O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

RafitchaDoZap 03/06/2021

Mistborn sem sombra de dúvidas está entre um dos melhores livros de fantasias existentes.
Saindo do mundo da fantasia, e indo para o mundo real, pode-se dizer que Mistborn se passa entre os século V e XV (idade média), devido aos seus aspectos que nos lembram muitas vezes da era medieval, como por exemplo, o sistema de castas sociais. Fazendo um paralelo temos: Skaas (camponeses e servos), Nobreza (marcada obviamente pelos nobres), e o poder máximo, que é o Clero (Senhor Soberano). A história de Mistborn é marcada por magia, chamada no livro de alomancia, onde consiste basicamente na ingestão de 12 metais, onde cada um deles possui uma incrível especialidade. A obra não se prende somente ao poder, mas é marcada por política, religião, companheirismo, amizade, traição, guerra e entre outras coisas incríveis.
Enfim, é um ótimo livro que super vale a pena ler, recomendo à todos.
Bru.sz 03/06/2021minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler esse livro

Rafinha 10/11/2023

Que livro BOM. em relação à construção de mundo e à política ele é impecável. as reviravoltas são impecavelmente construídas também, sendo coisas que eu jamais pensaria, mas que fazem todo sentido.
não dou cinco estrelas porque achei o romance da vin com o elend pouco desenvolvido, com poucas cenas pra justificar todo o amor dela por ele. mas fora isso eu amei demaisss

Lala 10/05/2021

Não consigo nem descrever esse livro, esse universo! Com certeza o universo mais complexo e bem trabalhando que eu tive a oportunidade de ler. Também o livro de fantasia que eu mais demorei para ler e , acredito, que por ir lendo aos pouco, minha conexão com ele foi enorme.
Acho que a única coisa que faltava para mim, era mais cenas de ação, porém ele entregou TUDO no fim. Sério, que cenas!
Esse livro foi um mix de emoções que eu nem sabia que eu iria sentir. Chorei de soluçar, não esperava por essa. Fiquei embasbacada com o plot. Admirada por toda a história.
Me apeguei muito aos personages. Cadelinha de todos ali.
Só o fato de ter dado 5 estrelas para o primeiro livro de uma trilogia de fantasia, diz muito do quão completo ele é.(só dei 5 estrelas para um primeiro livro uma única vez, além dessa)
O livro teve um final fechado, mas estou ansiosa pro próximo. Porém, medo! Assim que eu superar o final desse livro, eu parto pro próximo.

Erwinnph 13/09/2023

Mistborn 1
Resumo rápido? ótimo livro de fantasia ! Galera come ferro e adquire super poderes? voam e tudo mais rsrs ? conspiração, política , Gente ruim pra um baralho , gente mau com U maiúsculo , muito mau mesmo ? muita morte, pobreza , fome e por Ae vai ? e muitooooo mistério ???
Pedro 13/09/2023minha estante
E muita alomancia...kkkkkk

Hammer.Mariana 31/08/2023

Um achado!
Como é que eu nunca fui apresentada para as obras do Brandon Sanderson?
Fazia muito tempo que eu procurava uma obra de fantasia que me fizesse mergulhar na história completamente.
Com esse livro foi assim.
Achei as regras da magia inteligentes, os personagens super relacionáveis, a história interessante e os plot twist realmente me pegaram.
Lindo livro.
Vou pegar mais um dele para ler na sequência.
Entrou para a minha lista de autores favoritos.

Matheus.LeAo 10/07/2021minha estante
Eu estava desconfiado do Sazed, nada me tirava da cabeça que ele era o Sr. Soberano.

Ryllder 20/11/2017

Muito hype...
Pontos fortes: sistema de magia; ambientação interessante; últimas 70 a 80 páginas. Pontos fracos: fraca construção de personagens (muito planos); Mundo pouco explorado, poderia descrever com mais detalhes o mundo criado para o livro; Muita "barriga", passagens desinteressantes. Dei uma estrela e meia a mais pelo final.

Thammyz 15/05/2021

Uma das melhores fantasias que li ultimamente
A começar pela escrita do Brandon que eu particularmente amei muito, e me senti super confortável ao ler.
O livro apresenta um universo mto bem construído, e desenvolvido ao longo da história, de uma sociedade dividida em classes sociais de nobres, e os skaa que são pessoas consideradas inferiores e escravizadas. E eu gostei muito de ver esse contrateste dos dois lados, ver os dois lados da moeda.
Os personagens são incríveis, eu gostei de cada um dos que forma o grupo "principal" apesar de o Kell e a Vin serem bem mais protagonistas, cada um tao diferente em personalidade e cativantes. Trevo, sazed, Ham, Dox, e Brisa tem meu coração.
O Kelsier sem sombra de duvidas o meu personagem favorito, esse homem é um gênio, inteligente, e apesar de ter passado por tudo o que passou é bem humorado.
A Vin minha queridinha teve uma puta evolução, ela começa como uma menininha que cresceu nas ruas e não confia em ninguém por ter sofrido tanta violência, e ao longo do livro ela vai descobrindo valores como a amizade, e ela vai criando uma confiança em si mesma, ganhando força, e personalidade. Te amo vin, te amo
A relação dela com o Kell me emocionou muito, uma relação bem pai e filha quase???
O enredo do livro é espetacular, a união dessas pessoas tão diferentes com objetivo de ajudar na causa dos Skaa pra derrubar o governo do Senhor Soberano e a forma como os nobres dirigem esse país e tratam as pessoas como inferiores, e toda a estrutura política foi umas das coisas que eu mais gostei também. A gente fica se perguntando como um grupo de 6 pessoas vai conseguir derrubar esse governo, como vai conseguir fazer com que os Skaa sejam libertos, apesar de que o primeiro impulso deles é apenas dinheiro, eles acabam se envolvendo de verdade com tudo.
Uma coisa que me deixou meio perdida quando comecei foi em relação ao Poder que algumas pessoas tem nesse livro, achei uma parada bem diferente e interessante quando comecei a entender, de fato o que é a Alomancia, onde pessoas tem o dom de extrair de metais algumas habilidades; os Brumosos são os que conseguem extrair de apenas um tipo de metal uma habilidade, e ai tem os mais poderosos que são os que chamados Nascidos das Brumas q são aqueles que podem controlar mais de uma habilidade.
Além de tramas políticas, revolução o livro fala muito também sobre crenças e fé.
As coisas vão se desenvolvendo aos poucos, por isso um livro tão grande e talvez possa incomodar algumas pessoas, o que não me aconteceu, pra chegar no ápice do livro e ter reviravoltas que te deixam sem ar, como tudo aconteceu com um propósito que tu nem imaginava, e como isso vai levar ao objetivo. Nossa eu amei esse livro, ansiosa pro segundo, tenho muitas perguntas e poucas respostas.

João 21/05/2021

Favoritei!!
Sanderson construiu um universo magnífico nesse livro, com personagens profundos e bem construídos, dentro de uma narrativa muito bem escrita.

A trama gira em torno da superação de traumas e da construção de identidade da protagonista. Contando com várias reviravoltas, a história aborda temas como traição, confiança, amor, amizade e, principalmente, esperança.

Brandon Sanderson nos presenteou com uma fantasia de qualidade, com profundidade nos temas abordados e uma carga dramática notável. Realmente me envolveu.

Quanto a profundidade da história, há uma frase no livro que resume bem isso.

"O propósito de um contador de histórias não é lhe dizer como pensar, mas lhe dar as questões sobre as quais pensar."

Por fim, recomendo demais a leitura do livro, ele realmente me envolveu, já que não conseguia parar de pensar na história!

Rebeca 06/08/2023

Apaixonada por mais um universo do Sanderson!!
Enfim chegou minha vez de ler Mistborn e acho que todos os amantes de fantasia devem ingressar nesse mundo maravilhoso criado perfeitamente por Brandon Sanderson. Nesse livro podemos esperar o que há de melhor no gênero. Ação bem desenvolvida, personagens cativantes, politicagem impecável, clichês sendo executados de maneira primorosa e mesmo assim de forma original.

Nesse livro embarcamos em um mundo pós-apocalíptico, dominado por cinzas e brumas, onde o Senhor Soberano e seu Ministério do Aço governa o mundo com mão de ferro. Somos apresentados à uma sociedade dividida entre Nobres e Skaas.

Os nobres vivem uma vida luxuosa e sem restrições, mesmo em um mundo decadente e repleto de desigualdade. Essa classe aristocrática vivem dando festas, comem da melhor comida e se divertem as custas dos Skass (escravos), que só vivem para servi-los e são tão descartáveis quanto objetos.

Entre os nobres existem uma classe especial de pessoas. São aqueles capazes de usar a Alomancia.

A Alomancia deixará vocês fascinados, assim como eu fiquei. Essa é a genialidade do livro. Brandon Sanderson criou algo muito original e fascinante. A cada página você quer saber mais sobre essa misteriosa magia, que sempre tem mais algo a nos revelar.

Entre todos os que são capazes de acessar essa magia, existem os Nascidos da Bruma, que são extremamente raros no mundo e só deveriam existir dentro da classe nobre.

Os Nascidos da Bruma são muito poderosos e extremamente respeitados na sociedade. Eles são eficientes espiões, perfeitos guerreiros. Praticamente um exército de um homem/mulher só.
Tamanho é o poder deles que muitas lendas giram em torno dos Nascidos da Bruma.

E então temos Kelsier, um nascido da bruma que após sofrer nas mãos do Império Final, vive em prol da revolução e da queda do Senhor Soberano. Então ele reúne um grupo de pessoas dos mais diversos tipos - tiranos, ladrões, saqueadores, revolucionários, fugitivos - para fazer disso enfim realidade. Fácil não é? Só que não!

Acompanharemos a jornada de um Nascido da Bruma bastardo e sua gangue que buscam derrubar o Senhor Soberano, e libertar os skaas.

Os personagens são tão bem desenvolvidos.

Kelsier cativará vocês com seu extremo otimismo, capaz de unificar um grupo improvável e fazer deles heróis.

A coisinha selvagem, conhecida como Vin, será uma das personagens que mais se desenvolverá e será através da inexperiência dela que aprenderemos um pouco mais sobre Alomancia, sobre a nobreza, as condições dos skaa e os segredos do Senhor Soberano.

Unindo a forma fantástica de narrativa de Sanderson e os personagens bem construídos. Temos uma obra imperdível. Sentimos frio na barriga quando um Nascido da Bruma salta de um prédio, quando enfrenta um Inquisidor, quando luta com um grupo de Mata-Brumas.

Brandon nos entrega diálogos quase poéticos, sobre um mundo para eles utópico, sobre religião e sobre a vida. Os momentos em que a alomancia é ensinada para um recém-descoberto Nascido da Bruma é um dos pontos altos do livro. E é genial como nada é por acaso nesse livro, tudo tem um propósito maior que será revelado mais para frente.

Esse livro me trouxe uma sensação incrível por me lembrar muito de ?O Nome do Vento?. Se Patrick Rothfuss me fascinou após eu ter terminado o primeiro capítulo, Brandon Sanderson conseguiu me fascinar desde as primeiras páginas.

Se em A Crônica do Matador do Rei, nós surtamos com Kvothe e o uso do Alar, o uso de simpatias e as conexões, em Mistborn ficaremos vislumbrados com os alomânticos. É surreal o nível de complexidade da magia criada pelo Brandon!! Não vou me demorar nessa parte, parte da magia é a surpresa de lê-la pela primeira vez e ser totalmente surpreendido.

Kelsier sem dúvidas é o meu personagem favorito. Ele é cruel, otimista impiedoso e genial, de uma forma extremamente necessária nesse livro e para o que ele se propõe. É ele que impulsiona e trás esperança para todos os demais do grupo e é incrível ver o plano dele tomando forma diante dos nossos olhos.

Vin é uma personagem sofredora, que conheceu e viveu o pior lado que o Império Final poderia oferecer. Nos afeiçoamos e torcemos por ela assim que à conhecemos. Veremos seu desabrochar e o crescimento impecável dela, que é uma adolescente traumatizada e sozinha em um mundo impiedoso tomado pelas cinzas.

A narrativa de Sanderson nos faz prender a respiração em momentos de tensão, momentos em que você temerá pela vida daqueles que mais gosta.

My | @pagesandseasons 10/09/2020

Incrível
Brandon Sanderson simplesmente acertou em tudo nesse livro.

Os personagens são bem construídos e é impossível não torcer por eles, tanto os principais como os secundários.

O sistema de magia é complexo, inteligente e original.

A ambientação não tem defeito nenhum, dá para imaginar as cenas com precisão e clareza.

Ele não têm cenas eletrizantes à todo o momento, mas é um livro é cheio de intrigas políticas e estratégias, coisa que adoro.

A escrita do Sanderson dispensa comentários, é muito envolvente. Já tinha me apaixonado em Coração de aço, agora já sou fã de carteirinha!

Pzinha 31/08/2023

Perfeito ??
Incrível; é o que me vem à mente quando penso em mistborn, que obra!

A tempos não lia um universo de fantasia tão bem construído, o esquema de poderes é inteligente, a história te envolve de um jeito que te prede até na trama política e no que envolve os personagens, a lição sobre desigualdade e dualidade das duas partes muito bem colocadas, os personagens esse por vez, bem desenvolvidos e aprofundados cada um no nível de importância dentro da história, os plots me pegaram muito e o final que fiquei com um pé atrás não me decepcionou nem um pouco achei um ótimo fechamento e ainda deixando gancho para o próximo ??

Impecável do início ao fim, real não tenho do que falar mal, se você busca uma boa fantasia com bons personagens e história melhor ainda, na verdade só leia, apenas leiam!!

Vou ler mais obras dele, mas sem dúvidas Brandon Sanderson tá entrando nos meus autores favs

Victor 18/01/2021

Previsível
Distopia onde um governo totalitário escraviza a classe inferior e um grupo de rebeldes se juntam pra acabar com a tirania.

Enredo repetido à exaustão em vários livros dessa década.

A tão famosa magia da série é algo relativamente comum para quem gosta de RPGs.

Uma coisa que me incomodou, foram os personagens. Essa história de "personalidade forte" sempre me faz torcer o nariz. Todo mundo quer ser muito "espertinho".

O miolo foi extremamente desinteressante e a história não andava, para depois, tudo se resolver sem a necessidade de todo o planejamento inicial.

Um ponto positivo são as cenas de ação, muito bem feitas.

mdudalivros 04/07/2023

Estou completamente apaixonada pelo universo de Mistborn! O sistema de magia aqui é incrível e super diferente de tudo o que eu já tinha lido em fantasias, assim como a forma crua com a qual Brandon Sanderson descreve eventos crueis e violentos. Comecei a ler já com expectativas altas e elas conseguiram ser superadas, o que foi uma feliz surpresa. Amei os personagens, tanto o núcleo da gangue de ladrões quanto o núcleo envolvendo a nobreza. Amei a política como centro de tudo. Devo confessar que fui pega pelo plot twist na parte final do livro e fiquei em choque! Mal posso esperar para ler o livro 2 da Primeira Era. Ansiosa para adentrar mais em Brandon Sanderson e no universo da Cosmere.