Stephen King

Lisa Rogak

Resenhas - Stephen King: A Biografia

Flávio Avelino 02/10/2013

Coração Assombrado - A Biografia de Stephen King
Um dos meus escritores contemporâneos favoritos é o homem que escreveu “Carrie, a Estranha”, O Iluminado, Insônia, A Dança da Morte, A Torre Negra ( toda a série), e muitas outras obras fantásticas. Claro que estou falando de Stephen Edwin King, Stephen King, o mestre dos livros de terror e horror.

Sendo assim foi inevitável que uma das leituras mais esperadas por mim nos últimos anos fosse a tão falada biografia de King – Coração Assombrado – escrita por Lisa Rogak. Eu esperei muito pelo momento desta leitura, e da mesma forma esperei algum tempo depois de ler o livro para escrever essa resenha, para assim tentar distanciar meus seus sentimentos de fã dos sentimentos do leitor critico.

Escrever sobre Stephen King deve ser um sonho para qualquer biografo, afinal a vida do sujeito parece ter sido escrita por ele mesmo, ou por qualquer outro habilidoso escritor. Diante disso a missão do biografo, em minha opinião, passa a ser dar ritmo a narração, contar da forma mais fluida possível a história que os fãs já conhecem e que o publico em geral tem uma boa idéia, e infelizmente Lisa Rogak não conseguiu fazer a sua parte na narração da história da vida de um dos mais importantes escritores vivos do mundo.

Sem ritmo algum e se atropelado em muitos momentos, Lisa não conseguiu fazer com que a experiência de leitura fosse tão agradável quanto à aquisição do conhecimento sobre a vida de Stephen King.

O texto de Lisa Rogak peca quando não consegue dar unidade as idéias e aos acontecimentos, transformando todo o texto final numa colcha de retalhos cheia de grandes buracos. Talvez em defesa da autora possamos questionar a eficiência da tradução, mas duvido muito que tamanho fiasco narrativo seja totalmente responsabilidade da falta de habilidade dos tradutores.

De qualquer forma Lisa Rogak não deve ser apedrejada por não ter obtido um resultado acima do medíocre com seu texto. Certamente ela se mostrou uma historiadora e pesquisadora muito competente, afinal, mesmo sem ter entrevistado King ela conseguiu informações relevantes e não apenas boatos.

Em favor da obra acredito que possamos diferenciar a experiência de obter a informação sobre a vida de King da experiência de leitura, e sem dúvida alguma conhecer detalhes sobre o processo criativo e sobre a vida do autor é algo para se deliciar, porém não faz com que o livro em si torne-se melhor do que realmente é.

De uma forma quase maldosa poderíamos dizer que, tirando a falta de habilidade literária de Lisa Rogak, o livro é excelente.

site: http://flavio-avelino.blogspot.com.br/
Joy Eric 28/04/2016minha estante
um Dearest
Meu nome é Joy Eric como você está fazendo hoje e como sobre a sua saúde, espero que você está muito bem e good.Any depois de passar pelo seu perfil neste site i se interessou em you.I vai gostar de tê-lo como meu bom amigo quem eu gostaria de partilhar a minha experiência de vida with.Your sexo, idade, raça, nem a distância não importa para mim sim o que mais importa em um relacionamento é a maturidade, a verdade ea honestidade que existem entre friends.So eu gosto de você entrar em contato comigo de volta através do meu endereço de correio privado (joyeric688@gmail.com) para que eu possa lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar mais fotos do me.Yours Atenciosamente,

Rodrigo 04/02/2020

Mestre do Horror
Sei que existem diversas biografias de mestre publicadas, mas essa escrita por Lisa Rogak está fantástica, não lembro de uma biografia ter me prendido tanta a atenção como esta. A escrita contando a trajetória de Stephen King é foi feita de tal forma que em alguns momentos nos faz esquecer que é apenas uma biografia e nos parece um romance.

ChristeF 28/01/2024

Óbvio que eu não deixaria a biografia do meu favorito de lado. Amei essa biografia, Lisa trouxe uma riqueza de detalhes incrível. Mais uma vez DarkSide entregou tudo nessa edição.

Camila Cruz 18/01/2023

A vida por trás das histórias
A autora é especialista em biografias de supercelebridades, então não é surpresa como conseguiu esmiuçar tão bem a vida de alguém que sempre quis manter certo grau de privacidade. Gosto de como o King não entende o motivo de ser tão vangloriado. E gosto ainda mais de como ela expôs tantos fatos pessoais que ele mesmo acabou jogando quase sem querer nos livros.
Eu adoro biografias, mas não sou uma grande fã do King. Ganhei essa de presente há muitos anos e ela ficou pegando poeira na estante? agora quero ler muito mais livros dele.

Lívia Gomes 11/02/2020

Tenho medo de tudo
Já há algum tempo venho me interessando por biografias, achei que seria incrível saber mais sobre o Rei do Terror, Stephen King. Mas confesso que o livro me decepcionou um pouco. A autora, Lisa Rogak, destaca vários pontos principais e importantes da vida e carreira do autor, a escrita é fácil, porém é monótona e falta aquela cadência narrativa. Os relatos da vida de Steve são apontados nesse livro de uma forma quase que catalogada, passando de forma superficial e fria sobre cada acontecimento, pontuando aqui e ali com uma declaração de amigos ou parentes ou às vezes do próprio King, mas sem se aprofundar no desenrolar e consequência dos fatos, sem contar que a narrativa é não linear, o que achei q deixa as coisas meio confusas às vezes. Então cheguei à conclusão de que talvez eu prefira autobiografias, porque nelas eu encontro mais paixão e mais sentimento além dos fatos, o que é triste se eu pensar que Stephen King declarou que não tem a mínima intenção de escrever sobre a própria vida.
Mas o livro não foi de tudo ruim, na verdade é um bom livro.
A parte que mais gostei foi sobre a infância e adolescência dele, onde pude conhecer suas origens, as coisas que influenciaram seu futuro e sua carreira e o moldaram como ser humano. Também o início de sua jornada como escritor e as dificuldades que precisou passar até enfim alcançar reconhecimento, as polêmicas em que se envolveu, desde abuso de drogas até acusações de plágio, até finalmente seu estrelato e a forma como isso não o tornou um ser humano menos humilde e altruísta.
Me apaixonei pela história desse cara e agora admiro e valorizo muito mais seu trabalho.

Indaiara 17/07/2022

Um cara comum com uma paixão e dedicação incomuns
Foi bem curioso conhecer mais sobre a história de vida de Stephen King partindo da visão de observadores externos. É um bom livro para correlacionar as obras dele com alguns momentos marcantes vividos por ele e família (que são relatados/conhecidos publicamente). Não é uma obra intimista, sim uma pesquisa aparentemente bem feita e entrevistas com pessoas importantes para a composição dessa biografia em uma narrativa bem construída e fluida. Foi uma boa leitura e uma maneira agradável de conhecer o "mestre do terror" (entre aspas pois esse senhor vai muito além de um gênero literário).

Coruja Leitora 12/05/2021

Uma edição tão linda quanto chata
Não encontrei nenhuma informação de grande relevância. Não cita em nenhum momento a teoria de que os livros do King são interligados. Pelo contrário, King da a entender mais isso nos livros. Algumas frases racistas que não foram nada filtradas por quem editou e traduziu. Por fim, o mais útil é a ordem cronológica de lançamento dos livros...
Daniela 12/05/2021minha estante
Nossa, esse livro está há tempos na minha lista de desejados. Agora assustei. ?

Coruja Leitora 12/05/2021minha estante
Eu achei extremamente superficial, nada que se a gente procurar na internet não acha...

jeffernandss 20/04/2020

Maravilhoso
Essa bibliografia é maravilhosa, bem fluída e a tradução é maravilhosa. Super indico para quem gosta do autor.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 21/02/2020

Interessante
Aquele livro perfeito pra quem quer conhecer mais sobre o autor é entender de onde ele tira as suas histórias!

Maurício 03/03/2020

King para quem o ama mesmo sem o conhecer
De volta à leitura e ao projeto #umlivropormes. No mês de fevereiro, o escolhido foi a biografia do mestre do terror Stephen King.
Stephen King - A biografia: Coração Assombrado, de Lisa Rogak é um livro recomendadíssimo para quem curte as obras de King, mas não o conhece a fundo.

A narrativa é muito boa, sem se prender a pequenos detalhes, ela traz desde a infância de King até o término da série A Torre Negra. O livro dá voz à família de King, amigos e parceiros de jornada, sem ficar aquela pieguice parecendo Arquivo Confidencial.

Eu destaco a luta contra o alcoolismo e a cocaína, além das histórias de como ele conciliou suas publicações com a sua autocrítica.

#darksidebooks #StephenKing #LisaRogak #skoob

Luiz Cláudio 08/07/2020

Muito interessante nessa biografia do mestre do horror. Sempre pensei nele de maneira muito diferente da retratada nessa obra. Uma pena não ter contribuição direta dele, pois como ele mesmo diz: "Não sei porque as pessoas se interessariam na minha vida"

mr_reedies 28/05/2015

Devorei!
Confesso que, por nunca ter lido uma biografia, eu tinha medo de ler essa, mesmo sendo sobre um dos meus autores preferidos. Eu não sabia o que me esperava. E me surpreendi terrivelmente. Não sei como são escritas as demais biografias, mas essa é fabulosa. Claro, imagino que uma pessoa que não soubesse nada sobre os livros que eram mencionados ali não veria a menor graça. Saber como foi a origem da maioria dos livros que você leu e saber o que levou o Stephen King a fazer o que faz hoje foi mágico e inspirador. É o tipo de livro que eu gostaria que fosse infinito! Devorei!