O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Carol.Camargo 28/02/2020

Sensacional
Estou sem palavras para descrever o quanto esse livro é incrível , muito mais do que eu esperava , superou minhas expectativas , história bem construída e escrita .

Yann Almeida 12/02/2023

Sempre há mais um segredo
Para uma obra tão antiga no mercado, mas que nós últimos anos simplesmente sumiu (incluindo a republicação da obra) eu me surpreendi por Mistborn ser muito mais do que esperava.

A construção de mundo e personagens é riquíssima, o funcionamento das "magias", a personalidade carismática de praticamente todos os personagens, ainda que de suas próprias maneiras, tudo isso contribui para uma leitura fluida e contagiante.

Eu amei conhecer Kelsier e sua gangue, amei conhecer Vallete e a vida na corte, assim como amei ver o levante da revolução popular contra um governo autoritário.

Maria 29/09/2022

Muito mais que uma simples fantasia
Mistborn te leva a um universo único, muito bem explicado e coerente durante toda a leitura. É algo que, mesmo que eu fale com inúmeros detalhes, você só vai entender a grandiosidade lendo.
É um livro que fala sobre política e religião de uma forma maravilhosa. Você vai sofrer, vai chorar, vai se indignar com várias situações, vai sorrir, vai se apaixonar pelo Kel e os melhores (e mais cativantes!) ladrões literários e ficar confuso com tanto puxa e empurra hahaha... Eu já disse sofrer?
O sistema de magia é tudo isso que falam mesmo: complexo, mas altamente genial. É muito bom saber de onde vem os poderes, como eles são ativados, como funcionam e etc.
Preciso falar também sobre o fato de termos uma personagem feminina no meio de vários homens que não é menosprezada e nem sexualizada... isso pra mim é a elite!!! A Vin me conquistou demais ao longo da leitura e me serviu as melhores migalhinhas de romance que eu nem sabia que precisava durante esse livro, terminei morrendo de vontade de guardar ela num potinho ???

Pra não dizer que fui só elogios, vou falar que em alguns momentos a história ficou arrastada e repetitiva, mas nada disso estragou a experiência final.

É isso, leiam Mistborn. É sem dúvidas minha fantasia favorita de todos os tempos.
R F 29/09/2022minha estante
Esse merece uma republicação por aqui

Kinha 29/09/2022minha estante
Cabe a Suma republicar!

Erick.Silva 16/05/2023

O Império Final
O livro é muito bom, leitura leve e fluida muito agradável. Porém, depois que li Rothfuss, Martin e Tolkien minha expectativa com aventuras similares é bem alta, espero muito traços criativos e principalmente que não sejam clichês... a história deste livro, apesar de muito criativa e leve é um pouco clichê em alguns pontos, principalmente, (em minha opinião, óbvio) na apresentação de personagens e das magias "disponíveis" no universo. Talvez a qualidade do Sanderson esteja mais relacionada aos diversos livros e continuações, que pelo que vi se passam muitas vezes simultaneamente na linha história, e talvez isso seja bem interessante. Vamos ver se ainda vou ter disposição pra continuar a leitura dos outros.

cadelinha.Aelin 24/03/2021

Um dos melhores livros que já li
No primeiro momento achei que não gostaria da leitura por ser um livro um tanto denso e é uma fantasia bem diferente do que costumo ler, algo muito bem pensado.
Desde o primeiro momento me apeguei a Vin, desde sua primeira aparição senti sua dor, me apeguei permanente e decide que ela seria meu personagem favorita do começo ao fim.
Sempre tive um pé atrás com o Kelsier mas ele me surpreendeu maravilhosamente trazendo o melhor plot possível.
Talvez tenha sido o maior plot que já tenha lido, cada momento do final te surpreende (por mais que tenha feito algumas teorias que estavam corretas) há coisas inimagináveis.
Uma fantasia muito inteligente e interessante que me faz aprender sobre diversas coisas como metais, mas acima de tudo amizade.
Não sei como passarei um dia sem as reclamações do Brisa, às perguntas filosóficas de Ham, a responsabilidade de Dockson, as religiões de Saze, a ?humildade? de Kelsier, o ?cavalheirismo? de Elend, e as inseguranças de Vin.
?Foi um trava divertido, não foi??

Luan 10/07/2014

Muito bom.
Brandon Sanderson tem uma criatividade incrível, e sempre surpreende com um universo magico criativo, desde Elantris podemos observar isso.
Mistborn se mostrou uma caixinha de surpresas, de boas surpresas.

Temos 2 protagonistas absurdamente carismáticos, Kelsier com seu estilo maluco, assassino, sorridente, e Vin com seu estilo desconfiado e reservado, porem muito curioso. Todos os personagens apresentados ao longo da historia são interessantes, Dockson, Ham e Brisa são coadjuvantes incrivelmente bem feitos, todos com trabalhos de caráter, humor, estilo de fala, e movimentação, tornando-os bem rais e verossímeis.

Outro ponto legal é a evolução dos personagens, suas questão internas, e seus amores, Sanderson se empenhou muito nisso, e criou uma obra cheia de conflitos internos, questões sociais, morais, misturando com muita ação, combates incríveis com uma toque de artes marciais e Alomancia. Alias falando em Alomancia, que é o ponto "magico" do livro, podemos salientar primeiro a criatividade como mencionada acima, como também beleza da arte criada. A Alomancia em sí consiste na queima de metais ingeridos pelos seus usuários concedendo poderes de acordo com o metal ou liga que está queimando. Bem maluco, muito bem feito, e bem divertido.

Não poderia faltar um romance no livro, e aqui vemos um muito bem articulado, nada meloso, e bem real, o mais legal é que o romance vai crescendo em termos de tamanho, complexidade e naturalidade de acordo com o avanço dos personagens em si, quanto mais complexo cada personagens envolvido nele se trona mais complexo e legal fica o romance entre eles.

O final do livro foi o que mais me surpreendeu, se tratando de uma trilogia eu não esperava que tantas questão apresentadas no primeiro volume fossem solucionadas nele mesmo, porem também é aberto um novo leque de mistérios e coisas a se fazer, isso torna o final bem satisfatório, triste e bom.

Kelsier com toda certeza se tornou um dos meus personagens favoritos de qualquer livro que já li. O maldito tem um carisma enorme.

E em um computo geral da coisa: o livro é bom, tem ótimos personagens, é bem descrito, criativo, violento, e cheio de verossimilhança!!! Indico a todos os fãs do gênero.
Luci Eclipsada 23/08/2014minha estante
Poxa Luan, você me convenceu com sua resenha. Tenho um monte de livros para ler e estava indecisa qual seria o próximo, mas agora não tenho dúvidas de que será Mistborn. Nunca li nada nesse gênero, mas tenho certeza que já começarei com o pé direito. Abraços :)

Luan 26/08/2014minha estante
Fico feliz que minha resenha tenha te convencido. O livro é muito bom, e de leitura agradável!!! Não te decepcionará.

Luci Eclipsada 30/08/2014minha estante
Até o momento estou gostanto bastante!

Fran 11/12/2015minha estante
Kelsier melhor personagem

Camila Robyn 26/08/2021

Meu primeiro contato com Sanderson, e foi muitooo bom. Fui muito no hype, e gostei do que encontrei, pois teve tudo que eu gosto em uma fantasia.

Os personagens são muito bem construídos. Porém, sem dúvida, Vin foi a personagem que mais amadureceu. Tenho que confessar que no início sentia muito tédio da Vin, no caso até metade do livro, mas nos últimos capítulos passei a admirar muito ela.

Li as últimas páginas com muita emoção, e estou muito curiosa pra saber como o autor vai dar continuidade nessa trilogia, apesar de achar o final desse livro um pouco "fechado".

"A noite chegara, e as brumas a cercavam. Protegendo-a, escondendo-a, dando a ela seu poder..."

Arii 28/03/2021

Mistborn 1
Pra quem quer conhecer as obras do Brandon Sanderson, é uma ótima escolha.
Personagens carismáticos e apaixonantes, história muito bem amarrada (é cada plot twist que pqp), sistema de magia dinâmico e fácil de entender, em suma: MUITO FODA.
Recomendo muito.

lipso01 06/08/2021minha estante
Preciso ler

Raphael Santos 07/06/2020

Um novo mundo
Foi o primeiro livro do autor. Fiquei surpreso com o mundo criado e como inovou ao apresentar uma nova forma de magia.

Katharyna 27/06/2023

Muito bom!
Esse foi o primeiro livro do autor que li e já virei fã da escrita dele.
Aqui o mundo é muito bem construído e o sistema de magia é complexo, mas bem explicado. No começo, demorei um pouco pra imergir na história por conta dos inúmeros detalhes, mas terminei o livro querendo saber que rumo a trama vai tomar.
Só tirei uma estrela pq achei a personagem principal bem imatura e emocionada em alguns momentos. Fora isso, a narrativa me conquistou.
Outra coisa, o audiobook é MUITO bom! Excelente trabalho do narrador.

Rodrigo 29/07/2020

Livro mt bom. Me surpreendeu com certeza. A imaginação para pensar nessa história é incrível.

Ari 01/04/2021

O Império Final
Que leitura maravilhosa, personagens carismáticos e marcantes. A amizades entre os personagens é muito divertida de acompanhar, a evolução da pesagem Vin é muito gratificante, pois como ela foi muito maltratada, foi muito difícil ela se socializar com a nova gangue e poder confiar na equipe. O sistema de magia é bem desenvolvida, e diferente de todas que já li. E a politicagem é bem elaborada e não torna a leitura chata. O livro é um verdadeiro ensinamento de sociologia, politica, religião e filosofia. O objetivo central do livro é mostrar como os personagens ira liberta os skaa da escravidão de um governo opressor, um ditador que se diz ser um deus.

Mira.Peco 26/06/2020

Nascidos da Bruma
No primeiro livro nos deparamos com o mundo pós apocalíptico, dividido entre os Nobres e os Skaas e em meio ao cenário repleto de brumas e cinzas, governado pelo Senhor Soberano e seu Ministério de Ferro. Kelsier é um ladrão e a única pessoa a sobreviver da prisão de minas e vai até Luthenel, a capital do Império, para por em prática um grande plano.
Lá ele conhece Vin, uma garota que sofreu abusos a vida inteira de seu irmão e agora faz parte de uma gangue,ele recruta ela e um time de brumosos para realizar uma rebelião. Brumosos são aqueles que a parti da queima, através da ingestão de alguns metais, são capazes de utilizar habilidades especiais. ⠀

A narrativa deste livro é detalhada e apresenta vários acontecimentos logo nas primeiras páginas, o sistema de poderes e casas nobres é meio complexo mas depois fica fácil! As tensões polícias também ganham palco aqui. ⠀

Acompanhamos a maior parte do livro pelos olhos da Vin e ela com certeza é uma das melhores personagens que já conheci. Sua trajetória como aprendiz de um Nascido das Brumas foi maravilhosa, e até mesmo os menores personagens aqui tem importância para o enredo. O livro é rico em culturas e detalhes históricos, sem falar nos mistérios por trás do Senhor Soberano. Gostei muito das cenas de ação, são bem descritas e visuais, fiquei surpresa com acontecimentos, o autor não polpa os personagens de destinos terríveis. ⠀

Uma rebelião contra um ser imortal, personagens e ambientação impecáveis e poderes excepcionais. Essa é a forma para um dos melhores livros que já li.

site: https://www.instagram.com/p/B-kYVMpjvmN/
Giulipédia 26/06/2020minha estante
Essa saga foi uma das melhores sagas de fantasia q eu já li, se não conhece, procura o livro Elantris desse autor, é um livro único, mas é tão bom qnt esse!! Parabéns pela resenha!! ??