Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo, Marmelo, Martelo Ruth Rocha

Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo

Vanelise.Aloraldo 23/01/2019

Bom solário para todos!
Há um tempo atrás, li uma novela ("O garoto ensolarado por si mesmo") cujo personagem principal havia tomado gosto pela leitura desde criança a partir do livro "Marcelo, marmelo, martelo" da Ruth Rocha. Eu nunca tinha ouvido falar nesta história, mas resolvi conhecer para que minha sobrinha de quase 7 anos entre em contato com essas leituras tão marcantes e atemporais. Recomendo fortemente para as crianças! Não só a escrita é fluída, como também as ilustrações (da Mariana Massarani) são maravilhosas! O livro é dividido em três histórias protagonizadas por Marcelo, Teresinha, Gabriela e Caloca! Há muitas reflexões para se compartilhar:
- Nossa convivência social baseada no uso de linguagens criadas e recriadas.
- Gente grande ou pequena, erra e acerta nesse mundo de aprendizagens novas.
- Todos nós passamos pela fase dos "porquês", queremos explicações para tudo... Crescemos e nem sempre encontramos as respostas.
- Existem meninas que gostam de jogar futebol e outras que gostam de bonecas, podem querer se sujar ou apenas ler, o importante é que cresçam felizes, aprendam entre si e não se sintam forçadas a "agradar" seu grupo.
- Existem pessoas que se acham "o dono da bola", querem comandar tudo e ditar apenas as suas regras, mas ninguém consegue viver sozinho, não é mesmo? Precisamos ser tolerantes, solidários e cooperar para vivermos bem em comunidade.

"Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador, não cadeira, que não quer dizer nada. E travesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também, agora, eu só vou falar assim" (Pág. 13).

Marcelo 07/02/2020

Lições pra Vida
Me chamo Marcelo e por muito tempo esse livro serviu de munição para que as crianças me chamassem de marmelo ou martelo, porém nunca me importei e sempre gostei da história. Recentemente reli por conta da disciplina de Teorias Linguísticas, uma vez que se pode fazer um paralelo com a questão da arbitrariedade do Signo Linguístico e esta obra, mas isso é outra história. Relendo revivi minha infância e percebi que com ele aprendi certos valores que carrego até hoje. E podem me chamar de Marcelo, Marmelo, Martelo que nem ligo.

Carolina3088 01/05/2024

Leia pra uma criança
Me lembro muito vagamente da história desse livro. O que ne marcou mais foram as palavras inventadas de Marcelo.

Raquel Lima 13/02/2009

Um momento de filosofia...
Por que chamamos cadeira de cadeira ? Ou boneca de boneca ? ou bala de bala ? ...A história do menino Marcelo que decidiu que os nomes das coisas não estavam muito correto e decidiu chama-los do seu jeito: sentador, latido,..mexedor...e por aí...vai...

mimizinha 09/05/2011

Como foi bom ler esse livro
Esse livro é muito legal você aprende a fazer poesias e textos sobre ele. É engraçado!Você pode ler varias historias, conhecer vários amigos e vários personagens.
Leia este livro você também!

gostozu 28/09/2011

Livro muito legal
Eu gostei desse livro porque ele fala sobre outros tipos de nomes. Ele também fala sobre coisas importantes.Com ele pude melhorar minha leitura. leia também!!!

amandinha 11/07/2011

Marcelo marmelo martelo
Nossa que livro bacana ! brinca com as letras e palavras e etc.

era um menino sapeca que queria se chamar martelo mas sua mae falou para ele :
-Marcelo martelo e nome de ferramenta ele pergunta varias coisas engraçadas que em algumas conheço e outras nao .

para saber palavras engraçadas pegue o livro e leia.

AMANDA .E

Isabella Santos 25/06/2011

È um livro muito bom ,há várias histórias contidas nele.
A de Marcelo é ótima ,pois ele vem perguntando o por quê das coisas.Tipo:
-Pai porque leite não chama suco de vaca?
E desse dia em diante, Marcelo chamou as coisas do jeito que achava que todos deviam chamar.

Guilherme Rosa 30/11/2010

Marcelo.marmelo,martelo
Marecelo é um menino que fala tudo errado para seus pais e eles os pais não entende nada.Ia chegar uma visita,mas o Marcelo continuava falando errado pois assim que as visitas chegaram marcelo continuou falando coisas erradas.A casa do cachorro estava pegando fogo o marcelo viu que foi diretamente falar com seus pais que a casa do cachorro estava pegando fogo mas marcelo estava falando enrrolado e seus pais nao entendião nada até que seus pais foram lá fora e viu a casa do cachorro pegando fogo,assim pai de marcelo construi outra casa para o cachorro.

Lily 10/07/2010

Marcelo, marmelo, martelo
Eu achei o livro muito interessante, principalmente porque marcelo é um menino curioso e eu também sou muito curiosa, sou cheia de dúvidas como ele.
Quando eu era menor eu lia muito esse livro era um dos meus favoritos...

Eu aprendi que a vida é cheia de dúvidas, felicidades e tristeza tb...

Pam 03/05/2010

Se não foi o primeiro livro que eu li, foi uns dos primeiros.
Uma histórinha super divertidade, e que faz a gente pensar, porque certas coisas tem aquele nome e não outro nome. Super divertido, todos não devem passar a infância sem ler marcelo, marmelo, martelo.

Tici 24/09/2009

Ninguem pode crescer sem ler Marcelo Martelo Marmelo!!!! Alem de q no mesmo livro tem a historia da Gabriela e a do dono da Bola!

Monocromatico 26/02/2009

As três histórias deste livro são das melhores coisas que uma criança pode ler. Também recomendado para adultos que não se lembram mais de como funciona a cabeça de uma criança.