Saulo Cruz 15/10/2014
VALE A PENA!
Pô, você já viu essa história. Milhares de vezes. Já se perguntou de onde vem as ideias pras narrativas que nos encantam? Aliás, não só a nós, brasileiros, sul-americanos, leitores. E sim toda a humanidade. Tudo é uma coisa só. E o Joseph Campbell desvenda esses segredos nesse livro. É o mono-mito ou "A Jornada do Herói".
E o que é "A Jornada do Herói?"
É uma história que segue determinadas "chaves" para ser contada:
1 - O herói, uma pessoa comum, é levado a sair de sua cabana ou castelo cotidiano. É atraído/levado ou se dirige voluntariamente.
(exemplo: a necessidade de água no povoado, a resolução de um enigma, um resgate de honra, o reconhecimento de um problema, predestinação, consanguíneo divino, etc)
2 - Limiar da aventura. Alí encontra uma presença sombria que guarda a passagem. O herói pode derrotar/fazer um acordo com essa força e penetrar no reino do desconhecido
(exemplo: rompimento com os costumes de sua sociedade, batalha com o dragão, oferenda, encantamento, as tentações de Satanás sobre Jesus nos quarenta dias no deserto, etc.)
2.1 - onde o herói pode, também, ser morto para adentrar nessa outra dimensão
(exemplo: o julgamento de João Grilo no céu, em O Auto da Compadecida)
3 - Além do limiar: o herói inicia uma jornada por um mundo de forças desconhecidas e, apesar disso, estranhamente íntimas
(exemplo: quando Jonas penetra no ventre da Baleia e encontra outros seres vivendo lá dentro, o aprendiz de feiticeiro que descobre o que há por trás dos rituais perpetuados por séculos cuja sociedade que os executa esqueceu seus sentidos, o estudante de publicidade que reconhece os símbolos linguísticos e fórmulas de vendas para quaisquer produtos, etc)
4 - O mentor ou o auxílio mágico.
(exemplo: Obi Wan Kenobi, numa primeira fase e o mestre Yoda em outra, para Luke Skywalker; O Espírito Santo para José e Maria; O martelo de Odin para Thor; A ajuda divina de Zeus para Hércules; o ungüento que protegerá os argonautas contra o calor do dragão de metal que cospe fogo; o cajado de Moisés, etc)
5 - A chegada ao paraíso/nirvana/conquista da consciência livre/a descoberta do tesouro/recompensa/conquista da noiva prometida/divinização/apoteose
(exemplo: casamento sagrado com a deusa/deus; a iluminação de Buda debaixo da árvore sagrada; ressureição de Jesus; o personagem do jogo de God of War para Playstation 2, Kratos, se torna o novo deus da guerra; )
6 - O retorno. Se as forças abençoaram o herói agora ele retorna sob sua proteção (como um emissário).
(exemplo: Jesus, após desaparecer de seu túmulo, vai encontrar seus discípulos; Buda, após os 7 dias de meditação debaixo da árvore sagrada resolve viajar por toda a Ìndia para divulgar o darma; etc)
6.1- Se as forças se tiverem mantido hostis ao herói - pelo roubo, por parte dele, da benção que foi buscar - é o grande momento hollywoodiano das explosões dos efeitos especiais. O retorno se transforma em uma fuga de transformação da nova realidade, perseguição ao herói.
(exemplo: A destruição dos santuários sagrados em Indiana Jones e o Templo da Perdição; A erupção da Estrela da Morte em Guerra nas Estrelas; a fuga do Olimpo de Prometeus portando o fogo dos deuses; etc )
7 - No limiar do retorno as forças transformadoras devem ficar para trás. O herói reemerge do reino do terror. A benção/verdade/elixir que ele traz consigo restaura o mundo. São reunidos - através do mito - ética e valores morais estipulados para a convivência harmônica da sociedade - Bíblia, Torá, Tripitaka, Vedas ou textos de tradição oral, etc.)
(o estudante do interior que foi para a cidade grande, estudou e trouxe a solução para os problemas de sua comunidade; construção do cristianismo e outras religiões; fundação da sociedade, etc;)
VALE A PENA!!