O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman




Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho


1441 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Hellida.Pereira 03/12/2022

Parece um conto, mas é uma história.
A mitologia da história é incrível, te diz muito pouco sobre, mas mesmo assim é incrível, queria saber mais sobre todo esse lado. Uma leitura maravilhosa:3
comentários(0)comente



Camila 20/11/2022

O meu livro preferido de muitos anos.
É lindo se envolver com a fantasia e as memórias da infância de um adulto e ver como tudo muda, como a vida muda e de como necesitamos da magia e da fantasia em nossas vidas.
comentários(0)comente



c_arolzao 17/11/2022

gaiman é um autor sensacional e sua escrita é provavelmente o ponto auge do livro. a história falhou em me envolver, mas entendo seu apelo. a transição entre percepção e realidade do epílogo foi minha parte favorita.
comentários(0)comente



Infinityoned 09/11/2022

Reflexivo, instigante e assustador
Obs: Possui alguns spoilers de cenas marcantes para mim

De volta à casa que viveu dos sete aos doze anos, em Sussex, para um enterro, um homem com cerca de quarenta anos vê-se em meio às memórias. Após o funeral, ele se obriga a ir de encontro a uma propriedade antiga do lugar - no fim do caminho -, onde existia um lago em sua visão e onde conheceu Lettie Hempstock, uma garota quatro anos mais velha que ele e que de acordo com o que recorda era impressionante, principalmente por considerar que o lago na verdade era um ?oceano?. Além dela, viviam no lugar a mãe e a avó da menina. Ao chegar lá, encontra-se com a avó de Lettie e acaba dizendo que irá até o lago. Como se sua lembrança de espaço do lugar tivesse sido acordada, ele segue diretamente até o seu destino final.

Lá, observa o lago e instantaneamente parece lembrar de tudo, desde o dia do seu aniversário - o qual ninguém compareceu - até o suicídio do inquilino que morava no sótão de sua casa dentro do carro do pai e a sucessão de acontecimentos após isto. Com o despertar de algo sobrenatural e que buscava espalhar felicidade supérflua, tratando de dar o carnal e material, o homem - agora novamente garoto de sete anos - corre perigo e então Lettie Hempstock aparece e, através de seus dons e experiência até então desconhecidas pelo garoto promete protegê-lo, não importasse o que acontecesse.

Narrada com base na memória do homem narrador-personagem, a obra é bastante reflexiva sobre as pessoas e o cosmo. Assusta à primeira vista, quando trata de morte, "bicho-papões", punições descabidas cometidas pelo pai do narrador, descrédito nas crianças, primeiro luto com o gato e como todo o resto vê isso, principalmente por todos esses episódios serem associados à infância do protagonista. Não é uma história fácil de ser lida, quando vários ensinamentos são apontados aqui e ali. O lago ou oceano, como a Lettie acredita ser, representa a divisão de dois mundos. A meu ver, associa-se diretamente com a ideia de Platão. Quando o garoto submerge no balde com água do lago, ele vê um mundo diferente, ele vê a perfeição da criação e não quer ir embora de lá e isso alude ao mundo das ideias, enquanto o que ele vive é material, sensível.

Quanto à escrita, estou estupefacta. Mesmo que já tenha lido outros dois livros do Neil Gaiman, esse ainda sim surpreendeu, especialmente pela narração tirar o fôlego. Na cena em que o garoto foge na chuva da governanta, com medo, senti como se estivesse na pele dele, me desesperei junto. Logo, ?O oceano no fim do caminho? é uma fábula intrigante, mas que busca mostrar uma grande verdade:?Gostamos de esquecer que muitos dos conceitos em que acreditamos foram dolorosamente impelidos para dentro de nós durante nossa infância?, como o filósofo, historiador e físico Thomas Kuhn certa vez falou.
comentários(0)comente



Ana Lee 05/11/2022

Cura ressaca literária
Que livro gostosinho!!!
Amo quando o Neil Gaiman escreve sob o ponto de vista de uma criança, que nem em Coraline, aqui temos crianças enfrentando criaturas míticas e lidando com coisas inexplicáveis. Amei
comentários(0)comente



Maria 31/10/2022

"? Não é um lago ? corrigiu Lettie. ? É o meu oceano."
Um homem retorna a casa de sua infância e acaba resgatando muitas memórias que aparentemente havia guardado, memórias de quando era apenas um menino de sete anos. Ele relembra sobre o lago que era oceano e o que se passou no fim do caminho, no início do que se tornaria uma adversidade a se vencer.


"Eu sabia que os adultos não deveriam chorar. Eles não tinham mães que os consolassem."
comentários(0)comente



Yas 24/10/2022

Sai deprimida dessa leitura
Eu fiquei até a metade do livro pensando no quanto era nonsense, e a outra metade numa put@ depressão.
É uma história que vai te dá um sentimento de nostalgia, sabe? Vai te fazer ter aquela dorzinha da saudade da sua infância, em um tom BEM melancólico
comentários(0)comente



Juliana 23/10/2022

Fantasia ou lembranças
Entendo a beleza da fábula criada por Neil Gaiman, mas não é meu tipo preferido de leitura. Gostei, mas não gosto. É interessante a história contada por um adulto sobre suas memórias e lembranças de sua infância. Fatos reais ou fantasia da imaginação de uma criança? Interessante, mas não me conquistou.
comentários(0)comente



Agata59 15/10/2022

Perfeito
Uma obra prime que pode tanto ser uma fantasia quanto não. Simplesmente uma leitura que vc n pode parar até acabar, li em 4 horas e fiquei em crise existencial por 2 dias.
comentários(0)comente



Agatha354 14/10/2022

A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho.
Parece que quem lê é seu coração, não tem como falar de outra forma. É uma história de fantasia como a de Coraline e o labirinto do fauno, mas é caracterizada pela essência do ser criança e no fim, será mesmo que uma criança age tão diferente de um adulto, embora seus pensamentos sejam diferentes? Essa é uma história que te faz lembrar com carinho do seu eu da infância, com pensamentos, medos, etc. e entrar para esse mundo que Neil Gaiman nos proporciona, sempre com uma imaginação tão única, tão rica, tão fabulosa.
comentários(0)comente



Adriàna Souza 12/10/2022

Meio confuso, mas vai...
Sinceramente, não sei se li errado, mas não é uma leitura que eu voltaria a ler. Não é o tipo de livro que me prendeu, tanto que demorei muito pra terminar.
O final, epílogo, foi bem confuso. Achei que ia explicar mais sobre os fatos do livro, mas fez foi me confundir mais sobre o que de fato aconteceu e quem realmente são cada personagem.
Enfim, cada um leia e tire suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



juh 08/10/2022

Neil Gaiman reizinho
"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronaram. Eu não podia controlar o mundo no qual vivia, mão podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz."
comentários(0)comente



arthurisco 07/10/2022

Confuso... mas ainda é bom.
Não posso dizer que foi uma leitura fantástica, mas também não posso falar mal com um enredo tão bom quanto esse, além da mistura de sonho e realidade gerando essa confusão, mas que é entendível. Não sei. Não sei mesmo como resenhar esse livro.
comentários(0)comente



1441 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR