Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

João Witor 20/05/2021

Sombra e osso é o primeiro livro de uma trilogia e é um bom livro introdutório, cheio de informações básicas necessárias para compreender o universo.

sweetmoon0 16/03/2021

Gostei
(Só li esse livro por causa da série da Netflix)
Alina é uma personagem forte, gostei muito dela mas, as vezes ela é meio burra.
Maly é um pé no saco se tivesse morrido no começo do livro não faria falta, não shippo Alina com ele, casal sem graça
Darkling meu amorzinho, shippo Alina mais com ele.
Amei esse universo e quero ler os outros livros.
sounaju 16/03/2021minha estante
ai amg, pra mim precisou acontecer aquilo tudo pra o maly ?notar? ela kkkkkkkkkk shippo ela DEMAIS com o darkling

forbrekker 29/08/2022

Tinha tudo pra ser bom.
Eu já digitei e apaguei uma introdução a essa resenha pois não faço a mínima ideia de como começar ela. Tenho muitos pensamentos e ao mesmo tempo não sei como expressar eles. Estou meio atordoada com esse final. Mas decepcionada também.

Primeira coisa que eu queria falar sobre: a introdução de mundo. Esse livro é pra ser o nosso primeiro contato com o Grishaverse, no caso esse mundo que tem tantas subsagas e spin offs. É uma Alta Fantasia, um universo que tem suas próprias regras. As quais a autora convenientemente jogou no nosso colo e esqueceu de desenvolver. Indo além, ela fazia uns arrudeios totalmente desnecessários pra explicar algo que era básico - e no meio desses arrudeios ela enfiava várias informações e nomes estranhos os quais não faziam o menor sentido e/ou lógica. Principalmente naquela cena da biblioteca onde explicam o poder Grisha. E tipo, é uma coisa TÃO simples, mas a Leigh Bardugo se enrola todinha e não consegue explicar direito. Precisei recorrer ao que eu tinha lido nas outras sagas (Six Of Crows, King Of Scars, que inclusive têm falas muito boas e muito concisas sobre coisas como poder Grisha, o que acontece se um Grisha fica sem usar seu poder, amplificadores e etc.) e da série. Sim, a série me trouxe mais informação que os próprios livros. Outra coisa foi a introdução da própria Dobra, não ficou bem claro quais lugares eram de um lado e quais eram do outro e eu vivia perdida se eles tavam de um lado ou do outro e tive que recorrer ao mapa várias vezes.

Não só a introdução de mundo é fraca, mas os personagens também. O segredo de fazer personagens bons é justamente dar uma boa base a eles, motivações, um passado e seguir a partir daí. Esse livro falha em TODAS essas coisas. Nenhum deles tem uma motivação que prenda o leitor ou o faça de fato criar raízes. Sim, a Alina é legal. Mas é bem difícil você se apegar tanto assim a ela quando a autora não criou uma base boa. Digo o mesmo pra todo mundo. Era pra ser um livro de introdução a um mundo amplo, mas nessa leitura eu precisei recorrer tanto a duologia do Nikolai que as vezes me pergunto se a gente devia mudar a ordem de leitura das coisas e fingir que é uma narrativa nova - você lê primeiro as consequências aí depois você volta e lê a causa. Porquê se depender desse material sozinho - não há sustento próprio em construção de nada.

Puxando o tópico da construção das coisas, vamos falar sobre a segunda coisa: o desenvolvimento. É bem previsível que o desenrolar dos eventos não vai ser bom do momento que a gente não tem uma boa base das coisas. Mas consegue ser pior. Deixa eu dizer, o livro não sabe ser conveniente, não sabe ter tangência. Como assim? Em momentos que a narrativa NÃO PRECISA de todos aqueles detalhes e arrudeios, ela pega e dá um foco tremendo em partes irrelevantes. Agora quando é uma cena totalmente crucial no desenvolvimento da história e dos personagens que pode mudar o MUNDO pra sempre, a autora esmaga em duas páginas e entrega em umas sequências apressadas, decepcionantes e sem detalhes. Sim, ter uma escrita rápida é um ponto positivo - mas você precisa ter o elemento da imersão quando o livro é de fantasia. E não é o que acontece aqui. É como se fossem flashes dos acontecimentos e fica uma coisa tão decepcionante e triste. Mas agora a Alina fazendo nada no Pequeno Palácio consome pelo menos uma boa parcela do livro. Coisas totalmente IRRELEVANTES pro desenvolvimento da personagem, da história e do mundo.

E isso nos leva ao terceiro tópico - porquê sim, os defeitos desse livro estão todos conectados, tudo começa com uma base ruim que foi mal desenvolvida e mal finalizada. Os plot twists. Quando você não tem uma construção boa, não importa se o twist vai ser a coisa mais mirabolante do mundo, fica horrível. Fica sem graça. A graça do negócio é justamente você construir pouquinho por pouquinho as coisas pra no final fazerem sentido. E não é isso que acontece aqui. As coisas não fazem sentido lógico, se você parar pra pensar em todas as informações que foram JOGADAS no nosso colo sem mais nem menos, e a quantidade de lacuna faltando. Além de que os plot twists são totalmente previsíveis (ah mas porquê você viu a série antes! deixa eu te contar, eu advinhei na época da série também, um beijo da anitta.)

Além de tudo isso que eu falei, a gente tem o fato de que a autora faz um total de zero construção das coisas. Ela só joga as informações do nada e pronto. E isso fica engraçado, porquê tira a seriedade do material e tira a imersão do leitor. Foram incontáveis as vezes que eu precisei parar de ler pois não estava levando nada a sério e queria parar um pouco pra refocar nas coisas e no que estava sendo apresentado. Duas vezes - de tudo que ela fez nessas duzentas e tantas páginas - as coisas tiveram certa base e mesmo assim se você pensar elas a fundo num raciocínio lógico, ainda não tem tanto sentido assim. Ficou falho demais. Apressado demais.

Agora sobre os personagens. Irei falar deles de uma maneira geral (todos apresentam os mesmos problemas, e depois vou falar individualmente pois tem um caso que me deu DOR FÍSICA gente é sério eu chorei de tristeza e decepção fiquei arrasada sem querer sair da cama.) Enfim, o problema geral aqui já foi citado. Falta de desenvolvimento. Falta de base. Mas nos personagens isso acaba sendo mais agravante. Acaba sendo um incômodo maior, pois você tem todas aquelas pessoas - sim, são muitos eu só sei o nome de no máximo uns cinco - o resto é tão??? que se você excluir eles totalmente da narrativa ou só colocar como figuração, não há diferença. Ninguém tem uma base, um quê de motivo, uma razão para estar ali. Tem a Alina , mas ela é aquela personagem. Já falo dela. Enfim, as coisas são tão apressadas e pra quê? A autora podia muito bem ter usado o tempo da Alina no Pequeno Palácio pra gente justamente desenvolver uma conexão com aquelas pessoas, sabe? Pra gente poder entender pelo menos alguém ou alguma coisa. E não foi isso. Foi muito mal aproveitado.

Agora vamos lá. Esse eu vou ficar emocional então aguentem essa comigo.

Alina Starkov: de longe a personagem que eu mais gostei nessa saga, não que ela seja uma personagem boa interessante ou bem escrita. Mas no meio de tanta gente chata e sem sal, ela acaba se destacando. E eu dei várias risadas sinceras com as tacadas que ela dava, ela é uma personagem engraçadinha e que se dessem um desenvolvimento próprio, podia ter sido uma personagem muito grande. Mas a autora só nos dá flashes de qualquer coisa ou sentimento. Ela solta o que ela sente em relação a x coisa, e pronto isso nunca mais será endereçado ou irá pra frente. Pouquíssemas coisas acabam sendo retornadas, e mesmo assim quando são é de um jeito bem rápido e brusco, o que acaba tornando-a uma personagem superficial e sub-desenvolvida. E também tem a narrativa dela, mas vou falar disso depois, esperem aí.

Maly Oretsev: ele existe, ele tá por aí fazendo alguma coisa né? Não gente, sério, o cara não tem um enredo próprio, não tem um arco individual, não tem uma motivação, não tem o povo. Perdeu tudo e tá vivendo em situação de barril. Morando de aluguel. Além de tudo isso - que são coisas que já dificultam o leitor a sequer aturar a existência do personagem - ele ainda não faz sentido. O CARA É BIRUTA. Ele não tem uma lógica, não existe uma linha de raciocínio no mundo que faça a gente entender esse cara. Não existe. Do nada ele muda de opinião e muda os próprios sentimentos sem mais nem menos. A cada dez capítulos tudo que nos foi introduzido dele anteriormente cai por terra e a autora introduz algo totalmente novo e jamais visto. Não tem uma ideia formada, ele só existe. É isso.

The Darkling: o maven calore da shoppee com umas falas genéricas e umas cenas esquisitas que me faziam rir de vergonha, tirando que eu não consegui levar ameaça nenhuma dele a sério. E isso porquê eu sou fã da Zoya. Mas ele é simplesmente tão patético, tão sem sal, tão genérico, tão ???? Que eu só fiquei impactada com uma cena dele no penúltimo capítulo. A série fez melhor nisso (ao mesmo tempo pior, mas não estou aqui pra falar sobre a série e afins.) Não tenho muito pra falar sobre ele pois ele é tão genérico que o problema tá em tudo todas as coisas. Mais fácil eu dizer o que não é o problema: nada. Próximo.

Zoya Nazyalensky: sim. eu deixei essa por último pois ela foi PESSOAL. Foi PESSOAL. Eu acho que quem me conhece e sabe que eu sou obcecada por ela sabia que isso iria chegar no momento que eu fosse ler esse livro. O que Sombra e Ossos faz com a Zoya é DESONESTO, DESCABIDO, MALVADO, BAIXO, E ODIOSO. Ela é uma das personagens mais incríveis desse universo, a profundidade individual que essa mulher tem é simplesmente sensacional. Mas nesse livro ela foi reduzida a uma ADOLESCENTE DE 12 ANOS que fica fazendo cochicho e intriguinha de quinta série. Não foi engraçado gente foi desesperador, toda vez que ela aparecia eu botava a mão na cabeça e implorava por misericórdia. De verdade, ela humilhava a Alina por razão nenhuma até sei lá quando, e depois a autora deu UMA FRASE SOBRE e nunca mais foi endereçado. Tudo bem, tem mais dois livros, então não vou segurar isso na cabeça de ninguém, só fiquei chateada mesmo. Agora o que me derrubou do jegue foi esse livro querer que eu acredite que A ZOYA NAZYALENSKY que teve bate boca com KAZ BREKKER O PRÓPRIO, não sabe humilhar uma pessoa. Gente sério ver ela tentando humilhar a Alina foi doloroso. Mas ver ela FALHANDO? Me fez perder tudo. Eu tô vivendo de aluguel. Vou ter que reler King Of Scars pra poder me curar de um absurdo total desses. É sério isso não é hate na Zoya, ela é linda, é hate no livro mesmo por fazer um desserviço TÃO GRANDE a minha mãe.

Por fim, último tópico que eu queria falar (pois esse problema está interligado com tudo que eu citei acima), a narrativa. Esse livro é uma Alta Fantasia com uma penca de personagens que tem pouco ou nenhum contato com a protagonista. Escrever ele em primeira pessoa foi UM TIRO NO PÉ. Pois aí a história fica de mãos atadas em relação ao desenvolvimento de vários personagens que tinham o potencial pra serem totalmente incríveis - e também em relação ao desenvolvimento de mundo. Sim, é legal ir descobrindo o mundo através da mocinha, mas poxa se você vai fazer isso faz como Trono de Vidro. Vamos descobrindo o mundo junto da Celaena, mas como a narrativa é em terceira pessoa, toda vez que a história requer que outro personagem tome a frente, você já tem a autonomia pra fazer isso. Isso ampliaria o mundo, facilitaria a vida da autora e facilitaria a vida do leitor.

E por fim elevado a dois: esse livro tem personagem demais. Gente demais. E pessoas que não acrescentam em NADA na história, só estão ali pra encher a linguiça e gastar o seu tempo. O que é impressionante, pois a autora tem TANTO enredo subdesenvolvido que ela nem pensa em dar atenção, mas fica recorrendo a esses artifícios pra encher as páginas como se não tivesse mais sobre o que falar e precisasse enrolar a história? Mulher pelo amor de deus.

Mas porém nem de pedrada vive o resenhista: o começo do livro foi interessante. E por ele, dou essas duas estrelas.
Luna.Bard 29/08/2022minha estante
nem parece que foi a mesma pessoa q escreveu Six of Crows, sério

Luna.Bard 29/08/2022minha estante
Maly é tão dispensável

Thais.S 29/08/2022minha estante
A falta de desenvolvimento é algo presente nessa série toda!!! Isso me irritou demais....o final tbm nem se fala... coisa mais mal explicada não existe!!!!

Thais.S 29/08/2022minha estante
Maly é um péssimo personagem!!! Exatamente Luna... não parece a mesma pessoas!!! Ainda não li a duologia do Nikolai.....então espero q siga a mesma vice de Six of Crows

Bruna3810 15/08/2021

Gostei
Foi minha primeira experiência com a autora. Gostei da história. É envolvente. Confesso que ainda não me apeguei aos personagens, mas pretendo continuar a trilogia.

Norberto 06/01/2021

Bom demais! Fui sem saber o que esperar, já que tinha ouvido alguns comentários não tão positivos, mas na expectativa por causa da série. Gostei demais desde o começo - apesar de ter ficado perdido nas classificações e nomes difíceis. É uma história fácil de ser compreendida apesar de haver vários detalhes, um mundo legal de se mergulhar, uns mistérios e umas missões que ficaram mais legais ainda por causa dos personagens, que têm senso de humor (na maior parte do tempo) e não são chatos - alguns são. Ansioso pra conhecer mais do universo Grisha.

Prim 25/07/2021

Sombra e Ossos
É um livro bom de ler, fluido, com um universo bem construído, colorido e interessante. Adorei o fato de a personagem principal ser sincera com as próprias emoções, ser rabugenta, insegura e, ainda assim, corajosa. Ela é inteligente, tem senso de prioridade e tem noção das próprias habilidades, mas, conforme vai passando o tempo, descobre que os limites podem ser superados e ela pode ser mais do que um dia jamais sonhou.
Isso é algo de que gosto bastante nos livros da Leigh Bardugo, nenhum dos personagens é perfeito ou imbatível. Eles erram, acertam, são enganados e enganam, não são 100% mocinhos e nem 100% vilões.
Sombra e Ossos é um bom começo para a história da Alina, do Maly e do Darkling e estou muito ansiosa para ler as continuações.

Armik 15/07/2021

Recomendo, mas com uma condição
Eu gostei bastante do livro, me envolvi com os personagens, com a trama e os plots. No entanto, acredito que a leitura foi fluida para mim justamente porque não tinha expectativas na história. Muitos dos comentários que falam mal do livro estão comparando ele a outros livros e até mesmo com a série da Netflix. Se você ler o livro idealizando a experiência, é muito provável que se desaponte. Isso vale para qualquer coisa na vida.
Em síntese, se você quer ler esse livro (ou qualquer outro) tente não criar essas expectativas, elas só atrapalham. Do mais, gostei bastante e recomendo.
Lia 15/07/2021minha estante
o primeiro eh pfto, o segundo q fode um pouco, terceiro recupera

Armik 16/07/2021minha estante
aiai... eu que lute então hahahha

Armik 16/07/2021minha estante
aiai... eu que lute hahahha

stutz 08/01/2023

Releitura
Foi muito bom reler Sombra e Ossos, notei coisas que não tinha notado de primeira e a experiência de ler um livro físico é sempre superior a de ler um livro digital.
Eu me encontrei muito envolvida pela narrativa da Alina e se eu tivesse tido tempo provavelmente teria conseguido ler esse livro em um dia, mas até que li em um tempo bom mesmo assim. Adorei a construção do universo e o único motivo de eu tirar uma estrela é que parecia que faltava algo mais na história.
De qualquer forma estou ansiosa pra reler o 2° livro também! (Desculpem a resenha corrida mas é que me falta inspiração pra escrever uma melhor hoje kk)

Sophi 22/05/2021minha estante
Amg eu tava muito boiola nele, mas aí né eu pensei "não, tá muito fácil isso aq, vai acontecer merda" aí BUM

Nana 24/05/2021minha estante
Quando tá bom demais a gente desconfia e sempre tá certa

Sophi 24/05/2021minha estante
Dps de ler Rainha vermelha a gente desconfia de tudo

alegorica 19/06/2023

A leitura foi bem devagar no começo, mas eu curti bastante o livro.
Eu tinha uma breve noção de algumas coisas que iam acontecer por causa de spoilers, mas isso não estragou nem um pouco a minha leitura.
E eu gostei de todos os personagens, até mesmo gostei do casal no final, não é o que as pessoas esperam, mas eu gostei, acho que faz todo sentido eles ficarem juntos considerando o quão forte era os sentimentos da Alina por ele.
Apesar de não ser muito fã do protagonista que não bota muita fé em si mesmo, eu adorei a protagonista, acho que ela teve seu carisma, ela não prometeu nada, mas tá entregando tudo.

Alessandra.Spagnol 28/06/2021

"Sombra e Ossos" é o primeiro livro da trilogia Grisha e conta a história de Alina Starkov. Gostei bastante da história, do universo criado pela Leigh Bardugo e me surpreendi bastante com alguns acontecimentos, não gostei muito de algumas falas, achei que poderia ter evitado alguns constrangimentos, mas isso não interferiu na leitura.

Sobre os personagens:
Alina gostei dela, mas ao mesmo tempo não gostei ~risos~, fiquei bastante irritada quando ela descobre o seu poder, mas mesmo assim não acredita na sua capacidade e ficava se rebaixando e se comparando a outros dizendo que eram melhores que ela, mais bonitas, que ela não merecia o poder que tinha ou que ela não era capaz, sem contar com as rivalidades e ciúmes que ela tinha com Zoya e outras por causa de um certo garoto e a ingenuidade dela. Alô o empoderamento feminino está ligando! Mas fora isso eu gostei dela e espero que ela tenha uma evolução nos próximos livros e mostre todo o poder e independência que eu acredito que ela possui.

Darkling eu amei como esse personagem foi criado, achei tudo muito bem construído nele e todo aquela obscuridade e perfeição. Sim, estava óbvio o que ele ia fazer, mas eu gostei de como tudo aconteceu, porém não shippo ele com uma certa pessoa de JEITO NENHUM.

Maly não sei o que sentir sobre ele porque achei bem vaga a apresentação desse personagem e não entendi até agora o que a Alina tanto vê nele, aliás Alina fica solteira que é melhor ~risos~.

Baghra e Genya eu amei essas personagens e queria que tivesse aparecido mais sobre suas personalidades e suas histórias, pois pareceram serem bem fortes e empoderadas, uma coisa que faltou em Alina, só tivemos um vislumbre sobre elas e gostaria de ter tido mais.

O livro é muito bom e me cativou, gostei bastante do final só achei que teve alguns personagens que poderiam ter sido bem mais desenvolvidos e mais presentes. Vou continuar a trilogia e espero que esses personagens evoluam.

duda :) 23/07/2021

um livro que conseguiu ser fraquíssimo em vários os aspectos e bom ao mesmo tempo.
eu infelizmente criei expectativas demais com esse livro de tanto que falaram dele no twitter e no tik tok. a ideia do plot do livro é legal, dá a entender que vai ser um livro recheado que coisas importantes e impactantes, mas só que pra mim ele foi muito devagar e fraco. foram poucas coisas que salvaram a estória e poucos personagens que me conquistaram de fato.

a alina em nenhum momento me cativou, não me deixou com expectativas de ler mais sobre as narrações dela a cada capítulo. uma personagem muito sem graça e fraca no quesito desenvolvimento, e teve atitudes dela que achei bastante infantis que me irritaram um pouco. não posso falar muito do maly porque ele apareceu pouco, mas posso dizer que com essas poucas cenas ele é sem graça também e muito chato.

já o darkling é um vilão muito sem sentido pra mim. achei a ambição dele fraca e bem bleh em comparação com outros vilões dos livros de fantasia que já li. o tal romance que era pra ser ( não sei, ainda não entendi bem se era pra ser isso mesmo ) da alina com o maly e dela com o darkling foi tão vazio que sequer me deixou intrigada ou até mesmo mesmo empolgada para ler mais cenas deles futuramente. mas não rolou nada disso em nenhum momento.

gostei muito da escrita da autora. fácil de ler, não tem "enrolação/encheção" de linguiça, as descrições que foram feitas no livro salvaram e me deixaram bem feliz, tanto do ambiente quanto da história grisha.

esse primeiro é aquele tipo de livro que você sabe que é ruim, muito fraco e bem devagar, mas ainda gosta dele e o acha bom e faz você continuar os outros só pra saber o que vai acontecer.
iamdudis 07/07/2022minha estante
Amiga, tem q ler Six Of Crows, a Leigh se redimi mto nessa série kkkk

duda :) 07/07/2022minha estante
vou estar só o pó da rabiola do surto quando tiver eles físico aqui comigo KKKKKKKKK

mwri.reads 30/03/2021

esperava mais
Criei uma expectativa que não foi alcançada, o começo do livro é muito cansativo e entediante, eu fiquei bastante perdida tbm kkkkkkk. Mas depois da metade do livro a história fica interessante e vc consegue ler com mais fluidez, estou ansiosa para a adaptação.
giglio 30/03/2021minha estante
o primeiro livro tbm me decepcionou um pouco, mas na minha opinião no segundo fica melhor :)