O Herói de Mil Faces

O Herói de Mil Faces Joseph Campbell

Resenhas - O Herói de Mil Faces

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Anderson Son 03/08/2023

Uma grande sobra, sem dúvida
Um excelente convite a refletirmos sobre a importância do simbolismo presente na vida humana e o seu papel fundamental no desenvolvimento das sociedades e da própria sociedade humana como um todo. Pessoalmente uma abertura para novas formas de ver a vida ampliando as possibilidades de compreensão e nos permitindo ser pessoas melhores, trazendo em sua essência o respeito ao ser humano, ao simbolismo, às culturas e tudo o que faz parte da história do homem, incluindo se aqui principalmente as suas crenças. De fato vivemos em ciclos de jornadas do herói em nossas vidas.

Camila0831 29/05/2023

Ferramenta fundamental
Fundamental ferramenta para pensar como e porquê os mitos são feitos. Mas, ao entrar no tema como estudo, descobrimo-nos perscrutando nossas mentes, vidas e significados de existência. Entramos no mito e saímos na vida assim como saímos da vida para retornar ao próprio mito.

Luísa.Anjos 22/05/2023

Todas as faces da humanidade
O herói de mil faces não é um livro que agrada qualquer um, precisa-se entender que este é um livro de estudo da Psicanálise de mitos e religiões.
Comecei a ler pois como escritora necessito do estudo e nada melhor que um livro para ler, de fato ele se compromete no que foi dito,
Pude ampliar de forma significativa na área dos mitos.
Uma majestosa representação das dificuldades envolvidas na tarefa do herói, assim como da sublime importância que ela assume quando compreendida profundamente e realizada com solenidade, citando cada tipo de mito cultural em cada lugar do mundo, nos conectando a diversos tipos de cultura, ou seja, nos conectando a nos mesmo, o ser humano num só. Somos o ser que se direciona ao caminho do divino, do fantástico, entrelaçado aos desejos mais inocentes e obscuro na imensidão de nossa mentalidade.
Somos parte do mundo, somos aqueles que podem moldar nossa realidade, somos aqueles abençoados com a capacidade de se conectar com a natureza e o mundo em pequenos contos fantásticos.
Foi um processo caótico minha leitura mas não tao ruim quanto esperado, de fato a leitura não foi fluida mas percebe o esforço do autor para contextualizar de maneira detalhada oque ele nos quiz dizer sobre e oque nos podemos entender por conta própria sobre determinado tema

Tiago.Cecconello 11/05/2023

As mil faces de NÓS
Existem livros prazerosos que despertam sensações de deleitante e extática tão grandes que, a cada página virada, ficamos irrequietos porque seu fim está próximo. É chocante a relação relativística que existe entre a percepção da passagem do tempo e o prazer. Quanto mais prazer, mais célere o tempo parece passar.

Esse não é o caso de Herói de Mil Faces, pois este livro não modifica a percepção de tempo, ele a anula, pois cria a intemporalidade. É como se Campbell fosse um xamã reconectando o leitor à sua humanidade mais pura e ao Ser que permeia o cosmos. Nesta leitura, nós somos o escritor, o leitor e o livro ao mesmo tempo.

Em uma época em que a palavra MITO é associada a políticos cafajestes e ao conceito de mentira e fantasia, ler Campbell é melhor forma de higienizar a mente e compreender o verdadeiro significado e poder dessa palavra que, para os antigos, significava verdade.
E não existe verdade maior que o fato de que nós não estamos apenas na natureza, nós também somos manifestações dela. Somos heróis que caminham no limiar que existe entre o consciente e o inconsciente, e precisamos aprender a cruzar o portal que os separa. Para essa missão, não estamos sozinhos. Temos à nosso favor a sabedoria que a humanidade acumulou e transformou em mitos durante milênios. Ler o mito é estar diante de um espelho mágico que não mostra apenas o que somos, mas o que podemos e devemos nos tornar. Se entendermos isso, ainda temos chance de nos reconectar com a natureza e com o cosmos.

O HERÓI DE MIL FACES NÃO É UM LIVRO PARA VOCÊ LER, É UM LIVRO PARA VOCÊ (voltar a) SER.

Policaio 24/04/2023

Um livro difícil de digerir, mas rico em nutrientes
Eu ouvi falar de Joseph Campbell pela primeira vez no ano de 2016 no primeiro semestre de História nas aulas de História Antiga ministradas pelo professor Jorge Miklos. Então me apaixonei pelo antropólogo. Todavia, andei apenas flertando com as ideias do autor pelo ouvir falar, mas este dei um basta, comprei "O Herói de Mil Faces" numa promoção da Amazon e resolvi embarcar em um novo romance (verídico).

Sete é o número da perfeição para os mais místicos, sete anos se passaram desde 2016 e acredito agora ter bagagem mínima para alguns livros mais acadêmicos, por isso faço essa resenha. Em "O Herói de Mil Faces" nos é apresentado o monomito cunhado por Campbell, os mais "nerds" se familiarizam melhor com o termo "Jornada do Herói", para quem é amante de mitologia, religiões, filmes e quadrinhos a leitura é um deleite.

Campbell explora as religiões, os folclores e as mitologias da humanidade e liga os pontos em comum, como a existência de heróis, heróis que sempre mexeram com o nosso imaginário, presentes em nossas crenças ou fantasias. O autor divide a jornada do herói em três partes: partida (onde o herói é chamado para a aventura); iniciação (onde os treinamentos e tentações se iniciam); e retorno (onde o herói volta para o local de onde saiu com alguma salvação).

É interessante ver a comparação de diversas crenças, divindades que se fizeram "carne" ou que se sacrificaram para salvar a humanidade; semi-deuses ou deuses que começam uma jornada buscando contato com sua figura paterna. Campbell compara até mesmo os elementos sagrados masculino e feminino de cada crença, o pai relacionado aos Céus e a mãe à Terra, mesmo o cristianismo dito monoteísta há a presença da Virgem Maria.

Podemos pegar os elementos abordados e relacionar às franquias fantásticas de sucesso da literatura e cinema, como O Senhor dos Anéis, Star Wars e Harry Potter que beberam do monomito. Fica explicada a importância e procura pelas obras do autor por escritores, cineastas e estudiosos da Cultura Pop.

Terminei o livro dentro do ônibus voltando do trabalho, olhei para a pessoa ao meu lado que lia sua orientação de estudos bíblicos, desejei que ela pudesse ler o que eu li (em vista de muitas turbulências sociais e políticas que temos passado com a presença do elemento "fé").

Pois a intenção do autor não é promover o ateísmo, mas confrontar, talvez, nossos dogmas que vão contra o mandamento de "amar o próximo" sob a luz da ciência; o livro também não prega ideias esotéricas, mas mostra o Herói existente em qualquer um e uma proposta para a Jornada do Herói Contemporâneo onde o Estado se fez maior que a Religião (mesmo que tais coisas sempre estiveram intrínsecas).

igorteuri 13/03/2023

Interessante
Muito interessante a pesquisa que o Campbell fez para esse livro. É uma ótima referência para conhecer mitos de outras culturas, inclusive. No que tange a parte filosófica, achei incrível. Mas tem muita Psicologia Analítica para o meu gosto. Mas isso não diminui em nada a qualidade do trabalho.

Kaio Stenio 06/02/2023

A Leitura mais Difícil da Minha Vida (até então)
Talvez por ser o primeiro livro de "não-ficção" que não trabalha precisamente com escrita criativa/roteiro e por ter uma linguagem mais técnica, que alcancei a incrível marca de 11 meses e 3 dias para terminá-lo.

Já pensava em fazer alguma coisa pro aniversário dessa leitura. No final o bolo vai ser só uma mentira mesmo.

Foi um processo bem conturbado, mas não foi ruim. Acho que a questão de não ter fluído tão bem se deve também ao meu estado na jornada. Pois nas últimas semanas eu mantive um ritmo bem bom e me sinto melhor depois das turbulências de 2022.

É muito interessante ver as diversas faces de diversas mitologias e ainda sim ver as similaridades entre elas. Fiquei cheio de ideias para compor minhas próprias mitologias ficcionais.

A linguagem utilizada é bem técnica como eu disse, então não recomendo ler no final do dia, porque o sono pode aparecer rapidinho (experiência própria).

Com toda certeza irei revisitá-lo quando estiver elaborando mais profundamente o mundo ficcional que pretendo escrever. Dito isso recomendo a leitura para todos que também almejam isso.

Foi uma baita jornada esse livro e o engraçado que querendo ou não, eu sou uma pessoa diferente em comparativo a quando comecei. Agora estou na minha fase de "retorno com o elixir" veremos o que acontecerá.

Léo 21/01/2023

Grande frustração
Uma pena. Tinha uma grande expectativa neste livro, especialmente após ler outros livros com o mesmo assunto. A primeira metade do livro é totalmente desconexo. Parece mais um compilado de frase e textos de livros de mitologia. Mas nem usando uma base de mitologia comum eu consegui ver uma linha coesa sobre o assunto.
A segunda parte, especialmente os capítulos finais você consegue compreender os objetivos e os textos. Mas.... Enfim... Para mim foi muito frustrante. Há muito livros melhores.
Se o foco é entender sobre as passagens dos heróis e seus mitos, pode procurar em outros livros.

Luan 24/11/2022

Chato, mas obrigatório
Além de chatíssimo, basea-se muito na psicanálise - o ramo mais pseudo-científico da psicologia.

Os mitos são interessantes, mas o leitor lê com o sentimento que o autor forçou muito sua conexão, suprimindo, obviamente, mitos que podem contradizer a teoria do tal herói de mil faces.

Apesar disso, ainda é uma leitura obrigatória justamente por sua influência na cultura pop. Boa sorte.

Adriel.Macedo 19/11/2022

Construído em bases equivocadas.
O Trabalho de Campbell é louvável nessa obra, é possível perceber o esforço do autor ao mesmo pela grande quantidade de citações às mais diversas linhas mitológicas, no entanto, toda a sua visão sobre o monomito é construída tendo como base os preceitos da psicanálise.

Não o culpo por isso, afinal na época essa dita "ciência" estava em alta, mas estudos modernos já colocaram por terra os principais pontos defendidos por ela; hoje sabemos que Complexo de Édipo, neuroses de cunho sexual, complexo de castração e mais uma série de frutos da psicanálise, não possuem respaldo científico e são majoritariamente tido como incorretos. O Próprio Lacan, seguidor mais representativo de Freud admitiu ser a psicanálise uma farsa.

Infelizmente, o autor viveu antes desses esclarecimentos e por isso baseou sua interpretação em conceitos errados.

No entanto, a obra ainda consegue ser interessante e apresentar certo brilho, acredito que vale a pena a leitura, apesar dos pesares.

Wilson 03/11/2022

Livro importante
Livro acadêmico, de leitura densa e um tanto árido, mas absolutamente importante para quem quer entender a estruturação dos grandes contos e romances.

caue.oliveira 25/09/2022

Muito bom na pratica
Gosto desse tipo de livro simplesmente Joseph campell gênio da narrativa uma historia com uma visão narrativa

Julio.Cesar 31/08/2022

Foi uma jornada bem interessante, mas com altos e baixos.
Na Parte I, de início, com toda aquela apresentação de ideias que eu, pessoalmente, achei muito interessantes, o livro, não só atendeu as minhas expectativas, como as ultrapassou. Contudo, essa animosidade e interesse bem presentes no Prólogo e Capítulo I foram esfriando lentamente, com apenas algumas partes aqui e ali captando meu interesse, como muitas passagens envolvendo o Budismo ou alguns passos da Jornada do Herói.

Na Parte II, apesar de apresentar uma perspectiva interessante, não foi capaz, em momento algum, de reacender aquela animosidade nem interesse do início.

"O Herói de Mil Faces" é, ainda assim, um livro muito bom, que me agradou e me instigou a me aprofundar mais na Psicologia Analítica. Recomendo.

Léo 21/07/2022

Ah... a jornada do herói :D
Comecei a ler esse livro como objeto de pesquisa para minha pós graduação. À princípio estava muito ligado à uma versão mais simplificada da Jornada do Herói, estruturada pelo roteirista Christopher Vogler, baseando-se em Joseph Campbell. O monomito é realmente impressionante. Ele é dividida em 12 etapas e, em cada uma delas, o herói (ou seja, o protagonista) supera algum desafio ou toma uma decisão para avançar em direção ao desfecho. Essa estrutura foi e é utilizada consciente e inconscientemente em diversos mitos, lendas, romances e filmes. Inclusive, pode-se dizer que a jornada do herói é uma dos modelos clássicos mais utilizados na cultura ocidental para contar histórias. Além de ser um dos mais estudados por escritores e roteiristas. Para aqueles que desejam criar boas estórias... vá fundo na jornada do herói!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6