O Menino da Mala

O Menino da Mala Lene Kaaberbøl
Agnete Friis

Resenhas - O Menino da Mala

Ju Oliveira 02/08/2013

Assim que bati os olhos nessa capa, com esse título tão sugestivo, fiquei imediatamente interessada nesse livro. Como fã de thrillers policiais, não poderia de jeito nenhum deixar passar esse super lançamento da Editora Arqueiro.

A enfermeira Nina Borg é uma daquelas pessoas que só pensa em fazer o bem, ajudar o próximo e luta arduamente contra as injustiças desse mundo. Faz o que estiver ao seu alcance para ajudar quem quer que precise dela. Estranha o fato de Karin, que durante muitos anos foi sua melhor amiga e companheira de baladas marcar um encontro urgente em um café próximo de consultório em que trabalha.

Muito assustada, Karin não explica direito o que está acontecendo e lhe diz: “Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Diz que que precisa de uma imenso favor de Nina; ela precisa ir até a Estação Central de Copenhaguem buscar uma mala que está em um guarda volume. E lhe explica que tem que fazer isso imediatamente e que a mala não pode ser aberta em público, mas sim o quanto antes. Karin sai correndo em seguida.

Mesmo sem entender nada, Nina faz o que sua amiga lhe pediu e ao chegar lá, encontra a tal mala. Dentro da mala ela encontra um menino, nu, dopado, mas ainda vivo. Apavorada ela não sabe o que fazer, mas ao perceber que um homem furioso está atrás dessa mesma mala, ela só pensa em fugir dali.

Assustada demais com essa situação, Nina não sabe o que fazer. Ela não sabe nada sobre o menino, quem é, de onde veio? Ela teme que ao procurar a polícia, possa estar colocando a vida do menino em risco. Para piorar a situação, quando o menino acorda, muito fragilizado, Nina percebe que ele não fala a sua língua.

Não posso dizer que me decepcionei com esse livro, mas está longe de entrar para os meus Favoritos. Achei a história bastante confusa no começo, com muitos personagens, aparentemente sem função na história. Mas no decorrer da trama, eles vão se encaixando perfeitamente. Os nomes de pessoas e lugares também são bem confusos, pois a trama se passa na Dinamarca.

A enfermeira Nina não conseguiu me cativar. Discordei de várias atitudes suas, achei ela muito avoada e meio sem noção. Na minha opinião ela não foi heroína nessa história. Foi somente a “babá” do menino durante a trama toda. Não vi nela inteligência ou astúcia para se tornar uma nova heroína de thrillers policiais. Ela é uma pessoa do bem que está sempre pronta a ajudar o próximo, nada mais.

A questão do tráfico de crianças e adultos é sutilmente inserida na trama nos mostrando um pouco desse lado sórdido da humanidade. Apesar de esperar mais ação, a trama em si é boa, depois de uma certa altura a leitura prende bastante e o desfecho é ótimo, eu gostei bastante.

Esse é o primeiro livro da série da enfermeira Nina Borg. Pelo que deu para entender, as histórias são independentes, todas com começo, meio e fim, sem depender de continuação. Somente a enfermeira é que será a protagonista de todas as tramas. Não estou muito animada a ler outros livros da enfermeira, mas se esse é o primeiro, de repente ela pode evoluir como pessoa/heroína e se tornar tipo um Miron Bolitar de saias, por que não?

site: http://juoliveira.com/cantinho/o-menino-da-mala-resenha-sorteio/

Mel 01/08/2013

Muito bom!
O livro conta ao mesmo tempo a história de 4 pessoas: Sigita, Nina, Jan e Jucas. Sigita é uma mãe responsável, que cria seu filho sozinha e de repente, acorda de um acidente no hospital com o braço fraturado, sem saber o que aconteceu e onde está seu filho de 3 anos. Nina é uma enfermeira que atua em causas extremas como abuso, e que acaba encontrando uma mala com um menino de 3 anos dopado e nu. Jan é um empresário que contratou os serviços de Jucas para conseguir o menino em troca de muito dinheiro. Conforme os capítulos vão passando, todas as histórias vão se ligando, formando uma trama misteriosa e muito interessante. Recomendo!

Carol 30/07/2013

O Menino me deixou aflita do começo ao fim
Recebi esse livro de parceria com a Editora Arqueiro. Ele chegou e me deixou de olhos brilhado! Aposto que vocês já viram nos vídeos por aí que ele veio numa malinha super linda! #Amei!

Pedi esse livro apesar de saber que eu iria ficar com o coração na mão com essa leitura. Mas a premissa era muito boa e a chamada do livro deixava qualquer pessoa curiosa, e olhe que não sou fanática por livros policiais.

Já vou avisando que não será uma resenha cheia de detalhes pelo motivo óbvio de se tratar de um livro que vamos conhecemos a medida que vamos lendo. E não vou ser eu a soltar spoilers para vocês.

Como a maioria dos livros nessa categoria, eles nunca focam apenas um personagem. São pequenos capítulos falando de várias pessoas, mas que tem alguma ligação, contudo só sabemos disso quando a leitura já está bem adiantada. No começo é só um emaranhado de nomes e fatos dos quais não entendemos. Aliás, os nomes são difíceis de lembrar, heim! Os sobrenomes então, putz! Nem me arrisco.

O livro se passa em várias partes da Europa, principalmente no Leste Europeu. E ao contrário de muitos livros que li e amei conhecer pontos turísticos novos, em O Menino da Mala tudo foi muito confuso para mim, mas nada que eu não tenha superado. Afinal, o ponto forte da história é o tal menino.

Nina é a protagonista. Uma enfermeira da Cruz Vermelha que está acostumada em ver bagaceiras e tratar de estrangeiros. Ela é uma pessoa fria, meio louca e com uma aparência bem assexuada. Além do que se possa imaginar, Nina tem uma família: Um marido e dois filhos; mas nesse livro pouco sabemos deles. Nina é uma personagem complexa que sofre de transtornos de personalidade (opinião minha). Achei isso uma característica importante da personagem, mas foi o motivo que não me deixou ter um pingo de afeto por ela. Para mim, a protagonista desse livro é a mãe do menino que encontram na mala.

Uma coisa é certa, esse livro me deixou numa aflição sem fim. Acredito que o fato de eu ter um filho quase na mesma idade do menininho, tenha me deixado com o coração mole. A todo momento em pensava em como seria terrível me ver separada do meu filhote. E para aquelas que não tem filhos, podem acreditar quando digo que o sentimento é de pura incapacidade.

A maioria dos personagens são totalmente doidos e movidos a motivos que as autoras tentaram humanizar, mas que saiu muito sem sentido, fazem coisas loucas. Eu não entendi como podia ter tanta gente sem noção nessa história. Eles faziam um auê com uma situação que poderia ter sido facilmente resolvida em uma conversa.

O livro me prendeu a todo momento por conta da minha ansiedade para saber o motivo de terem tirado essa criança do meio em que ela vivia, e para saber se ele seria encontrado e como seria encontrado.

Nina na verdade funcionou como uma babá nesse livro. E quando pensei que ela seria a heroína da história, ela some. Como assim???
Não sei se vai ser uma característica da personagem nos outros livros também, ou se realmente não era para ser a vez de Nina em uma história.

O livro é bom. As qualidades superam os defeitos em muitos momentos, mas não sei o grau da minha vontade de ler outro livro com a Nina Borg. Não morri de amores por ela.
Mas a escrita das autoras é incrível de boa em relação ao ritmo! E mesmo que os futuros livros venham com nomes de pessoas e lugares estranhos, vale a pena para os amantes de romances policiais. Eu me senti aflita em todos os momentos dessa leitura.

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/2013/07/resenha-de-o-menino-da-mala-lene.html

Jo 25/07/2013

Nem tudo que reluz é ouro ou nem todo dinamarquês pode ser comparado a um sueco
Os fãs de Stieg Larsson irão adorar O menino da mala. Nina Borg é uma versão ainda mais atraente de Lisbeth Salander e agradará especialmente ao público feminino. - Publishers Weekly

Foi exatamente a primeira frase que me fez comprar o livro sem pestanejar: se a crítica comparou ao Stieg Larsson, não tem como ser ruim. Uma comparação com Agatha Christie me fez comprar o primeiro livro da Camilla Lackberg e eu me apaixonei.

Infelizmente não posso dizer o mesmo quanto às autoras de O menino da mala. E compará-las ao Larsson foi demais, puro marketing. Nina Borg não chega aos pés de Lisbeth, nunca.

A história em si não é inusitada (ainda mais nos dias de hoje, em que a violência já nos fez ver crianças em caixas de sapato, latas de lixo e coisas muito piores)e a narrativa um pouco cansativa do início ao meio do livro. O final deslancha rapidamente e você consegue descobrir a razão do menino ter ido pra dentro da mala e quem é o cérebro mal intencionado por trás da idéia.

Nina Borg está mais para as personagens do Clube de Mulheres contra o crime, de James Patterson ou Myron Bolitar, do Harlan Coben, que para Salander. Tem um certo carismo, mas jamais aquele charme desconcertante.

Sinceramente, no quesito autores policiais, os suecos (Larsson e Lackberg)e o norueguês (Jo Nesbo) dão de 10 nas dinamarquesas do Menino da Mala.

Ah! Já ia me esquecendo de comentar o livro. Apesar das críticas quanto ao exagero nas comparações, O menino da mala não é um "livro mala".

Não será um dos meus favoritos mas não decepciona. Talvez tivesse gostado mais se minhas expectativas (em razão da comparação) não fossem altas.

Acredito que para aqueles que ainda não leram tantos policiais como eu, e principalmente, para quem ainda não leu Larsson, o livro poderá agradar.

Além do mais, por ser uma série, quem sabe o próximo título me faça mudar de opinião.
Gabi 20/08/2013minha estante
Seu comentário foi inteligente. Colocou sua opinião sem tirar o tesão de que o livro pode ser bom para outras pessoas. Eu ainda não o li, mas como devoradora dos romances policiais, fiquei com vontade de adicioná-lo ao meu cérebro. :)

sonia 24/09/2013minha estante
Fiquei bem curiosa para ler o livro, gosto do autor.

Lucas 25/07/2013

Após um pedido de Karin, Nina vai até uma estação pegar uma mala em um determinado armário indicado por sua amiga. O que ela não imaginava é que dentro da tal mala encontraria um menino com cerca de três anos, dopado e nu, mas vivo. Sem saber o que fazer, a enfermeira o carrega consigo. Mesmo desnorteada, Nina vai começar a obter respostas inimagináveis para origem do menino. sem a ajuda de Karin, já que ela está morta.

O Menino da Mala é o um livro policial com muitos personagens, enigmas e um enredo denso. O ritmo da leitura é bem frenético, e já no começo somos fisgados por um mistério que ronda um menino dentro de uma mala e uma mulher que o socorre. Por ser um livro relativamente curto, a narrativa é bem acelerada, com capítulos bem objetivos. As autoras se preocuparam em dar dinâmica aos fatos, sem se prender em mínimos detalhes, o que é muito positivo.

Por ter muitos personagens envolvidos, os capítulos, narrados em terceira pessoa, têm focos diferentes. Dessa forma, além de toda a trama estar envolta num enigma do desaparecimento, existe um certo aprofundamento em alguns personagens importantes. Não foi possível me afeiçoar a eles, exceto Nina e Sigita, mas a história de cada um é tratada de maneira particular, mostrando suas inseguranças e medos. Cada indivíduo tem sua importância e as autoras mostraram isso de forma perfeita, sem perder o foco.

O mais interessante é a questão do tráfico de crianças, tema central, ser abordado de maneira bem sutil. No decorrer da história foram inseridos alguns esclarecimentos sobre esse mundo obscuro e sórdido. E além disso, o desfecho surpreende, porque quando imaginei que o desaparecimento do garoto tinha um motivo, o rumo foi totalmente mudado, me pegando totalmente desprevenido. A única falta existente foi o que aconteceu com Sigita. Ela teve uma participação tão importante e seu final foi simplesmente ocultado.

Para uma estreia das duas autoras aqui no Brasil, O Menino da Mala é satisfatório. Reúne um mistério, críticas à sociedade negligente em relação ao tráfico de pessoas e uma narrativa que instiga o leitor a chegar logo no final. Por ser uma série, o último capítulo já deixa em aberto qual será a próxima aventura de Nina. A personagem principal é uma verdadeira heroína dos tempos modernos que conquistará muitos fãs, assim como Myron Bolitar, personagem de Harlan Coben. Portanto, se você adora um bom enredo policial, vai apreciar esse livro.

site: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/07/o-menino-da-mala-lene-k-e-agnete-f.html?showComment=1374772163594#c5649165603907805513