O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

San 28/02/2014

Uma comédia romântica deliciosa!!!
Don Tillman, especialista em genética, com um comportamento obsessivo compulsivo tem sua vida regrada num planejamento meticuloso de sua rotina diária.
É excessivamente rigoroso com questões que poucas pessoas dão importância, tudo para se manter regrado e integrado a um sistema de otimização de seu tempo para simplesmente ... se enquadrar numa vida digamos ... “normal” no seu ponto de vista.
Ele vive o conceito minimalista de ser, viver melhor com menos é o seu lema rss prova disso é que tem poucas peças de roupa e todas são do século passado.
Seu jeito de ser é tão estranho que possui apenas 2 amigos, Gene, um safado de primeira, e sua esposa Cláudia, uma psicóloga que realmente ajuda Don em seu novo projeto ... o Projeto Esposa.
Sim, Don nunca teve uma namorada e não sabe o por que disso, já que se considera um cara cheio de qualidades, sua experiência com mulheres é baseada em relacionamentos frustrantes.
Acredito que o problema de Don seja a sinceridade. Sim o excesso de sinceridade adicionado a espontaneidade de Don são realmente constrangedores e não faltam cenas que levam você a rir e rir muito.
Neste projeto há um questionário onde as potenciais candidatas devem preencher todas as perguntinhas hilárias para serem selecionadas e finalmente ganhar o coração de Don.
É quando entra em cena Rosie, fumante, sempre chega atrasada aos lugares e é vegetariana “qualidades” que Don descarta logo de primeira ... e é neste momento que aparece um novo projeto ... o Projeto Pai e no decorrer do livro se transforma no Projeto Rosie.
O livro é previsível, mas muito divertido e contagiante, me identifiquei em várias situações constrangedoras ... acho que tenho um pouco da personalidade de Don misturada com a de Rosie ...sou uma “atrasilda” de primeira e falo o que penso sem medir o impacto das minhas palavras ... kkkkkk
Vale super a pena ler o livro, e se tiver filme com certeza será divertidíssimo!!!

Tati 19/03/2014

Encantador!
A história começa com Don, perto de completar 40 anos, chegando a conclusão que está na hora dele ter uma companheira e então tem a ideia de construir um formulário para que, por meio deles, ele possa escolher a esposa ideal. Após encontros fracassados ele recebe a ajuda (sqn) de seu melhor amigo e acaba conhecendo uma mulher atraente mas que é totalmente ao contrário do que Don "precisa".

Ele acaba descobrindo que o objetivo dela é encontrar seu pai biológico e decide ajudá-la, mesmo que isso coloque seu emprego em perigo, já que o "Projeto Esposa" não está tendo o feedback esperado.

Em meios a manias, vocabulário bem formal e nos fazendo rir de coisas tão simples Don, aos poucos, conquista Rosie (e a nós também) com seu jeito único de ser e a mente de Don vai começando a ficar confusa em relação a Rosie.

"Mas por que, por que, por que as pessoas não dizem simplesmente o que querem dizer?"

E por conta desse novo projeto Don acaba passando por novas experiências de vida e fica cada vez mais perto de descobrir o verdadeiro pai de Rosie. Não sei se só eu, mas todo cara que eu pensava ser o pai dela não era e quem eu menos esperava que acabou sendo. No fim, pareceu que tudo foi obra do destino rs.

Daphiny 04/04/2014

Eu simplesmente amo quando aparecem essas promoções com livros a 4-10 reais! Fico felicíssima!!! Melhor ainda é quando o livro custa apenas cinco reais e é simplesmente SENSACIONAL como foi esse!
Tudo bem, não é uma história de amor que vai te fazer subir as paredes e desejar ardentemente ter algo assim.. É um amor simples, singelo e o mais importante de tudo: imensamente sincero.
Don é um personagem realmente encantador. Ver o processo de sua mudança foi como assistir a uma criança amadurecendo!É realmente interessante ver como os sentimentos vão aparecendo em sua vida, coisas que ele nunca sentiu antes então não sabe como rotular. E toda a sua história foi brilhantemente contada. Os diálogos são leves, o humor é leve também.... É um livro ótimo para passar o tempo. E para aprender algumas coisas também! Acho que a coisa mais importante que Don me ensinou foi que o amor é inexplicável. Quando é pra acontecer, ele acontece. Independente se a pessoa tem TUDO a ver com você ou simplesmente não tem nada. E é essa a beleza do amor, ser assim tão inesperado e inexplicável. :D

Maressa 07/04/2014

O Projeto Rosie
Don Tillman tem 39 anos e é um professor de genética de uma renomada Universidade da Austrália. Ele é estranho, geek, metódico, sua noção de moda é zero e não tem nenhum traquejo social, ou seja, ele não sabe se comportar corretamente em público, não compreende direito expressões humanas, muito menos indiretas. Algumas vezes, o comportamento de Don beira até a ingenuidade.

Por todos esses motivos, Don nunca teve uma namorada e, muito menos, vários amigos (ele só possui dois: Gene e Claudia). Mas ele pretende mudar isso através de um questionário, conhecido como o Projeto Esposa, através do qual poderá selecionar a parceira perfeita. Porém, Rosie, que não se encaixa de maneira alguma nos requisitos de Don, aparece na vida do professor e a coloca de cabeça para baixo.

O diferencial de O Projeto Rosie é a maneira que o autor explora os pensamentos de Don através da narrativa em primeira pessoa. Ele poderia ser um personagem chato e irritante devido a todas as características adversas que possui (quando ele conhece alguém, ele estima a idade e o IMC da pessoa!), mas em vez disso, Don é adorável. As atitudes são compreensíveis e torci muito para que as pessoas ao redor dele o aceitassem da maneira única que ele é.

Don acredita que mudou após conhecer Rosie, mas eu penso que ele apenas passou a entender quem realmente era. A partir daí, ele se permitiu a conhecer novas pessoas, adquirir novas experiências e a amar.

O Projeto Rosie está além de uma simples comédia romântica (aliás, o livro foca pouco no romance em si). É uma história divertida sobre auto-conhecimento e aceitação. Vale a pena ler! O livro é uma delícia.

site: http://maressaaaspirante.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-projeto-rosie-graeme-simsion.html

EuVocê&oslivros 10/04/2014

Ótimo e encantador livro para os romancistas de plantão! Don Tillman tem 39 anos, bonito e professor de genética, mas nunca teve uma namorada... Na verdade devo confessar que quando comecei a ler o achei um tipo bem estranho, cheio de manias, paranóias e ao decorrer da história você poderá entender que ele sofre de muitos dos sinais de Asperger, uma síndrome a qual deixa a pessoa desligada de tudo que envolve sentimento, Don era assim, 100% racional, ligado as regras, organização ao extremo e totalmente sem sem emoções. No entanto Don resolve que estava na hora de ter uma esposa, e o que mais obvio uma pessoa sem emoções faz para arranjar uma esposa?! Claro, um questionário com todas as características que ele achava essencial para uma mulher ter, não ser vegetariana, não ser fumante, ter noção de matemática, ser pontual e diversas outras coisas. Com ajuda de seus melhores e únicos amigos ele coloca o projeto em ação... É então que aparece em sua porta, Rosie, vegetariana, fumante, totalmente sem noção para números e nada pontual... E o que você acha que acontecerá?! Me surpreendi com o livro, não esperava tanto! Recomendo para quem gosta de romance.

site: www.instagram.com/euvoceeoslivros euevoceeoslivros.blogspot.com

Alice 07/02/2021

No fim parece que o autor estava com pressa pra terminar o livro e deixou algumas coisas soltas...

Kétrin 03/05/2014

Don, um geneticista que da aula em uma universidade, tem 39 anos, um corpo bem cuidado, apenas dois melhores amigos e é solteiro, devido ao seu complexo pela mulher perfeita.

“...Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo. Porém, existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamento amorosos...”

Levando sua vida em uma rotina diária com atividades programadas, um cardápio que se repete semanalmente e pesquisas para o trabalho. Don começa a concluir que já está na hora de achar uma esposa, mas não pode ser qualquer pessoa, precisa ser alguém que se encaixe cem por cento nos seus quesitos, com isso ele decide criar o “Projeto Esposa” que nada mais é do que um questionário em que as candidatas preenchem e ele irá decidir quem tem maior compatibilidade.

“Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopos, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do ponto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lista mais administrável de candidatas.”

Mas quando Rosie entra na sua vida, toda sua vida organizada, meticulosa e cheia de horário, começa a desmoronar, pois ela é totalmente o contrário do que Don procura. Mas eles têm algo em comum, Rosie quer procurar seu pai biológico e Don tem suas habilidades na ciência e na genética, então decide ajudar Rosie, e nisso eles começam o “Projeto Pai”. Com o projeto em andamento, eles precisam colher amostras dos possíveis candidatos, e com isso eles passam muito tempo juntos.

“- Acho que é porque quero entender se é o seu pai o motivo de você ser fodido.
- Não sou fodido.
- Certo, fodido não. Desculpe, não quis ser crítica, mas digamos que você não é exatamente o tipo padrão de indivíduo – explicou Rosie, candidata a Ph.D. em psicologia.”

Aos poucos, Don se envolve com Rosie de um jeito que nem ele percebe, e sem perceber, ela muda o jeito de Don sendo ela mesma.

“- Don, posso lhe perguntar uma coisa?
- Uma pergunta.
- Você me acha atraente?
- Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.”

Mas o que será que vai acontecer com Don e Rosie? Será que o destino deles é ficar juntos mesmo com toda a diferença social e rotineira?
O livro foi um tanto surpreendente pra mim, com um personagem tão complexo e engraçado ao mesmo tempo. Apesar de ser uma história previsível, é uma leitura leve e envolvente, pois foi ótimo acompanhar as aventuras de Don em busca da mulher perfeita. Fiquei encantada com o livro, é uma leitura agradável, e as cenas se passavam pela minha cabeça como se fosse um filme, principalmente o final. Bem narrado e extremamente divertido!

Amanda 07/03/2021

Amei acompanhar a história do Don e da Rosie
Me diverti muito com a leitura
Recomendo

viajante.literaria.mk 01/08/2021

O Projeto Rosie precisa de paciência
Quase morri de tédio no início... Sou muito sincera.
Don é um personagem diferente em todos os aspectos possíveis, e eu gosto dele. Minha maior dificuldade com esse livro foi me sentir no personagem, os pensamentos dele são muito complexos e as vezes confuso.

No decorrer do livro fui me apegando aos personagens e me divertindo com eles, a resposta por trás do Projeto Rosie foi encontrado e eu até que me surpreendi porque afinal, a resposta sempre esteve lá, mas preferi acreditar que era outra coisa. A mãe da Rosie criou uma baita confusão hein...
Bom a leitura foi cansativa no início, mas valeu o esforço. O livro trata alguns temas relevantes como Síndrome de Asperger, dificuldade de se inserir no meio social, processo por controle e organização. Achei a abordagem interessante, a autora foi sutil ao contextualizar o assunto e falou o que precisava ser dito no momento certo.

Recomendo para quem tem paciência. Vale lembrar que adaptação está pra sair, então é bom ler o livro antes para ter uma opinião formada.

site: https://viajanteliterariaa.wixsite.com/viajanteliteraria

Bella 04/08/2014

Um livro simples e fofo
Achei o livro fofinho, com uma história simples e divertida... Tem um final meio bobo, mas no todo, vale a experiência..

Ani 14/08/2014

Sinceramente, não sei como começar essa resenha. Coloquei ele na lista por achar a capa bonitinha e ganhei justamente por isso, HAHA. Eu sou uma pessoa apaixonada por comédias romanticas e para mim esse livro daria um grande filme do tipo. Ri muito durante a leitura.
O livro é narrado em primeira pessoa - uma coisa que eu gosto muito - pelo Don, que eu com a mania de comparar algumas coisas achei muito parecido com Sheldon Cooper no seu jeitinho de ser. Tudo é calculado, os dias, as horas, os minutos.

"(...)Nunca bebo café depois das 15h48. Interfere no sono (...)"

Don decide criar o Projeto Esposa, que é um questionário para selecionar candidatas para ser a parceira perfeita de vida. Ao contrario do que ele achava, não foi muito fácil ele localizar uma mulher perfeita, então Gene seu melhor amigo, diz que vai ajuda-lo. É quando Rosie entra em cena.

"(...) Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica."

Rosie entra na vida de Don como um furação, tirando tudo do lugar, mesmo sem ter intenção disso. E mesmo sem conhece-lá direito Tillman decide criar o Projeto Pai, que consiste em ajudar Rosie a conhecer seu pai biológico. Depois de muitas tentativas em vão, Rosie desiste do projeto, mas Don não. Ele continua, e sempre que possível tenta falar com Rosie, mesmo sem entender o porque daquilo.
Don conta com a ajuda de Claudia e Gene para entender o que está acontecendo com ele. Ele nunca quebrou as regras, e agora estava até roubando xícaras.
A história é uma graça, a leitura foi totalmente agradável e fluiu rapidamente, eu fiquei louca pra descobrir quem era o pai da Rosie, então não conseguia parar de ler, o autor não enrolou em momento algum, foi bem direto. Quando eu acabei o livro pensei "poxa, já?". Não vou continuar falando porque morro de medo de soltar algum spoiler, mas aconselho a todos a leitura desse livro. E estou com vontade de comer a salada de lagosta de terça do Don.

"Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela."

A resenha de hoje foi bem curtinha, mas acho que deu pra perceber que é um livro muito lindo e que vale muito a pena de ler.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2014/08/livros-o-projeto-rosie-graeme-simsion.html

E agora Fernanda?! 23/07/2020

Para se apaixonar...
Como de cara eu sabia que era um romance eu fui lendo com voz de mulher, e para a minha surpresa um homem nada comum estava narrando a sua própria história, sim um romance narrado por um homem australiano.
Eu me apaixonei de cara, eu acreditava que ele tinha a síndrome de asperguer (já falei dela aqui?), mas ele é simplesmente metódico e talvez incapaz de se apaixonar, mas ele se apaixona, e ahm que delícia de história.. nos dois livros eu suspirei muito, grandes surpresas.

Don Tillman é super sincero, ele não sabe mentir e tem plena consciência disso, mas isso não o livra das confusões e mal entendidos que se mete, e não é pouca coisa, afinal você pode ir preso se falar a verdade para um policial ou abalar o seu relacionamento por simplesmente dizer a verdade...

? "- Você me acha atraente?
- Na verdade não prestei atenção - respondi para a mulher mais linda do mundo."

Algumas partes da história são previsíveis, mas é tudo tão leve e fofo que da vontade de ler mais e mais....

Glaucia Gomes 03/08/2020

O livro tem um ritmo bem gostoso de seguir, a trama não é difícil e complicada, na verdade é algo bem tranquilo e divertido.

Holanda 10/08/2020

Livro fofo e calmo
E um romance que te deixa com o coração leve muito fofa e apesar de não ser fã de romances leves esse eu adorei e recomendo

niqueww 05/09/2015

Divertido
O Projeto Rosie já é diferente, pq é na narrativa de um homem. Isso já o torna interessante. É leve, divertido e bonito. Muito respeitoso o modo como trata a síndrome de Asperger. Aprendi muito com ele.