Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo, Marmelo, Martelo Ruth Rocha

Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo

Jose Guimaraes 31/03/2011

Marcelo, um menino muito curioso
Marcelo é um menino muito curioso.

Ele é mais ou menos como eu era na infância.

Não gostava de perguntar, mas sim de fazer experimentos e depois observar o resultado.

Crianças assim descobrem as respostas com facilidade, mas de vez em quando encontram problemas, muitas vezes difíceis de serem resolvidos.

Devemos ficar de olho em crianças como o Marcelo, de Ruth Rocha.

Bia 09/05/2011

Marcelo,marmelo,martelo
O personagem principal desse livro é o Marcelo. A história gira em torno das dúvidas do Marcelo em relação ao seu nome e ao nome das coisas. Não satisfeito com o nome de alguns objetos, ele começa a inventar nomes para tudo que vê.
Eu acho esse livro muito legal, porque o livro brinca com as palavras. A Ruth Rocha teve muita criatividade para fazer este livro, quando eu crescer quero fazer livros como ela, eu quero ter criatividade igual a ela.

Joel Joukin 22/04/2020

O livro é composto por três histórias, sendo a primeira indicada pela minha professora de linguística. Essa história do Marcelo, o menino que decidiu questionar o porquê do nome das coisas e renomeá-las, se relaciona a um dos dos preceitos básicos da teoria saussuriana: a arbitrariedade do signo.
De maneira bem simples e didática, a história ajuda a entender esse conceito que pode ser bastante confuso para quem está iniciando os estudos linguísticos.
As demais histórias não tem um apelo linguístico nesse sentido, mas também são um bom entretenimento para os pequenos.

évora 25/06/2012

se trata de um curioso e criativo menino que se questiona o motivo dos nomes das coisas, e para ficaram mais convincentes, em sua opinião, ele altera todos, causando grande confusão

Gláucia 03/08/2012

Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha
Livrinho composto de três historinhas que acredito estar mais indicado para crianças entre 3 a 7 anos.
Marcelo, Marmelo, Martelo: o curioso Marcelo está na fatídica fase dos porques e a dúvida do momento é o nome que se dá às coisas. Por que Marcelo e não Martelo ou Marmelo? Por que cadeira e não sentador e por aí vai. Bem curioso.
Gabriela e Terezinha: faz as crianças refletirem sobre as diferenças.
O Dono da Bola: reflexão sobre o egoísmo e a importância de compartilhar (as crianças de hoje parecem só entender o verbo no facebook).

Re.giane 13/12/2012

Esse livro realmente marcou a minha infância! Eu a-do-ra-vaaa a peraltice do Marcelo e do fato dele ter desenvolvido sua própria língua! Não tenho mais esse livro, mas tenho vontade de comprar pra deixar guardado.

Carina 10/09/2013

Linguisticamente interessante
Um clássico da literatura infantil que, após relido, ainda tem muito a ensinar. Se eu fosse professora de linguística, Marcelo ia me ajudar a explicar os significantes e significados. A brincadeira com palavras proposta por Ruth Rocha é encantadora e enriquece os seus leitores.

Não me lembrava das outras duas histórias que compõem o volume, igualmente interessantes.

Jersianny Lucena 01/01/2015

Este livro é uma das obras-primas da literatura infanto-juvenil. A autora inova a maneira tradicional de contar histórias, mostrando situações reais do cotidiano.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/marcelo-marmelo-martelo-e-outras-historias/

mmurilo 26/11/2015

Nostalgia?
Um dos primeiros livros da vida. Talvez isso tenha feito com que eu me emocionasse mais ao fazer essa resenha.
Tem uma escrita engraçada, fácil e direta, como em outros livros infantis desse porte. Essa escrita me vez ler o livro em uma sentada com 9 - 10 anos.
História do Marcelo, que sempre mudava o nome das coisas, e sempre está interessado em novos nomes. Lembro que na ficha de leitura eu coloquei que me identificada com ele.

Preciso comprar esse livro pra voltar à infância.

Polyana.Beatriz 24/02/2017

infantil
O livro conta a história de um menino chamado Marcelo que tem aquela fase chata de descobrir a idade dos outros.
Adorei esse livro.

Sashi 16/06/2017

Nesse mesmo livro há 3 histórias feitas pela mesma autora:Ruth Rocha e ilustradas por Mariana Massarani.
Na primeira delas, conta a vida de um garoto que achava que todas as coisas tinham que ser chamada com outros nomes. Por isso inventou sua própria língua.
Na segunda, é a história de duas meninas (Teresinha e Gabriela)que tinham gostos muitos diferentes, mas acabaram aprendendo uma com a outra.
Na terceira, é o conto de um menino muito egoísta que não emprestava sua bola à ninguém,mas isso vai mudando com o tempo.
Eu gostei muito desse livro, e acho que a maioria das pessoas que lerem também vão gostar.

Mr. Jonas 25/12/2017

“Marcelo, Marmelo e Martelo”, de Ruth Rocha
Ruth Rocha conhece como poucos o que se passa pela cabeça das crianças e adolescentes. Ela escreve com uma clareza impressionante e não subestima seus leitores. Por isso seus livros são tão lidos e adorados. Em “Marcelo, Marmelo e Martelo”, a escritora explora a vida de meninos que moram na cidade. São garotos espertos e ativos. Marcelo é um criador de palavras novas. Nas livrarias podem ser encontradas as belas e precisas adaptações que Ruth Rocha fez para a “Ilíada” e a “Odisseia”, de Homero”, e “Tom Sawyer”, de Mark Twain. Crianças ganham, muito, se lerem as adaptações.

FabioPh 14/04/2018

Livro muito bom
Esse livro e engraçado demais eu gostei muitoo dessee livro

Vanelise.Aloraldo 23/01/2019

Bom solário para todos!
Há um tempo atrás, li uma novela ("O garoto ensolarado por si mesmo") cujo personagem principal havia tomado gosto pela leitura desde criança a partir do livro "Marcelo, marmelo, martelo" da Ruth Rocha. Eu nunca tinha ouvido falar nesta história, mas resolvi conhecer para que minha sobrinha de quase 7 anos entre em contato com essas leituras tão marcantes e atemporais. Recomendo fortemente para as crianças! Não só a escrita é fluída, como também as ilustrações (da Mariana Massarani) são maravilhosas! O livro é dividido em três histórias protagonizadas por Marcelo, Teresinha, Gabriela e Caloca! Há muitas reflexões para se compartilhar:
- Nossa convivência social baseada no uso de linguagens criadas e recriadas.
- Gente grande ou pequena, erra e acerta nesse mundo de aprendizagens novas.
- Todos nós passamos pela fase dos "porquês", queremos explicações para tudo... Crescemos e nem sempre encontramos as respostas.
- Existem meninas que gostam de jogar futebol e outras que gostam de bonecas, podem querer se sujar ou apenas ler, o importante é que cresçam felizes, aprendam entre si e não se sintam forçadas a "agradar" seu grupo.
- Existem pessoas que se acham "o dono da bola", querem comandar tudo e ditar apenas as suas regras, mas ninguém consegue viver sozinho, não é mesmo? Precisamos ser tolerantes, solidários e cooperar para vivermos bem em comunidade.

"Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador, não cadeira, que não quer dizer nada. E travesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também, agora, eu só vou falar assim" (Pág. 13).

Marcelo 07/02/2020

Lições pra Vida
Me chamo Marcelo e por muito tempo esse livro serviu de munição para que as crianças me chamassem de marmelo ou martelo, porém nunca me importei e sempre gostei da história. Recentemente reli por conta da disciplina de Teorias Linguísticas, uma vez que se pode fazer um paralelo com a questão da arbitrariedade do Signo Linguístico e esta obra, mas isso é outra história. Relendo revivi minha infância e percebi que com ele aprendi certos valores que carrego até hoje. E podem me chamar de Marcelo, Marmelo, Martelo que nem ligo.