O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Calie 28/07/2021

Bem cotidiano
Não achei muitoo dinâmico o livro, mas ele é bom pra uma ressaca, é bem rapidinho e tem uma gracinha, levinho.

Camila 01/08/2013

Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li. Um romance sensacional, sem aquelas coisas de 'homem lindo, poderoso e autoconfiante'e sim, um cara completamente desajustado socialmente, assustadoramente 'controlado', que ao mesmo tempo não deixa de ser charmoso, engraçado e envolvente à sua maneira.Quando ele conhece a Rosie, a história fica ainda mais envolvente e divertida e verdadeira. E definitivamente quando o destino quer que encontremos o amor, o encontramos.

Lucimaura.0 09/11/2020

Leitura fluída
Eu fui enganada pela resenha que eu assiti. Eu esperava uma história e recebi outra, mas tudo bem. Não sei se por conta da minha experiência pessoal, eu não considerado "engraçado" alguns comportamentos do personagem, mas comédia é algo subjetivo. Pois bem, gostei como o autor tratou dos sentimentos do Don e a evolução do personagem ao longo do livro, mas a construção da Rosie foi algo ambíguo e superficial. No mais, o trama mostra que não conseguimos ter controle de nada, não em relação ao comportamento de Don, mas sim de como a vida de Rosie e Don foram "impactadas" por conta de um pequeno erro. É uma leitura rápida, leve e prazerosa.

Vanessa Vieira 16/08/2013

O Projeto Rosie_Graeme Simsion
O livro O Projeto Rosie, do australiano Graeme Simsion, nos conta a história do professor de genética Don Tillman, de 39 anos. Don tem uma mania irrefreável por organização, sobretudo no que concerne a sua vida, e segue um roteiro minucioso a respeito. Ele programa quantas horas irá gastar para realizar determinada tarefa - como, por exemplo, lavar o banheiro -, quais dias da semana destinará para uma certa alimentação ou para a prática de artes marciais, dentre outras coisas rotineiras. Creio que posso até mesmo afirmar que ele sofre de uma espécie de T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Assim, Don acredita que mantém sua vida dentro dos eixos. Porém, uma área em que ele ainda não obteve sucesso foi a amorosa. Ele se considera um bom partido, e culpa a genética por até o momento não ter encontrado alguém especial. Ele possui pouquíssimos amigos - dentre eles a psicóloga Claudia e o professor universitário Gene, que são casados, mas possuem um relacionamento aberto - e também não consegue ampliar o seu círculo de amizades.

" (...)Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo."

Tentando solucionar este "problema", Don cria o Projeto Esposa, que consiste em um questionário que irá auxiliá-lo a encontrar alguém o mais compatível possível com ele. Ele não quer uma companheira que fume, se atrase nos compromissos ou que abuse demais da maquiagem, dentre outras características.

Tal projeto exige tempo e dedicação por parte de Don, e ele não consegue se comprometer como deveria desde que a garçonete Rosie cruza o seu caminho. Totalmente o oposto de Don - fumante, sempre atrasada e vegetariana -, Rosie mexe completamente com o seu mundo e lhe mostra, por A + B, que o amor verdadeiro existe; mas a mulher ideal, não.

O Projeto Rosie é um livro gostoso e despretensioso, que cumpre a sua missão de entreter o leitor. Eu estava cheia de expectativas quanto a sua leitura, em vista de tantas críticas positivas que vi a respeito, e confesso que, por mais que tenha apreciado a obra, não a achei tão surpreendente como a mesma foi rotulada. A narrativa é bem construída e flui com facilidade, sendo um dos pontos altos da trama, porém, não achei os personagens tão especiais assim, como muitos alegaram. Narrado em primeira pessoa pelo Don, acompanhamos um pouquinho de sua vida, que segue os moldes de uma comédia romântica, e nos deparamos com cenas engraçadas e bem inusitadas.

"Eu iria precisar de todo o meu tempo disponível para aquele novo projeto.
O Projeto Esposa."

Don foi um personagem que demorou um bom tempo para ganhar a minha afeição. No começo do livro, ele é bem chatinho e suas teorias desenfreadas e linguagem técnica me irritaram um pouco. Mas, com o decorrer da leitura, comecei a nutrir um certo carinho por ele. Digamos que, quando Rosie entra em sua vida e põe por terra todos os seus conceitos, ele se torna espirituoso e cativante. O Projeto Pai, que ele desenvolveu para ajudá-la, é o responsável por boa parte das cenas engraçadas do livro.

Rosie, por sua vez, foi uma personagem que me conquistou logo à primeira vista. Gostei do seu espírito livre e aventureiro e da sua forma nada metódica de encarar a vida. Uma pessoa descolada, bem-humorada e que consegue extrair o melhor de Don.

Concluindo, O Projeto Rosie é um livro muito bom, apesar de eu ter esperado um pouquinho mais a respeito, sobretudo, por parte do Don. Creio que o meu mal foi ter ido com muita sede ao pote e ter criado muitas expectativas. Se eu tivesse lido a obra de forma despretensiosa, talvez teria uma opinião um pouco diferente. A capa do livro é muito bonita e tem vários elementos que permeiam a rotina do Don e a revisão foi muito bem feita. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2013/08/resenha-o-projeto-rosie-graeme-simsion.html

Jéssica @paraisoliterario 28/08/2013

O Projeto Rosie {resenha para o Lendo & Comentando}
Essa era pra ser uma resenha em vídeo e juro que tentei gravar para poder postar pra vocês, mas não deu certo. Então eis me aqui (postando a resenha escrita mesmo) para compartilhar com vocês o que achei desse livro.

Don é um professor doutor em genética de 39 anos, mas o que realmente chama atenção nele não é sua carreira bem sucedida, nem o fato de não ser casado. Don só tem dois amigos: Gene (professor doutor do departamento de psicologia) e sua esposa (uma psicóloga também). Isso por si só não é lá muito normal, mas o que o destaca de outros é sua personalidade ímpar.

Quando falo sobre a personalidade única de Don quero dizer que ele é o tipo de pessoa que não possui nenhum traquejo social. Comunicar-se com os outros é uma tarefa bem complicada para ele já que, em função de sua grande inteligência, isso faz com que seja impossível pra ele agir de acordo com instintos que temos como naturais. Em suma: nosso professor divaga muito sobre o cada pequena coisa. É nesse ponto que temos o principal foco de humor do livro.

Bem, como tudo na vida de Donald Tillman tem que ser complicado ele acaba tendo uma ideia não tão brilhante: submeter mulheres que se mostrem dispostas a ter um relacionamento com ele a um questionário cujas perguntas ele criou. Pra quê? Bem, assim ele poderia não perder tempo com aquelas que, de maneira alguma, seriam boas companheiras em seu ponto de vista. O princípio usado parece ser bastante simples, mas os requisitos exigidos por ele não são exatamente fáceis de ser preenchidos.

Depois de alguns dias sem obter qualquer resultado Gene intervém pegando todos os formulários e falando ao amigo que iria analisar e mandar uma candidata procurá-lo assim que encontrasse a mulher com a qual achava que Don se daria bem. Pouco tempo depois do amigo deixar a sala aparece uma mulher (nada comum, diga-se de passagem) dizendo ter sido enviada por Gene. Seu nome? Rosie.

Nosso professor a chama para sair e, depois desse convite, a vida dele se torna completamente diferente. Desde o primeiro encontro que ele tem com ela uma coisa fica clara: Rosie é totalmente incompatível com o Projeto Esposa. Ela fuma, detesta matemática e não sabe cozinhar! Nem de longe uma provável candidata, então por que Gene a enviou? Ele não consegue entender.

Por outro lado ele não age exatamente em seu padrão quando está com ela e, ao embarcar com a mulher que conheceu a pouco no Projeto Pai para descobrir quem é o pai biológico dela, ele quebra sua preciosa rotina criada cuidadosamente ao longo dos anos. Não faz sentido se manter perto de Rosie. Mas o que Don não sabe é que talvez o amor não faça sentido.

Ultimamente eu tenho tido a imensa sorte de ler livros que me encantam e O Projeto Rosie certamente faz parte dessa seleção. Foi uma leitura leve e divertida, mas além disso me ensinou bastante. Don é o tipo de personagem que faz você dar boas risadas durante todo o livro, mas o humor que ele nos trás também não é algo forçado, o humor trazido por ele é de uma sutileza tamanha que te faz ficar apaixonada pelo professor.

Quantos de vocês assistem a série de TV The Big Bang Theory? Bem, para aqueles que assistem eu posso dizer que o professor Tillman é como o Sheldon, mas sem a parte nerd que ele tem (nada de HQ's, bonecos, Star Trek). Como falei anteriormente, Don é bastante pragmático e é aí que ele faz a gente se divertir. Enquanto lia também me lembrei do Matt do Vida de Leitor porque certas situações são simplesmente a cara dele e então umas semanas atrás mandei algumas citações via SMS, e o que aconteceu? Ele concordou comigo! As situações sociais para esses três são uma coisa de outro mundo.

Rosie por outro lado é o tipo de personagem complexa em sua simplicidade. Enquanto virava as páginas ficava ainda mais curiosa para saber mais sobre ela, sobre aspectos de sua vida. Demorou um pouco para que certas respostas fossem obtidas porque o livro este livro é narrado em primeira pessoa e pelo ponto do professor.

Falei que acabei aprendendo algumas coisas com o livro, certo? E isso é a mais pura verdade. O Projeto Rosie me mostrou que a minha máxima de não julgar ninguém precipitadamente se mostrou ainda mais correta; fez-me ver que pessoas diferentes (em qualquer aspecto) tem uma dificuldade enorme de se adaptar; refletiu defeitos que não sabia que tinha até parar e pensar. Mas, acima de tudo, pude perceber que não adianta tentar encontrar alguém que seja o que você quer porque, às vezes, você nem sabe o que precisa.

Com esse livro Graeme Simsion fez de mim uma grande fã de sua escrita. O australiano merece todo o sucesso que seu livro vem conquistando mundo. Se eu posso dizer uma coisa é: leia O Projeto Rosie e se apaixone por um professor e uma garçonete que são, sem dúvida, o casal mais inusitado da literatura.

site: http://www.lendoecomentando.com/2013/08/o-projeto-rosie-graeme-simsion.html

Beatriz.Jesus 19/06/2021

O livro que me salvou de uma eminente ressaca
O projeto Rosie é um livro pelo qual eu me interesso desde 2017, mas só tive oportunidade de adquiri-lo atualmente ao ir em um sebo. A escrita é muito leve e confortável, te instiga a ler mais e mais e não por causa de algum suspense ou algo assim simplesmente porque é gostoso de estar ali acompanhando esses personagens.
Aliás oque falar dos personagens, o Don é um fofo em diversos momentos tive vontade de coloca-lo em um potinho além de muito engraçado claro, me encontrei gargalhando com suas situações varias vezes. A Rosie é muito decidida e confiante toda essa discussão que o autor aborda através dela sobre os estereótipos acadêmicos e etc é de extrema importancia. A forma como ele consegue deixar o livro tão leve, mesmo tendo personagens que já passaram por coisas tão trágicas porque a vida é assim é lindo de se ver.
Os outros elementos da historia também são bem interessantes claro, mas um dos melhores momentos foi no discurso do Don ao se declarar de verdade para Rosie, na minha cabeça eu só pensava em duas coisas; " Orgulho e Preconceito" e "Mr. Darcy" eu gargalhei real.
Então é isso, leiam esse livro gente, é muito rápido e muito bom, tenho um misto de sensações de me arrepender por não ter lido antes e achar que esse era o meu melhor momento.

Holanda 10/08/2020

Livro fofo e calmo
E um romance que te deixa com o coração leve muito fofa e apesar de não ser fã de romances leves esse eu adorei e recomendo

EuVocê&oslivros 10/04/2014

Ótimo e encantador livro para os romancistas de plantão! Don Tillman tem 39 anos, bonito e professor de genética, mas nunca teve uma namorada... Na verdade devo confessar que quando comecei a ler o achei um tipo bem estranho, cheio de manias, paranóias e ao decorrer da história você poderá entender que ele sofre de muitos dos sinais de Asperger, uma síndrome a qual deixa a pessoa desligada de tudo que envolve sentimento, Don era assim, 100% racional, ligado as regras, organização ao extremo e totalmente sem sem emoções. No entanto Don resolve que estava na hora de ter uma esposa, e o que mais obvio uma pessoa sem emoções faz para arranjar uma esposa?! Claro, um questionário com todas as características que ele achava essencial para uma mulher ter, não ser vegetariana, não ser fumante, ter noção de matemática, ser pontual e diversas outras coisas. Com ajuda de seus melhores e únicos amigos ele coloca o projeto em ação... É então que aparece em sua porta, Rosie, vegetariana, fumante, totalmente sem noção para números e nada pontual... E o que você acha que acontecerá?! Me surpreendi com o livro, não esperava tanto! Recomendo para quem gosta de romance.

site: www.instagram.com/euvoceeoslivros euevoceeoslivros.blogspot.com

Kétrin 03/05/2014

Don, um geneticista que da aula em uma universidade, tem 39 anos, um corpo bem cuidado, apenas dois melhores amigos e é solteiro, devido ao seu complexo pela mulher perfeita.

“...Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo. Porém, existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamento amorosos...”

Levando sua vida em uma rotina diária com atividades programadas, um cardápio que se repete semanalmente e pesquisas para o trabalho. Don começa a concluir que já está na hora de achar uma esposa, mas não pode ser qualquer pessoa, precisa ser alguém que se encaixe cem por cento nos seus quesitos, com isso ele decide criar o “Projeto Esposa” que nada mais é do que um questionário em que as candidatas preenchem e ele irá decidir quem tem maior compatibilidade.

“Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopos, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do ponto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lista mais administrável de candidatas.”

Mas quando Rosie entra na sua vida, toda sua vida organizada, meticulosa e cheia de horário, começa a desmoronar, pois ela é totalmente o contrário do que Don procura. Mas eles têm algo em comum, Rosie quer procurar seu pai biológico e Don tem suas habilidades na ciência e na genética, então decide ajudar Rosie, e nisso eles começam o “Projeto Pai”. Com o projeto em andamento, eles precisam colher amostras dos possíveis candidatos, e com isso eles passam muito tempo juntos.

“- Acho que é porque quero entender se é o seu pai o motivo de você ser fodido.
- Não sou fodido.
- Certo, fodido não. Desculpe, não quis ser crítica, mas digamos que você não é exatamente o tipo padrão de indivíduo – explicou Rosie, candidata a Ph.D. em psicologia.”

Aos poucos, Don se envolve com Rosie de um jeito que nem ele percebe, e sem perceber, ela muda o jeito de Don sendo ela mesma.

“- Don, posso lhe perguntar uma coisa?
- Uma pergunta.
- Você me acha atraente?
- Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.”

Mas o que será que vai acontecer com Don e Rosie? Será que o destino deles é ficar juntos mesmo com toda a diferença social e rotineira?
O livro foi um tanto surpreendente pra mim, com um personagem tão complexo e engraçado ao mesmo tempo. Apesar de ser uma história previsível, é uma leitura leve e envolvente, pois foi ótimo acompanhar as aventuras de Don em busca da mulher perfeita. Fiquei encantada com o livro, é uma leitura agradável, e as cenas se passavam pela minha cabeça como se fosse um filme, principalmente o final. Bem narrado e extremamente divertido!

Alice 07/02/2021

No fim parece que o autor estava com pressa pra terminar o livro e deixou algumas coisas soltas...

Amanda 07/03/2021

Amei acompanhar a história do Don e da Rosie
Me diverti muito com a leitura
Recomendo

Bella 04/08/2014

Um livro simples e fofo
Achei o livro fofinho, com uma história simples e divertida... Tem um final meio bobo, mas no todo, vale a experiência..

Ani 14/08/2014

Sinceramente, não sei como começar essa resenha. Coloquei ele na lista por achar a capa bonitinha e ganhei justamente por isso, HAHA. Eu sou uma pessoa apaixonada por comédias romanticas e para mim esse livro daria um grande filme do tipo. Ri muito durante a leitura.
O livro é narrado em primeira pessoa - uma coisa que eu gosto muito - pelo Don, que eu com a mania de comparar algumas coisas achei muito parecido com Sheldon Cooper no seu jeitinho de ser. Tudo é calculado, os dias, as horas, os minutos.

"(...)Nunca bebo café depois das 15h48. Interfere no sono (...)"

Don decide criar o Projeto Esposa, que é um questionário para selecionar candidatas para ser a parceira perfeita de vida. Ao contrario do que ele achava, não foi muito fácil ele localizar uma mulher perfeita, então Gene seu melhor amigo, diz que vai ajuda-lo. É quando Rosie entra em cena.

"(...) Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica."

Rosie entra na vida de Don como um furação, tirando tudo do lugar, mesmo sem ter intenção disso. E mesmo sem conhece-lá direito Tillman decide criar o Projeto Pai, que consiste em ajudar Rosie a conhecer seu pai biológico. Depois de muitas tentativas em vão, Rosie desiste do projeto, mas Don não. Ele continua, e sempre que possível tenta falar com Rosie, mesmo sem entender o porque daquilo.
Don conta com a ajuda de Claudia e Gene para entender o que está acontecendo com ele. Ele nunca quebrou as regras, e agora estava até roubando xícaras.
A história é uma graça, a leitura foi totalmente agradável e fluiu rapidamente, eu fiquei louca pra descobrir quem era o pai da Rosie, então não conseguia parar de ler, o autor não enrolou em momento algum, foi bem direto. Quando eu acabei o livro pensei "poxa, já?". Não vou continuar falando porque morro de medo de soltar algum spoiler, mas aconselho a todos a leitura desse livro. E estou com vontade de comer a salada de lagosta de terça do Don.

"Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela."

A resenha de hoje foi bem curtinha, mas acho que deu pra perceber que é um livro muito lindo e que vale muito a pena de ler.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2014/08/livros-o-projeto-rosie-graeme-simsion.html

Thamires 14/08/2020

Um dos preferidos
Simplesmente a-mei! Engraçado, inteligente, com personagens mais adultos. Fiquei feliz em ver a evolução pessoal do personagens, ri com as atrapalhadas sociais que aconteciam com eles, quis ser amiga dele (embora fosse uma candidata inadequada para tal cargo RS), me vi pensando em quem poderia ser o pai de Rosie, errei feio e me surpreendi.
Achei o finalzinho um pouco corrido, queria ficar sabendo mais detalhes, mas com certeza lerei a continuação para saber como será o novo Projeto.