis críticas sociais no meio de toda essa loucura. E nossa, isso é fantástico!
Recomendo a leitura deste, mas indico antes de tudo, abrir um pouco a mente e apagar a imagem “doce” de uma criança de 13 anos além de não esperar um conto fofo pois isso aqui, não será encontrado.

xôcams 12/07/2020

Eu já começo falando que é um tema de livro que não estava acostumada, mas eu gostei muito. É cheio de sarcasmo e beeem bizarro. Tem muitas criticas principalmente relacionada a religião. Mas é um livro interessante, comecei ele totalmente confusa e logo em seguida ja estava fazendo varias teorias ( que estavam certas hihi) e com tanto sarcasmos é impossível não rir ( eu no caso gargalhei). Também não posso deixar de falar dessa capa, a edição é realmente muito bonita, e na luz negra ela fica florescente.