Atormentada

Atormentada Jeannine Garsee

Resenhas - Atormentada

Luiza 24/02/2020

Maravilhoso!
De fato, a personalidade de cada personagem me frustou bastante, porque são adolescentes que vivem fazendo e falando bobeira, mas a autora soube trabalhar a persuasão e, assim, nos fazer ter dó deles. Eu super indico esse livro! Simplesmente incrível.

Thiago/yyxy 18/02/2020

VOCÊS PRECISAM LER URGENTE!
Sinceramente, esse livro é perfeito do início ao fim. A escrita foi tão perfeita e bem detalhada, que teve momentos que eu senti medo real. A autora soube, exatamente como finalizar a história com chave de ouro, sem parecer bobo e cliché. Este livro entrou no meu coração.

Liih 18/02/2020

Como o título mesmo promete esse livro é ATORMENTADOR!
Não é um dos melhores livros que já li, tem muitos pontos empolgantes e que me faziam querer saber logo o final, porém eu acho que a autora arrastou muito a narrativa, várias vezes eu sentia que lia e lia e não saia do lugar, achei um tanto cansativa.
Em relação aos personagens eu achei todos extremamente chatos e forçados, várias vezes eu terminava um capítulo com um rancinho de algum deles. Enfim não consegui me conectar com nenhum deles.
Resumindo, o tema é muito bom, tem uma puxada muito instigante, mas não soube trabalhar com isso, acho que ficou bem forçado até. A lance todo é descobrir o grande mistério do livro é porque tudo acontece, e foi isso que me fez ler o livro mais rápido, mas o final foi muito corrido e com soluções muito fracas.

Safira 13/02/2020

Encandeante!
Bem pessoas, hoje vim falar de um livro que fez meu 2020 começar com o pé direito na literatura (bem diferente do ano passado).

Atormentada fala sobre uma jovem que sofre com Transtorno de Bipolaridade além de consequências de uma vida antiga de rebeldia. Traumas do passado e a incerteza de um futuro. A premissa já me chamou atenção logo de cara.

O livro pode ter alguns erros que confesso não ter percebido. Ao contrário, eu encontrei uma escrita simples e de fácil entendimento, uma leitura rápida, uma história envolvente e até aflita quando você entra na vida do pessoal da pequena cidade descrita no livro.

Em algumas partes o autor de deixa confuso porque você não sabe se a protagonista está vivendo aquilo ou tendo crises. Mesmo assim, eu só achei isso mais interessante e cativante.

Recomendo a leitura.

Gleide 85 11/02/2020

Sem fala
Simplesmente não conseguirmos

Léo 08/02/2020

null
Como uma pessoa bipolar, que tem alucinações quando não toma seus remédios, pode fazer acreditarem nela quando diz que a alma de uma garota morta há 20 anos na piscina da escola está fazendo as pessoas agirem de forma estranha e até perigosa? É basicamente essa a parte principal do livro.
Rinn, que é bipolar, descobre que uma lenda urbana conhecida na cidade(mais especificamente na escola onde estuda) é mais do que uma lenda... é totalmente real. Pessoas fazendo coisas que não costumavam fazer antes, agindo de forma estranha e , as vezes, violenta e sem motivo aparente. Mas Rinn sabe muito bem o que está causando toda essa confusão na vida das pessoas à sua volta. O difícil é provar que ela não está louca, tendo alucinações, quando nem mesmo ela sabe ao certo o que é real e o que não é.
Livro cheio de mistério, história muito bem desenvolvida e, pra mim, não tão previsível. Não esperava um final do jeito que foi, mas me agradou muito.
Vale a leitura COM CERTEZA.

bobbie 23/01/2020

Um terror infantojuvenil absolutamente inofensivo.
A trama começa bastante interessante: Corinne e sua mãe se mudam para a cidade pequena, onde a mãe passou a juventude, depois que uma tragédia familiar acomete a vida das duas. Corinne, 16 anos, é bipolar, e o que poderia ser o mote para um romance engajado torna-se apenas uma pequena ferramenta para "incrementar a história de terror". O final até que agrada, mas se embarcar na leitura, saiba que o desfecho de muitos personagens - e digo: muitos! - vai ser esquecido completamente, deixando um gosto amargo de: o que aconteceu com essas pessoas?

Giuliana Sperandio 25/10/2019

Legalzinho
Um livro de fantasmas bem adolescente. Não é ruim, mas é morno.
Serviu bem para me tirar de ressaca e resgatar minha adolescência.
Recomendo para quem curte um sobrenatural adolescente leve.

Volnice.Flausino 04/09/2019

Assusta mas nem tanto
Corinne é uma adolescente de 14 anos que após perder sua avó recentemente e a separação de seus pais, muda-se de mala e cuia com sua mãe para outra cidade. Lá ela tenta começar uma vida nova e se inteirar com os novos colegas do colégio, com uma nova paquera. Mas ela vive "atormentada" ( como o próprio titulo do livro) pela morte de sua avó achando que tudo acontecera por sua culpa. E ainda por cima descobre que seu colégio foi cenário da morte trágica de Annaliese, uma ex-aluna, a vinte anos atrás. Para piorar a situação, coisas estranhas e ruins começam a acontecer com seus amigos, sua mãe, seu namorado depois que ela começa a investigar a respeito da morte de Annaliese. Uma leitura rápida, combinando suspense e sobrenatural, gênero que muito aprecio, entretanto eu esperava uma pouco mais dessa estória, ela me envolveu no inicio mas no decorrer da leitura perdeu um pouco de emoção e achei o final meio previsível. Enfim... a estória serve pra entreter e não perturbar ...e acredite, pode ler tranquilo que você vai conseguir dormir no escuro sem perder o sono.

Vivi 18/01/2019

Um livro juvenal e também indicado para nós marmanjonas que é ligada em um suspense/ terror. Aqui conhecemos Rinn que aos 14 anos é diagnosticada como Bipolar e toma medicamentos fortíssimos.Passou por uma perda e um trauma muito grande e a partir dai sua vida muda e ela passa a morar em River Hills cidade onde sua mãe nasceu. Aqui conhecemos um pouco da bipolaridade, algumas questões de adolescentea muito comum do dia a dia também é abordado aqui assim como luto, drogas, gravidez. E vamos conhecer a história de Annelise( a garota que morreu há mais de 20 na piscina da escola). E é ai que ficamos até as ultimas linhas... O que é verdade? O que é mentira?O que é paranormal ou loucura? E é isso que nos prende a devorar esse livro. A escrita é incrível e nos prende até o ultimo minuto .E o final deixa aquela pergunta no ar... será que tem continuação ?

sandra 18/10/2017

Uma estoria confusa, teve momentos que até eu me sentia atormentada com o que estava lendo. Esse livro me afetou !

Lly 04/08/2017

LIDO : 2 vezes
DATA : ??/??/201? - ??/??/201?
07/02/2017 - 16/02/2017
TENHO : 26/06/2017

Carla Martins 03/05/2017

Voltado para adolescentes, mas eu curti
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Atormentada é um livro voltado para adolescentes, mas a originalidade da história me chamou a atenção e resolvi ler. O livro prende a atenção e a curiosidade para descobrir o desfecho vai aumentando a cada página.

A história é sobre Rinn, um adolescente bipolar que toma remédios controlados para manter as vozes longe e a vontade de se matar também. Uma grande tragédia familiar faz com que Rinn e sua mãe se mudem para a cidade natal da mãe e, daí em diante, Rinn passa a estudar no Colégio River Hills, o mesmo em que sua mãe estudou na idade dela.

Esse colégio tem uma piscina desativada e um túnel deserto que leva a ela. Lá, coisas estranhas passam a acontecer e Rinn fica sabendo que há um boato de que Annaliese assombra o lugar. A menina, também aluna do colégio, morreu afogada naquela piscina anos atrás.

O final é meio óbvio e batido, mas eu gostei muito. A gente já imagina mais ou menos o desfecho, mas mesmo assim algumas coisas foram novidade para mim. O livro é uma ótima pedida para adolescentes, principalmente por tratar de bullying, um tema que era tabu e hoje (ainda bem) já está em pauta.

fabio 20/11/2016

Previsivelmente bom! (lupiliteratus.blogspot.com)
Jeannine Garsee usa e abusa do clichê em Atormentada (The Unquiet). O livro tem uma premissa previsível, um final previsível e uma protagonista previsível. Mas, por incrível que pareça, Jeannine conseguiu fazer tudo isso se encaixar perfeitamente.

Corinne Jacobs, ou apenas Rinn, é uma garota que vive atormentada por suas próprias emoções. Sofrendo de distúrbios psicológicos como Bipolaridade e Depressão, sua sanidade vai para o ralo quando Nana, sua avó, morre. Culpando a si mesma, Rinn se coloca em uma espécie de limbo; não fala ou interage com ninguém. Não que isso importe para as pessoas ao seu redor; todos a culpam pela morte de Nana, por omitir socorro enquanto a idosa fica presa em sua casa em chamas. Então, em uma tentativa frustrada de acabar com tudo, a garota tenta suicídio. Mas, o que ela pensava ser a solução de tudo, se transforma no começo de um pesadelo maior ainda.

"Ela está certa, a culpa é minha, embora ela nunca vá dizer isso na minha cara. Está com medo de que eu vá cortar a garganta novamente e sujar todo o banheiro dela de sangue." Página 11.

Em busca de sossego e dar tempo para Frank (filho de Nana e padastro de Rinn) superar a mágoa com a menina, Mônica, mãe de Rinn, decide voltar para sua cidade natal; River Hills. Lá, reencontra vários antigos amigos do colégio, e logo a mulher acha seu lugar na pequena cidade.
Porem, as coisas para Rinn não vão tão bem assim. Logo em seu primeiro dia de aula, a garota se depara com a lenda da Annaliese; uma garota que, vinte anos atrás, foi encontrada morta na piscina do colégio. Apesar dos rumores de assassinato, a policia encerra o caso como suicídio e o diretos da escola é pressionado até interditar a piscina. Sua entrada fica em um corredor antigo, uma porta no corredor mais antigo da escola. Totalmente divergente da estrutura moderna do resto da escola, viaja entre os alunos rumores de que o espirito da menina morta ainda assombra o lugar. A partir dessa descoberta, mais e mais coisas sobrenaturais começam a acontecer na vida da garota, deixando-a em dúvida se são reais ou frutos de sua mente defeituosa.

"Uma constatação repentina me ocorre: uma casa assustadora, um cadáver no sótão, um fantasma, um vizinho sexy e agora uma amiga grávida! Eu não estava presa em uma cidadezinha minúscula de Ohio, estava presa numa das novelas mexicanas que Nana costumava assistir..." Página 63.

Mas, entre investigações, duvidas e suspeitas, a garota consegue tempo para se relacionar com Nate; seu vizinho, também filho de um antigo amigo de sua mãe. Desde o inicio, o relacionamento dos dois é agridoce, nunca muito meloso ou melodramático. Apesar de não acreditar em muitas das coisas confessadas por Rinn ao longo de suas experiencias, o garoto a respeita e se preocupa com ela. Em certo ponto do livro, ele se vê tão envolvido com os acontecimentos que fica impossível não temer as coisas das quais a garota o alertara.
Outros personagens também fazem parte das descobertas sobre Annaliese, mas a autora não foca em nenhum deles. Chega um momento em que até Nate, que era para ser um dos protagonistas, fica de lado. Esses personagens foram criados para dar sentido a certas atitudes de Rinn e nada mais, sendo jogados no lixo após servirem ao seu proposito. Um exemplo é Cecilia; no começo, a autora deixou a garota com uma impressão misteriosa, presunçosa. Mas, no final, a sua participação acabou sendo totalmente dispensável. Sequer soubemos o futuro dela e de outros personagens secundários. Por mais que a intenção tenha sido aumentar a carga emocional de Rinn, manter personagens relevantes era necessário para uma impressão positiva sobre a estória ao todo.

"Ela muda as pessoas. Fez com que Meg, uma garota doce e feliz, se tornasse alguém capaz de cometer um assassinato. Ela mudou minha mãe, transformou em alguém que eu mal reconheço." Página 289.

Mas, se em alguns aspectos a autora errou, em outros ela acertou maravilhosamente. Os transtornos psicológicos da protagonista, que no começo eu achei superficiais e clichês, foram se desenvolvendo bem no decorrer do livro. A partir da página 300, quando Rinn começa a desconfiar de sua própria mãe, as cenas que a autora cria são tão bem feitas que nem o leitor sabe definir se são reais ou da imaginação da garota. Durante a leitura me lembrei de "A Desconstrução de Mara Dyer", único outro livro que me deixou com tantas duvidas que eu acabava tendo a certeza de que iria ser feito de trouxa no final, mesmo com uma coisa totalmente previsível á frente. As cenas de tensão também são ótimas, te deixam com o coração suspenso. Um truque que a autora usou também foi o toque de mestre: deixar o mal por conta da imaginação do leitor. Porque, o que melhor para nos assustar do que aquilo que nosso subconsciente cria, feito de coisas das quais mais tememos? Josh Malerman também usou o truque em seu livro, "Caixa de Pássaros", tendo o mesmo resultado (pelo menos comigo).
Não vou mentir, em alguns momentos eu fiquei realmente apreensivo. Isso já é mais do que eu esperava em um Young Adult, já que geralmente os autores do gênero tem mania de romantizar o mal. E, quando finalmente visualizamos Annaliese, não nos decepcionamos. A criatura continua má até as ultimas páginas, acreditam?

"Annaliese! É como se ela roubasse tudo o que temos de bom, tudo o que amamos. Ou, se tem alguma coisa que não devemos fazer, que estamos tentando não fazer, ela assume o controle e impõe a vontade dela. Ela faz a gente ceder. Ela suga a nossa alma até que não reste mais nada!" - Página 295.

A edição da Jangada ficou ótima, a capa seguindo o mesmo modelo da original. O espaçamento das linhas é confortável, e o papel impresso é de qualidade. Não notei quaisquer erros ortográficos, nem mesmo de gramática. É o primeiro (de muitos, devo dizer) livro que adquiro da editora, e já tenho outros em mente.

RESUMINDO: Gostei MUITO desse livro. Apesar de ser bem juvenil, a autora acertou em vários pontos, deixando uma obra única mesmo com uma premissa tão simples. Aliás, a autora nos confidencia que baseou-se em uma antiga lenda da escola em que estudava. Ela conseguiu construir algo assustador e inimaginável em cima disso, usando como palco lugares reais de sua imaginação.
Se você não suporta livros juvenis, cai fora! Pois esse tem aqueles pontos clichês que todo YA tem. Mas, se a premissa te interessou, mergulhe fundo! Comecei sem expectativa e o livro acabou se tornando um dos meus favoritos do ano. Só não dou 5 estrelas pelos defeitos com os personagens, mas isso não me impede de recomendar "Atormentada" para todos os leitores no qual mantenho relacionamento.

Minha nota final é 4,2.

site: http://lupiliteratus.blogspot.com.br/2016/11/atormentada.html
Val 06/01/2017minha estante
undefined

W.B.Freitas 14/04/2018minha estante
undefined

Priscila Dias 15/06/2016

Livro um pouco adolescente e acho que ficou faltando alguma coisa no final. Porem a historia me prendeu.