O Lobo do Mar

O Lobo do Mar Jack London

Resenhas - O Lobo do Mar

Mário 07/02/2014

Excelente aventura náutica repleta de discussões filosóficas que versam principalmente sobre implicações éticas e morais que o exercício do instinto de autopreservação, egoísta e muitas vezes cruel, representa em uma sociedade construída sobre o ideal da solidariedade, tolerância e fraternidade.

Lobinha Sincera 11/06/2024

Do homem civilizado ao homem sobrevivente, aqui assim como outros livros do autor, fala da moral e ética que cada um busca pra si quando lhe é provada

Pedro 14/12/2015

Para ler & reler
Clássico de Jack London, "O Lobo do Mar' narra as desventuras de Humphrey, jovem de vida fácil dedicado às letras, em embate permanente com o implacável (e inesquecível) Wolf Larsen. Após ser resgatado de um naufrágio, Humphrey é impedido de voltar ao continente pelo capitão Larsen, que decide “educar” o rapaz para lidar com a dura realidade da vida. É nesse confronto dos dois, que representam, de um lado, o idealismo e a civilidade e, de outro, a brutalidade de um mundo irracional, que "O Lobo do Mar" encanta, com uma prosa afiada que mescla aventura e romance filosófico.

Thalita Branco 21/02/2018

Resenha ~ O Lobo do Mar - Jack London
O intelectual Humphrey Van Weyden naufraga pouco depois de sua saída de São Francisco. É resgatado pela escuna de caça a foca Ghost, e tão logo se recupera pede para falar com o responsável pelo navio. Ao ter a solicitação atendida, dá de cara com o capitão Wolf Larsen aos berros com um defunto. O homem estava colérico com a morte do seu imediato logo após a saída do porto.

Quando resolve lhe dedicar alguma atenção, Wolf Larsen olha Humphrey de cima a baixo, desdenha de sua posição como cavalheiro e, ao invés de retornar ao porto que ainda estava próximo, decide levá-lo consigo na longa viagem, prometendo transforma-lo em um homem que trabalha por si só.

Humphrey então vira ajudante de cozinha e fica horrorizado tão logo passa a conhecer a vida tirana dentro do Ghost. Wolf Larsen gere a escuna com mãos de ferro e assustadora agressividade tal qual um homem primitivo. Mas não demora para Humphrey se aproximar do capitão, e após um pouco de conversa descobrir que ele é na realidade um autoditada extremamente inteligente e apreciador de variadas leituras filosóficas. Eis que passam a conversar cada vez mais e os ideais civilizados de Humphrey entram em conflito com os princípios brutais de Wolf Larsen.

Jack London por si só se mostrou uma surpresa para mim. É um autor que eu sempre quis ler, mas nunca pensei que gostaria tanto da sua forma de escrita. London insere experiências pessoais em suas histórias, trazendo uma imensa realidade a seus personagens ficcionais e nos fazendo pensar se eles são tão ficcionais assim. De suas obras que já li, O Lobo do Mar que me fisgou como poucos livros conseguiram fazer.

A construção de personagens é incrível. Humphrey é um cara bacana e que você torce do início ao fim. Conforme as páginas avançam vamos percebendo sua evolução e a concretização da vontade do seu raptor. Mas o grande destaque aqui vai para Wolf Larsen. Apesar de toda sua crueldade, as descrições do capitão são cada vez mais surpreendentes e aliadas a sua presença em cena e altas doses de carisma tornam-o um personagem que você quer detestar, mas não consegue. O cuidado do autor se estende até aos personagens secundários, fazendo com que o leitor se preocupe com vários deles ainda que apareçam pouco.

Fui ficando cada vez mais curiosa para saber como Humphrey sairia dessa enrascada e se sobreviveria a Wolf Larsen. O livro perde um pouquinho o ritmo com a inserção de um personagem na metade da história e os termos náuticos algumas vezes me confundiram, mas ainda assim ele flui extremamente bem. Temi que talvez as discussões entre Humphrey e Wolf Larsen se tornassem enfadonhas, mas muito pelo contrário. Elas são muito interessantes e nos fazem refletir a todo momento.

A edição da Zahar é uma graça. Sou completamente apaixonada por suas edições de bolso de luxo que além de lindas são resistentes e fáceis de transportar e ler. Adoraria que eles lançassem Caninos Brancos e O Chamado da Selva, também do Jack London, nessas edições tão lindas.

Comecei O Lobo do Mar procurando apenas uma grande aventura marítima. Encontrei isso e muito mais. O ano só começou, mas a saga de Humphrey com certeza é uma das melhores leituras de 2018. Um livro que se tornou um dos meus favoritos.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Carol | @carolreads 11/07/2019

O Lobo do Mar
Já pode ser considerado um dos melhores do ano!

O livro acompanha as desventuras do nobre crítico literário Humphrey Van Weyden que, devido a um naufrágio, é resgatado pela escuna Ghost e forçado a trabalhar nela pelo seu temido capitão, Wolf Larsen. Durante a viagem Hump percebe que o capitão é um homem complexo - além de bruto e violento ele é autodidata e tem uma predileção por filosofia e poesia - e o contraste entre os dois homens fica muito evidente.

Como dito no próprio livro, é “no peculiar embate entre os dois homens - entre a concepção de mundo primitiva do capitão e a civilidade e o moralismo de seu refém -, que Jack London ultrapassa o romance de aventura, fazendo de O Lobo do Mar uma reflexão sobre o bem e o mal, sobre os determinismos darwinianos da vida e a condição humana”.

O que tornou o livro tão interessante, para mim, foram os contrastes. A repulsa que Hump sentia das atitudes do Wolf Larsen e a sua posterior atração ao descobrir que - a sua maneira - ele era um homem sofisticado. A descrição da dura rotina da vida em alto mar e da caça às focas, com os diálogos que ocorriam na cabine do capitão... tudo foi feito com maestria pelo Jack London.

Alguém já leu esse livro? Gostaram? Quais outros livros do Jack London recomendam?

site: https://www.instagram.com/carolreads

Thiago Barbosa Santos 24/07/2019

Aventuras no mar
Um grande clássico de Jack London que estava na minha fila de leitura há muito tempo e só agora pude cumprir com essa missão. Teve tradução para o português de Daniel Galera.

Humphrey van Weyden era um crítico literário que vivia confortavelmente com a renda familiar. Tinha ares de lord. Bem de vida, nunca havia feito nada até em tão além de aproveitar os privilégios sociais e viver a sua rotina. Um dia, meio que por acaso, se aventurou em uma viagem marítima. Mal sabia que aquela experiência transformaria por completo a vida dele.

A embarcação naufragou e ele acabou sendo resgatado pela escuna Ghost. Era o início de um grande pesadelo. O capitão Wolf Larsen, um home forte e terrivelmente cruel, o escravizou e o fez passar pelas mais diversas provações e trabalhos duros.

Ao mesmo tempo que o maltratava e até o agredia fisicamente, o capitão gostava de conversar com ele sobre literatura e filosofia. O livro traz algumas dessas conversas de forma muito detalhada, com citações a autores.

Wolf Larsen é um homem controverso. Ao passo que é ignorante, bruto, violento e cruel, é um homem que lê muito e tem conhecimento profundo em diversas áreas. Mesmo odiando seu algoz, Hump desenvolvia bem essas conversas por medo e também porque era um momento em que ele acabava se livrando dos maus tratos.

A rotina do Ghost ganha uma reviravolta quando uma náufraga, a Maud também é resgatada do mar. Hump se apaixona por ela. O problema é que a moça também despertou o interesse de Wolf Larsen. Certo dia, o homem cruel tentou atacá-la. Hump se encheu de coragem para defendê-la. Antes de sofrer uma consequência mais séria por esse ato, acabou tendo a sorte de ver o seu algoz sucumbir diante de mais uma crise de dor de cabeça, o que vinha arrasando com sua saúde.

Hump e Maud aproveitaram o momento e conseguiram escapar em uma pequena embarcação. Passaram noites de pesadelo em alto mar, enfrentando tempestades, o furor das ondas e por pouco não morreram. Conseguiram chegar a uma pequena ilha, onde iam se virando para sobreviver, principalmente caçando focas. Aquela experiência estreitou a relação de ambos.

Um tempo depois, o Ghost foi parar na ilha. Seriam capturados novamente? Encontraram a embarcação vazia, apenas ocupada pelo capitão Wolf, que estava bem diferente. As dores de cabeça progrediram e o deixaram em estado lastimável. Nem de longe era o mesmo. Oferecia pouco ou perigo algum. Ainda tentou um ato de traição, contido por Maud. Foi definhando até morrer.

Ao casal, a grande chance de fugir de lá e voltar para o mundo civilizado. Desta vez, completamente transformados por aquela experiência, e o melhor, juntos.

Yuri 15/02/2020

Acompanhamos a viagem de Humphrey a bordo da escuna Ghost, liderada por Wolf Larsen, temeroso tanto quanto sua fama o diz.

Hump é um homem letrado, nobre, moralista e que nunca trabalhou com as próprias mãos. Wolf é cético, grosseiro e não crê em alma nem generosidade: a figura do homem animalesco.

O ponto forte do livro são os diálogos entre essas duas personagens, marcados por questões como o pós-vida, justiça, a motivação vital, amor etc.

Não gostei de uma personagem que apareceu após a metade do livro. Me passou a sensação de que London se perdeu em suas ideias e a colocou apenas para seguir com a narrativa e achar um final (que também não me agradou). Apesar disso, achei o final de Wolf Larsen incrível.

Gosto de pensar O Lobo do Mar como uma espécie de romance de formação, onde acompanhamos o crescimento de Hump em certas áreas de sua personalidade.

Vale a leitura!

LaAs183 29/05/2020

Com certeza está entre os livros que mais me marcaram. Personagens densos com diálogos primorosos.

Vellasco 08/09/2020

O Lobo do Mar, retrata a vida de Humpfrey, a partir do momento que vira . náufrago e é resgatado por Wolf Larsen.

Hump que era um bon vivant até então aprende a se virar no meio desses marinheiros e caçadores com um estilo de vida completamente diferente do seu.

Os debates entre Wolf e Hump são os pontos altos do livro. A aventura contida no livro é muito bem narrada.

IGuittis 21/02/2021

O livro tem uma narrativa muito rápida e envolvente, até o momento em que temos a introdução de uma personagem feminina. Na minha opinião, a partir desse momento, a narrativa se torna um pouco mais cansativa e perde um pouco da velocidade, porém a história é muito boa.
No início dessa edição temos uma apresentação sobre o autor, ali ficamos sabendo de algumas ideias dele completamente erradas, e percebemos que ele coloca todas as ideias que ele tem no discurso de seu personagem.

José Cláudio 12/10/2021

Jack London é um dos meus autores favoritos, e nesse livro ele nos traz muitos dilemas e contradições na relação entre Humphrey e Wolf Larsen. Só um porém pelo final um pouco meloso mas o livro em si vale a pena ser lidos

Rafaela 01/03/2022

O lobo do mar, vale a pena!
Eu sou uma pessoa que gosta de histórias em alto-mar, como 20 mil léguas e Moby Dick, e por isso queria muito ler o "O Lobo do Mar". O livro me surpreendeu, porque ele mostra a visão das aventuras marítimas através de um personagem que não tinha nenhum conhecimento de como a vida de um marujo pode ser dura, principalmente quando o capitão é um louco