O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Akkah 27/09/2022

Criança de verdade
Que saudade! Finalmente li mais um livro do meu autor preferido de fantasia do momento: Neil Gaiman, em O Oceano no fim do caminho.

A história é uma delicia, como sempre o Neil Gaiman consegue mesclar realidade e mitologia como ninguém sabe fazer além dele, acompanharemos o protagonista do nosso livro, que é só uma criança normal tendo a infancia mais normal possível, tirando o fato de que ele mora na mesma de entidades mitológicas antigas.

Gostei bastante do livro, me senti quase como uma criança de novo, parece que esse livro se conecta muito com a infância do Neil, tenho certeza que o personagem foi feito com fragmentos de lembranças da infancia dele, é muito intimo e certeiro em todas as descrições dele das impressões de mundo do ponto de vista de uma criança, eu conseguia saber, lembrar e sentir tudo que ele descrevia dessa fase da vida, é um livro que te da nostalgia mesmo lendo ele pela primeira vez, faz tempo que eu não via uma criança tão... criança, e não essas crianças com personalidade de 35 anos, que vibe gostosa!

"Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil ou muito inflexível."

Neil Gaiman - O Oceano no fim do Caminho
3,80 🌕🌕🌕🌖🌑

Queria tomar um café e comer mingau de aveia com mel com as mulheres da fazenda Hempstock, que inveja :(

(essa foi a legenda do meu post sobre o livro la no instagram akkah.bookclub)

site: instagram.com/akkah.bookclub

lu 17/09/2022

é um livro que mistura fantasia e que ao mesmo tempo te faz reelembrar varios momentos da sua infancia pq a historia se passa no passado

Hellen Martins 07/09/2022

Foi tudo real ou imaginação fértil de uma criança?
A princípio parece um pouco confuso, mas se levarmos em conta que tudo é narrado pelo ponto de vista de uma criança, tudo faz um pouco mais de sentido.

Esse livro me lembrou muito de Coraline, tem essa mesma vibe surrealista em que não sabemos se tudo que tá acontecendo é real ou tudo parte da imaginação fértil de uma criança.

Eu particularmente gostei, apesar de tudo é uma leitura rápida e divertida. Tem inclusive uma parte que dá bastante agonia, acho que por estar acontecendo com uma criança torna tudo mais tenso.

MIRANDA 07/09/2022

... que livro mais doido .... mó viagem do autor .
O personagem principal deve fazer terapia psiquiátrica até hoje . Não vi fundamento , nem mensagem , nem algo a comentar . Não sei se vale a pena ler outro livro do mesmo autor, pois achei decepcionante do início ao fim . Sem pé , sem cabeça !
Vou dar uma estrela , somente devido a capa do livro que por sinal comprei por isso .
Palavra para o livro : PIA

Dri 30/08/2022

Emocionante, assustador e melancólico
Muito bom. É o segundo livro de Neil Gaiman que leio, e ele não deixa nada a desejar. Uma narrativa fantástica, às vezes assustadora outras melancólica, sobre um homem de meia-idade ressignificando suas experiências de infância. Gostei principalmente das três mulheres Hempstock, cada uma com seus dons e qualidades extraordinárias.

Amandagjs 28/08/2022

Bom!
Não posso dizer que achei Um Oceano no Fim do Caminho um livro fantástico, mas também não tenho porque criticá-lo. A narrativa é boa e cheia de reflexões otimas acerca da visão de uma criança sobre o mundo ao seu redor. A ideia de que outros universos/dimensoes existem também esta presente tanto aqui quanto na maioria das obras de Gaiman. Também gostei bastante de como o oceano/lago foi abordado. Vale a pena a leitura :)

Matheus.Soares 24/08/2022

A cada nova leitura de uma obra sua, eu me apaixono mais ??
Deve ser até chato e redundante eu chegar aqui toda vez e tecer fortíssimos elogios ao Neil Gaiman, mas é inevitável. Ele se tornou meu autor favorito, a cada livro seu que eu leio, fico maravilhado com as coisas que se passam e saem da cabeça desse homem, e me sinto extremamente sortudo por ser contemporâneo de um dos maiores nomes da literatura, e das artes no geral. Fico sedento pra ver com o que mais a sua mente inigualável pode presentear a humanidade.
Aqui, novamente, temos uma história simples, singela, intrigante, tocante, muito sensível, com aquela dose carregada da boa e velha fantasia que só Gaiman sabe fazer. Um livro delicado, imersivo e muito reflexivo. Só tenho a dizer que amei. ??

Zelinha.Rossi 22/08/2022

Lindo!
Não havia gostado muito de ?Deuses americanos?, mas resolvi tentar mais uma vez com Neil Gaiman por indicação de duas amigas. Após ler uns quatro capítulos de ?O oceano no fim do caminho?, confesso que pensei muito seriamente em desistir e quase constatei que ?definitivamente, fantasia não é pra mim.? Que bom que segui a minha boa e velha filosofia de não abandonar nunca um livro, pois a partir daí a história foi ficando cada vez mais interessante, as personagens (especialmente as Hempstock) me cativaram mais e mais a cada página, a narrativa me prendeu completamente e me surpreendi com um lindo final! Como li que há muitos elementos da mitologia na história, já procurei e ainda estou descobrindo novos elementos mitológicos colocados por Gaiman, o que só tem enriquecido o que foi minha experiência com a leitura desta obra. E um comentário final: sensacional o narrador ser uma criança apaixonada por livros - nos faz questionar se ele efetivamente viveu tudo aquilo ou se apenas criou tudo o que aconteceu em sua imaginação como forma de superar os traumas pelos quais passou na infância?.

?Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos por seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares; talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos??

?Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil ou inflexível.?

?Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.?

?Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho.?

?Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam. Eu não podia controlar o mundo no qual vivia, não podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz.?

?Nada nunca é igual ? Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.?

?Uma história só é relevante, suponho, na medida em que as pessoas na história mudam.?

Jardim de histórias 21/08/2022

Amo ? muito!!!!
Books are safer than other people anyway ... ?I lived in books more than I lived anywhere else.?

Os livros são mais seguros do que outras pessoas de qualquer maneira... ?Eu vivi mais nos livros do que em qualquer outro lugar.?

Um oceano no fim do caminho de Neil Gaiman

Obras assim nos transportam para longe, muitas vezes para dentro de nós, em lembranças que repousam. E é justamente isso que o autor nos convida a refletir: o que é realidade? É uma pergunta ingênua a se fazer a um adulto, mas como Gaiman bem propõe, todos nós jamais fomos realmente adultos, ou melhor, sequer existe algum adulto de verdade. Assim, O Oceano no Fim do Caminho causa a reflexão sobre como momentos da infância nos afetam e nos moldam quando ficamos mais velhos.
Neil Gaiman é um mestre da fantasia contemporânea, e poucos conseguem transmitir tão bem, essa limítrofe entre o real e o sonho, sonho esse que vivemos acordados, sonho de alguém que já fomos e ainda vive a espera de ser novamente sonhado
eu, eu mesma e os livros 22/10/2022minha estante
Já está na minha lista!

Jardim de histórias 22/10/2022minha estante
Esse livro é genial! Aliás, Neil Gaiman é genial, dentro de sua proposta, no seu estilo.

Fabi 16/08/2022

Infancia
Que livro gostoso de ser lido!
Muito fácil e rápido. Eu enrolei para que durasse bastante, pois fiquei encantada com a narrativa...

Pessoalmente, a infância foi uma fase muito feliz que vivi. Eu AMO recordar essa época e tento manter algumas coisas vivas deste período em mim.
Esse livro reforçou a importancia disso...

João 14/08/2022

Realidade ou sonho?
Se pudesse descrever esse livro em uma frase seria: um sonho na realidade.

Neil Gaiman, com sua escrita cheia de metáforas e sutilezas, entrega mais uma de suas ideais fantásticas em forma de livro.

Com um começo confuso, o livro vai se desenrolando e ficando mais confuso e fantasioso, como em um daqueles sonhos em que muitas coisas vão se misturando.

Esse livro foi me prendendo cada vez mais para tentar entender e ver o desenrolar dos acontecimentos, num ritmo que começou lento e foi acelerando conforme lia.

Recomendo bastante, mas tenha em mente que o Neil Gaiman gosta mais de falar pelas metáforas do que pela história em si, os detalhes e acontecimentos, até mesmo os duplos sentidos das falas, é que realmente expressam o que o autor quer transmitir.

Larissa3637 13/08/2022

Mágico
Minha primeira leitura de Neil Gaiman e estou encantada!!

Mesmo sendo um livro relativamente curto, a história é repleta de acontecimentos e me envolveu desde o começo até seu final. Foi uma leitura que me fez sair total dos gêneros que estava lendo recentemente, e por trazer elementos da fantasia e das fábulas foi um suuuper exercício pra minha imaginação!

Pra minha primeira experiência com o autor valeu muito a pena!

Lays.Ordani 11/08/2022

INCRÍVEL.
?Adultos não parecem com adultos por dentro também. Por fora, são grandes e descuidados e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, parecem com quem sempre foram. A verdade é que não existem adultos. Nenhum nesse mundo inteiro.?