Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex




Resenhas - Holocausto Brasileiro


2003 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Caroline 07/05/2024

Foi uma leitura que eu queria terminar e ao mesmo tempo não queria, de tão bom.
Eu sinto que vivi um pouquinho da história ao ler essas páginas, pela escrita inebriante de Arbex.
Eu não sou muito de ler livros do tipo "jornalístico", mas senti nenhuma dificuldade com essa leitura porque realmente é como se a gente estivesse vendo um documentário, de assistir mesmo sabe? E com as imagens aparecendo então...
comentários(0)comente



Tamy 05/05/2024

Todo mundo precisa ler
Sem comentários pra esse livro. É surreal que isso aconteceu bem aqui o livro é DOR mas gratidão a DANIELA pelo inestimável registo. E torcer para que nada parecido se repita nunca mais em qualquer história.
comentários(0)comente



Chimera0 05/05/2024

Melhor livro que eu já li até hoje
É difícil até de explicar. O livro é capaz de transmitir os horrores do Colônia muito bem. É uma leitura interessante e importante. Recomendo a todos
comentários(0)comente



Talissa.Angeloni 04/05/2024

"Ainda vivemos sob o risco de retrocesso e retorno de um modelo que vitimou crianças e adultos, condenando cada um a viver na sombra de si mesmo. [...] não podemos jamais nos esquecer das vítimas da omissão coletiva. Afinal, a literatura é um dos caminhos para o reencontro com a nossa humanidade."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Lyra 02/05/2024

Registros históricos sobre a saúde mental no Brasil
O livro fala sobre o hospital psiquiátrico de Barbacena (MG), sobre como era conduzido, os tratamentos , estrutura ( a falta dela, no caso) e, principalmente sobre os pacientes e as atrocidades cometidas lá por muitos anos.

A saúde mental sempre foi negliciada no Brasil, e problemas mentais são.estima até hoje, porém, muitos dos internados no hospital, não sofriam de nenhuma doença. Eram apenas as pessoas rejeitadas e que não se encaixavam nos padrões comportamentais da sociedade, mães solo, vítimas de estupro, viúvas a mando dos maridos que queriam casar novamente, homens idosos, etc.

As condições de vida eram péssimas, insalubres, sub-humanas, dignas de serem chamadas de tortura, alta mortalidade. Podem ser visto através das fotos, e dos relatos de ex funcionários e pacientes sobreviventes.

É duro saber que nosso país proporcionou tanto sofrimento gratuito para essas pessoas. É um livro pra ser lido no seu ritmo, os relatos são tristes, mas também possuem alguns finais felizes ( reencontros, etc). O livro possui algumas fotos do hospital em funcionamento. Existe um documentário excelente na HBO sobre o assunto. Valle a pena ver também. Assunto super relevante que não pode ser esquecido, para que não deixemos acontecer novamente essa desgraça. Recomendo a pessoas que trabalho e estudam saúde mental.
comentários(0)comente



Saturno 02/05/2024

A história em si é bem perturbadora, saber que os relatos e tudo o que é mostrado é real dá um sentimento ruim, o livro muito bem escrito e a pesquisa e todo o trabalho que teve para a escrita do livro é admirável minha única reclamação é as fotos colocadas no meio do parágrafo
comentários(0)comente



Taina471 01/05/2024

Meu Deus!
Impactada! um livro muito completo com relatos e fotografias, tudo colocado minuciosamente.
No meio da leitura vc já sabe se está lendo sobre um hospital psiquiatra ou um campo de concentração nazista, a única diferença entre os prisioneiros e os "pacientes " é que os prisioneiros tinham uma guerra por eles, já os pacientes não tinham ninguém, os poucos que tentaram denunciar sempre foram calados. O mas impressionante é saber que muitos compactuava com aquele horror, e ainda tiravam vantagem.
A cada página lida só consegui pensar nas perguntas, como ninguém viu aquilo acontecer? Como mais de 60mil pessoas morreram e ninguém fez nada? Como isso se arrastou por décadas?...
Se você é uma pessoa sensível provavelmente não conseguirá ler esse livro
Mas para os que tem estômago e estão dispostos a ler recomendo a leitura!
comentários(0)comente



sasamelo 01/05/2024

A loucura dos ?normais?
Não sei nem como começar a escrever sobre esse livro. São tantos pensamentos e emoções entrelaçadas que refletem cada página que li. Que livro incrível! Chorei, senti raiva e fiquei horrorizada com cada história presente na obra.
comentários(0)comente



wendycoly 28/04/2024

é literalmente o livro mais pesado e sensível que já li, não encontro nem palavras pra expressar o quão tocante ele é e o quão ruim o ser humano pode ser "A humanidade é má e até Jesus chorou"
comentários(0)comente



Laurete | @queridaeusouleitora 28/04/2024

Reencontros entre horrores
Livro muito bom, cheio de histórias emocionantes sobre reencontros que aconteceram apesar de tanto horror sofrido pelas pessoas que ?moraram?, ou melhor dizendo: sofreram, nos hospitais psiquiátricos. Uma história real e necessária que encara os horrores que se passaram em minas para que não sejam esquecidos e nem repetidos.

A única coisa que não gostei não tem haver com a história e sim com a edição, achei um pouco confusa, acontecimentos fora de ordem, mal editada talvez.
comentários(0)comente



malu 27/04/2024

Inenarrável.
Como estudante de jornalismo, preciso admitir que esse livro-reportagem é uma das melhores coisas que eu já li. Não só como estudante de jornalismo, mas como leitora, estudante, e ser humano.
É comovente a precisão das palavras de Daniela, que nos fazem viajar por entre os muros de Barbacena, visitando cada história de forma única.
É impossível não se emocionar com todas as histórias retratadas nessa obra, todas as vidas perdidas, todas as famílias desfeitas e todos os sonhos roubados.
Mais impossível ainda é pensar que ainda existem pessoas que vivem algo parecido com o que foi retratado, e que até um ano antes de eu nascer, a situação ainda era tratada com alguma naturalidade.
O trabalho jornalístico feito nesse livro beira o impecável, ás vezes nos faz pensar que algumas coisas só podem ter sido inventadas, de tão absurdas. Mas é pra isso que o jornalismo (principalmente o investigativo) serve, pra nos mostrar a realidade independente do quão feia ela seja.
Daniela, obrigada por todo o trabalho e dedicação colocados nesse livro, essa obra é um presente para todos os estudantes de jornalismo, psicologia, serviço social, ciências sociais. E principalmente, pra qualquer um que tenha o mínimo de empatia com o próximo.
comentários(0)comente



livirov 27/04/2024

.
Leitura forte, com testemunhas interessantes e de uma parte da história do Brasil que se ve muito apagada.
Me emocionei em alguns momentos me emocionei e em toda a leitura me via em sentimentos conflitantes.
Como futura profissional da saúde, me vi muitos momentos me questionando o que eu faria no lugar de tantos desses funcionários, bom para uma reflexão que espero nunca ter a resposta.
comentários(0)comente



Jaii_oliv 26/04/2024

Sem palavras...
História triste, mas uma leitura necessária. Um assunto que é negligenciado pela história brasileira.

O Holocausto Brasileiro refere-se aos abusos e atrocidades cometidos contra pacientes do Hospital Colônia de Barbacena, que era um hospital psiquiátrico. Ao longo de décadas, milhares de pessoas foram submetidas a condições desumanas, tratamentos desumanos e até mesmo tortura. Muitos pacientes morreram devido a negligência, maus-tratos e condições precárias.

Como pode tudo isso ter acontecido com milhares de pessoas e nem metade da população tem noção nisso. É lamentável ?
xzsatur.no 28/04/2024minha estante
Os relatos são extremamente triste, revoltando isso ter acontecido de verdade.


Jaii_oliv 29/04/2024minha estante
Sim, é impossível não ficar emocionado a cada relato.


xzsatur.no 29/04/2024minha estante
Tristes e revoltante. Corrigindo para meu toc não me matar.




yasmimdeluca 24/04/2024

Li antes de entrar na faculdade e me impactou TANTO que mudou o rumo da minha vida. Tudo que a Daniela Arbex escrever estarei aplaudindo.
comentários(0)comente



2003 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR