O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Sariitinha 05/01/2023

E o tio neil segue sendo maravilhoso, confuso, triste.
Amei!!!!!!
O final, poxinha e acabou muito rápido ?

Bruna 30/12/2022

Uma fantasia maravilhosa, leve de ler. História envolvente, que deixa você curioso e apesar de ser um relato sobre memórias da infância, não tem uma conotação infantil.

Nicolly392 29/12/2022

Pessoas mudam tanto quanto oceanos
Esse foi o primeiro livro que me lembro de ter lido na vida. Um presente da minha mãe, quando era criança, uma memória dela hoje. E continua sendo um dos meus favoritos em toda a vida. Amo como o Gaiman consegue escrever histórias que funcionam tanto para crianças como para adultos, e tudo que somos em meio a essas duas coisas. As mulheres Hempstocks são mágicas, interessantíssimas e maravilhosas. E sempre que leio esse livro me sinto uma criança de sete anos como o protagonista, e sinto que Lettie segura forte a minha mão durante a aventura do livro. É uma leitura perfeita para finalizar o ano.

Nicole710 27/12/2022

Encantador e surpreendente
Foi bem legal a forma como o escritor foi levando a narrativa pra lados tão inesperados, muito envolvente e cheio de reviravoltas além de ser bem criativo e ter personagens bem trabalhados e interessantes, foi ótimo conhecer esse oceano...

Camilli 26/12/2022

Neil Gaiman é perfeito, é o livro de fantasia mais adulto que já vi, ele é bem curtinho mas a história é longa e cheia de detalhes. 10/10

vivis 25/12/2022

Nenhuma imaginação é suficiente para compreender Gaiman
Ainda estou digerindo o que acabei de ler. Se isso é fruto de uma criatividade exacerbada ou uma complexa metáfora para explanar a infância. Um livro que é tudo e é nada, que não promete, cumpre e nem cumpre. Tudo é tão real mesmo sendo tão mágico. Ele consegue abordar a criação e a existência de ?coisas? como se fosse natural. A morte se torna relativa, o início e o fim das coisas, as possibilidades de se refazerem, desde um coração, até uma vida (cada um a seu tempo). Termino esse livro sem saber se é tudo fruto da imaginação do protagonista ou uma história que aconteceu. E uma certeza: não é um lago é um oceano!

Brielle 24/12/2022

Livro perfeito, mas o que esperar de uma obra do Gaiman? A história me prendeu de uma forma que não tive escolha exceto a de devorar as páginas.

Patricia 21/12/2022

Demorei mas terminei
Eu nunca arrastei tanto uma leitura. Mas aconteceu uma coisa estranha aqui. Cada vez que eu retomava a leitura eu não precisava voltar pra reler. Eu lembrava bastante da história, coisa que é difícil acontecer pq sou muito esquecida.
Eu me decepcionei um pouco, pq achei que o livro fosse "trabalhar" traumas da infância, inclusive comecei a ler por causa disso. Mas no fim, entra um monte de coisa sobrenatural, dá uma impressão que o autor dá uma viajada. Mas não posso negar que a escrita do autor até me cativou, gostei muito dos personagens.

Ester173 21/12/2022

bom
sem dar spoiler e nem comentar mt, pq é um livro pra se ler sem saber muito sobre ele, é um livro bem gostosinho pra se ler a tarde com café

Alex.Estremia 17/12/2022

Aaa
Simples avassalador, não sei nem o que dizer só sentir muitos sentimentos sentidos e fortes e intensos

Afonso74 16/12/2022

Jornada
Mais que uma resenha, acho que essa obra merece uma descrição da jornada do leitor enquanto percorre as páginas do “Oceano no Fim do Caminho”.
Depois de um começo um tanto morno focado na vida real do personagem principal, a história faz um giro de 180 graus, colocando o leitor em uma montanha-russa de emoções e delírios, entremeada por momentos sublimes de amizade e confiança.
E assim a fábula vai fascinando o leitor pelas páginas seguintes com tensão crescente e uma crescente compaixão com a situação do garoto de 7 anos que, de tão bem descrita, nos fazem pensar se não foram inspiradas em situações que o próprio autor viveu em sua infância.
Refleti por alguns dias se o autor escolheu a forma correta de terminar o livro e minha conclusão foi de que ele acertou em fazer um final mais aberto, que preservou a magia do local e do enredo.

Lena 12/12/2022

Ótimo, mas precisava?
O livro me encantou com a forma com que caminha pelo real e pelo imaginário. Pela forma como uma criança vê e fala sobre o mundo. E como algumas histórias só podem ser lembradas quando pisamos em lugares nostálgicos.

Tinha tudo pra ser o livro perfeito, que me faria sair da ressaca e ler tão rápido que nem sentiria... E aí veio o momento.

Ainda no começo do livro, nem em 100 páginas acho, acontece uma cena que embrulhou meu estômago e me deixou enojada. Uma cena que me deu crise de ansiedade e me fez quase chorar. Tudo isso em uma página e meia.

Entendo que foram sentimentos importantes e agoniantes que me fizeram pensar sobre a história. Mas não estava preparada pra mudança brusca que aconteceu.

Tanto que parei de ler o livro por dias e levei mais dias ainda pra terminar.

O livro não é ruim, é um ótimo livro com uma ótima história... Mas essa pequena cena, esse mínimo gatilho, deixou minha experiência desconfortável de uma forma que não precisava ser.

O final do livro salvou de um ódio total, ele foi lindo e me fez pensar bastante sobre a vida. Principalmente sobre o momento atual que estou vivendo e a forma como eu preferia que meus monstros estivesse visíveis, pois isso os torna menos assustadores.

Enfim, termino essa resenha com o único questionamento. O livro é ótimo, mas precisava do gatilho, Neil Gaiman?

Ludmila 12/12/2022

Bonitinho... sessão da tarde total, mais voltado para pré adolescentes. O menino principal é bastante carismático.

Isabela Rajaram Maddox 05/12/2022

Intrigante
É uma história intrigante, um pouco confusa e não tem uma leitura fácil.

Com certeza nos faz refletir a respeito do que realmente sabemos, como disse Isaac Newton: "o que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano".

Há muito mais além da nossa compreensão.

Interessante descobrir como depois de adulto, ele voltava à fazenda quando precisava de um refúgio, o que me fez questionar: até que ponto foi imaginação do garoto?