A Menina Que Semeava

A Menina Que Semeava Ronald Anthony

Resenhas - A Menina Que Semeava

Fernanda 09/10/2013

Resenha: A Menina Que Semeava
Resenha: “A menina Que Semeava” de Lou Arounica, é um romance carregado de dramas e mensagens reflexivas. É uma história que lida com muitos fatores importantes da vida, como o amor, a solidão, a superação, esforços e os diversos problemas que enfrentamos durante nossa trajetória. Juntando à isso, somos apresentados a uma realidade fantasiosa, mágica e incondicional, revelando que a imaginação tem um poder surpreendente.

Chris Astor é solitário e tem uma vida tranquila, apesar de passar por algumas turbulências na família e a sua filha Becky ter leucemia. O problema é que o casamento não deu muito certo, e agora há ainda mais esse problema e toda angustia de uma separação, que envolve todos que vivem ao redor.

O pai de Becky sempre foi muito cauteloso e fazia de tudo para mantê-la confortável. A doença veio quando ela era muito nova. Nessa fase, pai e filha criaram um mundo imaginário chamado Tamarisk, onde juntos, viviam as mais diversas aventuras e esqueciam dos conflitos da vida real.

A narração desse ambiente repleto de fantasias é mágico, e só comprova como a imaginação tem poder para revelar, gerar expectativas e se manter vívida. Para felicidade de todos, Becky foi curada, porém outro agrave aconteceu a seguir: o divórcio dos pais. Como era de se esperar, pai e filha se afastaram e aquela cumplicidade de antigamente já não era mais a mesma. Contar histórias para uma menina que sabe o que é real já não tem mais graça, porque tudo isso ficou na infância. Será?

Até que Becky descobre que Tamarisk existe realmente e ainda consegue interagir com este ambiente novo. E também há um enorme conflito neste cenário envolvendo a ameaça de uma praga, conhecemos uma rainha e uma sensação de esperança com a chegada de Becky. A menina se faz importante não apenas neste novo universo, mas principalmente por que esse fato é o causador da reaproximação com o pai, o que torna o enredo cada vez mais emocionante e profundo.

Quem nunca imaginou estar em outro lugar e viveu as mais diversas situações? “A Menina que Semeava” redireciona o leitor a pensar na infância, nas histórias contadas, na relação com os pais e principalmente sobre o rumo de nossas vidas. A verdade é que não podemos deixar de lado coisas importantes só porque crescemos. A essência deve continuar e ser cultivada.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-menina-que-semeava-lou-aronica.html

Saleitura 11/08/2013

"É preciso noite para surgir o dia"
A Menina que semeava é na verdade uma história de amor, de profundo amor de uma pai por sua filha. Sexta-feira à noite e Chris está mais uma vez assistindo ao dvd com imagens de Becky, uma adolescente de 14 anos e de quem sentia muita falta após seu divórcio com Polly.

"Sentiu saudades do jeito como ela falava com ele, como a maneira dela de pronunciar a palavra "papai" fazia parecer que tudo ia dar certo. Como ela lhe dera motivos para acreditar que todas as promessas poderiam ser realizadas, todos os obstáculos, superados." pag 10

Becky teve leucemia quando criança, aos 5 anos, e vivi hoje sua remissão. Foi um tempo muito difícil e um abismo foi se abrindo entre Chris e Polly, bem diferentes, que discordavam em tudo, sempre discutindo. Apesar desse relacionamento tão difícil, Chris não cogitava a separação, pois para ele era impossível imaginar viver longe de Becky. Porém um dia Polly tomou a decisão e pediu que ele saísse de casa.
Chris e Becky eram muito unidos e ela não reagiu bem a essa separação. Apesar da mãe conversar muito com ela, omitiu o fato de ter sido ela a pedir a separação e para Becky, Chris havia desistido dela e ido embora. Quatro anos se passaram desde então e a relação dos dois nunca mais foi a mesma.
Durante o tratamento de Becky, foram muitas as noites sem conseguir dormir e Chris sempre ali ao seu lado. Foi numa dessas noites, sem saber o que fazer para consolá-la, aliviar sua dor, que Chris teve a ideia de criarem uma história, mas não uma história qualquer, inventarem um mundo inteiro, e nessa noite começaram a criar o lugar e os personagens. Foi assim que nasceu o reino de Tamarisk. Becky entrou em remissão, mas não havia uma noite sequer que não íam juntos a Tamarisk, pois mesmo se Becky fosse dormir fora ou Chris fosse viajar, os dois davam um jeitinho de iram até lá. Com a separação Becky disse para Chris que não queria mais saber de história, de fantasia, de Tamarisk, e o grande elo foi rompido. Os encontros deles eram sempre frios, quase não conversavam, Chris tentando adivinhar o que ela gostaria e ela concordando com tudo.

"Eles precisavam superar a dor. Precisavam superar o sofrimento. Precisavam abraçar a essência. Somente eles poderiam decidir a sina de um mundo de possibilidades." pag 140

A doença de Becky deu sinais de estar voltando, porém ela escondeu isso de todos. A única pessoa que viu que algo estava acontecendo foi Lonnie, sua melhor amiga, mas apesar de insistir que Becky fosse ao médico, essa foi desconversando.
Paralelo com a história deles, o autor vai nos apresentando o reino de Tamarisk e sua rainha Miea. No momento o reino passa por um grande problema e é a grande preocupação de Miea, uma praga está acabando com a plantação e como o reino é. Quem poderia ajudá-los? Numa noite em que Becky dormia na casa do pai, algo diferente acontece e quando se dá conta, as duas estão frente a frente, Becky e Miea.

“Miea deixou seus dedos roçarem suavemente a terra escura. Era difícil acreditar que algo tão destrutivo pudesse estar florescendo ali. Mas era ainda mais difícil negar seus instintos.”

Confesso que eu não leio livros de fantasia, prefiro assistir aos filmes, então foi quase uma novidade. Um ótima novidade!!
Quando comecei a ler e encontrei Chris, numa sexta-feira a noite, assistindo ao vídeo com passagens da vida de Becky, não pude deixar de pensar em algo que sempre falo, que creio na falta que os filhos fazem na vida dos pais que se separam, eles perdem o que de melhor possuem. E através de Chris podemos vivenciar isso.
Muito bem escrito e com uma leitura fácil, li em 3 noites. Aquele mundo que você mergulha e não quer mais sair. Gostei da construção de todos os personagens e me envolvi com alguns, sofri junto com Chris e Beckey, quando não conseguiam se entender, dava vontade de puxar a orelha dos dois e falar como seria mais fácil se simplesmente falassem o que pensavam e sentiam.
Entre todos os personagens que vocês vão encontrar e que eu não citei, há um em especial, Gage. Quem é? Acho que cada um de vocês pensará em algo ;) Me conta depois?
Capa linda!!! Não entendi bem o título, já que, para mim, a história não dá um motivo. E não posso deixar de comentar que "virou moda" escrever livro com duas histórias. É isso mesmo?
Boa leitura!!!!

Resenha by Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/08/resenha-premiada-do-livro-menina-que.html
Beth 12/08/2013minha estante
A história é linda e vou adorar ler esse livro. Não fazia ideia que seria tão bom assim.

Beth 12/08/2013minha estante

Juh 13/08/2013minha estante
A história da Becky é emocionante, admiro muito a coragem e a fascinante ideia que ela tem de criar o mundo e o melhor ainda é depois ela poder se deparar com esse universo fantástico.

Michelle 14/08/2013minha estante
A resenha é tão maravilhosa que estou com MUITA vontade de ler! Esse é o tipo de romance que me prende tanto, desde o início até o final da leitura, que estou ansiosa para lê-lo!

Tai 15/08/2013minha estante
Quero muito esse livro,ele é maravilhoso!
Uma história linda e emocionante.
Está na minha lista de desejados!!
bj

Cris21 18/08/2013minha estante
Adorei essa trama e pelo jeito vale a pena. A história é boa não é? Gostei da ideia e os personagens parecem ser bem feitos e desenvolvidos. A história bem trabalhada e interessante. Consigo imaginar esse reino, o que trás para a personagem essas experiencias e tudo mais. Faz pensar, acho. Espero que seja bom mesmo.

Cris21 18/08/2013minha estante

Cris Aragão 19/08/2013minha estante
Querendo ler esse livro ainda mais depois de ler a sua resenha. Acho que vou gostar de viajar por esse reino criaddo pela imaginação e pai e filha.

NESSA 21/08/2013minha estante
Oi Lucy,
Ótima resenha,realmente parece ser um livro emocionante principalmente pelo amor do pai pela filha,que vendo sua inquietação durante esse período cria um mundo particular com fantasia e assim criar algo especial mas Becky afastou o pai e esqueceu um pouco desse mundo mas ele voltaria de alguma forma a sua vida.
A capa está bonita!

SINISTRO171 21/08/2013minha estante
Resenha bem elaborada, destacando pontos importantes do livro, nos dando uma boa ideia sobre o conteúdo, despertando o interesse.

Carol 24/08/2013minha estante
Eu amei a resenha,muito bem escrita :)
E principalmente amei a história..sei lá. a coisa(de novo) de misturar a fantasia com a realidade é tão..única!Acho que cada vez mais os autores me surpreendem com essas histórias doidas ^^

Eu amei :)

Ed 24/08/2013minha estante
Quero muuuutio ganhar hehe.To looouko por ele.

Melrose 24/08/2013minha estante
Ótima resenha. Esta na minha lista para ler

Melrose 24/08/2013minha estante
Ótima resenha. Esta na minha lista para ler

Laine 25/08/2013minha estante
Nossa que resenha! Gostei da história, afinal há uma mistura da realidade com a fantasia, porém não fugindo do contexto e, sempre prendendo nossa atenção.

Jess 25/08/2013minha estante
Adorei a ideia do autor de misturar fantasia e fato real, nao vejo a hora de poder ler esse livro!!

Fátima 27/08/2013minha estante
A capa desse livro é muito perfeita. E a história parece ser muito interessante.Bacana essa coisa de ter a visão de três personagens.
Quero ler.

Miriam Cristina 29/08/2013minha estante
Eu sempre prefiro o livro aos filmes, este livro pelos temas fortes tenho certeza irá me prender. Ótima resenha.

Manuella_3 01/09/2013minha estante
Essa relação pai e filha é muito bonita e esse amor não mede esforços e não tem limites para fazer o que for em noma da saúde de um filho! Achei o encantamento da história muito delicado e sensível e adorarei embarcar nessa viagem

DomDom 01/09/2013minha estante
Apesar de ser uma fantasia, essa história me parece ser de uma simplicidade e poesia sem tamanho. Gostei bastante desse livro, e espero ter a oportunidade de ler em breve.

Line :) 05/09/2013minha estante
Amei sua resenha..você conseguiu nos transmitir do que se trata o livro, sem entregar a história toda...estou louca pra ler...
parabéns.

Michelli Prado 06/09/2013minha estante
Achei bem interessante essa mistura de real e imaginário e a ideia do autor de utilizar a fantasia para "amenizar" os problemas reais.
Outro show a parte, nesse livro, é a capa, não? Achei lindíssima.
Estou louca para poder ler este livro, sempre sejo ótimas resenhas como a sua...

Ana Claudia 10/09/2013minha estante
Gostei bastante da resenha, ficou bem clara. E ja dá para perceber que o livro e maravilhoso.

Luana Girardi 10/09/2013minha estante
Fantasia com a realidade, um mix super bacana!

Na Nossa Estante 01/10/2013minha estante
Adoro fantasia, muita vontade de ler esse livro!!!

iammoremylrds 01/02/2022

no todo, foi uma boa leitura, todavia, achei o livro um tanto quanto cansativo, principalmente na primeira metade dele, se demorou pra começar a ficar fluido e menos cansativo, mas é uma boa história

Any 17/12/2020

A menina que Semeava
“Não importava que muitas promessas não fossem realizadas. O que importava era que a esperança continuasse a existir.”
Confesso que esse foi um dos livros mais confusos que eu já li na minha vida, mas não considero que foi uma leitura ruim. Chris é um homem tranquilo e o pai dedicado de Becky. Aos cinco anos Becky teve leucemia e para ajudar a filha durante o tratamento, o seu pai criou um mundo fascinante onde não existia medo ou dor. Tamarisk, um reino colorido e cheio de personagens especiais criados por pai e filha, um lugar seguro para passar o tempo. À medida que foi crescendo, Becky foi deixando de lado esse mundo de conto de fadas. O divórcio dos pais fez com que Becky e Chris se afastassem um do outro.
“A saudade enobrece. Também machuca.”
Um dia, Becky encontra a princesa Miea do reino de Tamarisk e começa a se questionar se de fato aquele mundo era uma fantasia ou realidade? No entanto, a cada visita ela percebe que o seu reino predileto encontra-se muito diferente, uma praga ameaça destruir as espécies que vivem naquele lugar especial.Fora do mundo de fantasias, Becky se nega a acreditar que está adoecendo de novo. Como dividir com os pais a suas descobertas e os seus medos?
De um lado temos o Chris fazendo de tudo para restaurar o bom relacionamento com a filha e do outro, a mãe polly dificultando a reaproximação dos dois. Um dos dois precisará ceder em algum momento pelo bem de Becky. É um livro que nos lembra que a vida é breve demais e que por isso, precisamos aproveitar cada minuto dela ao lado dos que nos amam. Sem ter que lidar com cobranças ou expectativas. Só viver intensamente.
“Às vezes a vida pega atalhos inesperados.”

Lita 17/12/2021

Agradecimento de uma filha.
- Vá em frente e se apoie no seu pai - ela disse. - é assim que funciona, certo?

ganhei esse livro no meu aniversário de 2016. hoje final de 2021, ele me mostra uma nova perspectiva, logo depois de calcular tirar minha vida. esse livro mudou meu futuro.. obrigado autor, por esse presente, e obrigado Deus, por ter chegado na hora certa ?

silvnics 10/01/2021

Não julgue um livro pela capa.
-Confesso que esse livro estava encalhado na minha estante por mais de dois anos, quando tomei a decisão de lê-lo não esperava tanto. Ah, como eu estava errada.-

Até onde vai a imaginação e determinação de um pai para tentar diminuir o sofrimento de sua filha? Como diminuir o sofrimento causado por essa doença nociva que é o câncer?
Chris é um botânico bem-sucedido, e especialmente um pai amoroso que não mede esforços para fazer sua filha feliz.

Ao tentar animar sua filha e diminuir o mal-estar causado pelo tratamento, Chris cria um mundo completamente mágico chamado Tamarisk, um reino cheio de magia e criaturas fantásticas.
Personagens incríveis como a Princesa Miea e histórias maravilhosas sobre Tamarisk ajudam a pequena Becky a passar por aquele momento terrível.

Agora, já entrando na fase da adolescência, Becky naturalmente troca seu universo particular por namorados, escolas, festas e tudo isso vai preenchendo sua mente.

Até que um dia, Miea e o reino mágico voltam a povoar o imaginário, e não só o imaginário, da garota.

*Nota pessoal (sem spoiler)

"Muito bem escrito, deixa o coração quentinho e os olhos marejados. Surpreendentemente muito mais que eu esperava, senti toda a profundidade dos sentimentos de Becky e Chris. E no fim, Tamarisk tornou-se um lar para mim também."

Kelly @foinumlivro 26/06/2020

Surpreendente ??
No começo achei o livro meio confuso com todas as histórias juntas e se misturando, mas quando você entende quem são os narradores, por que estão lá e o que é a historia de fato não tem como não se apaixonar.

Becky e o pai criaram um mundo de fantasia tão real que transcende os limites da imaginação.

Juro que se você vencer a primeira metade do livro tudo vai valer a pena

Mooncake 21/04/2021

Maravilhoso
Eu realmente não esperava que esse livro fosse tão bom, foi um dos únicos livros q conseguiu me fazer chorar, e é muito legal o jeito como o autor retrata a morte.

Gabi 28/03/2022

Lindo e tocante
Ler a história de Becky foi um toque na alma. Doce e amargo. Real e fantasioso. A mistura perfeita de detalhes que nos deixam emotivos e com os olhos abertos para a vida que passa!

Yasmin 18/09/2013

História marcante e comovente, rica e que surpreende em vários aspectos.

Soube que a Novo Conceito iria lançar o livro de Lou Aronica no final do ano passado e desde então fiquei bastante curiosa com a mistura improvável de fantasia com sick-lit, que é um dos novos subgêneros do jovem adulto. A temática câncer em histórias costuma incomodar-me mais do que tudo porque já tive câncer, porém procurei superar esse detalhe e comecei a leitura pouco tempo após o livro ter chegado da editora. Lou Aronica nos surpreende com uma história criativa e contada de um ponto de vista inusitado, mas que cumpre bem seu papel e deixa uma bela mensagem no ar.

A história começa nos apresenta Chris Astor, um homem que tinha a vida perfeita até ter que enfrentar o tratamento de leucemia da filha. Lidando da melhor maneira que pôde o custo do apoio incondicional a filha foi o casamento. Chris ficou sem reação quando a mulher pediu para que saísse de casa e ainda hoje morando em um pequeno apartamento não acredita que se separaram. Para piorar Becky está crescendo e cada vez mais distante. As conversas que antes eram naturais ficaram mecânicas e nada de histórias sobre mundos fantásticos. Becky por outro lado se sente abandonada pelo pai, como ele pôde sair de casa daquela forma logo após ela ter entrado em remissão? Esse impasse dura até o dia que Becky cai no sono e acorda em Tamarisk, o mundo mágico que o pai havia criado para ela durante o tratamento do câncer. Becky não consegue acreditar que Tamarisk seja real e mesmo deslumbrada com o lugar percebe que nem tudo está bem por lá. O mundo está enfrentando uma praga que acaba dia após dia com as belas flores azuis de toda Tamarisk. A rainha Miea não sabe mais o que fazer quando nota que a presença de Becky em seu mundo causa um efeito sobre a praga. Enquanto isso no outro mundo Becky e seu pai nunca estiveram tão próximos quanto agora. Juntos eles tentam entender o mistério de Tamarisk, não só como o mundo se tornou real como a doença que devasta as flores. Porém nem tudo vai bem, Becky começa a desconfiar que a leucemia está de volta e dessa vez pode não ter saída para ela neste mundo...

Esse é o ponto de partida do enredo fascinante criado pelo autor Lou Aronica, que há anos trabalha com ficção científica, fato que transparece no livro. Seja na escrita cativante e convincente ou na beleza tocante da trama que enche os olhos do leitor com descrições precisas e uma ambientação vívida. A narrativa se alterna entre dois pontos de vista, o pai de Becky e a rainha Miea, além de ter uma pequena aparição de um terceiro e misterioso ponto de vista. A voz narrativa de ambos é carregada de beleza assim como a construção das relações entre os personagens do livro.

Lou Aronica surpreende o leitor com uma história mais do que bem escrita, com uma premissa criativa, muito bem construída e executada, personagens cativantes que marcam o leitor. O paralelo entre a doença de Becky e o mundo de Tamarisk é harmoniosa e a forma que o autor coloca a questão desse mundo surgido em uma hora de dor e sofrimento é fantástico. É delicado e belo, triste e arrebatador. Outro ponto que merece destaque é a opção do autor de colocar o pai de Becky na narração, ele já passou dos quarenta, sua visão da doença da filha e dessa inusitada situação que é ver o mundo que criou ganhar vida é tocante e tão cheia de surpresas quanto o próprio leitor diante do desenrolar da trama. O final do livro é um misto de esperança, beleza e sofrimento, a capacidade do ser humano de aceitar, adaptar e deixar ir.

Leitura rápida, que merece ser lida com tempo e que absorve o leitor com facilidade. Lou Aronica é um fantástico contador de história e conseguir mesclar realidade com ficção de maneira única, que pode parecer estranha em um primeiro momento, mas que funciona ainda melhor pela sutileza, estranheza da situação. Pela primeira vez senti que um autor conseguiu captar com fidelidade a fragilidade das relações de quem tem câncer com quem não tem, os sentimentos que a doença traz e causa. A edição da (...)

Termine de ler o último paragráfo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/09/resenha-menina-que-semeava.html

@APassional 27/07/2013

A Menina Que Semeava * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Antes de iniciar a resenha, quero agradecer à Editora Novo Conceito por produzir para A Menina que Semeava uma capa tão linda. Não costumo ler histórias que de alguma forma estejam relacionadas a doenças, e tinha receio de que o enredo não me agradasse, mas não pude resistir à imagem da capa. Quando o livro chegou, dei uma olhadinha nas primeiras páginas, só por curiosidade. E não consegui mais largar a leitura!!

A forma como a narrativa começa, nos apresentando os personagens principais em quatro cenas distintas, nos permite conhecer a rotina de cada um deles, bem como seus desejos e problemas, e nos faz imaginar como essas vidas irão se cruzar e interagir durante a história.

Chris é um pai extremamente ligado à filha Becky, mas sente terrivelmente a falta dela e da cumplicidade que havia entre eles no passado, antes do divórcio. O que ele mais deseja é que o relacionamento com a filha possa voltar a ser como era, antes de se quebrar.

“Ele rapidamente se transformaria num convidado na vida da filha. Alguns meses antes do divórcio, ele nunca teria imaginado isso.”

Becky é uma adolescente que se dá muito bem com a mãe e o padrasto, embora não consiga acompanhar o ritmo frenético dos dois, já que ultimamente tem estado muito cansada. Tudo o que ela quer é estar enganada a respeito do que pode estar acontecendo novamente com seu corpo.

“Ela estava se saindo bem em lidar com o medo do desconhecido. Mas ela não tinha certeza de que lidaria tão bem assim com o conhecido.”

Miea é uma rainha preocupada com uma praga que no passado ameaçou seu reino, e que agora pode estar infestando novamente a vegetação. Seu desejo é descobrir a causa desse mal, antes que isso possa ameaçar a existência de todos no reino de Tamarisk.

Gage é um ser misterioso: ele ouve os sussurros que ninguém escuta, imagina dons e os distribui a quem ousou sussurrar seus desejos e inquietações... Um anjo? Um deus? Um espírito? O subconsciente? Cada qual irá interpretar à sua maneira o responsável por construir a ponte que conecta essas existências, colocando o destino de todos em movimento...

O mundo real... um mundo imaginário... para o leitor esses dois mundos serão igualmente verdadeiros, pois os personagens nos dois planos são intensos e lutam por suas vidas. Em Connecticut, Becky luta contra o câncer. Em Tamarisk, Miea luta contra uma praga. Chris, enquanto botânico, poderá fazer algo pelo reino que ajudou Becky a criar? E a medicina de Tamarisk poderá ajudar Becky de alguma forma? Porque os dois mundos foram conectados?

Lou Aronica soube retratar muito bem os dois universos inseridos na história. Do lado de cá, no "mundo real", o foco foram os relacionamentos familiares e entre amigos. Já do lado de lá, em Tamarisk, o ponto alto foram as peculiaridades da flora e fauna local, as diferentes paisagens e hábitos tamariskianos, em uma ambientação rica que nos leva a imaginar esse reino colorido, perfumado e musical criado por Becky e Chris.

Ler esse livro me trouxe uma sensação única, estranha e satisfatória ao mesmo tempo. Torcia para que, na balança entre o drama e a fantasia, o autor não pesasse no drama ao ponto de deixar a história pesada e triste, mas ao mesmo tempo, não embarcasse tanto na fantasia, tornando a história inatingível e rompendo minha empatia. Felizmente, a balança manteve-se estável e a trama teve a medida certa de drama e fantasia, deixando fluir tanto a reflexão quanto a imaginação.

Fiquei muito feliz em me permitir fazer essa leitura repleta de esperança, encantamento e amor.

“Pai, você não vai acreditar nisso: Tamarisk é real.”

E você, quer viajar para lá?
Beijos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 27/07/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/07/resenha-menina-que-semeava-lou-aronica.html
Samantha 27/07/2013minha estante
Tamarisk deve ser muito bonito de se imaginar, fiquei curiosa para saber quais criaturas habitam esse lugar e como são as plantas. Fiquei feliz ao saber que a balança se manteve estável e não teve mais drama do que fantasia, acho que quando eu for ler, vou me encantar com o lugar...
Amei sua resenha!!!

LS0 30/07/2022

Um livro ok.
Esse livro não me surpreendeu muito como eu gostaria, Não é um livro ruim, só não atendeu as minhas expectativas.

Ju 02/11/2013

A Menina que Semeava
Becky vivia uma vida feliz com seu pai e sua mãe até os seus cinco anos. Foi aí que o câncer entrou na sua vida. A garotinha foi diagnosticada com leucemia, e isso desestruturou completamente seus pais. Seu pai, Chris, em um momento de desespero, teve a ideia de criar um novo mundo para ela, um lugar que se tornasse um refúgio e pudesse fazê-la esquecer por alguns momentos todo o sofrimento pelo qual estava passando.

"A imaginação cria coisas infinitas."

Assim surgiu Tamarisk, um lugar com cheiro de chocolate e framboesa e com espécies de plantas e de animais diferentes das da Terra. Algum tempo depois, Becky acabou se curando (na verdade, ninguém é considerado curado do câncer, mas a doença dela entrou em remissão e ela só precisaria fazer controles periódicos para se certificar de que continuava saudável). Mas o casamento de seus pais não sobreviveu. Quando Chris saiu de casa, ela tinha 10 anos e não entendeu nada e, como forma de "castigá-lo", decidiu que nunca mais eles criariam histórias envolvendo Tamarisk.

Até que, um belo dia, deitada em sua antiga cama que agora ficava em um quarto no apartamento de seu pai, Becky sentiu que estava caindo e acabou se encontrando com a personagem principal das histórias que criava: a princesa Miea. A garota descobre que Tamarisk é real, e começa a se envolver cada vez mais com esse mundo que julgava imaginário.

"Magia é apenas a ciência que nós ainda não entendemos."

Agora, imaginem o quanto isso é louco!! Você cria um mundo - vem tudo da sua cabeça, você sabe que ele só existe na sua imaginação, apesar de acreditar que seria um lugar muito legal para se viver. Aí, de repente, descobre que tudo aquilo que criou realmente existe, e muito mais que aquilo. Que sua história ganhou vida e, quando você a abandonou, continuou se desenvolvendo. Só eu acho isso mais que fantástico?

Descobri, quando fui colocar a informação de que estava lendo o livro no skoob, que é do mesmo autor de Um Ano Inesquecível, embora ele tenha usado um pseudônimo para esse último, Ronald Anthony. Eu amei demais Um Ano Inesquecível, e aí tive certeza que continuaria amando A Menina que Semeava até o fim. E eu estava mais que certa.

A narrativa é incrível, o autor intercala desde o início as histórias de Becky e de Miea, até que as duas se encontram e as histórias se interligam. Achei fascinante conhecer Tamarisk, é um mundo com muitas coisas diferentes, onde a terra é preta e a vegetação azul. Pássaros que lembram gaivotas gigantes servem como meio de transporte, e existem animais que, apesar de não falarem, têm meios de comunicação muito bem desenvolvidos, e alguns humanos podem entendê-los.

"Escutar era essencial. Escutar era o futuro. Escutar permitia que as histórias começassem."

O livro é tocante, fala sobre amor, sobre família, sobre amizade. Aliás, adorei duas amigas com papéis importantes na história. Lonnie, a melhor amiga que entrou na vida de Becky quando ela tinha apenas três anos, e nunca mais saiu. É um porto seguro que ela tem em sua vida. E Lisa, a melhor amiga de Chris. Ela dá um toque de leveza ao enredo, sempre arrumando encontros às escuras para os quais Chris não está nem um pouco preparado.

Estou completamente apaixonada por cada detalhe de A Menina que Semeava. Tenho certeza que todos nós temos muito a aprender com todas essas personagens maravilhosas. Espero que vocês leiam! =)

"Não importava que muitas promessas não fossem realizadas. O que importava era que a esperança continuasse a existir."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-novo-conceito-menina-que-semeava.html
Lore 03/11/2013minha estante
Tenho muuuita vontade de ler esse livro. Apesar de achar uma história triste, eu adorei o fato de o mundo imaginário da protagonista ser se revelado real, e eu fico imaginando se o mundo que eu acredito como ideal e tenho-o criado na minha mente existisse, a loucura que seria lkdskadjaslkjd enfim, adorei sua resenha Ju, sou louca para ler o livro.

Jess 03/11/2013minha estante
A capa brasileira é linda!!!!! Eu AMEI! Eu prometi que nunca mais leria livros que envolvessem doenças que são graves! Já morri de chorar com a culpa é das estrelas e cante para eu dormir, ainda não estou preparada para mais uma perda =/
então vou demorar um pouco para ler este livro

Cris 04/11/2013minha estante
A capa é linda. Deve ser uma loucura, o livro mistura a realidade com a fantasia. Gostei muito, espero ter a oportunidade de ler.
Beijos

Leilane 04/11/2013minha estante
Parece lindíssimo! Mas olho para minha estante aqui ao meu lado e penso: não, não posso comprar mais um. Então, fica para um futuro distante.
Amei a resenha, parece que quando você se apaixona pelo livro, Ju, é quase como se sua resenha tivesse cores mais vibrantes, se ela fosse toda colorida.
Beijos

Juh 08/11/2013minha estante
Nossa Ju eu li esse livro esses dias atrás e simplesmente amei e também chorei de mais, rsrs, (Inclusive resenhei ele no meu blog), tinha horas que dava meio que um sufoco com os problemas da Becky, ficava imaginando se ela ia conseguir, também gostei muito o fato do autor nos propiciar o conhecimento de um filho que tem os pais divorciados, vi que a Becky sofreu muito com isso e realmente esse é um tema bem delicado!!! Enfim ainda não tinha lido nada do autor, mais tenho certeza que vou ler porque eu ainda estou sonhando com esse livro!!! Beijos!

Thaís 09/11/2013minha estante
Ai Ju! Você quer me matar de perfeição? haha Quero imediatamente esse livro, no início da resenha fique bem tocada pelo fato do câncer em Becky, porque lembrei da minha priminha, que também está passando por isso aos dois anos de idade, mas eu adorei totalmente o mundo de Tamarisk, me lembro de um filme que assisti (o nome como sempre esqueci), parecia muito com a história do livro. Eu quero ler!
Beijos..

Michelli Prado 19/11/2013minha estante
Olá Ju, como não se encantar e ficar morrendo de vontade de ler este ao ler sua resenha. Uma historia super diferente...Espero conferir em breve!!

Cami ð 08/02/2021

Ruim
O livro conta a história de Becky, uma garotinha cheia de energia, mas que quando criança precisou enfrentar um câncer e ao mesmo tempo o divórcio dos seus pais. No entanto, em busca de fazer a pequena Becky se sentir melhor durante o tratamento de câncer, Chris, seu pai, inventou com ela um mundo mágico a qual os dois todas as noites criavam um pouco mais. Mas agora, Becky já é uma menina crescida, com 14 anos e se nega a falar sobre o mundo imaginário com seu pai, embora ele quisesse muito na esperança de que eles voltassem a ter uma boa relação depois do difícil divórcio.

Até o dia em que Becky consegue atravessar para a dimensão onde o seu "mundo mágico" na verdade é real e que está enfrentando uma praga misteriosa que está definhando as plantações de comida da cidade. Becky e seu pai então se encarregam de tentar achar alguma solução para o problema, só não contavam que outro empecilho estava surgindo na vida de Becky e que poderia pôr em xeque as idas e vindas a esse mundo fantástico.

Comecei o livro com muita expectativa, afinal a capa é linda e o subtítulo instigador, mas me decepcionei pelo simples fato de que o início da história é completamente devagar. Metade do livro poderia ter sido cortado a fim de que o andamento da história se tornasse mais fluido. Pois, a velocidade lenta dos 10 primeiros capítulos deixou tudo entediante e sem graça, apesar da ideia da autora ser boa. Eu já tinha lido algo semelhante e me apaixonei, porém fiquei completamente decepcionada com o andamento desta.

Todavia, o final, preciso admitir, é emocionante e bem leve. Então, se você curte uma vibe "A Culpa é das Estrelas", esse é um bom livro para se ler. Se não, nem se aventure, pois como eu, poderá se decepcionar.

Marcelo Magalhães 05/09/2021

Esperava mais
Um dos livros que estavam a mais tempo na minha lista de espera pra ler , o começo é bem devagar e segue assim até pra mais do meio do livro , pensei até em abandonar mais ali pros 60 , 65% a leitura começa a dar uma guinada boa e melhora bastante , o suficiente pra eu não me arrepender de ter lido , mas eu esperava mais , achei os personagens fracos , pouco explorados , nem mesmo a principal , Becky ,que deveriamos nos apegar ,acho que o autor deveria ter mostrado mais da doença dela enquanto pequena , talvez teria feito eu me apegar mais a personagem e assim aumentar o drama no futuro .