Mistborn

Mistborn Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Lucas.Piccin 05/06/2024

Fantasia fantástica!
Não conhecia nem o autor e nem suas obras. Meu grande interesse foi na premissa de o herói das eras ter falhado em sua profecia o que é bem incomum para as fantasias atuais. E me deparei com uma fantasia incrível, cheia de camadas, trazendo os poderias e magias de forma aprofundada, fazendo nos entender o porque do uso de cada uma, além de personagens cativantes e bem escritos, além de muito plot e ação!

Brubs_Ono 02/06/2024

Maravilhoso!
Eu já conhecia tio Brandon com o livro Elantris, mas queria muito expandir minha leitura por toda sua Cosmere, e comecei com este livro, e amei!
Adorei a forma como a Alomancia funciona, os plots foram de tirar o folego e estou muito curiosa com o que vai acontecer no desenrolar da historia!!

Kelly.Jesus 01/06/2024

Começou um pouco confuso, mas logo a trama se desenrolou e assim que os personagens foram apresentados a história ficou ótima, cheia de ação, intrigas e planos mirabolantes! Como sempre Brandon Sanderson arrasa! Rumo ao segundo da série?

Rafa 31/05/2024

Ainda não sei como calssificar essa história de um modo geral, já que eu ainda não acabei a trilogia, mas em questão de construção de mundo, desenvolvimento de personagens e plots (sim, no plural) esse livro é simplismente perfeito e triste na mesma medida pra mim rsrsrs. Não estou acostumada a ler fantasias nesses estilo, eu geralmente vou para as que tem romances e fru fru, mas isso aqui abriu minha cabeça. Sinto que depois que terminar essa trilogia eu vou me tornar uma viciada em Brandon Sanderson. Deus que me ajude.

Giovani 28/05/2024

Eu achava que ia gostar, e mesmo com expectativas altas, o livro me surpreendeu e entregou bastante. A escrita é envolvente, as personagens bem trabalhadas e interessantes, as reviravoltas da história prendem a atenção e são engenhosas, o mundo é complexo e da vontade de saber mais sobre ele. Ótimo início de trilogia.

Rosana 27/05/2024

Conhecendo a Cosmere do Brandon pela primeira vez e ele já conseguiu me prender logo de cara. Parei tudo pra ler.
Nesse primeiro livro da triologia de Mistborn tio Brandon começa nos apresentando Kelsier, um mestiço ska e alomântico que tem um único objetivo. Se vingar do Senhor Soberano pela morte de sua esposa. Tendo isso em mente Kelsier com seus comportamento displicente, despreocupado e imprudente tenta levar caos por onde passa, incitando ai da mais a rebelião dos escravos ska já existente.
Enquanto isso Vin, uma pobre ska abandonada por seu próprio irmão tenta sobreviver no centro do Império Final em uma gangue de ladrões. Sua sobrevivência ocorre graças a seus instintos, a sua alomância (que ela por acaso não sabe o que é e chama de "sorte") e a voz de seu irmão em sua mente. Que mesmo após anos de abuso ela não consegue deixar de amar, porque são seus ensinamentos que a mantém viva.
No entanto sua sobrevivência está em risco quando sua gangue elabora um plano pra extrair o dinheiro do Império Final se infiltrando como um nobre e leva Vin como um amuleto, por conta de sua sorte. O que nenhum deles sabe é que os inquisidores conseguem sentir a alomância mesmo que q fraca de Vin. Sua gangue é dizimada pelos inquisidores do Império e é aqui que finalmente ocorre o encontro entre Vin e Kelsier. Ele displicente de mais, com planos arriscados de mais. Ela com medo de mais, desconfiada de mais, mas com a necessidade de descobrir mais sobre seu poder toma a decisão que mudará sua vida. Oficialmente se torna parte da gangue do Kelsier "O sobrevivente" e agora precisa enfrentar o maior desafio de todos. O de confiar.

Neyxa 26/05/2024

Poderes alomanticos são perfeitos demais
Meu primeiro contato com os livros do Brandon Sanderson e eu simplesmente AMEI. A história tem muitas camadas e vários personagens. Os poderes alomanticos foram uma sacada incrível do Brandon, eu me senti jogando um vídeo game ao ler essas páginas descrevendo o uso dos metais, puxando e empurrando ferro. Além disso, me vi torcendo pela gangue e pela personagem Vin. Praticamente devorei o livro.

A ideia é bem original e eu vou ler todos os livros que esse cara escreveu.

Leiam essa história!

pesoj 24/05/2024

Experiência maravilhosa
Meu primeiro contato com Brandon Sanderson e com o universo da Cosmere foi simplesmente incrível. Que livro fantástico e que bagunça ele fez com minhas emoções! Não vou me estender muito, mas é um livro completo, com lutas, história e tramas excelentes, além de ter o melhor sistema de magia que já vi. Estou curioso para ver as resoluções das perguntas que este livro deixou. Há algumas pontas soltas que espero que sejam respondidas nos próximos volumes.
Nicolas.uau 24/05/2024minha estante
Brandon Sanderson é surreal, esse homem não é desse mundo não

Daniely2 23/05/2024

O império final
Sinceramente?? Sem palavras pra esse livro aqui!!! Eu amei demais toda a escrita, ambientação e criação de cada personagem e de todo o mundo e sistema de magia, eu amei cada personagem com todas as minhas forças e fui destroçada com esse final, recomendo muito a leitura e estou mega empolgada para ler os outros!
Brandon Sanderson conseguiu me fazer chorar muito com o final, ele destruiu todas as minhas teorias e me DESTROÇOU!!! Enfim, amei

dreamfool 22/05/2024

Perfeito e com uma dose extra de incrível
O que dizer.. O que dizer de um livro tão maravilhoso. Como não é o meu primeiro livro que leio do autor, já estava esperando algo bom, mas fui muitíssimo surpreendida. Tantos elogios não foram por nada, realmente teve o seu motivo.

Achei a trama muito bem construída, sem contar como o sistema de poder é único. Ah, as religiões, a história, tudo sobre esse universo é interessante e te faz querer saber ainda mais. São segredos atrás de segredos, sem contar as tramas. Amei cada momento que estive lendo esse livro. Fui assaltada por diversas emoções ao longo dessa trajetória.

Não posso esquecer dos amados personagens, que me cativaram do fundo do coração e apenas espero encontrar eles novamente nos próximos livros.

Gabriel680 21/05/2024

Um bom livro, hypado até demais
Como já li outros livros do Sanderson, eu esperava um pouco mais desse livros do que dos outros, pregam tanto a palavra desse livro. Mas acabou por ser um bom livro, seu final acaba por ser apressado, porém o percurso é perfeito.
A construção de mundo, sistema de magia e até os personagens são interessantes, salvos alguns casos como os nobres, mas o foco não é neles.

Thais Lima 19/05/2024

Fantasia de alto nível
FINALMENTE foi o meu momento de ler Brandon Sanderson, e descobrir porque esse autor é tão aclamado e tão importante para a fantasia moderna. Devo dizer que li Mistborn com expectativas altíssimas, e posso dizer que minhas expectativas só não foram alcançadas como também superadas!

Mistborn é um universo de alta fantasia incrível, cheio de detalhes e nuances deliciosos que todo leitor de fantasia ama. Um mundo bem construído com uma geografia impecável, uma política bem detalhada e bem feita, e um sistema de magia complexo e que funciona perfeitamente!

Apesar de tantos detalhes, Sanderson é um autor habilidoso que sabe exatamente como conduzir a história de modo que o leitor fique completamente inteiramente familiarizado com o seu universo, sem que o excesso de explicações se torne monótono e chato. Ele sabe como entregar as informações nos momentos certos para que o leitor não se sinta perdido. Devo dizer que ainda tem coisas sobre o universo de Mistborn que eu ainda não entendo, mas são detalhes que acredito eu que ficarão para os próximos livros, já que são coisas sobre o mundo que eu acho que só agora serão importantes de esclarecer.

Os personagens de Mistborn são todos muito vivos e carismáticos, em especial Vin e Kelsier. É humanamente impossível ler essa história sem se apaixonar por esses dois. Estou muito animada para saber o que vem em seguida, e com certeza me tornarei uma leitora ávida de Brandon Sanderson, já quero comprar todos os livros dele!

Jessica 17/05/2024

Nao tenho palavras
Eu to simplesmente abalada com tudo o que aconteceu. Muitas perguntas sem ser respondidas, muitas pontas soltas, as quais eu espero que sejam respondidas nos próximos livros, mas eu nunca, repito, nunca tive minhas emoções tão bagunçadas lendo fantasia como eu tive elas agora.

Eu me apeguei ao extremo em Kelsier, acreditava fielmente que as intenções dele eram somente boas, mas fui completamente abandonada e chorei rios por conta disso.

Vin tem muito o que aprender além do que ja tem, ainda nao acredito que o amor dela por Elend e o dele por ela seja tao forte assim, não faz sentido.

Os outros sao tudo, Dock é um nenem, Brisa é um piadista e Ham é fofo demais, meu coração foi roubado por todos esses ladroes, até mesmo por Fantasma que aparecia so pra paquerar Vin e ir embora.

Eu gostei dessa história do começo ao fim; é um livro longo, um pouco cansativo no começo, mas conforme vai lendo você nao consegue parar mais. É leve, uma leitura divertida e fácil, nao tem o que reclamar.

Chorei, chorei muito! Não acredito que eu poderia chorar no primeiro livro, mas chorei. Chorei ao ponto de precisar largar o livro pra respirar e entender tudo.

Eu indico demais esse livro e provavelmente vou indicar todos os outros. Demorei pra começar a ler, mas pelo visto vou terminar bem rapidinho :)

stefriederichs 16/05/2024

Esse é um daqueles que mudam vidas
Saga preferida do amor da minha vida, ela tornou praticamente obrigatória a leitura para mim. E comecei lenta, mas como entendi, é assim em todas as fantasias complexas como essa. Comecei sem me apegar a personagem nenhum, Kelsier era um chato a Vin era uma chata todo mundo era chato. Mas nenhuma das 600 páginas desse livro são desperdício de papel, pois todas elas serviram para me apaixonar pela criatividade e complexidade do que esse safado do Brandon Sanderson queria me mostrar.
Com um universo muito doido, um sistema de magia que eu nunca tinha visto antes, cenas de luta complexas mas muito épicas e, sim, personagens cativantes. Eu já estava apaixonada e criando diversas teorias.
E, de modo ainda mais surpreendente, todas elas estavam erradas.
E que bom, Brandon Sanderson é honesto (mas pisou no meu coração naquele(s) momento(s) que sabemos muito bem qual é).
Estou ansiosa para mais. Obrigada pela dica, amor.
Juliana2984 16/05/2024minha estante
Amo você, sabia que ia gostar. Esse livro é incrível, ansiosa pra sua reação quando ler o resto!

Paola 12/05/2024

Um achado?
Meu deus! O que foi isso?

Brandon Sanderson criou um sistema de magia perfeito, universo mágico do zero, vários universos mágicos dentro do próprio universo mágico. Tudo milimetricamente construído. Diversas reviravoltas.

O que falar desse vilão? Que antagonista instigante! Brandon sempre fazendo você querer virar mais uma página, descobrir mais um segredo.

"Sempre há mais um segredo" - Kelsier.

Uma das maiores mudanças para livros comuns de fantasia e mistborn, é que aqui o personagens falham, perdem batalhas, não é tudo perfeito e conveniente. As decisões militares dos personagens são todas baseadas em lógica e não apenas se apoiando em poderes (por mais que eles sejam muito importantes.) Brandon Sanderson também não tem medo de matar nossos queridinhos ?

Tudo neste universo é baseado em lógica excepcional, os poderes baseados em leis da física, e mais: Aqui vemos um Quid pro quo, cada poder tem sua consequência, não é simplesmente vc ter o poder do mundo todo facilmente em suas mãos e acabou. Nada é fácil. Isso é incrível.

A realidade do livro também nos esmaga, pois podemos ver tudo isso acontecendo no nosso mundo perfeitamente (com excessão dos poderes, é claro.)

E cara, o que mais me surpreende nesse livro foi que eu soube que todos os livros do Brandon Sanderson se conectam de algum jeito. Eu estou muito curiosa.

O único defeito que eu vi foram as lutas, muito confusas, eu nunca entendia nada. Por isso eu retirei meia estrela.

P.s: todos os fãs de Brandon Sanderson parecem mais fanáticos religiosos. Será que me juntarei a eles?