Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Desi Gusson 27/05/2014

Fantasia Para Quem Não Gosta de Fantasia (o que é tão não meu caso)
Pois é Pretties, como leitores de um blog pessoal vocês ocasionalmente estarão sujeitos aos excessos e esquisitices da autora. Ok, não tão ocasionalmente assim mas é pra isso que os blogs servem né, pra compartilhar com os outros o que amamos, odiamos ou nos lixamos e a razão de tudo isso. Pois bem, essa é uma dessas vezes. Brace yourselves:

Fangirling is coming

Sombra e Ossos está na prateleira de honra, a prateleira reservada para a nata do meu gênero preferido: épicos fantásticos estrelados por garotas + Harry Potter. O frisson é tanta que eu tive que colocar um cordão de isolamento entre esses livros e os outros, contratar seguranças e só permitir fotos sem flash, não que adiante alguma coisa. Anyway, acontece que a obra da dona Bardugo conquistou seu lugar ali após uma coisa rara: a releitura do livro. Sim, com uma contagem obscena de livros para serem lidos EU RELI UM LIVRO ME JULGUEM

Então, eu já tinha me jogado em Sombra e Ossos logo que chegou aqui, achei bacana, mas estava tão focada em assuntos off mundo literário que nem resenha fiz e o tempo passou. Sabe quando você se lembra mais ou menos da história? Acontece que eu não queria ler mais ou menos Sol e Tormenta, simples. Coloquei O Rei Fugitivo de Lado (queria uma desculpa pra fazer isso porque estou com medo de ler sem saber quando chega terceiro) e meio que inalei Sombra e Ossos numa sentada só e foi MARAVILHOSO! Pronto, agora que você já sabe como esse amor recém descoberto surgiu, vou te contar porque.

Alina é uma coisinha raquítica que segue seu incrível amigo Maly desde que se entende por gente. Sabe aquela amizade verdadeira, mas meio desigual justamente pela personalidade das pessoas? Alguém sempre dá mais que o outro, o outro nem repara muito nisso porque está ocupado demais sendo maravilhoso, mas sequer imagina sua vida sem aquele alguém. Alina sempre foi assim, subestimada por todos, pior, por ela mesma, e justamente isso que a impede de se sentir segura quando lhe dizem que agora é um Grisha, mais, que é única.
Maly, que ainda é um personagem meio nebuloso o que me faz pensar o quão bem Alina realmente conhece seu melhor amigo, fica revoltéx porque, de repente, perdeu sua fã número um. Como proceder numa situação assim? Problema maior ainda, ele a perdeu para o Darkling!

Oh, Darkling

Sabe aquela pessoa digna de adoração, que além de ser um mito se comporta como um? Darkling é assim, sombrio, maravilhoso, misterioso, sempre ocupado demais salvando o reino na guerra para ser gente como a gente. Ok, isso e o fato de ele ser o Grisha mais poderoso de todos. Todas as garotas Grishas tiveram pelo menos uma fase de crush nele, por mais inacessível que fosse, então não podemos exatamente culpar Alina por ficar babando, feliz da vida por ter momentos de tratamento especial e um pouco, POUCO de atenção de Vossa Sombricidade Real. Vamos tirar um minuto para lembrar que ninguém dava bola pra ela NUNCA!

Aconteça o que acontecer, o Darkling vai sempre ter um espaço no meu coração! #TeamShadow

A verdade é que Alina passa tempo demais tentando domar seu poder, e pensando que não consegue, tendo mais aulas, pensando que não consegue mais um pouco, eu gostaria que ela já saísse quebrando tudo e todos mas reconheço que a estória precisava desse tempo para se esclarecer.

Acho que o que realmente me fisgou nesse livro foi o fato de os personagens não se mesclarem ao cenário. Eles existem! Tem profundidade, complexidade, não são inexpressivos como alguns personagens de sagas de fantasia, que se preocupam demais em desenvolver o mundo (que é MUITO importante) e esquecem de quem leva a estória adiante.

Falando nisso, Bardugo não poupou esforços pra criar um mundo cheio de detalhes para Ravka. É tudo tão lindo e cheio de emoção, impossível não enxergar os salões, as roupas, os personagens através dos olhos de Alina. Minha imaginação ficou a mil, senti aquela coceirinha pra colocar um pouco dela pra fora sem sair do clima da Dobra. (vide tentativa de fanart no insta)

Eu adoro a mensagem que ele passa! É, sou dessas que não procura mensagens nos livros porque muitas vezes acho que o autor não se deu o trabalho de tentar colocar uma lá., mas a Leigh fez esse livro com tanto amor que me apeguei a ela: não importa o que te digam, o que joguem em você, se valorize! Aquela velha frase se você não se amar, que vai? é a mais pura verdade. Nós somos tão bom quanto nos permitimos ser e às vezes as piores barreiras são aquelas que nós mesmos colocamos na nossa vida. Não tenha medo de pensar alto, pois ser simplório pode ser um pecado tão grave quanto ter ambição desmedida, tenha o amor que você acha que merece!

Deixando claro que eu AMO o mundo dos Grishas, com sua mistura de inspirações, cenários ótimos, uma sensação de perigo a cada corredor e planos grandiosos para pessoas incríveis. Espero que vocês tenham a chance de ler e ameaço com um Sangrador qualquer um que tenha lido e não venha comentar comigo o que achou. Estejam avisados.

Agora me retiro para absorver Sol e Tormenta.

P.S.: A Leigh é tão do amor que fez uma música para seu livro! Such feels!

Confira essa e outras resenhas na íntegra lá no blog!

site: www.desigusson.wordpress.com
Nati Amend @livrosdanati 31/05/2014minha estante
Bem... finalmente terminei de ler o livro e queria que o mundo e o tempo parassem para que eu pudesse ficar mergulhada neste mundo apenas mais alguns instantes.
O universo Grisha é fascinante e sem precedentes. Há algum tempo não lia um livro tão poderoso (e não só pela magia) e envolvente.

Devo confessar minha paixão pelo Darkling também. Ele está lutando contra os sentimentos dele, é isso que penso. Quando ela sente a raiva latente nele é pela fraqueza que Alina traz a ele. E ele mesmo revela isso na melhor frase de todos o livro!

Ainda não comprei Sol e Tormenta e estou com medo, muito medo, de começar a lê-lo. Não porque acredite que a trilogia não possa ficar ainda melhor, e sim, porque temo pelo meu coração! Não consigo imaginar possibilidades para essa história terminar porque, para mim, ela poderia durar para sempre!

Mas, leitor que se preza precisar ler a continuação. rsrs Obrigada pela belíssima resenha do livro, foi graças a ela que comecei a leitura de Sombra e Ossos. E depois de terminá-lo eu só fico pensando: o mundo está perdendo tempo lendo outro livro! rsrs

Beijos

Sandra Mika 05/06/2020minha estante
Eu me vi na sua resenha!! Como Ameiiii esse livro! E sim, tbm amo o Darkling #teamshadow
E daí lembrei q conheci vários títulos maravilhosos num post q vc fez sobre mocinhas que iriam chutar traseiros geral. Qual a possibilidade de vc fazer o parte 2??!! Tem tantas novas e ninguém melhor do que vc para descrevê-las e indicar??!! Bjs

Desi Gusson 07/06/2020minha estante
Ahhhh Sandra, obrigada! Tem razão, temos ainda mais opções de mocinhas chutadoras de traseiros pra nossa alegria! \o/ Vou bolar uma lista bem bacana, pode deixar!

Sandra Mika 07/06/2020minha estante
Ahhh!! Q legal!! Já estou no aguardo! Bjs

Jess.silv0 02/01/2022minha estante
Vale a pena real ler?

Duds_cs 02/01/2022minha estante
Darkling filho da put* mas muito gostoso mds ???

BellDream 29/03/2021

Senti que quando li, deveria ter lido antes
Sombra e ossos, foi o livro que me tirou de uma ressaca de anos, eu amei o livro, na minha percepção, é um livro bem leve, que te diverte e, a leitura é rápida, os personagens te prendem, e a Leigh tem uma forma de escrever que te instiga a continuar a leitura. A trilogia grisha, será com certeza uma trilogia que vou indicar muito.
Dressa 29/03/2021minha estante
tô ansiosa pra ler

Lizia.Yohanna 28/05/2022

Interessante
Nesse primeiro livro eu fiquei fascinada pelo universo apresentado. É uma ambientação rica, com um país dividido pelas sombras, uma grande desigualdade social e um grupo de guerreiros com poderes extraordinários. E tudo isso foi explicado por Leigh de maneira clara e direta, não sendo cansativo em momento algum, o que fez com que eu entrasse com facilidade na história e não demorasse a me envolver com a leitura.

Os personagens foram bem construído e mesmo não gostando de todos, eles me encantaram o suficiente para quere saber o que aconteceria. A Alina me irritou em muutos momentos por sua imaturidade mas ela evolui ao longo do livro e vejo muito potencial para que cresça ainda mais nos próximos livros.
Mas o melhor para mim, é o Darkling. Ele é um personagem intenso, bem construído e rouba a cena em todos os momentos que aparece. Gostei muito de como ele se desenvolveu ao longo do livro e tenho certeza que nas continuações ele terá um papel ainda maior.

Estou ansiosa pela continuação e esperando um maior desenvolvimento dos outros personagens.
Cainã 04/07/2022minha estante
É melhor que o seriado?

Lizia.Yohanna 17/07/2022minha estante
Eu achei parecido com o seriado, só que no livro acheio os personagens mais bem desenvolvidos e também tem personagens muito importantes na série que não fazem parte desse livro e sim da outra duologia da autora que também é do mesmo universo.

Kabizinha 16/03/2022

Quem reclama demais dorme de bucho vazio, por isso felizmente estou muito satisfeita
O tanto que eu vi gente não gostando desse livro e indo ler logo Six of Crows antes de terminar essa trilogia não dá para contar nos dedos da minha mão. Não parecia que eu estava lendo um livro, mas sim em um país com a maior política de ame-o ou deixe-o, porque dar nota mediana e dizer que foi mediano parece algo fora do possível para esse livro (o consenso parecia dar 3/3,5 e falar muito mal do livro????).

Mas justamente por isso tenho muito a agradecer a vocês que colocaram minhas expectativas quanto a esse livro no chão de tão baixas, porque esse livro tinha tudo para ser apenas bonzinho, mas o tanto que eu não esperava nada dele me fez gostar mais ainda...

Estendo meus agradecimentos à série também porque gostei e me apeguei muito mais aos personagens tendo o elenco em mente, mal posso esperar para a segunda temporada e para ler os demais livros.
gabi 16/03/2022minha estante
nossa sim

Allessandra. 09/05/2021

Sempre fui meio reticente com fantasias justamente porque me perco demais, mas achei que Leigh Bardugo fez um bom universo, e apesar de ter sim muitos termos e nomenclaturas que me deixaram confusa de início, não achei que é de difícil entendimento. E na verdade, achei muito... Simples? Não é uma crítica mas peguei esse livro achando que seria beeem mais e na verdade achei básico. E mesmo assim gostei muito, tanto que li super rápido.

Quanto a personagens, não sei se deveria me apegar ao Maly e tomar partido dele no triângulo amoroso, como talvez tenha sido a intenção, mas fiquei mais inclinada a "gostar" do Darkling.

No mais, gostei do crescimento da personagem ao longo da narrativa, mesmo tendo me irritado em algumas coisinhas. É visível que ela passa de uma mocinha que aparenta ser indefesa para alguém que não precisa de ninguém (e é bem aqui que eu não consigo criar vínculo com o Maly), precisa apenas de si e do poder enorme que detém.

MirelaM 16/07/2022

Uma ótima introdução ao grishaverso
O primeiro livro é bom, achei que faz uma boa introdução do universo, da vida da Alina e do Maly, dos poderes dos grishas e de como eles são vistos na sociedade. A escrita é boa, fluida e marcante. A única coisa que senti falta foi uma melhor explicação de como foi a criação da dobra, achei que essa parte poderia ter sido melhor desenvolvida, indo além de simplesmente ?merzost? e ?criação no coração do mundo?, que até hoje eu não sei o que realmente significa. E, principalmente, achei muito chata a parte da adaptação da Alina no Pequeno Palácio, quando ela descreve como seus dias são frustrantes e como ela não se encaixa ali. A leitura foi muito arrastada e eu não aguentava mais ela dizendo que ela nunca seria bonita e poderosa como os outros grishas porque ela era pálida e magricela, pelo amor de Deus KKKK No mais, livro bom, nota 4,0/5,0.

Riva 02/07/2022

Não é tudo isso que falam
A proposta da história é bem interessante, mas os personagens nem tanto.
O Darkling eu achei um vilão muito meia boca, não fala muito sobre a história dele sendo que é o vilão principal do livro.
Alina é muito chata, nossa, não cativa nada.
O Maly que salvou um pouco o livro, melhor personagem até então.
Mesmo assim vou dar uma chance e continuar a trilogia.

Rainy Girl 13/03/2021

Alina Starkov é uma órfã que nunca foi notada em sua vida, até mesmo sua aparência é de uma garota doente e sem forças. O motivo de seus sorrisos é seu melhor amigo Maly. Ambos cresceram juntos como órfãos e são inseparáveis até entrarem para o exército, onde Maly é o melhor rastreador - e cobiça de qualquer garota -, enquanto a desajeitada Alina é uma cartógrafa.

Tudo muda na primeira viagem de Alina no Não Mar. Eles são atacados por Volkras durante a travessia da Dobra e, para salvar Maly, Alina descobre um poder que até então estava escondido dentro dela. Alina é a única conjuradora do sol!

Alina agora é uma grisha e passa a viver no Pequeno Palácio com os outros grishas e longe de Maly. Durante seu treinamento, ela começa a desenvolver sentimentos pelo sombrio Darkling - que controla a escuridão. Juntos eles tem o plano de salvar Ravka com o poder de Alina ao acabar com a dobra e matar todos os Volkras nela...

Comecei esse livro por conta da série que vai estrear na Netflix. Confesso que não estava esperando muito, mas fui mais do que surpreendida. A escrita e o mundo criado por Baldurgo são fascinantes e é impossível não se apaixonar por esse livro!

Maciel 11/10/2022

Sombra e Ossos - Grisha
"Eles são órfãos novamente, sem um lar verdadeiro exceto um pelo outro e por qualquer vida que possam construir juntos do outro lado do mar".

Eu estou amando o universo de grishas, achei o primeiro livro muitoo bom, apesar de que, pela primeira vez, eu gostei mais da adaptação em série. Mesmo assim achei Sombra e Ossos incrível!

ALERTA DE SPOILER

Espero muito que o segundo livro conte a história do Darkling, fiquei pasma que ele é o Herege Negro e mais pasma ainda em saber que ele é filho da Baghra. Até então, sei que nos livros o surgimento do mar negro não é como na série e estou muito intrigadaaa.
Acho a Alina muito corajosa e creio que ela terá um desenvolvimento muito bom como conjuradora do sol e agora como inimiga do Darkling.

Yasmim 11/10/2022minha estante
Darkling supremacy??

Maciel 11/10/2022minha estante
espero que ele seja mesmokkkk?

Bandeira5 15/04/2021

PERFEITO,SEM DEFEITOS!
Alina Starkov é uma jovem que se considera comum. Ela morou, e foi criada, na casa do duque, junto com Maly, um outro órfão, que virou seu melhor amigo e por quem nossa mocinha é apaixonada. Os dois foram morar na casa do duque porque foram refugiados da guerra.

Atualmente, Alina trabalha como cartógrafa, no exército de Rakva. Já Maly, é um rastreador.
Eles vivem em um mundo dividido por humanos e Grishas, que são pessoas com habilidades extraordinárias e mágicas. O regimento do exército de Maly e Alina irá fazer uma pequena viagem para além da dobra das sombras, o qual é conhecido como o Não mar, onde habitam seres horripilantes e terríveis.

Eles estão no navio atravessando a Dobra das sombras, quando Maly é atacado e ferido por uma das criaturas horripilantes. Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela consegue invocar o poder da luz.
A vida da nossa mocinha muda completamente, pois ela é a única capaz de acabar com a Dobra das sombras para sempre. Agora Alina será procurada e a sua vida correrá perigo de morte. Em consequência disso, ela será enviada ao palácio, para ser treinada, com os Grishas. Agora nossa mocinha terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Vou começar dizendo que gostei muito desse primeiro volume e o devorei em apenas dois dias, vocês acreditam nisso?
“Sombra e Ossos”, foi o meu primeiro contato com a escrita da autora Leigh Bardugo, e o que posso dizer?! Achei a narrativa do livro rápida, frenética, intensa, envolvente e fiquei extremamente apaixonada. Já estou em êxtase e muito ansiosa para o segundo volume dessa trilogia que conquistou o meu coração.
A história é interessante e frenética do início ao fim, não achei nem um pouco lenta a narrativa e preciso dizer para vocês que estou muito arrependida de não ter dado uma chance antes.
A criação do mundo foi simplesmente maravilhosa, fiquei imaginando tudo nos mínimos detalhes.
Para quem gosta de uma boa fantasia, com muito suspense, revelações bombásticas e um pouco de romance é uma ótima indicação de leitura.

site: https://www.instagram.com/oclubedameianoite/
giovana 16/04/2021minha estante
to doidaaa pra ler

Grazie.GregArio 16/04/2021minha estante
oi, tudo bem ?
eu fiz uma resenha do livro lá no meu blog!!!
se quiser saber mais da uma passada por lá ...

Bandeira5 16/04/2021minha estante
É maravilhoso, esse livro!!!

mwri.reads 30/03/2021

esperava mais
Criei uma expectativa que não foi alcançada, o começo do livro é muito cansativo e entediante, eu fiquei bastante perdida tbm kkkkkkk. Mas depois da metade do livro a história fica interessante e vc consegue ler com mais fluidez, estou ansiosa para a adaptação.
giglio 30/03/2021minha estante
o primeiro livro tbm me decepcionou um pouco, mas na minha opinião no segundo fica melhor :)

Marcella.Audrea 11/02/2022

Grandes emoções durante a leitura
"Sombra e Ossos" me trouxe definitivamente para a volta da leitura por prazer. Lendo o livro eu consegui sentir toda a tensão que a personagem sentia, sempre pensando comigo mesma: qual decisão eu tomaria no lugar dela? Apesar de certas escolhas da personagem não terem me agradado, por não terem fugido do clichê, o saldo foi positivo. De fato, essa história me aqueceu o coração e me deixou empolgada para a sequência da trilogia.

Carine.Soares 25/07/2021

Não foi uma história que me envolveu desde o início... Não posso dizer também que foi péssima...se vou ler os próximos, aí já não sei...
Emysantos2003 25/07/2021minha estante
O próximo é um porre amg, eu demorei muito pra terminar de ler, tem uns momentos que ele te envolve, mais dps fica super parado , mais último da uma surra nos dois primeiros, pelo menos na minha opinião

Carine.Soares 26/07/2021minha estante
Pena que demora tanto pra engrenar ...se fosse bom o primeiro a gente se sentiria impolgada pra ler os próximos ?????