O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Hellida.Pereira 03/12/2022

Parece um conto, mas é uma história.
A mitologia da história é incrível, te diz muito pouco sobre, mas mesmo assim é incrível, queria saber mais sobre todo esse lado. Uma leitura maravilhosa:3

Camila 20/11/2022

O meu livro preferido de muitos anos.
É lindo se envolver com a fantasia e as memórias da infância de um adulto e ver como tudo muda, como a vida muda e de como necesitamos da magia e da fantasia em nossas vidas.

c_arolzao 17/11/2022

gaiman é um autor sensacional e sua escrita é provavelmente o ponto auge do livro. a história falhou em me envolver, mas entendo seu apelo. a transição entre percepção e realidade do epílogo foi minha parte favorita.

Infinityoned 09/11/2022

Reflexivo, instigante e assustador
Obs: Possui alguns spoilers de cenas marcantes para mim

De volta à casa que viveu dos sete aos doze anos, em Sussex, para um enterro, um homem com cerca de quarenta anos vê-se em meio às memórias. Após o funeral, ele se obriga a ir de encontro a uma propriedade antiga do lugar - no fim do caminho -, onde existia um lago em sua visão e onde conheceu Lettie Hempstock, uma garota quatro anos mais velha que ele e que de acordo com o que recorda era impressionante, principalmente por considerar que o lago na verdade era um ?oceano?. Além dela, viviam no lugar a mãe e a avó da menina. Ao chegar lá, encontra-se com a avó de Lettie e acaba dizendo que irá até o lago. Como se sua lembrança de espaço do lugar tivesse sido acordada, ele segue diretamente até o seu destino final.

Lá, observa o lago e instantaneamente parece lembrar de tudo, desde o dia do seu aniversário - o qual ninguém compareceu - até o suicídio do inquilino que morava no sótão de sua casa dentro do carro do pai e a sucessão de acontecimentos após isto. Com o despertar de algo sobrenatural e que buscava espalhar felicidade supérflua, tratando de dar o carnal e material, o homem - agora novamente garoto de sete anos - corre perigo e então Lettie Hempstock aparece e, através de seus dons e experiência até então desconhecidas pelo garoto promete protegê-lo, não importasse o que acontecesse.

Narrada com base na memória do homem narrador-personagem, a obra é bastante reflexiva sobre as pessoas e o cosmo. Assusta à primeira vista, quando trata de morte, "bicho-papões", punições descabidas cometidas pelo pai do narrador, descrédito nas crianças, primeiro luto com o gato e como todo o resto vê isso, principalmente por todos esses episódios serem associados à infância do protagonista. Não é uma história fácil de ser lida, quando vários ensinamentos são apontados aqui e ali. O lago ou oceano, como a Lettie acredita ser, representa a divisão de dois mundos. A meu ver, associa-se diretamente com a ideia de Platão. Quando o garoto submerge no balde com água do lago, ele vê um mundo diferente, ele vê a perfeição da criação e não quer ir embora de lá e isso alude ao mundo das ideias, enquanto o que ele vive é material, sensível.

Quanto à escrita, estou estupefacta. Mesmo que já tenha lido outros dois livros do Neil Gaiman, esse ainda sim surpreendeu, especialmente pela narração tirar o fôlego. Na cena em que o garoto foge na chuva da governanta, com medo, senti como se estivesse na pele dele, me desesperei junto. Logo, ?O oceano no fim do caminho? é uma fábula intrigante, mas que busca mostrar uma grande verdade:?Gostamos de esquecer que muitos dos conceitos em que acreditamos foram dolorosamente impelidos para dentro de nós durante nossa infância?, como o filósofo, historiador e físico Thomas Kuhn certa vez falou.

Ana Lee 05/11/2022

Cura ressaca literária
Que livro gostosinho!!!
Amo quando o Neil Gaiman escreve sob o ponto de vista de uma criança, que nem em Coraline, aqui temos crianças enfrentando criaturas míticas e lidando com coisas inexplicáveis. Amei

Maria 31/10/2022

"? Não é um lago ? corrigiu Lettie. ? É o meu oceano."
Um homem retorna a casa de sua infância e acaba resgatando muitas memórias que aparentemente havia guardado, memórias de quando era apenas um menino de sete anos. Ele relembra sobre o lago que era oceano e o que se passou no fim do caminho, no início do que se tornaria uma adversidade a se vencer.

"Eu sabia que os adultos não deveriam chorar. Eles não tinham mães que os consolassem."

Yas 24/10/2022

Sai deprimida dessa leitura
Eu fiquei até a metade do livro pensando no quanto era nonsense, e a outra metade numa put@ depressão.
É uma história que vai te dá um sentimento de nostalgia, sabe? Vai te fazer ter aquela dorzinha da saudade da sua infância, em um tom BEM melancólico

Juliana 23/10/2022

Fantasia ou lembranças
Entendo a beleza da fábula criada por Neil Gaiman, mas não é meu tipo preferido de leitura. Gostei, mas não gosto. É interessante a história contada por um adulto sobre suas memórias e lembranças de sua infância. Fatos reais ou fantasia da imaginação de uma criança? Interessante, mas não me conquistou.

Agata59 15/10/2022

Perfeito
Uma obra prime que pode tanto ser uma fantasia quanto não. Simplesmente uma leitura que vc n pode parar até acabar, li em 4 horas e fiquei em crise existencial por 2 dias.

Agatha354 14/10/2022

A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho.
Parece que quem lê é seu coração, não tem como falar de outra forma. É uma história de fantasia como a de Coraline e o labirinto do fauno, mas é caracterizada pela essência do ser criança e no fim, será mesmo que uma criança age tão diferente de um adulto, embora seus pensamentos sejam diferentes? Essa é uma história que te faz lembrar com carinho do seu eu da infância, com pensamentos, medos, etc. e entrar para esse mundo que Neil Gaiman nos proporciona, sempre com uma imaginação tão única, tão rica, tão fabulosa.

Adriàna Souza 12/10/2022

Meio confuso, mas vai...
Sinceramente, não sei se li errado, mas não é uma leitura que eu voltaria a ler. Não é o tipo de livro que me prendeu, tanto que demorei muito pra terminar.
O final, epílogo, foi bem confuso. Achei que ia explicar mais sobre os fatos do livro, mas fez foi me confundir mais sobre o que de fato aconteceu e quem realmente são cada personagem.
Enfim, cada um leia e tire suas próprias conclusões.

juh 08/10/2022

Neil Gaiman reizinho
"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronaram. Eu não podia controlar o mundo no qual vivia, mão podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz."

arthurisco 07/10/2022

Confuso... mas ainda é bom.
Não posso dizer que foi uma leitura fantástica, mas também não posso falar mal com um enredo tão bom quanto esse, além da mistura de sonho e realidade gerando essa confusão, mas que é entendível. Não sei. Não sei mesmo como resenhar esse livro.