Enquanto agonizo

Enquanto agonizo William Faulkner

Resenhas - Enquanto Agonizo

Celso Filho 11/01/2023

Agonizante
Enquanto agonizo é um livro difícil de ler. Não pela sua linguagem, que nos acostumamos ao longo de poucas páginas (principalmente se já temos conhecimento de que vamos nos deparar com o ponto de vista de diferentes personagens e que o autor opta por um estilo de fluxo de consciência), mas pela temática que é bem pesada.
"Enquanto agonizo", conta a história de uma pobre família rural, os Bundren, que precisam enfrentar a morte da sua matriarca, Addie Bundren. Após o seu falecimento, eles precisam honrar seu desejo de ser enterrada na sua cidade natal, Jefferson, no Mississipi. Essa missão longa e dificultosa irá explorar a vida de cada membro dessa família e suas relações familiares das piores maneiras, adotando um tom que vai lembrar muito as epopeias gregas.
Essa foi tranquilamente uma das obras mais interessantes que eu li nos últimos tempos, e com uma das aberturas mais facilmente excepcionais que já vi. Mas é o tipo de livro que precisa ser experenciado e digerido com muita calma.

juliasena 05/01/2023

mto diferente
eu achei legal a história so achei meio confuso isso de cada capítulo ser uma pessoa diferente falando acho que nn to acostumada com isso mas achei interessante o ponto de vista de cada um bem diferente e deixa a história mais divertida

Alana.Leitao 30/11/2022

Lendo e agonizando junto
?Quando iniciei o livro, já sabia que não ia ser fácil e que existe um forte fluxo de consciência nas obras de Faulkner. De fato, livro se inicia de forma abrupta, tive que reler varias vezes os primeiras paginas para ter certeza que não deixei passar nada e reli varias vezes sem nenhum rancor pois livros complexos nos quais é necessário bastante concentração são incentivos pra mim. Creio que o motivo pelo meu maior apreço por este livro foi o processo de desvendamento da obra, a partir do momento que eu entendi o que o autor queria passar e os sentimentos que me passaram foram suficientes pra me fazer amar esse livro.

?Existem vários narradores na obra e demora um pouco até descobrirmos qual é a relação entre eles, por isso fiz uma listinha, a partir do momento em que um personagem era citado eu anotava. Ao todo são 15 narradores (sim, o livro é pequeno mas tem vários personagens) e conhecemos cada personagem pelo olhar do outro, faz sentido ate porque a maioria das coisas que se dizem sobre determinado momento são descritas como um pensamento que vem na cabeça, se desfaz e logo vem outro.

?A principio o enredo não é difícil de entender, a matriarca da família Bundren está a beira a morte e deseja ser enterrada junto aos seus familiares, quando esta morre começa-se uma jornada para realizar sua vontade, o que marca a obra no entanto são os sentimentos dos seus familiares o que essa morte trouxe para a mente de todos eles. Reitero, pode ser um livro pequeno, aparentemente com o enredo simples mas não se engane, a escrita é densa requer muita concentração principalmente no começo e o mais importante traz uma riqueza de sentimentos e angustias que nunca pensei que caberia em 200 paginas.??

Karina Paidosz 04/10/2022

Foi difícil chegar até o fim;

Se é o estilo da escrita de Faulkner ou esse livro é um caso a parte, só sei dizer que não é uma leitura fácil.

Não gosto desses diálogos que não se completam ou sem nexo.
Fiquei perdida em quase todos os momentos.

De repente é preciso um pouco mais de experiência literária pra entender a pegada da história, pq achei uma leitura bem densa e enfadonha.
Aryana 04/10/2022minha estante
Tamo junta, Karinovisky.

Karina Paidosz 04/10/2022minha estante

Alex 05/10/2022minha estante
Acho que foi só estrelismo do autor mesmo. Esse fluxo literário de gente demente não tinha como funcionar.

Dostoiévski, que manja disso, faz com maestria.

Alex 01/10/2022

Enquanto (lia) Agonizo
Este livro é uma tremenda incógnita, diz-se dele, que é um dos melhores romances da literatura americana. O autor foi laureado com o Nobel de literatura, não por essa obra específica, mas ganhou.

Dito isso, preciso discordar veementemente. A obra não é boa, não é fácil (por culpa exclusiva do autor), e você, leitor, agoniza a cada página.

Apesar disso, a história é interessante, eu insisti até o fim pois queria saber o fim. Mérito do autor. A história de uma família pobre, que está às vésperas de perder sua matriarca, e já começam a confeccionar seu caixão.

A história desta família, que leva a morta, caixão e família, por entre rios, pontes, aguaceiros e cidades para sepulta-la em Jeferson. Qualquer coisa além disso, seria spoiller, mas essa viagem é o livro. Essa epopéia trágica.

O ponto ruim, o estilo escolhido pelo autor, o tal do fluxo de consciência, que pretende contar o fluxo de pensamentos do personagem. Esse método, foi muito mal utilizado, ou basicamente, todo personagem dele, é um ser semi-demente.

Os pensamentos não se encaixam, não há fluxo, não há razões. Por isso uma loucura. O que Faulkner apresenta é muito diferente do que vc lerá em Virgínia Woolf, em Dostoiévski, ou em James Joyce. Aqui há um monólogo interior incompreensível.

Outra coisa, o autor optou por, cada capítulo narrado por personagem, sendo 59 capítulos e 15 personagens. Esse método é muito bem empregado por George R. R. Martin e é característico de quem trabalhou com televisão (roteiros). Tanto Martin quanto Faulkner tiveram essa experiência. A diferença está na clareza. Em Faulkner não é claro, é uma agonia!

Por fim, pra não me alongar, não há desenvolvimento de personagem, em nenhum momento você leitor é apresentado aos 15 personagens principais, você precisa, pescar quem é quem, no meio de um pandemônio de palavras e frases tão compreensíveis como, ?minha mãe era um peixe?, ?a mãe de Darl era um cavalo?, ?Darl é meu irmão?.

Se você pretende ler para conhecer, vá preparado. Se você procura uma história envolvente e estimulante, ou a sabedoria de um romance premiado, opte por qualquer outro livro.

Enquanto agonizo entrou na lista dos piores já lidos.
Josy 01/10/2022minha estante
Resenha excelente, me deu curiosidade de ler, mesmo com a grande possibilidade de não gostar.

Aryana 01/10/2022minha estante
Minha teoria é que o Faulkner era formado em matemática e quis fazer um jogo de raciocínio lógico com os leitores:
Se a mãe de Darl era um peixe, e Darl não é cavalo, logo Darl não é irmão de Cash, dito isto, quem é a carroça da história?
Eu só consegui me sentir com retardo mental em cada capítulo.
Parabéns pela resenha!

Alex 01/10/2022minha estante
Obrigado Aryana. Eu fiquei a leitura toda pensando ?é ele genial e eu burro??, ou ?ele fumou alguma coisa muito forte e por isso nada faz sentido??.

Alex 01/10/2022minha estante
Josy, obrigado. Acredito que sabendo o que vai encarar, não será tão ruim. Não tem como decepcionar.

Sessim Jorge 09/10/2022minha estante
Isso mostra como a experiência literária é subjetiva e pessoal. Esse livro me marcou profundamente, tenho como um dos melhores que já li, e agora estou lendo"O Som e a Fúria", do mesmo autor, e pensando em como Faulkner é acima da média, fora do lugar comum, instigante. Não consigo largar o atual livro e esse livro anterior me deixou saudades. Mas já me aconteceu muitas vezes de ler clássicos e achar enfadonhos, como "O Velho e o Mar", que achei horrível. Essa é a grande vantagem da literatura sobre as outras artes, cada pessoa experimenta algo em cada obra. E nós mesmos podemos experimentar coisas diferentes com o mesmo livro lido outras vezes.

Alex 09/10/2022minha estante
Concordo Jorge, Só posso chamar de arte, conseguir imprimir essa possibilidade num único texto.

Talys 18/10/2022minha estante
Um dos meus livros favitos! Dito isso discordo em vários pontos, mas como já foi pontuado por outro colega, literatura é isso, cada um tem uma perspectivas sobre a leitura e tá tudo bem. Afinal nada é unânime haha

Marcos 01/10/2022

Fui saltando de um personagem a outro e me sentindo na pele de cada um deles. Surreal o trabalho do Faulkner. Fico imaginando o sujeito com o seu bloco de anotações, sentado na varanda e observando as pessoas que se tornariam seus personagens.

Leila 25/08/2022

Ler Faulkner não é das tarefas mais fáceis na vida de um leitor, imagina falar sobre? quase impensável essa tarefa para mim, uma reles mortal, mas vou tentar, rs
Enquanto agonizo não é dos meus favoritos do autor, para mim suas obras máximas continuam sendo a dupla O som e a fúria e Absalão Absalão, mas como tudo que esse "homi" escreveu, é bão. Me deixou encasquetada com a narrativa super fragmentada e as várias vozes narrativas o que por muitas vezes me confundiu quanto À quem de fato estava narrando a história, Mas isso é só um detalhe (ou nem tanto, porque como dizem, o diabo está nos detalhes, kkkk) e é assim que você se apaixona pelo autor, porque você acaba o livro e ainda fica lutando com ele, volta, relê alguns trechos, vai tirar algumas dúvidas (ou tenta), conversa com os amigos (os outros doidos por Faulkner que você angariou com o tempo,rs) e tenta seguir adiante!
Enquanto agonizo pode ter um plot simples, mas de simples não tem lá muita coisa não, porque a potência descritiva do autor é algo surreal e você se pega viajando na carroça com a família para levar a matriarca para ser enterrada em Jefferson, atravessa um rio numa ponte caída (o que óbvio vai dar ruim), dorme nos celeiros vizinhos pelo caminho) e mais uma vez tenta entender essa família doida e atípica do Sul dos Estados Unidos.
Personagens estranhos, cheios de segredos, unidos por uma promessa e uma morte, cada um vivendo um luto diferente e caminhando lado a lado nessa estrada que se chama (vou filosofar agora, espia) Vida!
Com Faulkner não tem tédio, é só sangue, porrada e bomba. Te prepara...

Felipe.Colen 12/07/2022

Preciso de uma releitura
A obra em si é aparentemente interessante, entretanto, sua leitura foi muito difícil pra mim, ou eu baixei um epub todo bagunçado ou li sem a atenção necessária ou até mesmo não tenho capacidade intelectual para compreender a obra! Cada personagem tem sua peculiaridade e a história gira em torno de levar a matriarca da família para ser enterrada na cidade que desejava, com um caminho conturbado e atitudes um pouco que estranhas de Anse, o viúvo que vai contra toda a sensibilidade que se espera de uma pessoa.

_bbrcam 11/07/2022

Bem escrito, mas nem tão envolvente
Alguns momentos não conseguia parar de ler, em outros desanimava com a leitura. Mas é bem escrito e diferente de tudo que já li. Não leria de novo em um momento tão próximo, mas valeu a experiência!

Ju Nancy 20/05/2022

Forte
Não tenho palavras para descrever esse livro, ele é cheio de acontecimentos marcantes e também de personagens marcantes. Só lendo mesmo para compreender

Diego Rodrigues 18/03/2022

"Antes de pegar a caneta e escrever as primeiras palavras, eu sabia qual seria a última palavra... Antes de começar eu disse: eu vou escrever um livro graças ao qual, em caso de necessidade, eu possa me manter ou cair se eu nunca tocar na tinta de novo."
Nascido em 1897, em New Albany, Mississippi, EUA, William Faulkner foi um dos maiores romancistas do século XX. Vencedor do Nobel de Literatura (1949) e duas vezes vencedor do Pulitzer (1955 e 1962), publicou seu primeiro romance em 1926. Mas foi em 29, com a publicação de "O Som e a Fúria", que deu início a fase áurea de sua carreira, constituída de clássicos como "Luz em Agosto", "Absalão, Absalão" e "Palmeiras Selvagens". Sua obra, marcada pelo fluxo de consciência e conhecida por colocar pessoas comuns em situações desesperadoras e de extrema violência, é tida por muitos como complexa e desafiadora. Na dúvida por onde começar, fui naquele que dizem ser o mais fácil.

Publicado originalmente em 1930, "Enquanto Agonizo" é considerado um dos maiores romances de língua inglesa do século XX. A obra narra o drama da família Bundren, que luta para cumprir o último desejo de sua matriarca feito em seu leito de morte: ser enterrada aos lado dos seus, na cidade de Jefferson. O marido e os cinco filhos partem então rumo a cidade, dividindo espaço com o caixão em cima de uma carroça maltrapilha guiada por mulas esfomeadas e com um bando de urubus em seu encalço. Mas a travessia dos Bundren vai muito além do plano físico e dos perigos que a viagem oferece. Usando do fluxo de consciência, Faulkner constrói uma intrincada narrativa que passeia pelos mais variados temas, sendo o principal deles a condição humana. Os capítulos são curtos (duas ou três páginas, às vezes uma) e narrados sob a perspectiva de diferentes personagens. Vertiginoso no início, mas nada que a gente não se acostume. Após as primeiras páginas, já se torna impossível largar o livro.

Além do primor narrativo, a força de seus personagens é outro ponto forte da obra. Passear por suas mentes faz com que a leitura se torne bem mais intimista, é como se sentíssemos suas emoções na pele. Dewel Dell, a única mulher em meio aos irmãos, é uma fortíssima personagem feminina e foi a que mais me comoveu entre os Bundren. O garoto Vardaman, caçulinha da família, não fica atrás: sua inocência contrastada com o mundo árido ao redor é de doer o coração. Enfim, cada personagem é forte à sua maneira e dotado de um sopro de vida que poucos autores conseguem conceber. Uma obra humanamente crua, impactante e visceral. Ler Faulkner é realmente uma experiência singular e acredito que todos deveriam dar uma chance. Não se deixe levar por essa de "leitura difícil". Depois de envolvidos, somos completamente tragados pelo livro e guiados com maestria pela pena faulkniana.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Letícia 17/03/2022

É inovador, revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora, vai se criando uma atmosfera em que você se sente parte da família e sofresse o mesmo tanto que eles. Confesso que, embora sejam poucas páginas demorei muito para ler pq sempre inventava uma desculpa para não dar continuidade a leitura. Contudo, a história é tão simples e ao mesmo tempo tão profunda que sempre que eu começava a leitura, eu demorava a largar o livro.

A verdade é que ele pode ser do século XX, mas o enredo sempre será muito real. O autor ilustrou muito bem que, as pessoas são mesquinhas, só dão valor a vida alheia após a morte, o julgamento social é muito presente, mesmo que de forma sutil.

Fora a questão dos fluxos de pensamentos dos personagens presente no livro, pode até dificultar a leitura um pouco, mas é uma obra prima.

Bells 25/01/2022

"Lembro-me que, quando jovem, eu julgava a morte um fenômeno do corpo; agora, sei que não passa de função do espírito, também do espírito dos que sofrem a perda. Os niilistas dizem que a morte é o fim; os fundamentalistas, que é o princípio; quando, na realidade, não é mais que um inquilino ou uma família que sai de uma casa alugada ou de uma cidade."
Carlos Patricio 02/09/2022minha estante
melhor trecho do livro

Val Alves 26/12/2021

"Eu só me lembrava, então,  de como meu pai costumava dizer que a verdadeira razão de viver era preparar-se para ficar morto durante muito tempo."

Essa mulher, Addie Bundren, passou a vida acreditando estar se preparando para a morte e, no fim, apenas enterrá-la parece ter demorado mais que uma vida inteira!