O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Abiridim 06/06/2021minha estante
Faz 4 anos que eu li esse livro e a morte do Kell ainda me deixa triste. Mas os próximos livros são tão bom quanto se prepare para grandes revelações e reviravoltas pois como o sobrevivente dizia, sempre tem outro segredo

Nay Sales 29/01/2022

"[...] até bons homens podem ser enganados"
Do começo ao fim, Sanderson conseguiu me deixar completamente extasiada. Ele soube desenvolver bem a história e fazer com que o leitor ficasse surpreendido a cada capítulo. As coisas começaram a tomar maior impulso a partir da metade do livro, e aí a cada página que eu lia, eu me sentia dentro daquele mundo, eu entendia como as personagens se sentiam.. E até com as mortes, eu senti como se fossem parte de mim, como se fossem da minha família. O autor consegue transmitir emoção e te colocar dentro do livro, ele descrevia cada sensação de forma surreal e eu me sentia parte daquilo. Esse livro é perfeito. Eu recomendo muito. Estou anestesiada porque acabei de ler e não consigo expressar bem o que estou sentindo, mas diria que não tenho nenhuma crítica a fazer.

Mare 30/04/2024minha estante
você acabou de entrar no esquema de pirâmide literário do brandon sanderson

Julia 14/09/2023

Realmente esse livro é TUDO
Amei muitooo!

Amei as questões abordadas e o jeito que foram.

Amei os personagens, todos cheios de nuances com ações e diálogos muito bons.

Amei o decorrer e desenrolar da história, alguns inesperados outros nem tanto.

Amei a fantasia, o cenário, contexto histórico e político.

Amei a escrita do brandon sanderson. Ele mistura história, com religião, com política e revolução de uma forma muito legal e leve, misturando ficção com fatos do nosso cotidiano e do passado também.

Brandon Sanderson, vc ganhou mais uma fã.

?Atenção!! A partir daqui spoilers!!

O Kelsier é com certeza meu personagem favorito. Ou seja?morri de chorar na parte em que ele morre. Não imaginava NUNCA que ele ia se sacrificar para virar um mártir e desse jeito dar aos skaa a força e esperança, o empurrão para o estopim que eles tanto necessitavam. Devia ter previsto. Tava sentindo que ele ia morrer, bons escritores tem jeitos de nos contar, dar sinais de algo que está por vir, sem realmente dizer so pra te deixar aflito. Mas pensei que ele fosse morrer lutando de maneira épica como a maioria dos herois ou então salvando a Vin. Estava errada. Ele simplesmente deixou o senhor soberano matar-lo pra se tornar um martir. Brilhante, eu devia ter previsto que ele usaria sua morte como pretexto para manipular milhões. Até a morte dele foi planejada. Foi tão Kelsier, chorei demais.

?Farewell. I?ll tell Mare about you. She always wanted a daughter.?

Essa frase me quebrou, finalmente ele disse o que todo mundo tava pensando. A relação da Vin e do Kelsier foi mais que de mestre e aprendiz,foi de pai e filha.

A relação do Vin e do Elend é muito fofa. O final do livro ta um dos meus top 10 de melhores finais.

Raca 21/03/2021

Perfeito demais, fui com expectativas altas e não me decepcionei, a vontade q tenho é de começar a reler imediatamente kkk

charlie54 02/08/2021

"Ele é a esperança"
Então, eu finalmente comecei Mistborn e eu não sei se consigo expressar o quanto esse final me atordoou. Meu deus.

Ok, o livro é MUITO bem escrito, nenhuma ponta fica solta e dá pra ver, desde o início (embora no final a sensação só se concretize) que tudo foi absolutamente calculado. Quando eu terminei, comecei a voltar a todas as cenas anteriores que lembrava só pra ver tudo se conectando satisfatoriamente. Sinto que tudo mesmo foi pensado antes de ser, de fato, escrito e isso muda toda uma história. O autor bolou um plano maligno quando começou a escrever.

Eu pensava que ia ser um livro difícil de ler, e quando falam "Mistborn" ainda é a sensação que dá, de ser denso e complicado. Mas para minha suspresa foi fácil e gostoso de ler. Eu realmente demorei, mas acredito que essa demora tenha sido devido ao momento que escolhi ler em minha vida, e não com o livro em si. A escrita é ótima e tudo flui de forma muito agradável na narrativa. O sistema de como a magia funciona é relativamente complexo, sim, mas a forma que o autor (e o próprio Kell) explicam deixa bem de boa pra entender, além de ser incrivelmente interessante.

Gostei muito da forma que os personagens foram construídos. É muito interessante ler a forma que não são apenas personagens poderosos com habilidades invencíveis, mas sim pessoas, com fraquezas e limites que, na verdade, até afetam suas habilidades. Muitas vezes os personagens pareciam tomar decisões que me deixaram EM DESESPERO por parecerem inconsequentes, só que no final das contas, fazia completo sentido com os personagens e todo o contexto em que estavam.

O desenvolvimento dos personagens e até das amizades entre eles fica bastante evidentemente conforme a leitura anda, e isso foi muito bom de ler.

Nesse livro, aconteceram coisas que foram tão cruéis da parte do autor, que eu simplesmente não quis acreditar, mas conforme fui lendo percebi que essas coisas na verdade eram GENIAIS e entrei em um loop infinito de surtos e desesperos.

Não mas, a construção de política que tem nesse livro foi ESPETACULAR, e a forma que o autor conseguiu entrelaçar tudo isso com religião, filosofia e economia de uma forma que TÃO coesa é inexplicável. Ok, acho que ainda não me recuperei 100%. Esse livro me deu a sensação gratificante de amar ler fantasia. Vou fica lendo uns livros levinhos depois dessa, pra não enlouquecer completamente.

(Eu amo o Kelsier.)

Rodrigo 29/07/2020

Livro mt bom. Me surpreendeu com certeza. A imaginação para pensar nessa história é incrível.

Arii 28/03/2021

Mistborn 1
Pra quem quer conhecer as obras do Brandon Sanderson, é uma ótima escolha.
Personagens carismáticos e apaixonantes, história muito bem amarrada (é cada plot twist que pqp), sistema de magia dinâmico e fácil de entender, em suma: MUITO FODA.
Recomendo muito.

Katharyna 27/06/2023

Muito bom!
Esse foi o primeiro livro do autor que li e já virei fã da escrita dele.
Aqui o mundo é muito bem construído e o sistema de magia é complexo, mas bem explicado. No começo, demorei um pouco pra imergir na história por conta dos inúmeros detalhes, mas terminei o livro querendo saber que rumo a trama vai tomar.
Só tirei uma estrela pq achei a personagem principal bem imatura e emocionada em alguns momentos. Fora isso, a narrativa me conquistou.
Outra coisa, o audiobook é MUITO bom! Excelente trabalho do narrador.

Abner XZ 28/06/2019

"Moedinhas", ou "Como Brandon Sanderson Me Deu Uma Nota de Cem Reais Falsa"
Sempre penso bastante antes de dar minha opinião sobre qualquer assunto, se ela for claramente contra o consenso da maioria. Afinal, quando se trata de tópicos que dependem muito de gostos e afinidades pessoais, como livros, filmes, séries, etc, pode se tornar bem desgastante discutir ou simplesmente expor o que se pensa com quem não concorda com você.

Quer dizer, se desgastar pra que, certo? O mundo já ta aí pra estressar a gente de graça, porque eu vou perder meu tempo falando de algo que eu não gostei?

Bom, acontece que eu me dei conta que escrever essa resenha seja a única coisa minimamente interessante que a longa leitura de Império Final me renda. Isso e a vontade de encontrar outros leitores que se identifiquem com o meu sentimento, é claro. Sempre precisa ter um chato no rolê, e eu cheguei aqui pra cumprir exatamente esse papel.

Posto esse pequeno prólogo autocrítico e partindo para impressões do livro em si:

Depois de algumas leituras curtas e extremamente agradáveis que tive esse ano (Ursula K. Le Guin, eu te amo), fiquei com vontade de me encontrar numa fantasia mais longa, mais densa.

Achei a saga Mistborn em várias listas, nacionais e gringas, sob títulos como "Séries de Fantasia Inteligente", "Magia Engenhosa", "Melhores Séries de Fantasia da Atualidade", sempre com recomendações excelentíssimas, menções honrosas e tal.

O que mais me chamava atenção era ver Mistborn ser colocado junto de obras monumentais como "As Fronteiras do Universo", "O Nome do Vento" e até mesmo ao lado de "Crônicas de Gelo e Fogo" - obras que, independente do gosto do leitor, possuem uma marca de autenticidade e importância consagrada no mundo da literatura fictícia popular.

Bom, aparentemente, o ditado "diga-me com quem tu andas que lhe direi quem és" pode não valer no mundo dos livros. Pois não consegui, em nenhum momento das mais de 600 paginas que eu li, colocar Mistborn em qualquer lugar próximo da autenticidade e da relevância desses livros que supostamente seriam seus iguais.

Até aí, tudo bem, de novo a velha história da expectativa vs. realidade, que sempre vai afetar o opinião final sobre qualquer produto que consumirmos na vida. Porém, acredito que os problemas desse livro vão muito além da minha expectativa frustrada de ler algo inteligente.

Logo no início da leitura, nos primeiros 3 capítulos, já me incomodava a forma como o escritor parecia repetir informações e constatações que ele havia acabado de fornecer em sentenças anteriores. Quis culpar a tradução do e-book que eu tinha e parti pra leitura dos mesmos 3 capítulos em inglês - só para concluir que não era nenhum problema de interpretação entre idiomas: o autor realmente se repetia, deliberadamente, em discursos, especialmente no início de enredo. Ok, era só o começo da história, assumi que isso seria proposital e/ou algo natural da forma de escrita dele, e continuei lendo em português, mesmo.

No fim, a repetição de informações e de palavras ocorre durante todo o livro. Só com base nos comentários daqui, dá pra perceber que até quem gostou da leitura notou o quanto o autor pouco se preocupa em diversificar o vocabulário e a forma com que nos entrega mais detalhes sobre as situações e cenários da história (vai levar um tempo até que as expressões "franziu o cenho", "dar de ombros", "empurrar e puxar" deixem de me causar certo ódio).

É como se o Sanderson tivesse acordado, um dia, e pensado "Nossa, vou fazer um livro em que as pessoas voam jogando moedas no chão, hihi, vai ser loco" e o interesse criativo dele parou por aí. A construção da trama, dos personagens, ficou totalmente em segundo plano, apenas um fundo bidimensional pra essa "grande ideia" que é o conceito da magia a partir do uso de metais.

Afirmo isso com muita tranquilidade, pois é impossível que alguém que tenha lido o livro não concorde que o tópico que o Sanderson mais se esforçou pra trabalhar, durante 38 longos capítulos, foi na apresentação e na explicação da """"lógica"""" (ênfase nas aspas) do uso da alomancia. E mesmo essas explicações, ao meu ver, ele faz de maneira muito pouco interessante.

Francamente, migos, a história de um mundo onde o mal domina e cujos personagens principais são pessoas comuns que de repente se descobrem com poderes depois de um trauma ou de um passado trágico é simplesmente O MAIOR CLICHÊ DE QUALQUER LIVRO DE FANTASIA NO PLANETA TERRA.

O arquétipo do herói trágico e esperançoso no cenário onde o antagonista reina não seria um problema, pra mim, desde que houvessem outros aspectos positivos que trouxessem vida e movimento pra esse estereótipo. E é daí que se poe à prova a capacidade de criação de um escritor, daí que se pode concluir o sucesso ou fracasso de uma obra de ficção: do êxito em compilar fragmentos, ou segmentos inteiros de conceitos "clichês" e mesmo assim entregar um resultado que dê pra se considerar novo, instigante. Sanderson falhou miseravelmente nesse quesito.

O desenvolvimento do enredo segue sem nenhuma atmosfera definida, os diálogos tem o peso inteiro de uma sacola de plástico vazia e a caracterização dos personagens é tão pobre e prosaica que eu sinceramente, as vezes, tive dificuldade de distinguir exatamente quem era quem, tamanha a falta de personalidade de todos eles. Tudo isso e um vilão cabeludo de mil anos chamado de "Senhor Soberano". Senhor Soberano. Sério?

Minha experiencia de ler Império Final foi igualzinha a de ver um filme bem "trash".

Vindo de mim, a afirmação acima poderia até ser positiva. No geral, me divirto bastante com filmes trash, mas não aqui. A aplicação do adjetivo "trash" pra se referir a Mistborn é literal.

São 600 páginas de reuniões e bailes, com algumas cenas gore aqui e ali. Nenhuma técnica de construção de enredo, nenhuma prosa relevante, nenhuma reviravolta coerente. Nenhum desafio, nenhum personagem pra amar ou odiar. Nenhum conteúdo, em todos os sentidos. É patético. Foi a primeira vez que eu me senti tão vazio, depois de ler um livro de ficção.

Juro que tentei ser mais ameno, ponderar, jogando mais a culpa para o FATO de Mistborn NÃO SER uma série adulta - ao contrário de todas as listas em que eu o vi mencionado. Mas mesmo inserindo Império Final na prateleira dos Young Adult Fiction, este ainda fica assustadoramente abaixo da qualidade de TODOS os livros que já li desse gênero (e de YA eu creio que até tenho moral pra falar).

Enfim, a regra que eu levo pra minha vida de leitor é: Achei o primeiro livro da saga que me interessei ruim? Acabou. Boa noite. Perdeu a chance. É muito livro pra ler e uma vida só, pra viver. Não dá tempo de perdoar um mal início, muito menos 600 páginas de fanfic.

Pra não dizer que todo o tempo que gastei lendo esse livro tenha sido perdido, pelo menos revisitei uma lição óbvia, mas facilmente esquecível; quantidade não significa nada, sem qualidade.

Passei por livros de cem páginas que mudaram a minha vida. Passei por Mistborn e só o que ficou foi essa resenha dramática e indesejada, mas infelizmente necessária; as vezes a única forma de se livrar de um rancor é externalizando, colocando no papel.

Com isso, eu vou conseguir seguir em frente, para outros universos, uma próxima leitura. Uma que, por sorte, tenha mais valor que alguns trocados no fundo do meu bolso (entenderam? Trocados, moedas, alomanticos, ok *ba-dum-tsssss).
Filipe 03/07/2019minha estante
Amigo, estou no primeiro terço desse livro, e lendo de maneira bem lenta e desanimada.
O livro étao falado, que achei que eu estava sendo crítico demais, e que com certeza iria melhorar depois. Sua resenha me desanimou muito, já que vc deixou bem claro que tudo o que me incomodou no início do livro continua se fazendo presente até o fim. O livro é bem chato desde o início e a única parte que me animou não durou meia página ( a descrição do tal espectro da bruma que, pelo menos nas primeiras 200 páginas não tem relevância nenhuma, já que não parece ser uma porta de entrada para seres fantásticos como eu imaginava ).
De qualquer forma, obrigado pelo aviso do que está por vir. Agora me resta decidir se continuo ou não.
PS.: O pior de tudo é que nem é eBook, fiz questão de comprar o físico do livro que todo mundo falava tanto...

Abner XZ 03/07/2019minha estante
Olá! Ai, migo, eu sinto muito! D: Sério, eu levei mais de 20 dias pra terminar Império Final, e foi um porre. Eu nunca tinha ficado tão desanimado com uma leitura de lazer, em toda a minha vida. Isso porque, normalmente, quando eu não gosto do livro eu simplesmente abandono, eu não tenho dó, não, haha. Mas o hype em volta desse livro é tão ABSURDO que eu decidi terminar na força do ódio, real. Eu li mais por birra do que por comprometimento, por curiosidade de saber se realmente seria ruim até o final, e, pra mim, foi. Depois de terminar Império Final eu fui ler sobre os outros livros da série Mistborn e lendo eu tive ainda mais certeza que eu realmente não ia gostar da saga, se tivesse continuado. Alias, não sei, talvez seja uma dica pra você também; ler alguns spoilers do que está por vir, pra ver se te anima o bastante pra continuar. Se mesmo com os spoilers não te animar, sério, parte pra outra. Não sofre como eu sofri, não.

Coruja Leitora 21/02/2020minha estante
Eu concordo plenamente, na resenha do Instagram foquei em outro ponto, em como ele trata as personagens femininas. A mulher do Kelsier passa o livro todo com fama de traidora, a Vin depois de tudo que passou encerra desejando mais que tudo estar nos braços do garoto lá, as mulheres da alta sociedade TODAS são soberbas, fúteis, fofoqueiras ou traidoras...esse cara não gosta de mulher e é isso...

L D 10/03/2020minha estante
Apesar de discordar 150% da sua resenha eu morri de rir com ela, não de você, não me entenda mal. É que ficou até humorístico como você se expressou hahaha.

Trovo 11/06/2022minha estante
Obrigado por compartilhar. Penso o mesmo

Tiago Doreia 04/01/2021

Simplesmente incrível!!
Conhecia a fama do Sanderson mas ainda não tinha lido nada dele. E que primeira impressão maravilhosa: o primeiro volume da trilogia Mistiborn me deixou maravilhado! O sistema de magia inovador que foge dos clichês foi o que mais gostei. Porém merece mérito também o nível de detalhes da cidade, da cultura, da história que envolve os povos e suas lendas e crenças. Os personagens são muitíssimo bem montados, com camadas, e alguns deles com um arco incrível! Simplesmente apaixonante. Uma das melhores fantasias que já li.

Claudia Ferreira 23/09/2020

Entrando para os livros favoritos?
Fiquei impressionada em como esse livro me lembrou um filme, apenas correndo suas páginas consegui visualizar tudo, os diálogos, os lugares, os personagens e principalmente as lutas.

A história é incrível, fiquei alucinada e só queria devorar o livro feito uma louca, esse novo universo onde eu fui surpreendida mais de uma vez me deixou completamente apaixonada.

Não teve um personagem que não me cativase, incrível um livro com uma escrita fluida demais. Acabei de ler então ainda estou no impacto inicial, mas tenho fortes indicativos de que esse vai entrar para meus livros favoritos.

Fiquei confusa com o fato de ele ser um livro inteiro, começo, fim e meio, por ele fazer parte de uma triologia, se não me engano, esperava que a história não tivesse o final que teve. Vou atrás dos próximos livros com certeza!

Eu indico esse livro para todos os fãs de aventuras em outros mundos assim como eu, tenho certeza que irão gostar muito!

Dante49 28/08/2021

Melhor livro de fantasia que eu já li
simplesmente não tenho palavras o suficiente pra descrever como foi minha experiência com O Império Final. roteiro impecável, o Sanderson é um EXCELENTE escritor e conduziu muito bem essa história; personagens fantásticos, cada um com sua individualidade, todos são importantes e MUITO BEM TRABALHADOS; alguns amigos meus reclamaram da escrita dele, mas eu achei muito boa e bem fluída.

não tenho do que reclamar, esse livro não teve nenhum ponto negativo pra mim, apenas 10/10
Rickson.Ramos 28/08/2021minha estante
????

Bolão 22/09/2021minha estante
To chegando aí!

Ryllder 20/11/2017

Muito hype...
Pontos fortes: sistema de magia; ambientação interessante; últimas 70 a 80 páginas. Pontos fracos: fraca construção de personagens (muito planos); Mundo pouco explorado, poderia descrever com mais detalhes o mundo criado para o livro; Muita "barriga", passagens desinteressantes. Dei uma estrela e meia a mais pelo final.