Mistborn

Mistborn Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

stefriederichs 16/05/2024

Esse é um daqueles que mudam vidas
Saga preferida do amor da minha vida, ela tornou praticamente obrigatória a leitura para mim. E comecei lenta, mas como entendi, é assim em todas as fantasias complexas como essa. Comecei sem me apegar a personagem nenhum, Kelsier era um chato a Vin era uma chata todo mundo era chato. Mas nenhuma das 600 páginas desse livro são desperdício de papel, pois todas elas serviram para me apaixonar pela criatividade e complexidade do que esse safado do Brandon Sanderson queria me mostrar.
Com um universo muito doido, um sistema de magia que eu nunca tinha visto antes, cenas de luta complexas mas muito épicas e, sim, personagens cativantes. Eu já estava apaixonada e criando diversas teorias.
E, de modo ainda mais surpreendente, todas elas estavam erradas.
E que bom, Brandon Sanderson é honesto (mas pisou no meu coração naquele(s) momento(s) que sabemos muito bem qual é).
Estou ansiosa para mais. Obrigada pela dica, amor.

Paola 12/05/2024

Um achado?
Meu deus! O que foi isso?

Brandon Sanderson criou um sistema de magia perfeito, universo mágico do zero, vários universos mágicos dentro do próprio universo mágico. Tudo milimetricamente construído. Diversas reviravoltas.

O que falar desse vilão? Que antagonista instigante! Brandon sempre fazendo você querer virar mais uma página, descobrir mais um segredo.

"Sempre há mais um segredo" - Kelsier.

Uma das maiores mudanças para livros comuns de fantasia e mistborn, é que aqui o personagens falham, perdem batalhas, não é tudo perfeito e conveniente. As decisões militares dos personagens são todas baseadas em lógica e não apenas se apoiando em poderes (por mais que eles sejam muito importantes.) Brandon Sanderson também não tem medo de matar nossos queridinhos ?

Tudo neste universo é baseado em lógica excepcional, os poderes baseados em leis da física, e mais: Aqui vemos um Quid pro quo, cada poder tem sua consequência, não é simplesmente vc ter o poder do mundo todo facilmente em suas mãos e acabou. Nada é fácil. Isso é incrível.

A realidade do livro também nos esmaga, pois podemos ver tudo isso acontecendo no nosso mundo perfeitamente (com excessão dos poderes, é claro.)

E cara, o que mais me surpreende nesse livro foi que eu soube que todos os livros do Brandon Sanderson se conectam de algum jeito. Eu estou muito curiosa.

O único defeito que eu vi foram as lutas, muito confusas, eu nunca entendia nada. Por isso eu retirei meia estrela.

P.s: todos os fãs de Brandon Sanderson parecem mais fanáticos religiosos. Será que me juntarei a eles?

thestark 10/05/2024

O império final
(repost)

Esse é um livro que todos falam muito bem, e uma das fantasias mais aclamadas da atualidade, assim como seu autor.

Eu já havia lido Elantris e não esperava menos do que ser surpreendido e gostar mais ainda de O império final, e... Acho que gostei mais desse. Os dois tem peculiaridades, e certa semelhança entre si, mas estas são sutis. O melhor mesmo é a originalidade do autor, que aqui é provada mais ainda.

Primeiro, esse livro tem o sistema de magia mais diferente que eu já vi. Ele se resume em poderes concedidos através de metais aos alomânticos, pessoas que nascem com a capacidade de usar esses poderes. E a forma como são usados é muito peculiar. Existem diferentes metais que concedem diferentes poderes e quando você vai entendendo isso é muito legal.

Outra coisa que quero elogiar são as críticas sociais aqui. O autor trata a política com sabedoria, mostrando vários lados da moeda, e principalmente faz analogias à opressão de governos totalitários e idealistas através do sistema de magia e política, onde temos uma grande força oprimindo um povo. Há críticas à escravidão, de um povo que não resiste pois não quer, pois com união todos são capazes de derrotar o mal. O livro é muito sobre isso. Bem e mal.

Mais um ponto forte são os personagens. Eles são muito bem caracterizados e desenvolvidos e eu me vi surpreso com sua inteligência e ações. Eles passam por transformações, dilemas, e quando colocados sob pressão mostram quem verdadeiramente são.

Há várias outras coisas surreais no livro, mas não vou citar aqui para não dar spoiler. O que digo é: esse livro é um prato cheio e com os pontos que mais considero na qualidade de um livro: personagens bem desenvolvidos, um bom enredo e um bom sistema de magia, no caso de fantasias. Isso somado à competência e à capacidade do autor de escrever e contar, forma uma bela história como essa.

Se você quer uma fantasia surpreendente, leia esse livro. Leia com calma que você entenderá aos poucos e a história irá melhorar. Quanto menos você souber sobre a história, melhor será. Vai por mim. Você será surpreendido muitas vezes, e certamente se emocionará muito. Indico a todos.

Quotes:

"A crença não é simplesmente uma coisa para os momentos felizes e os dias brilhantes, creio. O que é a crença, o que é a fé, se você não continuar com ela depois do fracasso?"

"Quando foi a última vez que dormiu em um beco, tremendo embaixo da chuva fria, ouvindo o mendigo perto de você tossir com uma doença que sabe que vai matá-lo? Quando foi a última vez que ficou acordado à noite, aterrorizado porque um dos homens de sua gangue poderia tentar estuprá-lo? Já se ajoelhou alguma vez, morrendo de fome, desejando ter coragem de esfaquear o integrante da gangue ao seu lado só para tomar o pedaço de pão dele? Já se acovardou diante do seu irmão enquanto ele o espancava, agradecendo todo o tempo porque alguém pelo menos prestava atenção em você?"

"A crença certa é como uma boa capa, penso eu. Se lhe servir bem, a manterá aquecida e segura. Se lhe cair mal, no entanto, pode sufocar."

Juan199 15/05/2024minha estante
Tenho muita vontade de ler mistborn, mas pqp que preguiça ksksks

thestark 16/05/2024minha estante
Vale muito a pena! É bom ir com calma, que aos poucos vc vai curtindo cada vez mais. É uma das melhores fantasias que já li

Erick 03/05/2024

Incrivel. Amei quase tudo no livro, principalmente a última parte e o desenvolvimento que o autor faz, minha única crítica é à lentidão que a história toma em alguns momentos no meio do livro

Parzidal 03/05/2024

Melhor fantasia que li em muito tempo
O Brandon Sanderson entregou muito escrevendo esse livro. A fantasia, o sistema mágico e a forma como os fatos vão ocorrendo é uma perfeição sem tamanho. Recomendo,ainda vou ler os volumes 2 e 3.

Ivanio1 03/05/2024

Muito bom! Gostei muito!
Muito bom este livro!
Muitíssimo interessante a ideia dos poderes por meio de metais. Bem diferente de filmes de fantasia que assisti.
A história e os diálogos foram bem construídos, o que torna a leitura bem fluída com muitos poucos momentos de ?enrolação?. É um livro que você vai lendo e não percebe o tempo passar.
Outro ponto que gostei, foi quanto a escrita. Achei excelente, pois, em nenhum momento precisei reler para entender.
Não sei dizer se é melhor ou pior que algum outro do gênero, pois, é o primeiro livro de fantasia que leio.
Recomendo!
Pesquisando para saber se continuo a série.
Katharine15 03/05/2024minha estante
Tá na minha lista e estou na esperança q a editora Trama traga a primeira e segunda era

rkive 02/05/2024

Kelsier o primeiro loiro do mundo
Acredito que esse livro merece bastante o hype que tem, mas ao mesmo tempo não acho que tem algo de inovador na estrutura e super bem construído como muitas pesssoas costumam panfletar.
mesmo sendo um livro de seiscentas e tantas páginas, as coisas acontecem muito rápido e as vezes consegue também seguir lento em determinados momentos, e muita das vezes isso afeta no desenvolvimento nos personagens, especialmente nos personagens secundários que eu estava louca para entender melhor.
"o império final" é um livro introdutório que mesmo sendo o pontapé inicial para explicar o sistema de poderes (que diga-se de passagem as vezes é bem confuso) e a sociedade, ainda entrega muita confusão e lutas épicas. basicamente o livro tem o personagem chamado kelsier, que junto com a sua trupe de amigos planeja derrubar o senhor soberano, senhor soberano esse que tem um poder imensurável e que lidera a centenas de anos deixando a sociedade em uma desigualdade terrível.

A vin é uma das personagens principais da trupe e essencial para a derrubada do governo opressor, ela é uma pessoa que tem uma força muito além de algo físico e que tem pensamentos que ajudam o kelsier e até mesmo o leitor a terem outra perspectiva sobre a política presente no livro.
uma coisa que me incomodou foi o fato de que a única personagem feminina que teve algum destaque dentro da narrativa foi a vin, as poucas que apareceram foram apenas para encher o saco.
enfim, estarei lendo os próximos dois livros!

Beatriz.Pivanti 02/05/2024

Bizarro de bom, não achei que fosse gostar tanto!
esse livro estava na minha lista por muuuuito tempo e eu enrolava, mas agora tô super ansiosa pelo próximo.
ainda em luto pelo kelsier, mas tudo fez sentido e ficou amarradinho. curiosa pra entender se os próximos serão basicamente eles tentando governar ou se as profundezas vão surgir

Duda.Lima 01/05/2024

Que livro meus amigos
Aqui temos um livro de fantasia em sua essência. O livro consegue explorar tão bem os poderes e de uma forma tão bonita de se ler. Os poderes alomânticos, uma forma diferente de poderes em livros de fantasia deixa o universo mais rico.

O universo do livro não foi bem abordado (não que isso mude algo na leitura) e acho que vai ser aprofundado em outros livros, mas esse livro funciona como um livro único, não sinto necessidade em ler a continuação, sinto vontade pela história ser perfeita. O livro não deixa pontas soltas, curiosidade para saber algumas coisas sim. Gostei muito do livro é com certeza irei recomendar para alguém que quer uma fantasia de verdade (não essas romantasias atuais) primeiro livro do Brandon Sanderson, e espero que seja o primeiro de muitos.
Mesmo sendo uma fantasia adulta não achei uma escrita maciça como em outros livros de mesma proposta. Dito isso 5/5 favoritado

Mare 30/04/2024minha estante
você acabou de entrar no esquema de pirâmide literário do brandon sanderson

Gabriel.Oliveira 27/04/2024

Uma das melhores leituras de ficção que já li
Fazia tempo em que uma leitura não me prendia desta forma.
Os personagens são extremamente cativantes, embora não ocorra aquela série de tragédias iguais as obras do George R. R. Martin, ainda sim o enredo é repleto de mistérios e extremamente empolgante.

fullsunflwr_ 27/04/2024

Que viagem incrível!!
Mergulhar nesse universo foi uma experiência incrível, toda a construção de mundo,o sistema de magia e a premissa em si (o mundo em colapso depois da falha do herói prometido e uma gangue de ladrões tentando derrubar o governo do deus-rei que causou tudo isso) foi tudo muito gostoso e interessante de acompanhar. Foi uma leitura super fluída, os personagens são muito interessantes e cativantes e as tramas e reviravoltas sempre me deixaram na ponta dos pés. Super recomendo essa leitura, principalmente se você estiver procurando por uma fantasia mais madura de qualidade.

luc cansado 26/04/2024

"Talvez um dia você entenda isso."
SENHORES. Que livro gostoso de se ler, apesar de que, no início, parecia que estavamos andando na carroça de nobre da Vallete, o enredo, a construção, a escrita, o universo, literalmente TUDO, tudo é tão bem construído que me surpreende ainda ouvir gente falar mal desta obra.
Num mundo totalmente quebrado, onde só existe cinzas, esses patetas se juntam e decidem derrubar um império opressor que está no comando a mais de mil anos? Acompanhar a Vin nessa jornada, de descobertas e redescobertas é muito gratificante quando se chega no final, a gente vê uma evolução de uma garota que é simples, e aguenta todo o peso do mundo, com uma visão perturbadora sobre confiança, apesar de que não tão errônea.
A parte fantástica, por si só, é o suficiente pra garantir 3 estrelas pro livro, put que pari a construção desse mundo, o sistema dele é tão complexo, tão viajado, eu amei. Mas as relações pessoais e interpessoais, ai ai Brandy, que que tu fez... O jeito como todos de tornam amigos inseparáveis, apesar de todos os problemas, e que não largam a mão, e sempre estão ali, seja com o plano mais louco, ou mais absurdo, seja com um exército sendo derrubado em uma noite, seja com qualquer coisa, ver a Vin entender isso e dar valor a essas pessoas, e as proteger é muito lindo, a maldita cena do Kelsier explicando isso a ela, é dolorosa, é triste é deprimente, mas a última cena, onde ela finalmente entende tudo que ele disse e ensinou, AH, ali o Brandom tirou uma lágrima de mim.
Enfim, recomendo demais a leitura, é um livro que te causa diversos sentimentos, com uma trama fantástica, com jogos políticos e um sistema de magia impecável, é simplesmente tudo de bom. Não dei 5 estrelas porque não é perfeito, mas isso não muda o fato de que continua sendo extremamente, absurdamente, incrível!

iara 25/04/2024

Como pode um personagem fictício LOIRO ser tão charmoso??? É bizarro a forma como brandon sanderson escreve!! Ele tá te mostrando que Kelsier é extremamente carismático e que consegue reunir pessoas para seu lado e ele faz isso de tal forma que você, leitor, também acaba sendo conquistado. E eu nem vou falar da Vin que automaticamente me conquistou e hoje eu a tenho como uma filha.