A Desconstrução de Mara Dyer

A Desconstrução de Mara Dyer Michelle Hodkin

Resenhas - A Desconstrução de Mara Dyer

Aline Picciano 21/09/2020

Incrível e bizarro
Fiquei curiosa de ler esse livro ao ver várias pessoas indicando nas redes sociais e cedo a tentação.

Minha primeira reação é "meu deus que livro ótimo, gritei um milhão de vezes por um milhão de motivos"

Mas, me obrigando a ser crítica, muitas coisas ficaram em aberto, muita coisa foi apresentada e não foi desenvolvida. Algumas coisas que eram teorias minhas ficaram bem óbvias após o incidente com a professora de Espanhol e que no fundo eu esperava que não fosse o caminho que o livro levasse (e ao mesmo tempo amando que levaram pra esse lado, porque eu sou dessas).

All in all é uma leitura que vale muito a pena, eu simplesmente não consegui largar o livro, e espero que a sequência me mantenha tão presa as páginas que só consiga largar no fim.

insaniadora 24/06/2021

Estranho
História confusa e - na minha opinião - mal desenvolvida. Mas de uma coisa eu sei: Deus no céu e Noah Shaw na terra ??

Giuliana Sperandio 08/12/2014

Inesperadamente um dos melhores de 2014
Sinceramente não sei como cheguei a esse livro, eu estava aqui em mais uma das minhas visitas diárias ao skoob e me deparei de alguma forma com a capa que me chamou muito a atenção então li a sinopse e eu simplesmente fiquei muito curiosa com o enredo... O sobrenatural me atrai e pode até ser meu lado adolescente, mas fico fascinada com tema com tabua ouija e todos esses jogos "sinistros" de que tantos de nós em nossa adolescência já fizemos parte e morremos de medo, é um "terror coletivo" daqueles saudáveis de deixar um rastro de arrepio na pele e aceleração no coração.... Então cai dentro desse livro e em poucos dias e sinceramente nem sei dizer quantos, se um dois ou três terminei com a gratificante percepção de que não foi perda de tempo, esse livro realmente deveria estar entre os clássicos de "terror/Suspense" da atualidade, nada de vampiro, nem lobisomem e nem essas coisas de se apaixonar por mortos... Esse livro é a história de uma "adolescente aparentemente normal" que sofre um grande trauma e luta com a sua consciência pela culpa, memórias, pesadelos de "poder ter causado" a morte de seu namorado e suas duas amigas em um hospício abandonado, a partir dai tudo é dúvida, ela se muda e com ela seus problemas que cada dia ficam com mais perguntas e menos respostas. Terminei o livro e já estava começando o segundo correndo de curiosidade.....
Márcia Naur 08/12/2014minha estante
Estou lendo este livro. Espero que seja bom. Estou gostando por enquanto. Bjks.

Giuliana Sperandio 09/12/2014minha estante
Márcia eu amei, pena que só achei o livro 3 em inglês... Mas estou ansiosa pelo desfecho é surpreendente, o segundo é ainda melhor ;)

Márcia Naur 11/12/2014minha estante
Gi! Estou amando estou na parte que mara encontra a Pitt e leva ao veterinário.

Giuliana Sperandio 11/12/2014minha estante
Que bom no fim diz os achou, amo esse tipo de livro :)

Márcia Naur 27/12/2014minha estante
Gi! Adorei o livro e agora estou lendo a continuação. Será que é tão bom como o primeiro?

Giuliana Sperandio 27/12/2014minha estante
Márcia
li os três, amei muito, final surpreendente!!

Giuliana Sperandio 27/12/2014minha estante
O terceiro achei s´em inglês, mas depois de vasculhar toda net achei uma alma caridosa que pôs no Wattpad a tradução, mas aqui no Brasil só sai em meados de 2015 :/

Márcia Naur 31/12/2014minha estante
Giuli.! Obrigada pela dica, já baixei o programa muito bom.

Giuliana Sperandio 31/12/2014minha estante
;) de nada, um feliz ano novo!!!
Nos vemos aqui todo ano que vem por ai!!

Noemia 11/05/2020

Melhor leitura de 2019
Eu estava doida atrás desse livro e quando finalmente pude ler, confirmei todas as boas avaliações sobre ele.
A escrita e enredo são muito gostosos, li em poucos dias e só fui perceber o rápido avanço quando terminei de ler (querendo mais).
Tem uma narrativa interessantíssima e um romance cativante, definitivamente foi minha melhor leitura de 2019!

Alice @leituras_da_alice 20/03/2021

Eu provavelmente nunca teria lido esse livro se ele não tivesse surgido na lista do clubinho de leitura que eu faço parte. Apesar de muito conhecido há uns anos atrás, eu não fazia ideia de nada do livro até começar a ler e continuar sem saber de nada hahaha
Mara Dyer já começa o livro com uma nota de que vai se chamar assim e que tem que contar a história bem doida do que aconteceu com ela, já que ninguém acreditaria..
Aparentemente ela era uma adolescente normal com uma melhor amiga (Rachel) e um namorado (Jude), porém depois de uma noite em que ela, a melhor amiga e a cunhada Claire (a quem ela tem ciúme com a Rachel)jogam o tabuleiro ouija tudo começa a desandar na vida de Mara Dyer.
Eu achei que seria um livro de fantasia clichê de adolescente, mas me surpreendi muito com um livro de thriller psicológico em que nada na vida de Mara faz sentido e o leitor fica a mercê de tudo sob o ponto de vista nada confiável dela, já que é tudo em 1 pessoa. Mara tem uns apagões as vezes e parece estar alucinando com algumas coisas e tudo fica uma confusão onde não sabemos bem o que esperar ou achar..
Esse livro voou pra mim, porque assim que eu comecei eu precisava de respostas! Pra mim cumpriu bem o papel de que o gênero propõe e a melhor parte foi a surpresa de não saber de nada antes. Recomendo muito!!

Luiza 26/01/2016

Esperando pela "desconstrução"
Há pessoas que já foram enganas pela capa de um livro, inclusive eu, mas ser enganada pela sinopse, aí já é demais!!

Na orelha somos informados: "Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... um presságio de morte."
Quando pesquisei sobre este livro, tudo que eu lia me fez pensar que este remetia a uma estória de suspense/terror onde a protagonista tenta descobrir o que aconteceu na noite em que seus amigos foram mortos, exceto ela. E tudo isso através de visões do passado. Cheguei a pensar que Mara Dyer fosse perturbada pelos espíritos de seus amigos, ou algo do tipo.

No início é isso mesmo, a autora expõe parte dos acontecimentos daquela noite até a família de Mara mudar-se para a Flórida para um recomeço, isso inclui uma nova vida, novos amigos e, claro, uma nova escola. Mara quer lembrar de tudo o que aconteceu e descobrir porque apenas ela saiu ilesa do acidente.
Então, eis que ela conhece Noah. E é ai que a autora se perde completamente e foge do tema proposto pelo livro. E a partir de então tudo que acontece é uma releitura de Crepúsculo. Sim, é isso mesmo.
O romance entre Mara Dyer, a menina nova, desajustada, insegura, tímida e blá blá blá e Noah, o garoto mais popular, lindo e desejado da escola toma conta de todo o livro. Um fica obcecado pelo outro e mais nada de interessante acontece.

Mara, esporadicamente, tem visões e lembranças que começam a surgir em sua mente, aí você pensa que alguma coisa relevante vai acontecer e somos interrompidos com o término da narração para iniciar outra com o amor dos pombinhos e diálogos chatos entre eles. Assim não da né.

Sem falar que nenhum dos personagens me agradou, tanto os protagonistas como os secundários. A falta de descrição física dos mesmos assim como o desleixo com a definição das cenas e locais que os personagens ocupavam me desagradou muito. Pode ser implicância de minha parte, mas também achei a escrita de Michelle Hodkin um pouco bagunçada.

Enfim, clichês é o que não falta, a estória não tem ação nenhuma, os últimos capítulos são apressados demais parecendo que tudo tinha que acontecer rapidamente para que o livro acabasse logo e tudo que foi prometido ao leitor foi deixado guardadinho dentro de uma caixa. Por fim, acontece uma coisa inesperada, uma deixa para o próximo livro, e sinceramente? Parece que há uma chance da leitura se tornar mais interessante, mas não sei se vale a pena arriscar.

Mariana 10/03/2022

Pela sinopse eu pensei que seria um Thriller/terror psicológico com uma pontada de sobrenatural, mas a história acabou sendo um romance YA super clichê e meloso.
Apesar do livro ser razoavelmente grande pra história e pelo ponto de vista da protagonista, não conheço nada da Mara além dos surtos dela e da paixonite pelo garoto popular da escola. Os demais personagens, apesar de aparecerem pouco, já consigo ter mais informações, conhecer a personalidade deles.
Os capítulos de flashback sobre o que aconteceu com a Mara são ótimos, mas é uma pena que a autora encheu de capítulos de romance meloso e muito clichê e que não convence. Você vai encontrar no livro diálogos como "você é diferente de todas as garotas", "você é a única pessoa que me conhece" e outras frases que já faz você revirar os olhos.
Enfim, se você pegou o livro achando que era um suspense ou terror, você vai se decepcionar.

Luu 15/05/2022

"O orgulho precede a queda"
Um romance com paranormalidade, que conta a história com uma adolescente com poderes especiais.
Neste livro acompanhamos a protagonista Mara Dyer que após ter sofrido um acidente em um desabamento e ter saído ilesa, começa a ter problemas com TEPT. Para tentar se recuperar, ela e sua família se mudam para Miami. Mas não foi isso que acontece, no seu primeiro dia de aula, as coisas já começam a desandar, ela começa a ter ilusões e alucinações com seus amigos que não sobreviveram e com o desabamento. A partir daí começa a dar tudo errado, se tornando mais frequentes esses ocorridos.
Ela acaba conhecendo o nosso amado Noah Shaw, que se começa aproxima dela e depois cria um espécie de ligação, quando certas coisas acontecem. Eles partem em uma busca para entender melhor os eventos que vem acontecendo.
E enfim, temos várias outras coisas que acontecem, que eu sinceramente não acho que seja importante descrever aqui, coisas que são boas descobrir durante a leitura.
Mas saibam que eu gostei muito do livro, o romance é ótimo o mistério também. E me prendeu muitoooo.
Enfim super recomendo :)

triz 20/08/2020

A sinopse engana
O livro é ok, mas não o que eu imaginava. Pela sinopse, espera-se um suspense paranormal ou coisa assim, mas o livro é quase inteiro um romance colegial adolescente. São páginas e páginas da melação do casal principal e nada do que a sinopse prometeu.
Os dois plot twist no final são bons e fiquei com a sensação de que se a autora tivesse focado neles no lugar do romance, o livro seria perfeito.
Também não consegui me apegar a Mara então não pretendo ler os outros livros.

Silmara Cunha 16/05/2020

Instigante
A personagem principal dessa história não é a típica mocinha que deseja fazer o bem a todos. Ao contrário, trata-se de alguém que assim como todos nós tem pensamentos sombrios tantas vezes. O problema é que Mara, involuntariamente (a princípio) os coloca em prática. E os danos que causa aos outros reverbera dentro dela. Ao conhecer Noah a protagonista passa aos poucos a ter percepção do quão perigosa ela pode ser.
Achei a história muito envolvente de uma forma geral, a leitura é fluída e o suspense que envolve as questão da Mara Dyer me prenderam o bastante para chegar ao fim do livro e querer ler o próximo. Mas pra mim, perde algumas estrelas por conta dos clichês do romance adolescente, que me incomodam e arrancaram uns três ou quatro revirar de olhos rs. De um modo geral é um bom livro e pretendo sim seguir a trilogia até o fim.

Lucas 27/06/2016

Quer dormir? Compre um A Desconstrução de Mara Dyer (Aceitamos devolução)
Sabe aquele momento que vc acha que foi enganado por algo que vc achava que seria uma coisa e na verdade é uma outra beeem diferente?

Eu com esse livro.
Cara, que livro..

eu n sei nem as palavras corretas pra usar aqui.

(pq tem q tomar cuidado com os maranators -q pessoal ama esse livro, mas eu realmente estou tentando achar algo nele que me chamou atençao)

Eu achava que seria aquele tipo de livro suspense por conta da sinopse. Mas, de fato temos suspense. QUE É DE FATO OFUSCADO POR CAUSA DO ROMANCE
CARAMBA PARECIA CREPUSCULO GENTE NAO DÁ. DEVOLVE AS MINHAS HORAS GASTAS LENDO ISSO.

Cara, pfv. Mara é uma bosta. Nojo dessa praga chata. O menino que ta atras dela (JA ESQUECI O NOME SOS) é o mais legal.
Pq ele é aquele personagem bosta que dá suporte a protagonista bosta :)

Eu fiquei com pena e dei 3 estrelas. DECEPCAO. Eu esperava um livro cheio de reviravolta, aquela coisa toda, destruição chock de monstro.
Mas, n teve nada '-'
Imagina a frustração de minha pessoa.

Enfim, já li ne
bola pra frente
Victor 27/06/2016minha estante
Noah! (O boyzinho dela, a única coisa boa da trilogia, é ele se declarando pra ela, e ela tipo: sonsa - Mara Louca, cala boca e beija o Noah. Kkkkk).

Noah esse mesmo

Lucas 27/06/2016minha estante
ele ainda tem poder. quem n quer um boyzinho poderoso?

Victor 27/06/2016minha estante
Né kkkkk, (lindo, rico, e doido por ela)

Lucas 27/06/2016minha estante
ate eu sou mais inteligente q a mara. noah se quiser tamos ai ta qualquer coisa te passo o wpp

aproveitar ne $$$

Lu Oliveira 28/06/2016minha estante
Gosto do Jamie e do Jude.

Estantedpapel 02/07/2021

Esse livro tem uma escrita incrível e nós faz questionar se Mara é ou não louca. Tinham partes que eu realmente achava que a pobre tava imaginando e alucinando coisas.
E gente, toda vez que você pensa que a coisa tá melhorando só piora pra coitada, imaginem que você ver coisas que ninguém mais consegue e faz coisas muito estranhas, e pra completar tem uma mãe psicóloga que está totalmente convencida que a filha enlouqueceu.
A sorte de Mara é Noah, sim eu me apaixonei por ele, impossível não amar. Sarcástico, bonito e um super parceiro da nossa personagem, dei muitas risadas com as alfinatadas que eles dão um no outro e a dinâmica do casal é excelente.
Uma coisa muito importante é como a autora trabalha com a questão das doenças mentais, como as famílias reagem e como é complicado para a pessoa.
Temos uma narrativa com sobrenatural, mistério e uma questão que você tem que descobrir acreditar na protagonista ou achar que ela enlouqueceu.

Laura Coelho 30/08/2020

PAI AMADO
Cara, eu não sei nem o que dizer. To a anos enrolando essa leitura, sempre começava e parava no capítulo 5 e agora eu to com a ansiedade atacadissíma pq eu to em surtos com o final desse livro.

Inferno, já baixei o 2 tbm no kindle unlimited pra ler pq adoro me fazer sofrer ???

Estante Limitada 15/11/2020minha estante
Sem contar no modo que Noah tratou todas as meninas que ele ficava antes da Mara