O Lobo do Mar

O Lobo do Mar Jack London

Resenhas - O Lobo do Mar

IGuittis 21/02/2021

O livro tem uma narrativa muito rápida e envolvente, até o momento em que temos a introdução de uma personagem feminina. Na minha opinião, a partir desse momento, a narrativa se torna um pouco mais cansativa e perde um pouco da velocidade, porém a história é muito boa.
No início dessa edição temos uma apresentação sobre o autor, ali ficamos sabendo de algumas ideias dele completamente erradas, e percebemos que ele coloca todas as ideias que ele tem no discurso de seu personagem.

José Cláudio 12/10/2021

Jack London é um dos meus autores favoritos, e nesse livro ele nos traz muitos dilemas e contradições na relação entre Humphrey e Wolf Larsen. Só um porém pelo final um pouco meloso mas o livro em si vale a pena ser lidos

Rafaela 01/03/2022

O lobo do mar, vale a pena!
Eu sou uma pessoa que gosta de histórias em alto-mar, como 20 mil léguas e Moby Dick, e por isso queria muito ler o "O Lobo do Mar". O livro me surpreendeu, porque ele mostra a visão das aventuras marítimas através de um personagem que não tinha nenhum conhecimento de como a vida de um marujo pode ser dura, principalmente quando o capitão é um louco

Eduan 21/12/2022

Livro muito bom, a história prende você do início ao fim. No início vc se preocupa, ?e agora ele vai viver?? Depois pensa ?quem é esse capitão?? E termina com o ?eles vão conseguir??

marxly 04/06/2023

!
"Afinal -pensei comigo- amar ainda valhe mais do que ser amado, pois que nos torna tão preciosa a vida a ponto de não querermos a morte."

Willian 08/08/2023

Ótimo
Primeira obra que leio do autor e acho que foi boa escolha, leitura simples e com personagens incríveis. A evolução do personagem e ao mesmo tempo ele mantendo sua essência foi um dos pontos mais bacanas que achei da história, sem falar da construção do Wolf Larsen que ficou impecável. Terminei essa obra querendo navegar mar afora.

Suruassossaurus 03/09/2023

"O único valor que a vida tem é o que atribui a si mesma"
Humphrey Van Weyden é um diletante que dedica sua vida à leitura e às críticas literárias, vivendo uma vida segura no seio familiar e podendo se dedicar a uma monótona vida previsível e tranquila. Sendo o típico aristocata inglês que nunca desejou se aventurar por nada, tudo muda quando, ao pegar uma balsa para voltar da casa de um amigo em São Francisco em um dia de nevoeiro, acaba se tornando um náufrago. Após um longo tempo no mar gelado ele é resgatado pelo navio de caça à focas Ghost, todavia o que deveria ser sua salvação se torna um pesadelo. Logo de cara se vê diante de Wolf Larsen, o cruel capitão que, tanto por necessidade dada a morte de um dos seus tripulantes quanto por desprezo pela condição de vida de Humphrey, se nega a levá-lo de volta psra terra mesmo sob promessa de pagamento. Desta forma inicia a longa temporada de caça à foca que o protagonista passa à bordo rumo ao Japão e ao Mar de Bering.

O que se segue é uma mistura de crueldade perpetrada pelo capitão e as tentativas e maquinações de Humphrey para, primeiro tentar escapar e, depois, tentar sobreviver até o fim da viagem. Com muitas descrições sobre a vida no mar, acompanhamos o dia a dia dentro do navio e da sua complexa tripulação. Divividos entre tripulantes e caçadores de focas, todos nutrem ódio, ressentimento, admiração e medo do capitão (as vezes tudo de uma vez), entretanto a maioria está longe de serem pessoas moralmente sadias. Desde o desagradáv caçador Smoke até o cozinheiro digno de pena e de asco Mugridge, todos tem o seu pior lado provocado e expandido pelas condições da rotina do navio, que aos olhos deles é o pior navio para se trabalhar na Terra e que só estão lá por desaviso ou falta de oportunidade.

Mas o foco da maior parte do livro é o maior antagonista da história. Wolf Larsen, comparado à Lúcifer diversas vezes durante a leitura por conta de sua crueldade, é um homem enorme de músculos massivos que pode facilmente matar um homem com as mãos nuas. Aliado à isso possui uma percepção de mundo altamente materialista e, sendo um autodidata apreciador de diversos pensadores, usa das leituras para corroborar sua visão distorcida da vida. Banaliza ideais de moral e da salvação da alma e provoca muito Humphrey sobre estes temas em seus debates. Com sua analogia de que "todas as pessoas são fermento lutando para consumir levedura e crescer enquanto puder" usa de força, manipulação e mentira para obter o que deseja. Por mais que dinheiro lhe interesse, foi por sadismo que manteve Humprey e outros em seu navio à força. Sob suas decisões pessoas ficam feridas, são sequestradas, mutiladas e até mesmo mortas. Ainda sim essa estranha combinação de poder mental e físico desperta a admiração do protagonista, que o vê o um enigma pois combina a brutalidade do primitivismo puro e a uma intelectualidade perigosa. Perverso, a história gira em torno de suas vontades e caprichos durante os meses que se passam, tirando prazer de estimular os piores sentimentos em todos ao ponto da situação se tornar perigoso para ele mesmo. Para ele a vida é simplesmente supervalorizada e não há sentido em ficar ressentido pela perda de uma ou de outra.

O sofrimento que ele causa à tripulação é tão revoltante quanto o que se perpetua durante a caça que os impele nesta viagem. Caçadas pela demanda de pele no mercado da alta moda londrina, há descrições sobre todo o processo de perseguição, abate e preparo dos animais que são mortos às dezenas, tudo muito bem descrito e o que me causou um desconforto real.

Por conta da rotina de trabalho e faculdade geralmente demoro para ler, porém devorei este livro em menos de uma semana. Wolf Larsen é um dos melhores anragonistas que já vi em um livro. Suas atitudes durante a leitura provocam desde raiva e revolta até admiração e, inesperadamente, pena. Pesado em sua violência, mas instigante pelo confronto de ideais e pelas maquinações que ocorrem de todo lado, a leitura é surpreendentemente prazerosa. Digo ainda que no terço final ocorre um acontecimento que elevou mais ainda toda a tensão e me fez perder horas de sono até conseguir chegar na resolução final. Definitivamente O Lobo do Mar é uma obra incrível que merece ser mais conhecida do que é.

LaAs165 23/10/2023

Minha mãe tinha esse livro na prateleira e eu implorava que ela me deixasse ler, até o dia que li e confesso não entendi nada pela falta de maturidade, afinal tinha 15 anos, mas depois li novamente e achei surpreendente

Manu368 30/12/2023

Demorei terminar de ler esse livro. Apesar de ser interessante, a escrita é algumas vezes bem cansativa

Lord Skywalker 19/02/2024

Leitura e história interessantes
A abordagem de London na personificação da natureza e a exploração dos conflitos éticos enfrentados pelos personagens acrescentam camadas à narrativa. Contudo, percebi momentos em que a trama seguia um curso previsível, impactando minha avaliação. No entanto, é inegável o mérito da obra ao capturar a essência da condição humana em meio aos desafios marítimos.

Burocrático 23/02/2024

Ótimo livro aventura e reflexões sobre a vida, só não gostei muito dos termos repetitivos e exagerados de navegação, outro ponto negativo que eu achei foi aquela forçada de barra no final, do escuna ir parar justamente lá quais as chances 1 em 1 bilhão? Mas fora isso o livro é muito bom

Rodrigo Leão 02/03/2024

Muito bom!!!
Após naufragar, o jovem intelectual Humphrey van Weyden é resgatado e obrigado a integrar a tripulação da escuna Ghost. A bordo, ele presencia a dura rotina dos tripulantes e a tirania imposta por seu capitão, o embrutecido Wolf Larsen.

Ludmila Santos 09/03/2024

O lobo do mar
Gostei bastante da história do livro.
O gênero literário não é meu favorito,esse livro demora um pouco pra te "prender" na história,em minha opinião o final deveria ser mais detalhado já que todas as situações que aconteceram foram bem detalhadas. E também me trouxe reflexões profundas