Emmi & Leo

Resenhas - Emmi & Leo: A Sétima Onda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dentro_deumlivro 12/02/2022

Fofinho
Esse livro tem uma proposta bem diferente dos livros que estou acostumada, isso porque ele é todo escrito como conversas por e-mail.

Como eu disse ele é bem curtinho então li os dois bem rápido, achei a leitura bem fluída.

É um romance bem fofo e gostoso de ler. Eu não tinha lido nada do autor e gostei do primeiro contato com a escrita dele.

A trama gira em torno de duas pessoas que se conhecem através de um e-mail e vivem um amor virtual.
Books_da_evelyn 12/02/2022minha estante
Comprei ele recentemente para eu ler

Books_da_evelyn 12/02/2022minha estante
Comprei ele recentemente para eu ler

Angela576 19/02/2024minha estante
Livro péssimo

CooltureNews 01/07/2013

Coolture News
Assunto: Quero outro livro!

Sei que fui só elogio ao falar sobre o livro @mor, mas gente, não é nada injustificável e como indiquei e até dei de presente o livro para algumas pessoas sei que receptividade foi exatamente a mesma. Daniel Glattauer realmente conseguiu contar uma história comum e sem nada de especial de uma forma tão única que certamente esses dois livros figuram entre os favoritos da grande maioria que o leu.

A história deste casal é banal, ambos não são mais tão jovens, mas ainda possuem a vida toda pela frente, e por uma feliz coincidência (para quem acredita) do destino acabam trocando e-mails e se tornando grandes amigos com uma tensão sexual latente. Ou seja, neste mundo que vivemos onde a vida dentro do computador possui um peso tão grande, é praticamente impossível não encontrar alguém (de uma faixa etária mais adepta a computadores e internet) que não tenham vivenciado algumas das situações que nossos protagonistas vivem. Eu mesmo me identifiquei em muitas partes e outras eram praticamente as mesmas situações, tudo bem que no momento eu lia e chegava a dar risada, muita mesmo, ao perceber que já tinha passado por aquilo e reagido de forma tão parecida.

A história continua exatamente onde parou no primeiro livro, Léo passando um tempo em Boston e Emmi tentando entrar em contato, mas recebendo somente uma resposta automática do servidor e fazendo um monologo com o administrador, ou seja, já comecei dando altas risadas mesmo que a situação não fosse das melhores. Mas Léo retorna e com isso temos de volta as melhores trocas de e-mails que já tive a oportunidade de ler, as inseguranças continuam presentes, os problemas quando um diz algo bonito e outro responde somente em um tom um pouco diferente do esperado e daí começa uma discussão onde prometem por fim ao seu relacionamento. As conversas que rolam quando um passa um pouco da conta com bebidas alcóolicas e daí temos um relato cru e real da atual situação. Sério gente, quem NUNCA passou por isso?

De toda forma, tinha medo do autor não conseguir manter o ritmo e o livro fosse uma simples repetição do que aconteceu no primeiro, afinal para isso não acontecer a história teria que evoluir para o próximo passo, o contato físico, e caso isso chegasse a ocorrer, como seria relatado aos leitores, afinal o livro é somente uma transcrição dos e-mails trocados entre Emmi e Léo. Mas tenho o prazer de afirmar que o autor conseguiu fazer tudo isso e mais um pouco com maestria, além disso, o livro é repleto de trechos que podemos levar por toda a vida como ensinamentos.

Assunto: Interrompendo a resenha para não falar demais.

Resumindo, é um livro que você DEVE ler e pode ter certeza que irá gostar. Uma leitura altamente recomendada e se você não foi cativado pela história, vale a pena a leitura simplesmente para conhecer a forma que é contada, simplesmente inovador (para mim, pelo menos) e envolvente. LEIA! Junior.

site: www.coolturenews.com.br

Helen 10/07/2022

Foi um livro muito bom. Estava super ansiosa. Tanto que lindos dois em um dia só. Kkk
Acho que esse livro retrata um pouco a realidade. A gente pode conversar muito, mas se não conversar sobre as coisas certas e ignora-las, não vai dar certo e suas escolhas não serão totalmente acertadas. Em todos os livros tem isso, mas pq raios toda vez é como um tapa na cara?
O final é feliz, mas eu senti que eles se desgastaram muito pra isso. No geral, eu gostei.

Rozi 24/05/2013minha estante
NOoooossa.... aiiin que castigoo ter que esperar esse livro ser lançado.. :( tudo bem q faltam poucos dias rsrs.. Eu me sinti exatamente como vc quando li @mor, nossa é muitooooo envolvente, e por vezes me vi na pele deles. E vc só me fez ficar mais ansiosa pra ler a continuação.. #AMEEEI

Rosi 07/06/2013minha estante
Naine, fiquei exatamente como você, desesperada para ler a continuação. Achei um arquivo em espanhol e comecei a ler assim mesmo, logo depois algum abençoado colocou a versão em português e devorei a continuação. Me apaixonei pela Emmi e o Leo. Fazia um certo tempo que não lia livro escrito através de correspondências que eu gostasse tanto. Quero mais Daniel Glattauer!!!!!

Naine 10/06/2013minha estante
Pois é meninas.. realmente um presente e um castigo ler os livros do Glattauer.. uehuahe

Mas com certeza valem muito a pena.. Dá pra pensar bastante em ações e reações de cada escolha..

e por mais que eu tenha lido em PDF não vejo a hora ter ele impresso e com uma capa linda lá na minha estante..

Brunela 10/06/2013minha estante
@mor me matou de raiva! hauhuahua Li achando que ia achar a coisa mais linda, porque também comecei meu relacionamento pela internet, e acabei não gostando.
Agora fico nessa de "ler ou não ler" A Sétima Onda. Como o primeiro só me tomou poucas horas, acho que dá pra dar uma chance. Mas tenho a sensação (e pelo que você disse) de que também não vou gostar... '-'

Duda 04/08/2013minha estante
Gente, alguém pode me dizer qual foi o presente que Emmi deu pra Leo?? Fiquei perdida nessa parte ^^"

Naine 05/08/2013minha estante
Olá Duda.. A não ser que eu esteja muito enganada, o "presente" foi um beijo casto no "ponto" que o Leo guarda na mão. Aquele ponto em que ela tocou a mão dele sem querer no encontro.

Duda 05/08/2013minha estante
Obrigada Naine! É que eu achei que tinha deixado passar batido essa parte. Mas acontece que o autor realmente demorou pra dizer :D

Jj 01/10/2022

Mais e-mail
Passaram o livro todo fazendo terapia de casal, o legal desse livro é que eles não começaram a se gostar de maneira fisíca, pra depois ir para os sentimentos, foi o inverso, por isso li a continuação, mais acho que o autor poderia ter feito um livro só, com mais páginas, esse segundo livro perdeu na empolgação que o primeiro causou.

Pamela V 17/10/2013

Que enrolação

Tinha esquecido o quanto eu ODEIO essa Emily. É falsa,por vezes infantil, chata, irritante, cretina e narcisista. Isso porque a personalidade deles é 'descrita' através de emails.
O autor propõe em @mor uma relação que não existiu entre eles, é retratado até certo ponto como um amor impossível de Romeu e Julieta.
Um jogo de gato e rato, seria mais interessante se eles tivessem se envolvido num caso de traição avassaladora. rs

Emily desde o inicio nunca deu a entender que iria se separar do marido para ficar com Leo, não queria se involver.
Ela era sempre evasiva.
No livro anterior não se encontrou com Leo no último momento antes de Leo viajar,por causa do Bernhard.

A relação de Bernhard e Emmi é torturante, é um casamento de aparências, eles não se falam, não são um casal há anos, empurram a relação com a barriga, dormem em quartos separados e está com o marido só por causa dos filhos.
Ela assumiu o papel de mãe aos 23 anos, era aluna dele na época e ele já tinha 37 anos.
Parece não saber o que casamento significa, para ela é uma simples união ao qual não é necessário corresponder ao outro, ele é apenas importante para Emmi, há responsabilidades a cumprir, diz que é livre e feliz.

Depois de uns 09 meses Leo voltou de Boston, com uma namorada chamada Pamela e os dois se dão bem.
Emmi e Leo voltaram a se falar, finalmente se encontraram e as coisas entre eles mudam.
Depois que Leo mandou o email de Bernhard para ela, uma coisa não tão inesperada acontece e Emmi se arrepende.

Ela tenta então se acertar com o marido para desenferrujar o casamento ou por tudo em pratos limpos.
Até a terapeuta dela só estava pensando no bem estar de Emmi, não no de Leo.
Emmi só pensa em seu próprio bem estar. Leo faz bem a ela, quer que ele se dedique a ela e só!
Ela o quer como uma válvula de escape, o trata como um comprimido anti-stress.
Por que ela não contrata um personal slave? Daí os problemas de Emmi estariam resolvidos! rs

Leo é sempre muito gentil, educado, simpático, calmo,respeita o casamento de Emmi, não quer tirá-la do marido, mas é um estúpido.
Tem 37 anos, tem sentimentos fortes por uma mulher que tem um "casamento racional" e não diz que o ama.
Não diz que está irritado com Emmi, não demonstra e atura o egoísmo de Emmi.
Quando ela é cínica, sarcástica ele ainda é simpático e ainda tenta agradar ela! Acho isso um absurdo.
Ele continua bebendo, se declarando, e o que Emmi diz? "Ah que bonito Leo, Bjs". (??)

Emmi não deixa Leo em paz para ter a vida dele, tem ciumes como uma louca do relacionamento de Leo.
Ela põe um ponto final na relação dos dois e retira esse ponto. Estão assim há dois anos.
Quando Leo pergunta sobre o casamento dela ou uma coisa mais pessoal ela não quer responder, mas sempre pergunta do namoro dele com a "Pam".

A verdade é que Emmi também não queria uma amizade propriamente dita, mas propõe uma a Leo.
Eles se encontram novamente numa nova despedida e ela diz que Leo tinha que ter lutado por ela?? É uma louca, só pode.
Emily deu a Leo um souvenir nesse encontro, um dia antes da namorada dele voltar, e ela diz "Não me esquece".(?)
Sabendo dos sentimentos que Leo tem, ela foi ou não uma cretina egoísta?

Disse com toda a confiança que o namoro deles não ia dar em nada assim que a viu, que Leo faz tudo errado.
Os dois ficam em cima do muro.
E o final você já tem uma ideia do que pode ser: Ou vai ou racha. Até que...

SPOILER

Emmi o inicio nunca deu a entender que iria se separar do marido para ficar com Leo, não queria se involver. Ela era sempre evasiva.
Leo tem sentimentos por ela ao qual nunca foram correspondidos,nunca tinha esperado que ela queria ter um caso com ele.
Emmi se arrependeu de ter traído o marido, mas continuou com ele.
Leo também traiu a namorada e ela não sabia nem que Emmi existia.

Eles marcam um novo encontro e de súbito Leo teve uma surpresa, Emmi levou Jonas para conhecê-lo, e não disse nada a Leo.
Leo nunca quis ter um envolvimento pessoal com a familia dela, agora quer que ele conheça Fiona e quer ter um encontro duplo. Leo, Pam, Emmi e Bernhard.

Após esse pedido Leo finalmente fala de Emmi para a namorada, fica uns dias sem responder, Emmi EXIGE uma reposta de Leo, ELA não quer esperar por uma resposta e na maior hipocrisia diz que o relacionameto/amizade/romance/amor só diz respeito a eles e a MAIS NINGUÉM!
Novamente começa a agir como uma louca ciumenta.

Leo conta TUDO o que aconteceu e o que "Emmi" diz? "Eu se fosse ela só não terminava com você e te mandava para o espaço porque ficaria muito longe para
te arrancar os pelos da barba um por um". - mais ou menos isso.

Então realmente Pamela termina com Leo, Emmi oferece o ombro, 'está amando a história', ela teve uma parcela de culpa na separação dele,
não sentiu nenhum remorso por isso e ainda perguntou se ele queria se encontrar com ela.
Leo a meu ver se enganou e usou a namorada para 'esquecer' Emmi.

Claro, novamente ele encontra Emmi e ela como está? Duplamente feliz, e Leo sem a "Pam".
E acontece 50% do que poderia acontecer: Emmi já havia se divorciado desde suas férias e os dois, enfim, se dão uma chance.
FIM
Adriana.SzT 29/01/2014minha estante
Concordo absolutamente em tudo o que você disse! A Emmi é uma chata egoísta. Esperava bem mais do livro.

Jess_ 27/12/2020

Posso estar sendo chata, mas não gostei deste livro, achei ele meio lento, e devagar, o final foi melhor assim, mas ainda foi vago, poderia ter mostrado umas partes aonde eles não se falam por email, aonde eles se encontram, quando vão ficar, coisas do tipo, mas não gostei muito do segundo

gabi 18/05/2021

Repetitivo...
Por mais que a história seja fluida e gostosa de ler, eu confesso que insisti para finalizar. Achei um pouco cansativo e repetitivo, quanto ao primeiro livro.
Eu esperava um pouco mais. Gostaria que mostrasse quando eles se encontravam, muita coisa ficou no ar.
Mas é um bom livro para ler em um dia, ajuda na ressaca literária.

Luiza 30/05/2022

Ok
Gostei mas não gostei.
Acho que tive a experiência um pouco prejudicada já que li por pdf e estava mais puxado para o português de Portugal do que o do Brasil. (Fora que prefiro 1000x livro físico)

O livro retoma o final do outro. Emmi e Leo voltam a conversar. Mas não senti aquele sentimento de antes, estavam receosos, sem muita adrenalina mais.

(Possível spoiler ?)

O que mais me decepcionou é que eu realmente esperava que nesse livro teriam cenas reais, foras do email, que falaria mais sobre os encontros deles, afinal, nunca é dito muito. O que fizeram? Sobre o que conversaram? O que sentiram?
Esperava saber mais sobre a aparência física deles, sobre a aparência dos outros personagens também.
Mas talvez essa seja a mensagem que o livro quis passar, focar mais na personalidade, no intelecto.

O final não surpreendeu muito, e eu realmente acho que faltou uma cena fora dos emails, seria um final ótimo, passaria a sensação de uma nova fase. O que aconteceu de verdade foi mais uma incógnita, Eles se dão bem? Como passam o dia? E as crianças? Como aconteceu a decisão final?

No geral, ok.

Ramon.Farias 04/02/2023

Melhora um pouco !
O primeiro livro é todo um chove e não molha da relação do casal , esse melhora um pouco a relação, o livro é melhor que o primeiro !

Bruna Britti 10/06/2013

www.supremeromance.blogspot.com

***

Talvez eu esteja sendo extremamente chata, mas Emmi & Leo foi uma das leituras mais decepcionantes deste ano. A continuação de @mor não apenas desconstruiu aquele romance viciante, forte, porém leve e gostoso de acompanhar como também traçou um enredo bem mais rígido, diálogos que não chegam a lugar algum e personagens que perderam o carisma uma vez que o foco visa acentuar a obsessão quase doentia que um protagonista sente pelo outro.

Emmi & Leo me frustrou logo no começo. Uma das minhas expectativas era o encontro tão idealizado no primeiro livro (clique aqui para ler a resenha de @mor). Bom vários encontros ocorrem de fato, mas o leitor é privado deles no momento em que eles acontecem. Ficamos apenas com a visão de Emmi ou Leo para o dia seguinte, mas de forma breve e um tanto vaga. Aliás, se no primeiro livro tivemos diálogos inteligentes e ecléticos, que traziam sim um toque de angustia pela relação virtual conturbada porém deliciosa, que sabia como abordar de tudo um pouco, Emmi & Leo perde o foco por visar apenas a filosofia e as aparências de seu relacionamento via internet. Ou melhor, Emmi tornou-se o fio condutor de diálogos maçantes e Leo lhe acompanhou por sua dependência que chega a causar certa compaixão ao pobre personagem.

Em @mor, os dois travam conversas consistentes, mas aqui tudo parece ter saído de um script. Perdeu, para mim, aquele encanto de acreditar que eram mesmo duas pessoas escrevendo de forma natural, espontânea, como faria alguém conhecendo outro alguém por internet. Os diálogos são repetitivos, Emmi dá voltas e mais voltas para questões banais - o que muitas vezes acaba irritando. Ela nunca parece estar satisfeita com nada, qualquer simples frase ou resposta é motivo para longas dissertações malucas que acabam caindo na mesmice por repeti-las diversas vezes na história. Uma simples pergunta O que você está vestindo? é respondida como: O que você quer que eu esteja vestindo? Como você quer que eu fale? O que você vai sentir se eu te disser que estou vestindo x e não y? Como será sua expressão quando eu disser que na verdade não estou vestindo nenhum dos dois? Porque acho que você preferiria que eu estivesse vestindo w? O que isso muda no nosso relacionamento? Porque você está demorando para responder depois que eu lhe disse que estou vestindo T? Ah caro Leo, você não gosta mais de mim só porque disse que gosto de vestir T? Saiba que estou vestindo T porque uma vez me disseram que () Leo? Leo? Leo? não é, obviamente, a réplica fiel do diálogo que passei aqui, mas a ideia geral que encontramos é esta. Para mim foi cansativo me deparar com conversas assim o tempo todo. Em @mor, pelo contrário, as ideias eram mais diretas, os diálogos mais concisos e o importante era trazer ao leitor o toque romântico que fez com que eu me apaixonasse pelo casal. Mas o romance se perdeu e no lugar acompanhamos a obsessão de Emmi por manter seu brinquedinho particular para si.

Outro ponto irritante em seus diálogos foi a tentativa frustrada de soar poética e filosófica. Eu nunca coloco quotes nas minhas resenhas, mas acho que o texto abaixo exemplifica o que quero dizer:

Agora já devem ter passado, o que, dois anos de outra coisa? Mas seu outra coisa pode oscilar com força para o lado de uma coisa , meu querido. Se você como outra coisa já consegue ser tão uma coisa , quão uma coisa você seria se já fosse realmente uma coisa?

É extremamente chato acompanhar seus raciocínios que, como eu disse, não chegam a lugar algum. Essa obsessão da personagem em questionar tudo e analisar cada detalhe minúsculo com teorias filosóficas beira ao bizarro. Em dado momento, Emmi conta os minutos em que Leo leva para responder seu e-mail e traça toda uma análise do motivo de sua demora, assim como avalia o significado de cada palavra que ele usou para construir seu e-mail. Se forem três pontos, há um motivo por trás, se foi um sim seguido de vírgula, lá vem a personagem com sua teoria Emmi claramente mostra que o romance se evaporou e no lugar encontramos uma personagem carente que procura manter à atenção de Leo com exclusividade. Para isso, ela não se importa em fazer chantagem, implorar e exigir atenção e contar suas idas ao psicoterapeuta onde ele é o principal assunto e o motivo dela ir a um. No mínimo, nada saudável.

No primeiro livro o caráter moral dos personagens é deixado em aberto, porém dessa vez não resta dúvidas. Parte da consciência do leitor decidir, em meio ao contexto, se o que Emmi & Leo fazem é moralmente aceitável, principalmente porque neste livro Leo também se encontra em um relacionamento. Mas confesso, o personagem inspirou compaixão em mim o rapaz mostra-se encantado e acaba se deixando levar pelo egoísmo e hipocrisia de Emmi assim como seu jeitinho de manipulá-lo , o que complica sua situação na sua vida amorosa real. Cheguei a conclusão que ele teria se dado melhor sem ela.

Entretanto, as últimas páginas conseguiram me agradar pois senti aquele toque familiar que encontrei no primeiro livro, mas aí já estava de cara virada para a história. Se o intuito do autor foi mostrar como um relacionamento a princípio inocente pode tomar proporções absurdas de dependência, então ele foi extremamente feliz. Porém, fui atraída na relação dos dois pela promessa de um sólido romance, não pelos dilemas da relação obsessiva que não conseguiram me encantar. Para mim, @mor foi uma excelente leitura, mas infelizmente não consegui ser fisgada pela sua continuação

joaninhað 10/06/2021

é um livro muito gostosinho de ler! Nós traz diversos sentimentos (e é uma leitura suuper rápida). Apesar de não ter lido nenhum livro nesse estilo antes, eu gostei bastante desse. Muito bom!

naniedias 05/07/2013

Emmi e Leo, de Daniel Glattauer
Suma de Letras - 166 páginas
Finalmente a conclusão de @amor.

Título: Emmi e Leo - A Sétima Onda
Série: @mor - Vol. 2
Outros livros da série:
- @mor

Sinopse:
Finalmente os leitores poderão descobrir o que aconteceu depois daqueles emails que Emmi escreveu para Leo e foram automaticamente respondidos pelo administrador do sistema.

No início desse livro, Emmi novamente se depara com as respostas automáticas. Mas então Leo ressurge e o relacionamento por email renasce com força total.

O que eu achei do livro:
Legalzinho!

O livro, infelizmente, não é mais do que "legalzinho", mas ainda assim é uma leitura interessante.

Para começar, eu li o livro em um único dia! E isso não foi apenas por conta o baixo número de páginas (o livro é bem curtinho, ele tem menos de duzentas páginas), mas principalmente por causa do maravilhoso ritmo de leitura, característica que já estava presente no primeiro volume.
Quem se divertiu com as trocas de email entre Emmi e Leo em @mor também irá se divertir bastante com as novas correspondências eletrônicas trocadas entre os dois. Toda aquela magia de emails em alguns segundos ou de longas esperas de dias continua presente. Alguns textos são longos, outros são monossilábicos. A leitura é bastante dinâmica e extremamente agradável!
O jeito que Daniel Glattauer encontrou para narrar essa história é realmente incrível! O texto é fluidio, as palavras são simples (lembrem-se, são emails!), o tom irônico e provocante do teor da conversa dos protagonistas é bastante envolvente!

Uma coisa que acho que vale a pena ressaltar é que os emails não são escritos em linguagem de internet (ufa!). Quem leu o primeiro livro, já sabe disso, mas quem está lendo essa resenha para decidir se vale a pena ler a série, pode não ter noção.
Acho que eu teria detestado o livro se ele fosse cheio de internetês! Felizmente não é assim. A linguagem é simples, os emails têm mesmo cara de texto escrito rapidamente (embora alguns transpareçam o quanto foram pensados antes de serem enviados), mas são agradáveis de ler e acompanhar.

Deixo avisado também: não leia Emmi & Leo sem ter lido @mor. O livro é uma continuação direta do anterior e continua exatamente de onde o outro parou. Não vai fazer o menor sentido para quem não leu o primeiro volume.

E aí vem o grande problema desse segundo livro! Leu o primeiro? Ficou com gostinho de quero mais?
Emmi & Leo te dá mais 166 páginas de história. Só que essas páginas todas poderiam ter sido contadas em dois capítulos no final do primeiro livro mesmo.

Ok, estou exagerando um pouquinho.
Mas o caso é que essa segunda trama me passou muito a ideia de enrolação. Parecia que eles estavam mesmo enrolando só para que a história pudesse ter um número decente de páginas para ser publicada.
Não me entendam mal... o autor é competente, tudo o que aconteceu até faz sentido, mas durante a leitura eu senti que estavam enrolando apenas. E não gostei.

Outro ponto negativo foi herdado do primeiro volume: a traição.
Isso me incomodou demais em @mor (e me impediu de amar a história) e também me deixou bastante insatisfeita nesse segundo volume.
O que você considera traição? Talvez isso mude conforme os pensamentos e conceitos de cada um e talvez não chegue a incomodar você.

O que os protagonistas fazem - desde o primeiro livro - para mim é traição! Vou usar o exemplo da Emmi. Ela é casada, mas conversa com o Leo pela internet.
Opa, mas isso é ser infiel? Claro que não. Só conversar com outras pessoas é algo saudável - ter amigos faz bem e todo mundo deveria fazer novos amigos, pessoalmente ou no mundo virtual.
Mas quem lê os emails trocados pelos protagonistas dessa história logo percebe que eles vão além da amizade - muito, muito, muito além!

A minha concepção é simples: está infeliz no seu relacionamento? Você tem duas saídas válidas:
1) Ainda ama o companheiro: conversem! Descubram o que está errado no relacionamento e tentem consertar. Não joguem fora. Não procurem a felicidade em outras pessoas (até porque a nossa felicidade está em nós mesmos!). Conversem, se entendam, sejam felizes.
2) Não ama mais o companheiro (ou não é amado): caia fora! Simples assim. Não traia, porque isso não fará bem a nenhum dos dois. Se o amor já acabou, o melhor a fazer é dar um fim ao relacionamento também. Trair não vai mudar a situação, não vai fazer ninguém mais feliz e nem vai trazer o amor de volta.

Acho isso tão óbvio!
Na verdade, não é tão simples. Não vai acontecer sem sofrimento, sem pesar. A decisão de terminar um relacionamento não é fácil, tampouco é trivial discutir o que há de errado e tentar melhorar.
Mas certamente a traição é muito menos simples e, certamente, no final das contas fará apenas mal a todos os envolvidos.

E é isso o que acontece no livro. Apesar da troca de emails ser empolgante, do conteúdo dos textos ser desafiador, dos dois juntos terem muita química, eu simplesmente não consigo aceitar o relacionamento da Emmi e do Leo por causa da traição. Não consigo achar lindo e fofo, não consigo desejar algo do tipo para mim, não consigo sentir tudo o que eu sentiria se eles não estivessem sendo infiéis (não apenas aos seus parceiros, mas a eles mesmos).

Porém, a vida não é simples e julgar não é legal (embora seja realmente difícil não julgar). Então deixemos o julgamento de lado.
Ainda assim, o romance dos dois não soa tão legal para mim. Não vou entrar em detalhes, porque não quero entregar a trama, mas a infidelidade está lá, presente entre os dois, o tempo inteiro. E eles sabem. Não foi algo sem querer. Por isso, acho, me incomoda ainda mais.

O final do livro também deixou um pouco a desejar. Não que tenha sido ruim, mas foi previsível demais. Com uma leitura que, para mim, foi tão diferente, eu realmente esperava algo mais surpreendente.

A edição da Suma de Letras merece elogios!
A capa da primeira edição do primeiro volume (conforme aparece na resenha aqui do blog) era bacana, mas confesso que gostei mais dessa repaginada que eles deram (clique aqui para ver a nova capa de @mor).
Não só porque ficou mais bonito (e eu realmente acho que essas novas capas são mais atrativas do que a antiga), mas também porque conferiu à série uma identidade visual muito bacana. Adoro quando as séries têm uma identidade visual - você bate o olho e sabe que aqueles livros estão conectados.

No final das contas, a leitura é uma delícia e eu realmente acho que vale a pena ler a série (ainda mais levando-se em conta que são apenas dois livros curtinhos, rápidos e gostosos de ler).
Entretanto, não entrou para os favoritos, não merece nenhuma menção honrosa... apenas é legalzinho.
Leia para se distrair em um dia de chuva.

P.S.: No primeiro livro eu reclamei que toda a poesia do título havia sido perdida na tradução. Dessa vez, a editora colocou um subtítulo no livro - A Sétima Onda - e eu amei a ideia!

Nota: 6

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

site: http://www.naniesworld.com/2013/07/emmi-e-leo-a-setima-onda-amor-daniel-glattauer-suma-de-letras.html

Vanessa.Pitsch 08/09/2013

Emmi & Leo
Li o primeiro livro já faz um tempinho e não me lembrava exatamente de todo o enredo, mas lembrava que desde o início me prendeu a atenção de uma maneira que não parei enquanto não terminei.
O início dessa segunda parte me pareceu um pouco monótono, mas logo ele retoma o rumo e te surpreende. É interessante como o autor consegue isso narrando somente através de emails trocados! A gente nunca sabe o que aconteceu exatamente em cada encontro, ou nos momentos em que eles não estão se correspondendo. A não ser, é claro, quando algumas coisas são relatadas em seus emails.
O final é, talvez, um pouco previsível, mas a maneira de chegar até ele também surpreendeu.
Livro fácil, agradável, assim como o livro anterior. Não há como não torcer pelos protagonistas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5