Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

JanaAna90 23/10/2023

O livro, escrito por Eva Schloss, sobrevivente do Holocausto e meia-irmã de Anne Frank. Eva faz um relato comovente sobre sua experiência durante os horrores do nazismo e suas consequências e implicações de sua sobrevivência no período pós-Auschwitz.
Eva Schloss narra sua infância feliz em Viena, na Áustria, antes de a cidade ser ocupada pelos nazistas. Ela descreve como sua vida e a de sua família mudaram drasticamente após a chegada das forças nazistas. O relato se aprofunda na angústia que ela e sua família enfrentaram enquanto tentavam evitar a perseguição escondendo-se e, quando foram traídos e presos em Auschwitz.
O livro detalha as condições desumanas que Eva e sua família enfrentaram nos campos de concentração nazistas, incluindo a fome, o trabalho forçado, a brutalidade e a morte constante ao seu redor. Eva foi uma das poucas sobreviventes de Auschwitz, e sua história se torna uma lembrança vívida dos horrores do Holocausto.
No entanto, o livro não se limita apenas a relatar o sofrimento de Eva durante a guerra. Ela também relata sua difícil jornada após o Holocausto e as tentativas de reconstruir sua vida, e como enfrentaram o desafio de seguir em frente após a libertação.
A leitura também aborda a importância da educação e da lembrança do Holocausto. O livro destaca a necessidade de manter viva a memória do que aconteceu para garantir que tais atrocidades nunca se repitam.

Mariangelabraga 14/10/2023

Triste!!
Um dos lidos mais tristes que já li, porém riquissimo em história e conhecido da realidade em que as pessoas foram submetidas na epoca da 2 guerra mundial.

Jana C. 09/10/2023

Comovente!
Ainda hoje, não consigo acreditar que as pessoas podem ser tão cruéis... Sim, elas podem! O holocausto ainda consegue chocar o mundo mesmo depois de tanto tempo! Assim como "O diário de Anne Frank", o livro da Eva é extremamente necessário, por muitas vezes me vi com o estômago embrulhado, a garganta seca e os olhos cheios de lágrimas! Só leiam!

P. Silva 05/10/2023

Aprendemos nas escolas superficialmente sobre o que foi o holocausto. Esta obra nos mostra a bestialidade das guerras e como o ser humano pode ser terrível em suas atitudes. Recomendo para os que querem saber um pouco mais sobre o que foi a 2 Guerra Mundial.

null 05/10/2023

Livro finalizado, minha opinião
Esse livro me fez refletir muito sobre a minha vida, como as minha dores são pequenas e significativas para mim e que temos que ter esperança. Eva mudou a minha vida e como eu vejo ela. Demorei a ler esse livro por causa da faculdade e porque no início ele é meio monótono, mas depois ele ficou fantástico e tinha horas que eu parava de ler para refletir com o tava acontecendo ou chorar por coisas que mecheram muito cmg.

Angi 30/09/2023

Verdadeira crueldade humana
Gostei muito do livro por mostrar sem censuras a crueldade passada pelos judeus na 2º guerra. Li justamente porque estava em um momento de pesquisa de aula sobre história, e o livro mostra o quão bárbaro pode ser o ser humano, as coisas que nós somos capazes de fazer com nós mesmos por conta de uma ideologia que visa alcançar uma ?raça pura?. As decisões terríveis que somos capazes de tomar em momentos de pressão e desesperança, quando Hitler parece ser a última solução e o markenting que o nazismo fez durante o período de 1930-40.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2023

Este é um depoimento honesto e doloroso de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto. As lembranças e descrições de Eva são sensíveis e vívidas, e seu relato traz o horror para tão perto quanto poderia estar. Mas também traz a luta de Eva para viver carregando o peso de seu terrível passado, ao mesmo tempo em que inspira e motiva pessoas com sua mensagem de perseverança e de respeito ao próximo – e ainda dá continuidade ao trabalho de seu padrasto Otto, pai de Anne Frank, garantindo que o legado de Anne nunca seja esquecido.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579305399

Bel Bravini 23/09/2023

O que vem depois da pior parte da sua vida?
Um relato cru e sincero de como Eva superou ter perdido tudo de mais importante.
Muito tocante ver a forma como quem sobrevive a isso lida com as experiências que passaram enquanto reconstroem a vida, ainda mais em uma época onde apoio psicológico não existia.

Pbfx901 23/09/2023

EXTREMAMENTE DOLOROSO.
Livros que retratam momentos da história costumam ser pesados e intensos. Com esse, não é diferente.
Me senti com o coração na mão em cada parte, tudo era cruel demais.
Achei tão incrível a autora e protagonista retratar o que ela se propõe com o título, pq as vezes, nós nos esquecemos como deve ter sido complicado para os sobreviventes se inserirem novamente na sociedade após o holocausto.
A depressão pós-guerra que surgiu nela, é de destruir o coração de qualquer pessoa.
Apesar de tudo isso, eu acredito que seja uma das minhas melhores leituras e que me mudou muito como pessoa.
Leiam, mas saibam que vocês precisam ter estômago para isso.

Lido em setembro de 2021.

Barney2 08/09/2023

Depois de Auschwitz foi uma leitura marcante!
As atrocidades cometidas por Adolf Hitler, com certeza ficou marcada na alma não só da autora, mas também de todos os personagens. Esse livro foi um pouco constrangedor de ler e imaginar como eles aguentaram toda aquela humilhação e sofrimento!

Vitoria793 08/09/2023

É um livro muito bom e importante para entender como essas pessoas sofreu naquele tempo, todo mundo devia ler sobre isso.

Bianca 08/09/2023

Emocionante
Muito interessante saber como foi a retomada da normalidade dentro do possível para uma sobrevivente do holocausto. A escrita parece um pouco solta as vezes, um pouco desconexa, mas pode ser a tradução. Mesmo assim vale a leitura. Recomendo ler depois do "A história de Eva"

Pasklan 21/08/2023

Leitura interessante sobre o holocausto
A história é bem interessante, sob o olhar de uma pessoa que vivenciou todos os traumas do holocausto. Indico a leitura.