1356 (A Busca do Graal #4)

1356 (A Busca do Graal #4) Bernard Cornwell

Resenhas - 1356

João 28/04/2024

Adeus arqueiro
O livro trata sobre o fim da jornada do arqueiro Thomas de Hookiton. O livro em si é bom, como sempre com uma precisão histórica muito boa e a descrição de batalhas perfeita.

Junior Melo 25/04/2024

Não entendi muito o sentido desse livro, Cornwell quis escrever sobre Poitiers e inseriu o Thomas como personagem mas não deu nenhum desenvolvimento a história dele, não finalizou ou nem acrescentou nada, Thomas não desenvolveu nada como personagem, e esse é uma das minhas maiores críticas com alguns romances do Cornwell. Mas como eu sou uma pessoa masoquista continuo a ler esse miserável que ao menos entrega ótimas cenas de ação e descrição do período.

Leila171 23/04/2024

Embora tenha demorado muito mais que o habitual para concluir esta leitura, a obra 1356, do britânico Bernard Cornewell, foi um excelente primeiro contato com o autor.
Mesmo que possa ser lido de forma independente, como eu fiz, 1356 retoma o contexto da trilogia A busca do Graal seu protagonista Thomas de Hookton. Contudo, dessa vez, nosso herói está a procura da espada de Pedro, uma relíquia preciosa em tempos de guerra.
Partindo do contexto de guerra entre França e Inglaterra do século XIV, Cornewell descreve cenas de batalhas e conspirações religiosas de forma brilhante. Ele vai da guerra bruta ao jogo estratégico com a mesma qualidade narrativa.
Gostei muito de conhecer o autor que, certamente, vai aparecer em futuras leituras.

Jenner Azevedo 24/02/2024

"1356", de Bernard Cornwell, é uma verdadeira jornada épica que nos transporta de volta aos dias tumultuosos da Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra. Com sua prosa habilidosa e detalhes meticulosos, Cornwell nos leva a um mundo onde a bravura, a traição e a honra se entrelaçam em uma trama emocionante.

Apesar de ser o 4º livro após a trilogia do arqueiro, pode ser lido separadamente (mas o leitor obviamente terá vontade de ler os anteriores)

A narrativa é tão cativante que é difícil largar o livro. Em apenas 8 horas, você se encontrará imerso nas aventuras de Thomas de Hookton e sua busca pela relíquia sagrada roubada pelos franceses. Com batalhas épicas, personagens complexos e reviravoltas surpreendentes, "1356" é uma leitura obrigatória para qualquer amante da história e da ficção histórica. E verão que desde tempos imemoriais a França já tinha muita habilidade e muita experiência em se render

Luiz Godoy 19/02/2024

Excelente, mas não o melhor
Despender elogios às minuciosas descrições de batalhas de Bernard Cornwell já é o padrão quando qualquer um decide resenhar algum de seus livros. Portanto, poupo-me desta ociosa redundância.

Atenho-me, portanto ao enredo, que apesar de pouco original quando analisando as demais obras do autor, tome As Crônicas de Artur como exemplo, que sob minha ótica representam o apogeu criativo de Cornwell, este volume torna-se um tanto repetitivo, ou clichê, ainda que bastante coeso para uma obra deste tamanho.

Apesar de não ser a melhor obra do autor, e servir basicamente como um copo d?água aos fãs sedentos após o fim da trilogia da busca do graal, o livro funciona muito bem, até mesmo sozinho, para os leitores que eventualmente não se interessem por ler a trilogia que precede esta publicação. O livro faz diversas reapresentações a personagens já conhecidos da trilogia, o que dispensa a leitura anterior, apesar de muito bem vinda, ou obrigatória para aqueles que pretendem conhecer os acontecimentos envolvendo a saga, uma vez que ao reapresentar alguns personagens, o autor não poupa spoilers dos acontecimentos anteriores.?

Desta forma, tenho como um livro excelente quando analisando o gênero e publicações semelhantes de outros autores, mas um livro mediano quando comparado ao legado do autor que o publica.

Lucas Salsicha 14/02/2024

A espada santa
Mais uma vez Cornwell desenvolve uma narrativa maravilhosa unindo ficção e fatos históricos. A busca por mais um artefato santo da cristandade traz uma nova trama para a narrativa, e nos deparamos com cenas incríveis de batalhas e de questões morais.

bel... 08/01/2024

As batalhas são muito bem escritas e ele tornou essas partes interessantes até pra quem não costuma gostar desse tipo de leitura. O enredo é muito bem amarrado, mas senti falta do desenvolvimento e maior participação das personagens mulheres, foi atribuído a elas um papel muito passivo e pouco aparente.

Valesca.Castelani 27/12/2023

Conclusão memorável
Esse livro dá uma conclusão a trilogia de Thomas Hookton, o arqueiro inglês em suas inúmeras batalhas.Nrsse volume reencontramos personagens, outros aparecem .
Mas todos têm a sua conclusão na saga
Recomendo pra quem gosta de livros com batalhas épicas e históricas
Naiara 05/01/2024minha estante
poxa, a palavra triologia me deixou tensa rsrs
quase quis, Li Avalon e queria mais do clima medieval, mas triologia agora me assusta, tenho medo de nao gostar e ficar presa rs

Valesca.Castelani 06/01/2024minha estante
Quem gosta do gênero não tem erro .
Vc vai querer continuar,

Camila Felicio 03/12/2023

Livraço
Grande história!! Impossível não ficar vidrado e receber pitadas de aulas de história de forma leve!
Acompanhamos a trajetória do arqueiro Thomas de Hookton em sua jornada em território francês, à época a França eatava sendo ocupada e devastada pelo grande Eduardo de Gales, ou o Príncipe Negro, seu pai Eduardo III buscava recuperar os territórios do grande Reino Angevino perdido após insucessos de seus antecessores, além de pleitear o próprio trono francês, sendo mais um capítulo da terrível Guerra dos Cem Anos.
Durante suas andanças pela França, Thomas já feito cavaleiro, recebe a missão de procurar e proteger La Malice, uma espada que pertencera a São Pedro, e vislumbramos aventuras e batalhas.
Amei o livro, mas para mim está abaixo de Azincourt, 1356 usa muito do estilo literário aventura e acaba por impelir ao leitor uma obra com alguns absurdos naturais do gênero, como cenas convenientes demais... Thomas sempre consegue se safar, já Nick Hook em Azincourt é um ser humano absolutamente normal, competente guerreiro e não vemos taaaaantas cenas absurdas.. Como não gosto do gênero aventura, tampouco me conecto a fantasias, tal fato me irritou um pouco..

Renata 09/11/2023

FINAL RÁPIDO
Mais um ótimo livro de Bernard Cornwell.... suas cenas das batalhas são totalmente imersivas e por isso achei o final (q continha a última batalha) tão acelerado... o q Thomas fez com Le Malice foi tão simples q cheguei a ficar pensando q era mentira kkkkkkk....

Alessandro.Aguilera 14/06/2023

Uma lição de história
Bernard Cornwell dá uma lição de história em suas obras, Com personagens críveis e ponto alto de suas histórias são as batalhas. E que batalha ele descreve aqui.

Simone 10/05/2023

Viciante
Meu problema com os livros de Bernard Cornwell é só um, não consigo parar de ler.
Com 1356 não foi diferente.
A história me prendeu do início ao fim.
Me pego sempre na ansiedade de saber o que vai acontecer a seguir.
Recomendo que leiam todos os livros, vale a pena.

Biel 29/04/2023

1356
Cornwell é atualmente o meu escritor favorito. Esse cara é simplesmente muito bom. "1356" é uma ficção histórica redondinha que consegue te aproximar do realismo da época de uma maneira muito íntima, além de ser uma leitura fluida e nada cansativa. Ler esse livro só aumentou ainda mais a minha vontade de conferir os outros livros do Bernard.

Ju Ragni 13/03/2023

Excelente reconstrução da batalha de Poitiers
Livro 4 do que era para ser uma trilogia, A BUSCA DO GRAAL, com O ANDARILHO, O ARQUEIRO, O HEREGE. Depois de encerrada a busca do Graal, Thomas de Hookton está de novo enrolado com batalhas (porque ele vive na época da Guerra dos Cem Anos), e desta vez há uma nova relíquia, que é a Espada de São Pedro , La Malice.
Bernard Cornwell para mim é o Stephen King dos romances históricos: prende a atenção, tem suspense, enredo excelente, personagens carismáticos, e a descrição das batalhas é uma coisa de tirar o fôlego. Me dá tanto nervoso que quando vai começar a batalha para valer eu fico com as mãos suadas, coração disparado, e aí vou na wikipedia para ver quem ganhou, daí consigo ler o livro com mais calma. Se não fizesse isso acho que não ia conseguir ler as cenas. Não gosto de carnificina, de violência gratuita, mas aqui é diferente, é o desenrolar da história, isso aconteceu (claro que a verdade é sempre mais fria e dura), mas os fatos estão lá, documentados.
Excelente maneira de aprender história.

denis.caldas 23/02/2023

Arqueiros
Salvo melhor juízo, esse foi o último livro que li do Cornwell e que, mesmo sendo considerado como o desfecho da Trilogia do Graal, pode ser muito bem lido isoladamente, haja vista a característica do autor de, durante o texto, relembrar fatos ocorridos nos livros anteriores. Doado numa feira em prol de uma ONG que cuida e que providencia tutores para gatos e cães de rua, cumpriu bem sua missão!

"Vá com Deus, e lute como o diabo! E São Denis encontra São Jorge!"

"O pânico fez Roland de Verrec hesitar. Ele raramente sentia pânico. Num torneio, mesmo numa escaramuça, ficava calmo em meio ao caos. Nesses momentos sentia como se um anjo o guardasse, o alertasse contra o perigo e mostrasse as oportunidades. Era rápido, de modo que mesmo no tumulto mais desastroso parecia que os outros homens se moviam lentamente. Mas agora sentiu medo de verdade. Ali não havia regras, nem juízes para interromper a luta, apenas perigo."