O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

MISTBORN #1: O Império Final
Brandon Sanderson é um daqueles autores que todo mundo me recomendava, mas que por algum motivo eu sempre deixava pra outra hora. Além de Mistborn ele também é autor de Elantris e o recém lançado Coração de Aço, e ambos estão na minha wishlist.

Mistborn: Nascidos da Bruma – O Império Final é uma fantasia medieval com um universo mágico extensamente desenvolvido e bem trabalhado. Há uma riqueza revigorante de detalhes e pequenos desdobramentos para cada coisa, e muitos segredos ocultos. A premissa da história parece simples: o herói que quer derrubar o soberano cruel com a ajuda de algum aprendiz, porém toda a trama passa muito longe de ser simples ou comum. O mundo de Mistborn é amplo, extremamente visual e com muita, muita ação.

“O medo é a ferramenta dos tiranos. Infelizmente, quando o destino do mundo está em jogo, deve se usar as ferramentas que estão disponíveis.”

O primeiro desafio é compreender como a estrutura política e mágica funciona. Temos um soberano imortal, alguém que governa a muitos anos intocável, invencível. Quem é ele, como ele chegou lá, quais são as lendas que datam sua origem e, o grande mistério do livro: como derrotá-lo? Em contra partida temos toda uma estrutura mágica em volta da queima de metais por parte das pessoas que nasceram tocadas pela bruma. Algumas somente manifestam uma habilidade, outra – e mais raras – possuem a afinidade com todos os elementos e, normalmente, possuem sangue nobre.

É preciso compreender como cada metal funciona, e o que ele faz para aquele que o queima. Controlar as ações, aguçar os sentidos, e tudo isso vamos descobrimos conforme Vin também vai. A garota, junto com Kelsier, possui o protagonismo na história e, é através de seus olhos que saberemos como tudo se desenrola.

Vin é uma personagem excepcional. Ela nasceu podre e teve um crescimento horrível à mercê de seu irmão, que a batia e a tratava como lixo. Como ele era um ladrão, ela se tornou uma também. Entrou para a gangue e, por motivos que nem ela compreende, parece ser capaz de dar “sorte” nas transações e, por isso, é tolerada. O que não impede de lhe agredirem da mesma forma. Quando ela é abordada por Kelsier, se arma de desconfianças. Vin não entende seu comportamento leve ou descontraído, a forma como parece confiar nas pessoas ao seu redor, outros ladrões. No mundo em que ela cresceu, amizade, confiança e bondade não existiam. Tudo o que existia era brutalidade, desconfiança e traição.

Mas ela é forte e aos poucos vai ir se abrindo para o novo mundo ao seu redor. Ela também é curiosa, e isso pode levá-la a lugares perigosos às vezes. Vin precisará aprender a desenvolver relações e laços, bem como lidar com o dom que ela possui e que Kell quer lhe ajudar a controlar e aperfeiçoar.

“O que pensariam se soubesse que o seu campeão – o Herói das Eras, seu salvador – duvidou de si mesmo?”

Kell é sem dúvidas um dos meus personagens mais queridos do ano. Ele é engraçado, confiante, inteligente, compreensível e determinado. Ele já viveu tanta coisa e sobreviveu a tantas outras que não deveria. Ele foi traído, explorado, mas escapou. E agora quer vingança. Seu plano é um longo projeto, e uma estratégia muito difícil de por em prática, mas ele não parece realmente preocupado com isso. Seus objetivos estão muito claros em sua cabeça, mesmo que não estejam claros para o leitor. E, aos poucos, ele vai conseguindo encantar os demais com esses objetivos, motivando todos a entrarem de cabeça em seu plano.

Não há envolvimento amoroso em Vin e Kell, caso você esteja pensando isso, aliás, esse é um livro com quase nada de romance, o que é algo ótimo para quem implica bastante com isso, como eu. A relação dos dois é de cumplicidade, amizade e, mais ao fim do livro, irmandade.

As descobertas do livro são um jogo de quebra-cabeças. Há, no início de cada capítulo, um trecho de algo que no começo não sabemos bem o que é, mas que conta uma outra história, mais antiga. Pois, para compreender o que é preciso vencer hoje, é necessário descobrir sua origem e que fim realmente teve aquele herói que deveria salvar o mundo, mas que entregou na verdade um mundo cinza e sem vida.

A história do livro se passa em aproximadamente um ano e há várias reviravoltas na história que vão moldando ao longo das páginas o destino de cada personagem. As cenas de ação e de uso da alomância dos brumosos e nascidos da bruma são espetaculares e muito visuais. Se você parar por um momento e olhar para as cenas, é possível ver a grandiosidade do que está acontecendo, mesmo que nem sempre seja fácil de visualizar por completo.

Mistborn – O Império Final é só o começo de uma história impressionante, mas que já conta com várias surpresas e momentos de choque ao leitor. Sabe aquele “não, isso não pode estar acontecendo”? Pois é, se prepare para encontrá-lo nesse livro mais de uma vez. E, confesso a vocês, deu uma machucadinha em meu coração ver certas coisas acontecerem aqui. Porém, mesmo com tudo isso, ao terminar o livro fiquei com o sentimento de que as coisas poderiam ter um cadencia mais acelerada.

Eu sou a defensora dos mundos bem construídos e não tenho medo de calhamaços, mas me pareceu que a história poderia ter andado um pouco mais rápido em alguns pontos, o que dá a sensação de o livro ser um pouco maior do que o necessário. Fora isso, só tenho a recomendar Mistborn para todos os fãs ávidos da fantasia, pois eis aqui uma história para encantar e ser desbravada.

site: http://resenhandosonhos.com/mistborn-1-o-imperio-final-brandon-sanderson/
Rata.Biblioteca 06/10/2022minha estante
Você e a minha prima são as responsáveis pela minha falência e pelo meu novo vício kkkkkkkkk

Rodrigo.Macedo 07/04/2023minha estante
Ótima resenha. Achei o livro bem cadenciado. O desenvolvimento das personalidades do Brisa, Ham e Dockson tomou algumas páginas, mas foram importantes para o desfecho.

Herbert26 01/12/2023minha estante
Resenha impecável! Li por cima antes de começar o livro e agora estou relendo após terminá-lo. Muito concisa! Apesar de que pra mim, o ritmo do livro não foi lento.

-Koraline 23/05/2022

Mistborn é defitivamente o livro que tem o universo mais bem construído, com uma hierarquia bem delimitada, e os aspectos da magia fazem bastante sentido, com muita verossimilhança interna. Confesso que achei o universo muito mais interessante do que a história em si, apesar de ter gostado dos personagens, achei alguns deles bastante personagens tipo, e as reviravoltas, além de demorarem a acontecer, foram bem previsíveis. Mesmo tendo adorado a construção do universo, o livro tem um final fechado, e não pretendo continuar a série.
Fátima 10/07/2022minha estante
Decidiu mesmo abandonar a série sem chance de tentar o começo do segundo? O que mais gostei no primeiro foi Kelsier e o Saved pq a Vin e o namorico deu nos nervos.

Aelita Lear 31/01/2020

Que livro!
No cenário de Mistborn, a bruma assombra todas as pessoas, exceto os Nascidos da Bruma. Pessoas que, ao ingerir certos tipos de metais, ganham alguns poderes. São os alomânticos. Entre eles, tem os personagens principais da trama: Kelsier e Vin. Com personalidades tocantes, você irá se apaixonar por eles.
A sociedade é dividida por classes: tem os skaa, que são os trabalhadores mais pobres; e os nobres. Conhecemos os dois lados quando Vin se infiltra entre a nobreza e conhece o nobre Elend, que aparentemente é desleixado, mas esconde segredos.
Além disso, tem os Inquisidores do Aço, seres que tem pregos enfiados nos olhos e em outras partes do corpo, e são controlados pelo líder de toda sociedade: o misterioso Senhor Soberano.
Por fim, preciso falar do meu personagem favorito: Sazed. Ele é um ferruquêmico, um guardador. Um erudito, incrível, que terá um papel crucial ao longo da trama.
A construção do autor dessa sociedade nova é perfeita. Tem um pouco de tudo: luta de classes, religião, política... A escrita é envolvente e viciante. Recomendo demais a leitura. No momento, é meu livro favorito!
Mrs Luna 31/01/2020minha estante
Eu também amei esse livro, infelizmente fiquei com ressaca literária depois de lê-lo e não terminei de ler a trilogia. Mas uma dica é o livro Elantris, não sei se vc conhece esse, mas é do Brandon Sanderson também, ele é um livro único de fantasia extraordinário também, porém tem um começo arrastado, mas é uma leitura quase tão boa quanto o Império Final.

Aelita Lear 03/02/2020minha estante
Eu também fiquei com ressaca, e só mesmo outro livro do autor para me salvar kkk. Gostei muito de Elantris também!

Fernanda.Gabrielle 26/04/2020minha estante
Os livros dele são incríveis! Adoro essa trilogia com toda minha alma. A segunda era já está na minha estante, só preciso organizar algumas coisas aqui e partir pra algumas outras noites em claro ksks

Ander 19/01/2021

Mistborn foi tudo o que eu pedi sim!
É tão bom terminar de ler um livro e ficar tão imerso, animado, satisfeito e fascinado no mundo apresentado, faz valer a pena ser um leitor, faz valer a pena cada página lida.
Mistborn é uma série tão "hypada" pelo mundo, são tantas pessoas falando bem do livro que confesso que da aquele medo de tentar ler e não ter a expectativa atendida, mas felizmente tive uma experiência muito acima do esperado, acredito que me atendeu em tudo e muito mais do que eu estava buscando e querendo no momento.

Brandon Sanderson criou um mundo tão incrível aqui, que não existe palavras para descreve-lo. Gostei tanto do sistema de magia, da construções dos personagens da narrativa e da história em si, sem dúvidas uma fantasia de outro nível, que pode agradar a todos.
Aqui tudo é bem construído, e nem vou tentar contar muito sobre o que o livro fala, porque acredito que o incrível acima de tudo é ir descobrindo a cada página o que o autor quer te passar e te mostrar, te faz entrar de cabeça na história, mesmo que algumas partes pareça mais densa, coisa que eu não senti em nenhum momento, porém acredito que algumas pessoas possa sentir, mas calma que tudo faz parte do plano de te deixar imerso na história e te fazer se sentir conectado com todos os personagens e o mundo em si. É um livro para se jogar sem medo algum, ter feito isso me fez aproveitar muito cada momento.

Primeiro preciso comentar que temos um protagonista espetacular, sem quase nenhum drama besta e que sabe exatamente o que quer, Kelsier foi tudo o que sempre pedi de um personagem principal, todos os problemas que muitos carregam e nos faz virar os olhos ou sentir que não é preciso ter que faz a história cansar. Ele simplesmente não apresenta e é isso mesmo que queremos, e tudo em volta dele ficou moldado com a medida certa. É um personagem muito bem escrito e pensado, não vou alongar mais sobre o mesmo para não dar spoiler algum, somente dizer que ele é INCRÍVEL!

E então temos VIN, que personagem meus amigos, que personagem é essa!
Sem dúvidas uma das melhores personagens femininas de fantasia que já tive o prazer de ler, o crescimento dela é tão bem trabalhado, tão empolgante e natural que ficou impossível pra mim não se apegar cada vez mais nela, é claro que ela sim tem alguns defeitos um tanto bobo, mas o autor soube justificar tão bem algumas coisas que não me irritou nenhum pouco, todos os novos conhecimentos da personagem é fascinante de acompanhar, é como se estivéssemos aprendendo juntos, sem falar na química que ela tem tanto com Kelsier quanto com o Sazed! Maravilhosa sem dúvidas, quero muito mais dela nos próximos.

Agora não posso deixar de falar sobre o Sazed, sensacional!!!!
Ele se encaixasse tão bem na história e me fez ficar prestando atenção em cada frase dita e momento vivido por ele, fui aprendendo tanto, não tenho nem como dizer o quão detalhado e construído é esse personagem, carismático e o ponto forte entre todos, fica difícil não torcer por ele e querer lutar ao seu lado.

Sobre o grande vilão: O Senhor Soberano, sinto que poderia ter mais cenas do mesmo, mas não posso negar que tudo em volta dele sem ao menos ele estar presente me fez temê-lo.
Toda a história por trás, tudo o que foi nos apresentado ao longo do livro foi incrível de acompanhar, o mais louco de tudo foi que tive diversos sentimentos por ele, eu ficava cada vez mais ansioso para saber sobre o seu passado e implorando para finalmente conhecê-lo na história e quando apareceu foi muito satisfatório. Sem contar aquela cena dele com o Kelsier que FOI INCRIVELMENTE FODASTICO!!!!!!

Enfim, faz muito tempo que eu não me envolvia tão bem em um livro assim, não tive pressa alguma de ler o livro porque sinto que é uma leitura para se ler com muita calma e atenção, é um mundo com tantos detalhes, tantas reviravoltas e momentos agoniantes e animados que foi como se eu estivesse degustando cada página com vontade e satisfação, e os capítulos finais é de cair o c* da bunda e tão BOM PARA CARALH****** HAHAHA
As cenas de ação desse livro é surreal de tão BOM.
Com certeza favorito e recomendadíssimo.

Não vejo a hora de ler tudo o que esse autor escreveu e vai escrever futuramente.
Di 20/01/2021minha estante
UUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUU
Como uma resenha dessas até eu que não sou lá muito chegada em fantasia, fiquei com vontade de ler. ?

Ander 20/01/2021minha estante
Que bom que gostou. :D
Quem sabe um dia você dê uma chance.

Ander 01/02/2021minha estante
Sim, ficou algo impossível de achar esse livro físico. Uma pena.

Paulo Matioli 08/02/2021minha estante
perfeitoo

Doodu 14/01/2024

Em um RPG...
É impossível não dar cinco estrelas para Mistborn. A história é incrivelmente fantástica e mesmo que você comece a ler sem nem saber do que se trata, logo se situa e começa a fazer parte do vivo mundo ali descrito.

Tem ação, drama, romance, mitologia, segredos, tragédia, tensão e muita, muita sensação de estar em um RPG
@livroseresenha 14/01/2024minha estante
E só melhora ??

Doodu 14/01/2024minha estante
Que maravilha ?

Jhon 14/01/2024minha estante
Mds, eu queria tanto que esses livros ainda vendessem

@livroseresenha 14/01/2024minha estante
Vai ser relançado pela editora Trama esse ano ainda.

Ana 14/01/2024minha estante
Os próximos livros são maravilhosos, assim como outros do autor!!

Doodu 14/01/2024minha estante
Vou ler tudo que der do que ele escreve hahaha eu amei

Léo 01/02/2024minha estante
É épico! Bom demais, Brandon se tornou um dos autores favoritos do gênero, só de lembrar do prólogo eu já arrepio aqui.

Joi @colecaodajoi 22/04/2024

Kell é um personagem arrogante e sem limites e ao mesmo tempo carismático e envolvente, ele trouxe um ar bem leve para os capítulos apesar das coisas que fazia e o misterio que o envolvia.

Vin é a personagem mais chata pra mim, ela tem aquela infantilidade dos adolescente que eu não tenho mais paciência mas entendi onde o autor queria chegar com ela, e no fim ela foi bem útil para a trama.

O autor também nos trás uma forma calma de explicar seu mundo, vamos aprendendo o que está acontecendo junto com a Vin e de forma bem objetiva. Mas confesso que de início esse jeito me deixou confusa e perdida. Mas depois de alguns capítulos tudo ficou fácil.

A dinâmica dos capítulos também são maravilhosas, apesar de ter muitas páginas, foram poucos capítulos que não temos cenas eletrizantes ou informações importante.

durante a leitura vamos recebendo várias pistas de como será o final e confesso que consegui sacar a deixa poucos capítulos antes do plot.

E por fim, o livro aborda assuntos importante como política, escravidão e religião e como essas coisas estão intricadas, sem deixar a historia chata e maçante.

recomendo para os amantes de fantasia mas deixo a dica para terem paciência com o começo se não estiver habituado com a escrita do Brandon.
Sarinha silva 22/04/2024minha estante
Qual livro começa para ler Brandon sanderson?

Kaio.Rodrigues 13/03/2021

O enredo tem uma ambientação bem interessante onde se mistura fantasia com distopia. Além disso, a forma como o autor desenvolveu os poderes dos personagens foi bem criativa e ainda se aproxima um pouco dos universos de super-heróis.
O começo do livro é um pouco devagar, mas não deixa de ser interessante, justamente por o leitor querer mais detalhes sobre o que se passa naquele universo. Desse modo, a história vai evoluindo e ficando cada vez mais envolvente e, mesmo que o livro seja relativamente grande (608 páginas), o leitor nem percebe o tempo passar.
A forma que Sanderson escreve é muito boa também, bastante leve e fluída. Inicialmente é um pouco complicado entender como funciona Mistborn – é bem diferente com o que os leitores de fantasia já estão acostumados (elfos, anões, magia elementar, entre outros fatores). Contudo, ele gosta de sempre frisar a maneira de como os poderes funcionam e eu achei bem legal, pois chega o momento que não ficamos mais perdidos com relação a isso, e identificar o que cada metal faz se torna algo automático para o leitor. O modo em que os ambientes são descritos é muito bom também, visto que Sanderson não enche o cenário com informações frívolas, pelo contrário, na minha visão ele só descreve o necessário.

Nat Dionísio 27/07/2023

Simplesmente apaixonada
Esse foi o primeiro livro do Brandon que eu li e eu to apaixonada. Demorei um pouco a mais pra ler mas foi pq meu kindle foi furtado, depois que comprei outro eu li bem rápido.
É incrível como ele te pega na leitura e você fica viciada no livro e no universo. Ele virou um dos meus autores favoritos
cristian_yuri 27/07/2023minha estante
Essa trilogia está se mostrando incrível para mim e esse livro é maravilhoso. O próximo é ainda melhor

Gabrielebn 27/07/2023minha estante
Tb comecei com o Brandon por ele... é bom demais

Lara.Bia 06/12/2023

Maravilhoso, incrível, lindo lindo lindo lindo lindo lindooo
Que final incrível. Que protagonista, a evolução que ela teve durante a narrativa foi demais e toda a forma dela de pensar nem parece que foi um homem que escreveu (isso é um elogio), parece que ela realmente pensa como eu pensaria.
Toda a mitologia que cerca esse mundo é muito bem desenvolvida tbm, não tenho pontos negativos para falar. A não ser por algo que aconteceu com o Kelsier, outro personagem extraordinário.
Esse livro elevou o patamar de livros fantásticos.

Queria Estar Lendo 01/01/2022

Resenha: O Império Final
Depois de anos e de complicações e de edições esgotadas no Brasil, chegou a minha hora de conhecer a série Mistborn - nesse caso, a primeira era - com O Império Final, primeiro volume da trilogia do Brandon Sanderson que é um estouro em questão de criatividade e narrativa.

A história se passa em um universo dominado por um grandioso e tirânico império. A maior parte da população já se esqueceu do que significa ter liberdade; há poucos entre os escravos (skaa) dispostos a se arriscar em meio a fracassadas rebeliões e levantes insignificantes. Nada nem ninguém consegue destronar o Senhor Soberano, imperador de tudo que se conhece.

Mas Kelsier está disposto a tentar. Ele reúne um grupo improvável de pilantras, saqueadores, ladrões e escravos-fugitivos em uma missão impossível: derrubar o império final e o Senhor Soberano com ele. Kelsier é um Nascido da Bruma, uma pessoa capaz de conduzir todo tipo de magia que permeia aquele universo; uma pessoa capaz de confrontar o Senhor Soberano, se tiver a coragem para isso.

Com o grupo reunido está Vin, uma adolescente que só conhecia as ruas e os roubos e a sobrevivência sem confiança em ninguém. Com esses malucos rebeldes, no entanto, ela parece encontrar uma família - ou o mais próximo disso. Kelsier se oferece para treiná-la, porque Vin também é uma Nascida da Bruma; em troca, ela vai ajudá-los em seu plano absurdo, infiltrando-se em meio à nobreza.

O Império Final foi meu segundo contato com a escrita do Brandon Sanderson e eu estou muito feliz por dizer que sim, esse homem faz tudo (e estou puta com a Denise de 2014 que perdeu de comprar o box da primeira era de Mistborn por 70 reais). Mas enfim, aprendendo com os erros da vida.

Mistborn é muito sobre política, sobre um sistema mágico extremamente criativo e inesperado e sobre esperança mesclada a caos e vingança. Um mundo que não reconhece a liberdade, que nem mesmo se lembra dela, é um mundo em que a rebeldia é difícil de inflamar. Mas a injustiça e os maus tratos e as diferenças sociais são tão gritantes e explícitas pelo decorrer da história que sentimos o que os protagonistas sentem; essa ânsia de derrubar o império final junto com eles.

É uma missão impossível, mas missões assim pedem por líderes surtados. E entra o Kelsier.

Da primeira cena dele, eu já sabia que me apaixonaria por esse personagem. Ele é bem aquele protótipo de Han Solo que eu amo tanto, com os comentários debochados e sarcásticos sempre na ponta da língua, cheio de si, com um ego do tamanho do mundo - e um coração de ouro também.

Kelsier perdeu o amor da sua vida e sua liberdade anos atrás e quer vingança; ele sabe que é possível inflamar uma rebelião entre aqueles que sofreram tudo que sofreu, mas também sabe o quanto é difícil acreditar na causa quando não se conhece ela. É ele quem dá o primeiro passo para a missão alucinada de derrubar o Império Final; é ele que começa a reunir pessoas de todos os cantos daquele mundo para criar um grupo revolucionário.

Eu gostei demais de todo o desenvolvimento do personagem, de como a narrativa equilibrou suas loucuras movidas pela sede de vingança com momentos de razão e de emoção. Kelsier é um protagonista forte em todos os sentidos da palavra, e é alguém com quem a gente consegue se identificar logo de cara. Pelo sonho impossível e pela vontade de mudar tudo que se conhece.

"O medo é a ferramenta dos tiranos. Infelizmente, quando o destino do mundo está em jogo, deve-se usar todas as ferramentas disponíveis."

Com ele, o grupo de rebeldes se forma e é um leque de personagens de personalidades marcantes e distintas que é quase impossível falar sobre todos eles; o que eu mais curti foi o Ham, braço direito do Kelsier, a razão quando nosso líder estava tomado por ideias surtadas demais. Ham é o cara dos estratagemas de batalha, a espada em meio a um grupo num conflito. Muitos momentos em que o colocavam como líder de alguma situação e ele se mostrava desconfortável porque ele é claramente o general, não o comandante.

Outro personagem muito interessante foi o Sazed, um estudioso responsável por guardar histórias e lendas e tudo que existe de conhecimento. Seu povo foi quase extinto por ordem do Senhor Soberano. Por medo do conhecimento? Das memórias? Das lembranças que se perderam, mas eles ainda guardam? Vamos descobrindo com o passar das páginas e tudo vai ficando mais e mais intrigante por causa disso.

Sazed é uma incógnita e o mistério ao redor dele é essencial para tudo que a gente entende com o passar da história. E sua relação com Vin, a ladra adotada pelo grupo para se passar por espiã, é fraternal e quase paternal, assim como Kelsier.

Eu gostei tanto da found family formada por esses rebeldes que nem sei explicar! O Kelsier e a Vin formam um laço de família tão forte; em alguns momentos parecem irmão e irmã discordando e discutindo, em outras pai e filha convivendo e aprendendo um com o outro. Essa sensação de irmandade e família que o livro constrói é perfeita e ajuda a fisgar nossa emoção para todos os personagens.

A Vin, aliás, é maravilhosa. Uma garota que não conhecia confiança e esperava traição de todo mundo, porque foi tudo que ela conheceu durante a vida vivendo nas ruas, que encontra pessoas dispostas a confiar e se arriscar por ela.

A mudança na personalidade arredia e tensa da Vin é notável com o passar dos capítulos. Ela se torna firme, decidida, inclusive herda algumas características da impulsividade do Kelsier, da certeza do Sazed, e outros traços de coadjuvantes que passam a conviver com ela.

E, claro, desabrocha em uma personagem forte, determinada e extremamente importante para a causa. Eu adorei os momentos de espionagem dela entre as casas nobres; rola até espaço pro começo de um romance que tem carisma e surpreendente por apresentar uma reviravolta na história principal.

Angústia e tensão e desespero são três palavras que a narrativa do Brandon Sanderson sabe trabalhar bem. Por se tratar de uma causa impossível, o tempo todo fica a sensação de que algo vai dar errado. De que ter esperança demais é perigoso. De que o Senhor Soberano é mesmo um deus, e como você confronta um deus? Como mata um deus?

O sistema de magia de Mistborn é uma das coisas mais brilhantes e bizarras que já li em livros de fantasia! É muito criativo e diferente, lidando com metais e propriedades mágicas e pessoas que conseguem controlar alguns deles - até os Mistborn, que conseguem controlar todos.

O modo como o autor constrói esse universo aos poucos, apresentando as diferenças do mundo, a chuva de cinzas, a vegetação estranha, a falta de detalhes que tornam o que conhecemos um mundo mais humano e civilizado - quando aquele foi relegado a um império cruel e um líder monstruoso - dão a ambientação que a gente precisa para imergir completamente na história.

Se tem algumas coisas datadas - porque Mistborn é de 2006 - é aquela coisa de faltar personagens femininas, recair no man pain para alguns personagens masculinos serem motivados, ter uma construção de universo um pouquinho misógina (com o papel das mulheres relegado a servas, ladies da nobreza, prostitutas, etc). Poderia ser muito pior, porque tem sensibilidade na maneira com que a história desenvolve essa construção. É um mundo desgraçado, então todo mundo tá bem ferrado nele.

Mas, considerando as histórias mais recentes do Sanderson, a gente sente que esses detalhes ficaram para trás - e a Vin por si só, para a época que o livro saiu, é um marco que eu sinceramente não esperava ler. É uma personagem feminina tão bem escrita que nem parece ter sido escrita por um homem cis (isso é um baita elogio).

"Há beleza na compaixão, mas é importante ter sensatez também."

Mistborn tem ação, reviravoltas chocantes, mistério e fantasia na medida certa. É uma pena essa série ter se perdido aqui no Brasil, porque ela merecia toda a atenção do mundo em questão de criatividade, personagens cativantes e história incrível.

Se você lê um pouco de inglês e quer se arriscar numa série de fantasia, eu super indico O Império Final. A narrativa é fluida e fácil de acompanhar e você vai encontrar nela uma história sobre esperança e rebeldia em um mundo tomado por cinzas.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/08/resenha-mistborn-o-imperio-final.html
Rafael 06/01/2022minha estante
onde vc conseguiu comprar o livro? já procurei esse em todo lugar

Alessa14 07/01/2022minha estante
Onde vc comprou esse livro?? todo lugar q eu procurei tá esgotado :(

Queria Estar Lendo 20/01/2022minha estante
Comprei em inglês, gente. As edições BR esgotaram e quem tem tá vendendo a preços absurdos, fui pro original mesmo :/

Theresa 12/09/2021

QUE LIVRO SABOROSO!
Primeiro livro do Sanderson que leio, e não entendo o porquê da minha demora em começar a leitura. Minha gente, a escrita e criatividade desse homem é um acontecimento!

No início tive um pouco de dificuldade pra entender o universo e como funcionava a magia do livro (padrão de uma boa fantasia), mas rapidinho as coisas começaram a fazer sentido. Tem uma vibe bem six of crows, que eu amo também, com personagens bem marcantes e que eu me apeguei fácil demais, um desenvolvimento bem servido, com gostinho de: MEU DEUS, EU PRECISO DO PRÓXIMO!

Os últimos capítulos... JURO que não estava preparada! Fiquei esperando algum sinal de pegadinha... (Quem entendeu, por favor me ofereça conforto, estou devastada)

Mal posso esperar para os próximos livros.
Um dos melhores do ano, sem mais.

Luiz 19/07/2021

Todas as pessoas que puderem ler, leiam
Já li por volta de 14 livros esse ano, e Mistborn é um dos melhores livros que li, além de um mundo muito completo, a história e personagens perfeitos são perfeitos.

Um mundo em que quando a noite desce, brumas tão densas que se tornam palpáveis, um tirano chamado Senhor Soberano governa sobre todos, Nobres e Skaa (escravos). Apesar de os skaa odiarem o Senhor Soberano, nenhuma rebelião é eficaz contra “Um pedaço de Deus”.

Os personagens secundários como Hammond, Brisa, Dockson, Marsh, entre outros, são muito bons, apesar de não mostrar as histórias passadas deles, as histórias atuais são muito bem construídas, todos os secundários são muito bem construídos, carismáticos e até mesmo engraçados em certos momentosss. Já os personagens principais são dois: Kelsier e Vin.

Kelsier, um chefe de uma gangue de ladrões, que depois de ser preso e perder tudo em um roubo muito ambicioso decide planejar um golpe mais ambicioso. Além disso Kelsier é um personagem carismático, inteligente, engraçado, e muito muito forte.

Vin, uma garota que cresceu e viveu no mundo do crime, acompanhada por seu irmão, sempre a acompanhou pulando de uma gangue para outra. o irmão que a criou, mas também a abandonou. E usando a sua “sorte” para conseguir algumas coisas, ela acaba se tornando “queridinha” de um chefe de gangue chamado Camon. Vin é uma das personagens mais carismáticas que já vi em histórias, ela é muito parecida com a Delilah Bard, muito desconfiada mas ainda assim muito forte. Ela vai precisar se superar em vários aspectos durante esse livro, ela vai aprender a utilizar sua sorte, e terá que ficar no meio de pessoas que pensa odiar.

Muito da história se baseia na alomancia, um tipo dos dois tipos de mágica apresentada nesse livro, que só é ativada por queima de metais, uma das melhores ideias que Brandon Sanderson foi essa divisão de Brumosos e Nascidos da Bruma.
Para finalizar como já citei TODOS QUE PUDERES LER ESTE LIVRO LEIAM, mesmo Físico ou mesmo em E-book

5*/5*
Arthur 19/07/2021minha estante
Deu até vontade de ler kkk

Joao.Pedro 19/07/2021minha estante
incrível resenha! vou até adicionar a lista?????

Sietch literário 19/07/2021minha estante
Difícil mesmo é encontrar esse livro pra comprar :(

roblesz_ 19/07/2021minha estante
Queria muito ler mas não acho em lugar nenhum e, se encontro, é mais de 100 reais por livro.

Luiz 19/07/2021minha estante
Sietch literário tenho em e-book tava 83,99R$ os 3. Mas também tem por sites alternativos acho meio ruim mas, isso vai de cada um.

Joy 14/11/2020

Merece os elogios que tanto recebe.
O livro tem uma narrativa muito bem construída, rica em detalhes (o que pode ser cansativo para algumas pessoas), mas o autor faz isso para que os leitores consigam entrar no universo criado por ele, pois no desenrolar dos fatos, cada informação conta, tudo é importante, tudo está conectado. Confesso que lá pelos 95% do livro eu estava ficando louca, sem saber como caberia ali um final satisfatório, mas coube!! Tem muitas surpresas ao longo da história.

P.s.: Vin é umas das melhores personagens que conheci.
Jamile.Almeida 14/11/2020minha estante
Vou começar a ler brandon por ?coração de aço?, mas dizer q essa serie q vc leu, é a melhor

Joy 15/11/2020minha estante
Coração de aço está na minha lista, mas eu precisei conhecer a série Mistborn justamente pelo tanto que ouvi sobre ela. Vale a pena.

Anderson Tiago 22/06/2014

[RESENHA] O Império Final - Brandon Sanderson
É possível se tornar fã de um autor após ler apenas dois livros dele? Se sim, posso me considerar, definitivamente, fã do trabalho de Brandon Sanderson, tanto pelo que ele fez em Elantris, como agora em Mistborn: O Império Final. Tenho indicado seus trabalhos frequentemente em eventos de literatura fantástica ou para amigos pessoais e, caso mantenha o nível dos lançamentos que tivemos até aqui no Brasil, o autor em breve ganhará aqui o prestígio que tem nos EUA.

O sucesso de Sanderson vem da qualidade de seu texto aliado à rapidez com que escreve. São cerca de 19 livros e mais alguns contos desde o lançamento de Elantris em 2005, além de, no momento, estar trabalhando em 4 projetos diferentes. O Império Final, primeiro livro da trilogia Mistborn, rebatizada de Mistborn - Nascidos da Bruma, chegou ao Brasil este ano através da editora Leya e causou alvoroço entre os leitores mais fanáticos de fantasia, uma vez que essa trilogia era considerada a "magnum opus" do autor (pelo menos até o lançamento de Stormlight Archive). O enredo chama a atenção, primeiramente, por quebrar um dos maiores clichês das histórias de fantasia. Num passado distante havia uma profecia sobre um herói improvável que surgiria e salvaria o mundo do mal. Nada mais comum, certo? No entanto, o herói falhou e o mal venceu.

A partir dessa premissa, Sanderson criou um mudo dividido entre duas classes, os nobres e os skaas, classe inferior oprimida e usada como escravos pelos próprios nobres e pelo Senhor Soberano, o imperador e deus que controla o mundo tiranicamente pelos últimos mil anos. Ninguém consegue resistir aos poderes do Senhor Soberano e todas as tentativas de revolta contra o seu governo foram impiedosamente massacradas. Nesse contexto, aparece Kelsier, o ex-líder de uma gangue de ladrões skaa, disposto a desafiar o poder do imperador. Kelsier é irreverente, cativante e sorridente, mas um pouco arrogante e cheio de si; mesmo assim, sua personalidade magnética faz com que seja adorado por todos aqueles com quem cruza. A sua atitude despreocupada, porém, esconde uma terrível mágoa do passado. Uma mágoa tão forte que foi capaz de despertar os seus poderes de Nascido das Brumas.

O sistema de magia criado por Sanderson em Mistborn é, de longe, uma das coisas mais originais e geniais que já vi em toda a minha vida. A Alomancia, como é conhecida, é a capacidade de metabolizar metais e, a partir deles, adquirir certas habilidades mágicas. Cada metal é responsável por um poder distinto, embora cada metal tenha o seu par, com poderes diametralmente opostos. Os alomânticos, usuários de Alomancia, são divididos em dois grupos: os brumosos, capazes de usar os poderes concedidos por apenas um tipo de metal; e os Nascidos das Brumas, capazes de usar todos os poderes alomânticos.

Os Nascidos das Brumas são extremamente raros e, mesmo assim, a maioria é pertencente à alta nobreza, porém mestiços de nobres com skaa podem vir a ser alomânticos. Por isso, o Senhor Soberano proíbe e pune com a morte qualquer nobre que se relacione com uma skaa e gere filhos. Vin é uma mestiça que conseguiu se manter a salvo, mesmo tendo vivido quase toda a sua vida nas ruas, nas piores condições possíveis. Vin foi ensinada por seu irmão, Reen, a desconfiar de tudo e de todos e a sempre esperar a traição, mais cedo ou mais tarde. Esses ensinamentos são confrontados quando ela conhece Kelsier e sua personalidade atraente. Kelsier, por sua vez, vê Vin como uma esperança porque ela também é uma Nascida da Bruma.

Os personagens secundários também são um show à parte, principalmente o mordomo Sazed, que guarda grandes segredos. Os outros integrantes da gangue de Kelsier, como Dockson, Brisa, Ham, Trevo e Marsh, além do nobre Elend Venture, são bem explorados e contribuem para que a narrativa não fique demasiadamente focada nos dois protagonistas. Como já foi dito, a narrativa em terceira pessoa vem principalmente dos pontos de vistas de Kelsier e Vin, porém alguns personagens coadjuvantes assumem a frente da narração em alguns momentos. No começo de cada capítulo, há um trecho em primeira pessoa, como parte de um diário, que dá vislumbres da época em que o grande herói da profecia falhou e o Senhor Soberano ascendeu como poder dominante.

Para finalizar, O Império Final é uma obra excelente, apesar de ser apenas o primeiro volume da trilogia, e vem para afirmar a entrada de Brandon Sanderson no hall dos grandes escritores de fantasia de todos os tempos. Foi após ler Mistborn que a viúva do autor Robert Jordan resolveu convidar o jovem Sanderson para finalizar A Roda do Tempo, uma das maiores sagas fantásticas da história. Espero que o lançamento da trilogia no Brasil seja concluído de forma rápida para que possamos ter acesso a outros trabalhos do autor, especialmente The Stormlight Archive, que, segundo os leitores americanos, rivaliza com Mistborn pelo posto de melhor obra da sua extensa bibliografia.

Resenha assinada por mim para o site INtocados

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/264-resenha-o-imperio-final-brandon-sanderson
Luci Eclipsada 23/08/2014minha estante
Parabéns pela resenha. Gostei bastante e já vou ler o livro, sem dúvidas!!!

Sandra 23/06/2017minha estante
Que ótima resenha!